Cores de capacetes em obra: veja o que cada uma representa e quando utilizar

Cores de capacete de obra

Se você trabalha em um canteiro de obras sabe muito bem que existem diversos elementos fundamentais para o sucesso do projeto e para a segurança dos profissionais envolvidos.

Além das ferramentas, máquinas e materiais de construção em geral, existe uma linha de produtos que não pode faltar: os equipamentos de proteção individual, sendo que os capacetes estão entre os mais importantes, pois protegem uma área sensível e que deve ser muito bem resguardada durante a operação.

Diante deste contexto, é válido ressaltar que há diversas cores de capacetes em obra e cada uma possui um motivo e padrão que deve ser seguido.

Ao entrar no canteiro, é possível perceber que existem profissionais com diferentes cores de capacete e isso serve, além da proteção, para ajudar a identificar a função de cada colaborador.

Quer entender melhor a importância das cores para capacete nas obras e por que elas devem ser seguidas corretamente? Continue a leitura!

O que é o capacete de segurança do trabalho

Capacetes de obra nas cores azul, branco, amarelo e laranja

Antes de mais nada, é preciso destacar que o capacete de segurança é um EPI para a cabeça, sendo composto por um casco e uma suspensão, para assim, proporcionar uma proteção limitada contra perfurações e impactos.

A parte externa do equipamento, chamada de concha, é fabricada com polímero polietileno de alta densidade (PEAD), pois é a parte que recebe efetivamente os possíveis impactos contra o EPI.

Já a parte interna, conhecida como carneira, garante que a energia produzida pelo impacto não seja passada diretamente para a cabeça do colaborador.

Ferramentas

O que diz a Norma Regulamentadora 6

Para reforçar a importância do uso de EPI, a Norma Regulamentadora 6 estabelece diversas obrigações, tanto para o empregador quanto para o empregado, com o intuito de preservar a segurança e conforto de todas as pessoas envolvidas no trabalho.

Focando apenas no uso do capacete de segurança, a NR 6 indica a obrigatoriedade de uso nas seguintes condições:

  • Quando as medidas de segurança da obra não oferecem proteção completa contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais;
  • Durante a implantação das medidas de proteção coletiva;
  • No atendimento de situações de emergência.

Além disso, a norma ABNT NBR 8221:2019 estabelece os requisitos de segurança que um capacete de proteção deve oferecer e também uma classificação entre os tipos I e II, e as classes A e B. Confira:

  • Capacete tipo I: esse tipo de capacete deve reduzir a força de impacto provocada por um golpe no topo da cabeça;
  • Capacete tipo II: modelo fabricado para diminuir a força de impacto de golpes no topo ou nas laterais da cabeça;
  • Capacete classe A: essa classe engloba os capacetes para uso geral para proteção contra impactos, sendo o modelo mais usado na construção civil, mineração, manufatura, etc.Ele abrange todas as exigências de segurança para o trabalhador, porém, possui limitações contra choques elétricos e não é indicado para serviços que envolvam energia elétrica.
  • Classe B: em contrapartida, a classe B possui uma composição e fabricação distintas do modelo anterior, sendo desenvolvida para conferir resistência elétrica e proteção contra choques. É a melhor opção para trabalhos de circuito elétrico, além claro, de proteger contra a queda de objetos.

Leia também: 20 Temas para DDS que são indispensáveis na Obra

Quais são as cores de capacetes em obras na construção civil

Diversos capacetes de obras na mesa

Como vimos, os tipos e classes de capacete determinam o nível de proteção que o EPI oferece para o colaborador. As cores, no entanto, são usadas para identificação dos profissionais presentes no canteiro de obras.

Veja mais abaixo:

1. Capacete branco

O capacete branco é usado para indicar quem está no comando ou responsável pela segurança da equipe ao redor.

Em geral, os seguintes profissionais utilizam o EPI desta cor:

  • Diretores;
  • Gerentes;
  • Mestres de obra;
  • Engenheiros;
  • Supervisores;
  • Integrantes do Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

2. Capacete laranja

Já o capacete laranja é usado para facilitar a visualização dos colaboradores, podendo ser usado por:

  • Operadores de elevação;
  • Trabalhadores na área de sinalização;
  • Eletricistas.

3. Capacete azul

Utilizado por operadores técnicos, eletricistas e operações especiais, além do capacete azul ser o mais comum para trabalhadores e técnicos em geral.

4. Capacete marrom

Já o capacete marrom é usado por soldadores e outros profissionais expostos a aplicações de alta temperatura, uma vez que esse EPI oferece proteção contra faíscas e outros detritos que podem ser ocasionados nas atividades de soldagem.

5. Capacete preto

Indica profissionais técnicos, como operadores de máquinas e profissionais de segurança do trabalho.

6. Capacete vermelho

O capacete vermelho é usado pelos integrantes de equipes de bombeiros, equipes de emergência e brigadistas, pois a sua cor forte favorece a identificação em diversos tipos de cenários com facilidade.

7. Capacete amarelo

Na construção civil, o capacete amarelo frequentemente é utilizado por trabalhadores envolvidos em trabalhos manuais, como operadores de máquinas pesadas, cavar valas e outras tarefas físicas.

Qual a importância de usar capacete em atividades de risco?

Como mostramos no decorrer do artigo, o uso dos capacetes de segurança tem duas principais funções: proteger e identificar. Entretanto, é fundamental reforçar a importância da proteção nesse caso, principalmente em atividades de riscos.

Basicamente, esse tipo de proteção fará a diferença para evitar lesões no crânio e no cérebro, que podem acontecer nos seguintes casos:

  • Queda de objetos que podem causar fraturas no crânio e até a morte;
  • Impactos com objetos pontiagudos/afiados que podem penetrar no crânio e causar ferimentos graves no cérebro;
  • Respingos de produtos químicos ou metais derretidos na cabeça, olhos e rosto.

Portanto, se no canteiro de obras existem esses riscos inerentes, todos os colaboradores envolvidos devem usar o EPI.

Dessa forma, é possível prevenir as seguintes lesões:

No crânio:

  • Fratura craniana: uma queda pode quebrar alguns ossos do crânio e provocar um derrame;
  • Punção: um objeto pontiagudo pode perfurar o crânio e provocar danos severos no cérebro;
  • Lesão no couro cabeludo: esse tipo de lesão causa sangramento grave por conta dos diversos vasos sanguíneos que existem nele.

No cérebro:

  • Concussão: um grande impacto pode causar uma concussão que, por sua vez, resulta em inconsciência, tontura, perda de memória, visão turva, etc. Além disso, se o impacto for ainda mais violento, pode resultar em coma ou até mesmo morte.

Ou seja, o uso correto dos capacetes de segurança são essenciais para minimizar o risco de acidentes graves no canteiro de obras.

Compre os melhores equipamentos de proteção individual aqui na Obramax

Conclusão

Ao longo deste artigo, comentamos sobre as cores de capacetes em obra e por que esse EPI é tão necessário para profissionais da construção civil.

Como vimos, os riscos atrelados a sua não utilização podem chegar inclusive a morte, por isso, não poupe esforços para que todos os colaboradores sigam as normas referente ao uso de equipamentos de proteção individual e garanta o sucesso de sua obra!

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de material de construção para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.