Principais tipos de dobradiças e suas aplicações

Tipos de dobradiças

As dobradiças muitas vezes passam despercebidas, mas você sabia que essas ferragens são essenciais para o funcionamento correto de portas, portões, janelas, móveis e muito mais? Por conta disso, é fundamental saber qual é o tipo de dobradiça mais adequado para a sua demanda.

Além de auxiliarem na sustentação, as dobradiças também possibilitam a abertura e fechamento de esquadrias ou móveis de maneira suave e sem barulho. Dessa forma, é interessante entender melhor sobre essa ferragem e como escolher o melhor modelo.

Quer evitar dor de cabeça na hora de comprar dobradiças para a sua porta, janela ou móvel? Então, confira o nosso guia completo e conheça os principais tipos e as suas aplicações!

O que são dobradiças

Basicamente, as dobradiças são pequenos dispositivos mecânicos utilizados para conectar duas peças, permitindo assim, a articulação entre elas e o movimento de rotação da parte móvel em relação à fixa.

Como podemos perceber, a sua função é bem simples, mas na prática, a dobradiça faz toda a diferença em nosso dia a dia.

No mercado, você encontra dobradiças de metal (aço ou latão), plástico e alumínio. Na maioria das vezes, elas são vendidas em pares para serem conectadas por um eixo central.

Vale relembrar que há um tipo de dobradiça específico para cada tipo de equipamento. Ou seja, existem dobradiças para porta comum, porta pivotante, portão, janelas, móveis e assim por diante.

Não se preocupe, pois no decorrer deste artigo explicamos cada um desses modelos e quando você deve usá-los.

Continue a leitura!

Quais são os tipos de dobradiças

Para atender a demanda referente aos mais variados materiais, com o passar do tempo diversos tipos de dobradiças foram desenvolvidos.

Com tanta opção para compra, é natural ficar meio confuso sobre qual modelo escolher, por isso, veja abaixo as nossas dicas para não errar!

Tipos de dobradiças para portas

Tipos de dobradiças para porta

As dobradiças para portas variam de acordo com o tipo de esquadria comprada. No geral, você pode escolher entre as dobradiças comuns, com anel ou pivotante.

Dobradiças comuns

As dobradiças comuns são facilmente encontradas em portas residenciais, geralmente em um conjunto de 3 ou 4, sendo entalhadas na porta e na moldura, e unidas por um pino que pode ser removível ou não.

Dobradiças com anel

Já a versão com anel é mais resistente, e é indicada para portas pesadas, uma vez que essa versão é mais reforçada.

Dobradiças pivotantes

Como o nome indica, a dobradiça pivotante é usada para esquadrias que giram em torno de um eixo vertical, sendo que ela é fixada na parte de cima e na parte de baixo da porta.

Leia também: Portas: tudo que você precisa saber!

Tipos de dobradiças para portões

Está procurando dobradiças para portões? Então, saiba que há dois principais tipos indicados: a dobradiça de metal e a dobradiça Leme.

Dobradiças de metal

Para conferir mais segurança e estabilidade em sua instalação, as dobradiças de metal para portão contam com dois módulos: um deles é instalado no portão, enquanto outro deve ser chumbado à parede.

Informação importante: se o portão for muito grande ou pesado, uma boa ação é instalar mais conjuntos de dois módulos, visando à sustentação e segurança durante os movimentos de abertura e fechamento.

Dobradiças Leme

A dobradiça Leme, por outro lado, possui uma espécie de alavanca que permite a abertura e o fechamento da estrutura. Ela é indicada para portões de madeira em geral.

Tipos de dobradiças para janelas

Tipos de dobradiças para janela

Alguns modelos de janelas também precisam de dobradiças para funcionarem corretamente, sendo que as mais utilizadas são palmela e as invisíveis.

Em geral, todos os tipos de dobradiças para janela são instalados em pares, para assim, garantir uma boa sustentação para a estrutura.

Dobradiças palmela

O modelo mais popular de dobradiça para janelas e portas estilo balcão é a dobradiça palmela. Trata-se de uma versão reforçada do modelo comum, apresentando uma distância maior entre o eixo e o parafuso, cuja instalação ocorre entre o batente e a janela.

É comum encontrarmos esse tipo de dobradiça em janelas de madeira colonial.

Dobradiças invisíveis

Amplamente usadas em portas de armário, a dobradiça invisível, como o nome indica, não aparece quando o móvel está fechado, mas somente quando as esquadrias são abertas.

Tipos de dobradiças para móveis

Tipos de dobradiças para móveis

As dobradiças para móveis apresentam uma pequena variação, sendo compostas por um sistema de molas com pressão, possibilitando a abertura e fechamento de portas com agilidade. Por conta disso, também recebem o nome de “dobradiças de pressão”.

Entre os principais destaques nas dobradiças para móveis, temos as dobradiças curvas, super curvas e Click Slow.

Dobradiças curvas

As dobradiças curvas são excelentes para portas parcialmente sobrepostas, ou seja, móveis que tenham uma sequência de portas.

Investindo nesse tipo de dobradiça, torna-se possível abrir e fechar as estruturas sem que uma porta atrapalhe a abertura das outras.

Dobradiças super curvas

Em contrapartida, as dobradiças super curvas são perfeitas para portas embutidas em geral, sendo que elas funcionam na parte interna do móvel e só ficam visíveis quando a porta é totalmente aberta.

Dobradiças Click Slow

Por fim, a dobradiça Click Slow é um modelo que traz amortecedor incorporado para suavizar o movimento de fechamento e abertura das portas.

Como escolher uma dobradiça

Além de se atentar ao tipo de material que receberá a dobradiça, há outros elementos que influenciam na escolha do melhor modelo, veja abaixo:

Material

No começo do conteúdo, destacamos que as dobradiças podem ser encontradas nos seguintes materiais: metal, plástico e alumínio.

As dobradiças de metal ou latão tem como vantagem a boa resistência à corrosão e são indicadas para esquadrias e móveis de madeira que ficam em ambientes úmidos. Além disso, também podem ser instaladas em portas de MDF e MDP, inclusive em áreas como lavanderia, banheiros e lavabos.

Já a dobradiça de plástico é comumente utilizada em portas de armários, balcões e móveis de cozinha.

Aplicação

Quando falamos sobre os diferentes tipos de dobradiças, explicamos a aplicação de cada modelo. Então, na hora de comprar, lembre-se das dicas que mostramos acima.

Peso

Por fim, o terceiro fator que deve ser avaliado é o peso do material, principalmente no caso de janelas e portas fabricadas em ferro ou madeira maciça que são esquadrias bem pesadas.

Nesse caso, é primordial que as dobradiças recebam um reforço para funcionarem corretamente e não se danificarem rapidamente.

Isso é muito importante, afinal, abrimos e fechamos esquadrias com uma alta frequência. Então, imagine repetir esse movimento com uma dobradiça inapropriada para aquela janela ou porta? Você irá danificar ambos os produtos.

Melhores marcas de dobradiça

Depois de todas as nossas dicas, preparamos um resumo das principais marcas de dobradiças para te ajudar a escolher qual comprar, confira!

PAGÉ

A Pagé é uma das marcas mais tradicionais do Brasil, atuando há quase 70 anos no mercado nacional.

Em resumo, a empresa combina uma vasta experiência na fabricação de componentes para esquadrias com a mais avançada tecnologia para produzir soluções de alta qualidade para quem precisa valorizar a sua obra durante a reforma ou construção.

FGVTN

Presente no Brasil desde 1940, a marca italiana FGVTN é sinônimo de qualidade quando o assunto são dobradiças e corrediças.

Todos os seus produtos prezam por um ótimo acabamento e alta resistência, sendo capazes de suportar inclusive impactos comuns nos movimentos de abertura e fechamento de portas.

Não à toa, a marca é amplamente buscada por quem deseja dobradiças resistentes e confiáveis para móveis.

Confira outras ferragens para portas, portões e móveis com o melhor preço!

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, explicamos melhor sobre os principais tipos de dobradiças e por que elas são tão importantes para o funcionamento de esquadrias e móveis em geral.

Independentemente do modelo escolhido, lembre-se também de realizar toda a manutenção necessária para aumentar a vida útil da sua dobradiça, como aplicar lubrificantes para impedir corrosão e rangidos.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir!

Autores

  • Paulo Manuel de Rossi
  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.