Quando o assunto é renovar a decoração de maneira criativa e estilosa, a parede de tijolinho se tornou uma das principais escolhas.
Essa técnica conquistou designers, arquitetos e também consumidores que desejam um visual mais moderno, diferente e cheio de personalidade.
Um dos grandes destaques da parede de tijolinho é a sua versatilidade, uma vez que pode ser combinada com inúmeros estilos de decoração e aplicada de várias maneiras.
É possível, por exemplo, usar tijolos maciços para montar a sua parede, conferindo um ar mais rústico ao ambiente. Ou também utilizar tijolinhos brancos para passar mais delicadeza ao cômodo.
Quer saber tudo sobre como usar a parede de tijolinho na sua decoração? Continue a leitura e acompanhe as nossas dicas!
Onde utilizar parede de tijolinho
Não existe uma regra específica sobre onde utilizar a parede de tijolinho, portanto, isso depende diretamente de sua criatividade.
Sem dúvidas, a sala de estar é um dos cômodos que mais recebe esse tipo de decoração. Dessa forma, você consegue elaborar uma mistura interessante de materiais, combinando os tijolinhos, madeira, cerâmica e outros revestimentos que possam estar presentes no ambiente.
Nos outros cômodos, em geral, você também pode apostar na parede de tijolinhos, especialmente nos que possuem um pé direito mais elevado, pois isso passa uma ideia de sofisticação.
Para finalizar esse tópico, é válido reforçar que a escolha dos tijolinhos é muito importante, pois eles influenciam totalmente no ar da decoração no cômodo. Ou seja, analise as tonalidades disponíveis, quantidades e tamanhos para uma compra assertiva.
Vantagens da parede de tijolinho
Ainda está em dúvida se vale a pena investir nas paredes de tijolinhos na sua decoração?
Então, veja abaixo uma relação das principais vantagens dessa tendência:
- Alta resistência e durabilidade;
- Conforto térmico e acústico;
- Versatilidade.
Por outro lado, existem 2 pontos de atenção antes de aplicar essa decoração:
- Em áreas externas, a parede de tijolinho tende a reter sujeira com mais facilidade;
- Tamanhos e cores dos tijolos apresentam bastante diferença, para evitar problemas, faça uma única compra no mesmo fornecedor.
Quanto custa uma parede de tijolinho?
O valor da parede de tijolinhos varia de acordo com o material escolhido, acabamento a ser aplicado e a região em que você mora.
Para exemplificar, o valor médio para construir parede em tijolo branco, por exemplo, é de, aproximadamente, R$ 100,00/m² (em 2023).
Como fazer uma parede de tijolinho?
Como destacado anteriormente, a parede de tijolinho pode ser feita de inúmeras formas.
Portanto, é interessante conversar com um profissional da área para entender melhor qual é a opção mais apropriada para o seu projeto.
Além dos tijolos tradicionais, você também pode apostar em gesso, papel de parede, tinta, grafiato e outros revestimentos que emulam o visual dos tijolinhos.
Conheça as melhores soluções abaixo!
Parede de tijolinho rústico
A parede de tijolinho rústico usa a versão tradicional desse material para criar um visual forte e marcante.
Nesse caso, você pode optar pelo tijolo maciço, tipo conhecido pela aparência de novo e superfície lisa; ou o tijolo de demolição, que é o modelo que já foi usado para outras finalidades e pode apresentar pequenas avarias na estrutura que impede uma padronização.
Depois de definir o tipo de tijolo, é necessário determinar o acabamento da parede. O uso mais comum da parede de tijolinho rústico é o cru, onde as peças compõem a estrutura sem nenhum revestimento. No entanto, se preferir, você pode dar cor aos tijolos com uma pintura.
Parede de tijolinho de gesso
Lembra que falamos sobre as inúmeras formas de usar a parede de tijolinhos na sua decoração?
Então, é perfeitamente possível usar essa técnica com gesso!
Infelizmente, o tempo de produção é maior e você precisará de materiais específicos, como gesso em pó, molde de silicone, cola para gesso e régua.
Para fazer o tijolo de gesso, basta seguir as instruções da embalagem do gesso em pó que indica a quantidade de água para o pó e misturar até a substância ficar homogênea.
Na sequência, aplique o gesso na forma e nivele com o suporte da régua para que todas as peças tenham o mesmo tamanho. O tempo de espera da secagem é de 10 a 20 minutos.
Depois que tiver uma boa quantidade, use cola própria para gesso e vá colando por fileiras, também intercalando entre uma e outra.
Leia também: Sanca de gesso: o que é, como fazer e dicas para utilizar
Parede de tijolinho com tinta
Outra opção prática para quem não quer investir nos tijolos tradicionais é realizar esse efeito com a tinta.
Para esse trabalho, você deve ter uma lata de tinta (da cor que quiser os seus tijolinhos), bandeja de pintura e uma esponja grande.
Com o suporte da bandeja, coloque uma face da esponja na tinta, escorra o excesso e carimbe a parede.
Se deseja um visual mais realista, intercale a posição entre uma fileira e outra, seguindo uma sequência até o final.
Leia também: 10 passos para fazer mosaico na parede com fita crepe
Revestimento de parede que imita tijolinho
Os revestimentos de tijolinhos também são bem populares no mercado, pois passam um visual bem realista para as paredes.
Além disso, esses revestimentos podem ser encontrados em muitas cores e texturas, possibilitando uma decoração mais personalizada e que seja a sua cara.
Papel de parede de tijolinho
Se quiser uma solução prática e eficiente, o papel de parede de tijolinho proporciona uma decoração incrível, porém, naturalmente não apresenta a mesma textura que os relevos de um tijolo tradicional.
Parede de tijolinho com grafiato
Por fim, uma última sugestão é fazer a parede de tijolinho com grafiato.
A técnica consiste em uma mistura de grafiato e gesso, aplicado com um molde de madeira ou algum outro material que tenha o formato de tijolo.
O principal destaque dessa opção é a possibilidade de aplicar diferentes tonalidades na mistura para criar tijolos coloridos ou também realizar a pintura após a aplicação.
Leia também: Como fazer grafiato e outras texturas na parede
Como combinar a parede de tijolinho
Para finalizar o nosso conteúdo, confira algumas dicas de como combinar a parede de tijolinho com os outros elementos do ambiente.
O segredo aqui é se atentar a cor do tijolo: em peças marrons puxando para um tom avermelhado, é interessante apostar em móveis e elementos nas cores branca, cinza e marrom.
Já no caso de tijolinhos de gesso na cor branca, você tem ainda mais liberdade para compor essa decoração, uma vez que trata-se de uma cor que combina com qualquer tonalidade.
Por outro lado, tons mais suaves, como marrom claro ou bege, permitem a combinação com cores mais fortes, como verde musgo, azul marinho, além do tradicional preto, branco e marrom.
Aqui na Obramax você encontra tijolos com o menor preço
Conclusão
Ao longo deste conteúdo, explicamos melhor como aproveitar as paredes de tijolinhos na decoração da sua casa ou escritório.
Como vimos, essa técnica confere um visual diferenciado e torna-se um grande destaque no visual do seu lar.
Para evitar problemas, vale a pena consultar um profissional especializado para entender como realizar essa reforma de maneira prática e eficiente.
Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir!