O Drywall é uma solução bastante versátil nas construções, pois pode ser utilizada para construção de paredes e forros.
Mas você sabia que essas chapas também podem ser usadas para a fabricação de mobiliário fixo?
É o caso do uso do material para construção de balcões, estantes, prateleiras e o guarda-roupa de Drywall.
Na construção de um guarda-roupa de Drywall, é possível ter um móvel planejado, customizável e durável com um custo muito mais reduzido do que no investimento de móveis planejados de madeira, por exemplo.
Ficou curioso para saber como fazer um guarda-roupa de Drywall e as vantagens dessa escolha? Então, continue a leitura para conferir nossas dicas.
Procurando chapas de Drywall para sua obra? Visite o site da Obramax e confira os melhores preços.
O que é o Drywall?
O Drywall é um tipo de solução de construção a seco que é composta por placas de gesso acartonado e estruturas de aço galvanizado.
O nome Drywall, se pegarmos a tradução, significa algo como “parede seca”, pois trata-se de um sistema que não precisa de água para ser instalado.
Por conta disso, é considerado um material mais ecológico e econômico quando comparado a construção de alvenaria.
Na construção civil, o Drywall é bastante utilizado para a construção de forros e paredes, mas ele também pode ser empregado para a construção de mobília fixa e revestimentos.
No Brasil, esse tipo de material é relativamente recente quando comparamos com outras tecnologias utilizadas.
Existem várias vantagens no uso do Drywall, pois assim como a alvenaria, também é possível realizar pintura, aplicação de papel de parede, assentamento de revestimentos e instalação de objetos, como prateleiras, quadros etc.
A origem do Drywall no mundo ocorreu por volta dos anos de 1898, nos Estados Unidos.
Esse sistema foi criado por Augustine Sackett, um dos nomes mais importantes para a construção civil.
Atualmente, é possível encontrar algumas variações de Drywall bastante modernas, que se adaptam às necessidades de cada projeto.
Os três tipos de Drywall disponíveis no mercado são o drywall verde (RU), placa branca standard (ST) e o Drywall de placa rosa (RF).
O Drywall verde se destaca por sua alta resistência à umidade, já o Drywall rosa é o tipo mais resistente ao fogo e calor.
O standard, aquela tradicional chapa Drywall branca ou cinza, é a mais indicada para uso em geral em áreas secas.
Como veremos ao longo do conteúdo, é possível usar o Drywall para o uso de construção de diversos modelos de mobília, como o guarda-roupa Drywall.
No vídeo abaixo, do Canal Obra e Compromisso, é possível entender melhor sobre como usar esse sistema para móveis.
Vantagens de um guarda-roupa de Drywall
Existem várias vantagens em optar pela escolha de um guarda-roupa de Drywall para o seu projeto arquitetônico. Listamos abaixo os principais benefícios:
- Feito sob medida: o guarda-roupa de Drywall é uma possibilidade de móvel planejado, ou seja, se adequa às necessidades de cada projeto, cliente e ao espaço. É uma ótima opção para espaços pequenos para otimizar o uso do espaço;
- Leveza: o Drywall é um material leve e essa característica também é um benefício, pois o peso também influencia na facilidade de montagem e qualidade de acabamento;
- Resistência: apesar de ser leve, o Drywall é um material bastante resistente, por isso, o guarda-roupa de Drywall também tem como qualidade ser um móvel com vida útil longa;
- Livre de cupins: ao contrário de móveis planejados de madeira, o de Drywall tem como benefício ser livre de cupins, o que torna o material bastante vantajoso e prático, já que não é necessário uma preparação ou manutenção contra pragas;
- Custo acessível: de modo geral, o custo para montar um guarda-roupa de Drywall é muito mais em conta do que em outros materiais, pois as placas são pré-fabricadas, então basta comprar os materiais que irá utilizar, diminuindo as sobras e o desperdício;
- Ajuda na organização: por ser planejado e embutido, o guarda-roupa de Drywall ajuda bastante na organização dos espaços, pois todos os cantos podem ser utilizados para criação de nichos;
- Menor acúmulo de poeira: por fim, por ser embutido, o guarda-roupa de Drywall também se torna mais fácil de manter organizado, já que não há fresta na parte de cima e dos lados para acúmulo de poeira;
- Sustentabilidade: ao contrário da madeira, que envolve o corte de árvores, o drywall é feito a partir do gesso, cuja base, a gipsita, é um mineral reciclável.
Até mesmo a única desvantagem de um guarda-roupa ou closet feito em drywall pode ser rebatida: ele não pode ser movimentado. No entanto, sua demolição e nova construção são obras simples e limpas.
6 ideias de como montar seu guarda-roupa de Drywall
Quando se trata de uma possibilidade de fazer um móvel planejado em um ambiente, a criatividade pode falar muito mais alto.
Afinal, quando a mobília é feita sob medida, é possível ajustar as necessidades do cliente e do projeto ao tamanho dos cômodos sem perder funcionalidade e estética.
Por isso, aqui separamos algumas dicas de guarda-roupa de Drywall que podem combinar com seu projeto arquitetônico de forma bastante funcional, dentro do seu estilo e orçamento.
Vale dizer que são inspirações que podem ser adaptadas de acordo com o uso de cada ambiente. Vamos lá?
Guarda-roupa de Drywall com porta
Uma possibilidade de guarda-roupa de Drywall bastante funcional são os modelos com porta simples.
Pode até parecer estranho essa opção na lista, pois a maioria das pessoas quando pensam em guarda-roupas já entendem que eles virão com porta.
Mas existe uma tendência de uso de guarda-roupas no estilo aberto, sem portas, com as roupas expostas nas araras e calçados e demais acessórios em nichos ou gavetas.
Essa opção de closet aberto é bastante interessante, mas exige um cuidado ainda maior com a organização para que o ambiente não fique com o aspecto bagunçado.
Também pode ser um problema a manutenção com a limpeza, já que as portas ajudam a evitar que os itens guardados fiquem expostos a poeira.
Se a ideia é ter visibilidade do que está guardado nos armários, mas ainda assim manter tudo fechado, o guarda-roupa de Drywall com porta de vidro é uma ótima opção.
Guarda-roupa de Drywall com cortina
Outra opção interessante de guarda-roupa de Drywall são os modelos que usam cortinas no lugar de portas.
Essa alternativa, além de ter um custo mais em conta, também permite uma personalização maior do ambiente, já que cortinas conseguem ser mais facilmente trocadas.
Guarda-roupa de Drywall com porta de correr
Em ambientes com espaço reduzido, armários com porta de abrir podem acabar reduzindo ainda mais o espaço de circulação.
Em quartos pequenos, o guarda-roupa de Drywall com porta de correr pode ser a melhor solução funcional e estéticamente agradável, já que assim você precisa abrir mão nem do espaço e nem do uso de portas para preservar os itens guardados.
Uma outra opção para aumentar ainda mais a sensação de amplitude está no uso de portas de correr com espelhos.
Guarda-roupa de Drywall estilo closet
Essa ideia de guarda-roupa de Drywall também funciona muito bem em projetos com um quartos mais amplos, em que o cliente deseja ter um closet.
Aqui, o Drywall pode ser usado para a criação de um armário embutido na parede, com nichos separados para a organização de roupas, bolsas e sapatos.
Outra ideia para mobília com Drywall nesse estilo de closet é na criação de ilhas ou bancadas para organização de itens com joias, óculos e demais acessórios.
É possível criar pequenas divisórias com tampo de vidro, para ajudar na hora que o cliente estiver procurando uma peça.
O resultado é bastante satisfatório pelo acabamento e pelas diversas possibilidades de decoração.
Guarda-roupa de Drywall com televisão embutida
Além da televisão em sala de estar, muitas pessoas também curtem a presença do aparelho nos quartos, para assistir filmes, séries e programas de TV de maneira ainda mais confortável.
Para que não seja necessário ter um painel ou um móvel específico para a televisão, uma forma de otimizar o espaço é com o guarda-roupa de Drywall com um espaço planejado com um nicho para a televisão.
Guarda-roupa de Drywall com fita de LED
A última dica para você se inspirar na hora de montar o seu guarda-roupa de Drywall não é em relação a mobília, mas sim as possibilidades de decoração usando a iluminação ao seu favor.
As mangueiras e fitas de LED são ótimas opções para personalizar a iluminação ambiente. No guarda-roupa, elas podem ser usadas tanto para iluminar a parte interna dos nichos, como em pontos específicos nas laterais e em prateleiras.
Como fazer um guarda-roupa de Drywall: passo a passo
Agora que já te mostramos algumas das possibilidades de guarda-roupa de Drywall, veja como é feito o passo a passo para construir a sua mobília:
Em primeiro lugar, destacamos a importância de contar com um profissional especializado para fazer o projeto do guarda-roupa.
É importante que o profissional saiba trabalhar com o uso de Drywall e saiba fazer o cálculo e dimensionamento correto para que o guarda-roupa fique com um bom acabamento, qualidade e durabilidade.
Sabendo disso, veja os materiais necessários:
- Parafusadeira;
- Nível de bolha ou laser;
- Trena;
- Linha de marcação;
- Alicate convencional;
- Esquadro de aço;
- Lápis de carpinteiro;
- Furadeira;
- Broca;
- Bucha e parafuso;
- EPI’s;
- Guia 48;
- Montante 48.
- Fita dupla-face.
Agora, vamos ao passo a passo:
- Em primeiro lugar, é necessário ter o projeto do guarda-roupa de Drywall elaborado em mãos. Para isso, você pode contar com a ajuda de um arquiteto, que ajudará na construção do projeto tanto na parte de criação de design como também nas medidas e cálculos de material necessário;
- Com o projeto em mão, faça a marcação na parede usando o nível a laser ou a linha de marcação;
- Faça a medição onde terminará cada guia;
- Faça o corte das guias conforme o projeto;
- Use uma fita dupla-face para ajudar na fixação e grude-as na parede.
- Depois, faça a fixação com a parafusadeira, usando o parafuso ponta agulha e a bucha;
- Meça todos os montantes e faça a fixação nas guias, encaixando e parafusando conforme estabelecido no projeto;
- Com os guias parafusados, inicie o plaqueamento com o Drywall, deixando os espaços e folgas indicados no projeto;
- Se for realizar instalações elétricas, como fitas de LED, esse é o momento de realizar a organização de toda a fiação;
- Com a estrutura pronta e as placas de Drywall instaladas, finalize os acabamentos tratando as juntas e cortes.
Para acompanhar todo o processo de construção da estrutura de um guarda-roupa de Drywall e como fazer para prateleiras, confira o tutorial abaixo para ter todas as informações e dicas essenciais para a sua obra:
Quanto gasta em média para fazer um guarda-roupa de gesso?
O custo para fazer um guarda-roupa de Drywall depende bastante da complexidade do projeto, quantidade de materiais utilizados, uso de portas e do custo da mão-de-obra especializada.
Para chegar ao valor exato, é necessário ter o projeto em mãos para pedir orçamentos.
Uma base de preço que pode ajudar é saber o valor do Drywall. Uma placa de Drywall standard branca custa, em média, 30 reais nas dimensões de 1200x1800mm.
Se você está na dúvida se utiliza o Drywall ou outros materiais na construção de mobília planejada, basta fazer uma rápida comparação do custo por m² de Drywall para outros materiais, como a madeira MDF e MDP.
Confira também: conheça os principais tipos de forro e tire suas dúvidas! [GUIA]
Bônus: como fazer prateleiras em Drywall?
Além de fazer um guarda-roupa de Drywall, você pode aproveitar essa ideia para se inspirar e criar outras mobílias, como prateleiras para diversos ambientes do projeto.
No vídeo abaixo, do canal Obra é Compromisso, você confere o passo a passo de como fazer prateleiras em Drywall.
Para mais dicas de como construir móveis com Drywall e o passo a passo para fazer sancas de gesso, basta fazer sua inscrição no canal.
Lá, você encontra diversos conteúdos exclusivos da equipe de embaixadores do Obra É Compromisso, com dicas essenciais para trabalhar com esse tipo de material.
Conclusão
O Drywall é bastante conhecido e utilizado para a construção de forros e paredes, mas aqui buscamos reunir as principais dicas sobre como montar um guarda-roupa de Drywall e as vantagens de usar esse sistema para mobília.
Existem vários benefícios do uso desse material para projetos de decoração de interiores que vale a pena explorar nos projetos arquitetônicos, especialmente quando se trata de criar soluções para aproveitar melhor os espaços.
Para mais dicas de construção, reforma e decoração, continue navegando pelo Blog da Obramax. Até a próxima!