Vidro mini boreal: o que é e onde usar na decoração da sua casa

Vidro mini boreal

Quando o assunto é acabamento de uma reforma ou obra, sem dúvidas, o vidro é um dos materiais mais desejados. Usado principalmente em esquadrias, móveis ou divisória de ambiente, trata-se de um material que valoriza a decoração e ainda por cima favorece a iluminação natural nos cômodos em que são instalados.

Entre os mais variados tipos no mercado, o vidro mini boreal ganhou bastante destaque nos últimos anos. Fabricado com alta qualidade e técnicas modernas, esse modelo reúne características distintas e muita versatilidade para o seu projeto.

Se você ainda não conhece o vidro mini boreal, continue a leitura e veja como usá-lo no seu projeto de acabamento e outras dicas relacionadas a este material.

O que é vidro mini boreal?

O vidro mini boreal é um tipo de vidro texturizado que possibilita a entrada de luz natural no ambiente, mas que mantém uma certa privacidade já que impede a completa visualização do local. A sua textura é quadriculada e bem pequena, ou seja, deixa a visão de quem está fora distorcida.

Na composição do vidro mini boreal temos principalmente sílica, soda e calcária. Já a produção envolve o derretimento destes materiais em altas temperaturas seguido por um resfriamento controlado.

Pisos e Revestimentos

Onde usar vidro mini boreal

Uma das grandes vantagens do vidro mini boreal é a sua versatilidade, além claro, do visual elegante e atemporal. Por isso, ele pode ser usado em diversos contextos, como portas, tampos de mesa, janelas, divisórias e muito mais. A seguir, separamos dicas de onde usar vidro mini boreal em cada ambiente da sua casa:

Cozinha

Quando o assunto é vidro mini boreal na cozinha, a principal recomendação é usá-lo em armários e portas/divisória.

Nos armários, a textura do vidro mini boreal ajuda a criar um efeito clean e chique na sua decoração. Já nas portas, ele é perfeito para dividir a cozinha da área externa, uma vez que permite a entrada de luz natural, mas também preserva a privacidade do ambiente.

Banheiro

Vidro mini boreal no banheiro

Já no banheiro, a melhor indicação para uso do vidro mini boreal é nas janelas, seja em janelas basculantes ou convencionais. Como destacamos anteriormente, neste contexto, a textura do vidro combina beleza e privacidade, valorizando (e muito) o acabamento do seu banheiro. Inclusive, esse material é muito utilizado em projetos de prédios e condomínios.

Quarto

Agora, se você quer usar o vidro mini boreal no quarto, a dica é instalá-lo nas portas do guarda roupa ou para dividir o quarto do closet. Trocando o vidro transparente pelo texturizado, você confere mais privacidade e garante uma decoração elegante para o seu dia a dia.

Sala

Na sala, o vidro mini boreal pode ser aproveitado nas janelas da sala, nas portas que dividem ambientes internos e até mesmo como detalhe em móveis. Além disso, esse tipo de vidro pode ser customizado com gravuras e pinturas para se adequar a diferentes estilos de decoração.

Vidro mini boreal na porta da sala

Áreas externas

Por fim, o uso mais comum de vidro mini boreal nas áreas externas é como divisória de ambientes, especialmente em portas para controlar a entrada de pessoas e proteger o local em dias de chuva, por exemplo.

Dica de conteúdo: 5 Tipos de Revestimento para Área Gourmet

Dúvidas frequentes

Ficou interessado em usar o vidro mini boreal no seu projeto, mas ainda tem dúvidas sobre o tema? Então, confira uma relação de perguntas e respostas à respeito deste modelo de vidro:

Qual a diferença entre vidro mini boreal e jateado?

O vidro mini boreal e o vidro jateado possuem algumas similaridades, como favorecer a entrada de luz natural e ao mesmo tempo garantir privacidade ao ambiente. Além disso, ambos são modelos com visual diferenciado, mas é justamente aqui que temos a principal diferença entre vidro mini boreal e jateado: a sua aparência.

Enquanto no primeiro temos pequenos quadradinhos que impedem uma visão nítida do local; no vidro jateado, temos uma superfície com aparência opaca e fosca.

Em resumo, ambos cumprem funções parecidas, mas com visuais diferentes. Assim, a escolha depende principalmente da sua preferência no que diz respeito ao acabamento desejado.

Como é feito um vidro fantasia mini boreal?

A fabricação do vidro mini boreal utiliza dois cilindros metálicos, sendo que um deles é liso e o outro tem a gravação do desenho que será aplicado no vidro. O processo é relativamente simples: passa-se uma tira de vidro fundido entre os dois rolos a 900º C para transferir os desenhos para o mini boreal. Na sequência, o vidro passa por um conjunto de rolos chamado de estenderia, onde ocorre o processo de resfriamento da peça.

Qual a espessura do vidro comum mini boreal?

A espessura do vidro comum mini boreal pode variar de acordo com o fabricante e de sua utilização. Normalmente, o vidro mini boreal utilizado em box de banheiros, divisórias e áreas de serviço possuem uma espessura de 7 a 8 mm.

Contudo, é interessante conversar com profissionais antes de encomendar o vidro mini boreal incolor do projeto para garantir que ele não quebre ao longo do tempo.

Como limpar vidro mini boreal?

A limpeza é igual a qualquer outro tipo de vidro. Então, para não errar na hora da faxina, siga os seguintes cuidados:

  • Use produtos indicados para vidros, afinal, eles não mancham e são fáceis de usar;
  • Jamais utilize produtos abrasivos no vidro mini boreal, pois eles podem danificar a superfície do seu vidro;
  • Além disso, aposte no pano de microfibra para a limpeza, uma vez que ele evita riscos nos materiais;
  • Se o vidro estiver engordurado, a combinação vinagre branco com água é uma boa opção para remover esse tipo de sujeira;
  • Limpe o vidro mini boreal periodicamente para impedir o acúmulo de sujeira e manter a sua aparência impecável.

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, explicamos por que o vidro mini boreal é uma ótima solução para quem deseja um material que favorece a entrada de luz natural, mas que também garante privacidade para o ambiente.

Combinando uma textura quadriculada e translúcida, o vidro mini boreal é indicado para divisórias, portas, janelas e até mesmo como detalhes em mobílias. Além de sua funcionalidade, esse tipo de vidro oferece um toque estético diferenciado, conferindo leveza e sofisticação aos espaços.

Ao optar por esse tipo de vidro, é possível criar ambientes mais acolhedores e iluminados, sem abrir mão da privacidade e do estilo. Em síntese, o vidro mini boreal é uma solução prática e elegante, que une estética, funcionalidade e durabilidade em uma única escolha.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de material de construção para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Marcello Silva

    Gerente de produto da seção de Marcenaria na Obramax.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *