Massa Acrílica: o que é, para que serve e como aplicar!

Massa acrílica

A massa acrílica é fundamental, pois garante um acabamento impecável nas superfícies de alvenaria e é a preparação para receber as tintas.

Todas as etapas de uma obra são importantes para que a construção seja segura, funcional, com qualidade e durável. Especialmente as fases de construção das estruturas, impermeabilização, revestimentos e processos de implementação de sistemas elétricos e hidráulicos.

No entanto, é no acabamento da construção que o cliente consegue visualizar a obra como seu lar, do jeitinho que sempre sonhou.

Sem o uso correto da massa acrílica, a pintura das paredes acaba perdendo a qualidade e durabilidade. Dessa forma, nem mesmo a tinta mais cara do mercado será capaz de prevenir possíveis desgastes no acabamento.

Se você deseja apresentar projetos impecáveis e funcionais, não deixe de saber mais sobre a aplicação da massa acrílica e a diferença que ela tem na obra. Confira!

O que é massa acrílica?

A massa acrílica é um tipo de massa aplicada em superfícies de alvenaria (paredes e teto) que já receberam reboco. A massa acrílica tem como função corrigir pequenas imperfeições no acabamento da parede que podem ficar após a finalização do reboco, deixando a superfície lisa e com ótimo poder de absorção para receber as camadas de tinta.

Por conta do desempenho e sua resistência em ambientes com umidade, o uso da massa acrílica para paredes é mais indicado para áreas externas que ficam mais expostas a chuva e mudanças climáticas.

No entanto, o seu uso também pode ser feito em áreas internas, especialmente áreas molhadas como banheiros, cozinha e lavanderia que não serão completamente revestidos com cerâmicas e outros revestimentos.

O uso da massa acrílica é bastante feito por conta da fácil aplicação, secagem rápida, facilidade na hora de lixar e grande poder de preenchimento.

Essas características aceleram essa etapa da obra, deixando as paredes internas e externas preparadas para receber a pintura com um acabamento perfeito de forma mais rápida e eficaz.

A aplicação se dá por uma camada fina do produto e seu rendimento depende muito da quantidade de demãos, m² da obra e quantidade de produto em lata.

Após a finalização dessa etapa, a parede está pronta para receber tintas de diferentes características, como tintas em látex, PVC e acrílica.

Para que serve a massa acrílica?

A massa acrílica é um produto utilizado na construção civil para corrigir e nivelar irregularidades em superfícies de paredes e tetos, proporcionando uma base lisa e uniforme para a aplicação de tintas ou revestimentos. Ela é uma alternativa aos tradicionais rebocos de argamassa, oferecendo algumas vantagens específicas.

Em áreas externas, a massa acrílica garante a durabilidade da tinta, pois é mais resistente à umidade.

O uso de massa corrida em áreas externas pode fazer com que a pintura da casa descasque ou fique ruim em pouco tempo.

Qual a diferença entre massa acrílica e massa corrida

Qual a diferença entre massa acrílica e massa corrida

A massa acrílica e a massa corrida são usadas em superfícies de alvenaria para nivelar imperfeições e corrigir desníveis, sendo a maior diferença a resistência dos dois tipos de massas.

Para lugares com maior umidade, exposição ao sol e chuva, a massa acrílica é a melhor opção.

Por isso, é usada em fachadas de casas, muros e áreas molhadas, como cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

Com a massa acrílica, além do acabamento perfeito da parede, a tinta aplicada por cima terá uma melhor absorção e durabilidade, pois a massa acrílica reduz os impactos do sol, vento e chuva.

Por outro lado, a massa corrida não apresenta um bom desempenho nessas áreas, por isso é indicada especialmente para áreas secas como quartos, salas, escritórios e ambientes comerciais.

Massa acrílica com o melhor preço na Obramax

Quando usar massa acrílica?

Pela boa resistência a mudanças de temperatura, ao sol e chuva, a massa acrílica é a opção mais adequada para as áreas externas da casa, que estão em constante exposição a esses fatores.

A massa acrílica também é indicada para as áreas molhadas da casa, como cozinha, área de serviço, banheiro e área gourmet aberta e com churrasqueira, pelo contato com umidade.

Em áreas secas e internas da construção, não é necessário o uso da massa acrílica, sendo, portanto, a massa corrida uma ótima opção para salas, quartos, hall de entrada etc.

Qual o rendimento da massa escolhida

O rendimento da massa escolhida depende de alguns fatores, como a quantidade de massa em lata no produto, o tamanho da área em que a massa será aplicada em m² e a necessidade de demãos para cobrir completamente as imperfeições.

No rótulo dos produtos, é possível conferir qual o rendimento estimado de acordo com a quantidade por quilo/litro e o equivalente do rendimento por m².

Se você for usar a massa acrílica apenas nas áreas externas, o cálculo deve ser feito sobre essa área da construção. Para o lado interno da casa, o mesmo.

Outro ponto a ser levado em consideração para calcular o rendimento é o estado da parede. Em superfícies muito irregulares e porosas, comuns em construções antigas ou reformas, a necessidade de usar várias demãos é maior.

Como aplicar massa acrílica no ambiente?

Como aplicar massa acrílica

A aplicação da massa acrílica parece ser um processo simples, mas é importante ficar atento aos detalhes para evitar erros nessa etapa.

O ideal é que esse serviço seja feito por um profissional com experiência no uso de ferramentas como a desempenadeira, pois é esse processo que confere o acabamento perfeito da parede para receber a tinta.

Antes de começar a pensar na aplicação da massa acrílica, o local deve estar devidamente preparado.

As paredes precisam estar secas, curadas e impermeabilizadas. O tempo de cura do reboco dura normalmente cerca de 28 dias. É fundamental respeitar esse espaço de tempo antes de começar a etapa de acabamento.

Após o tempo de cura, é recomendado fazer a limpeza da parede, com o uso da lixa e de um pano úmido para retirar o pó.

Um ponto importante, é que existem algumas diferenças no passo a passo de como aplicar massa acrílica em uma parede nova ou em uma parede que vai receber uma nova pintura.

Dependendo da condição da pintura antiga, pode ser necessário descascar toda a tinta e lixar completamente a parede.

Em obras novas, o processo é mais simples, confira!

1. Separe os materiais

O primeiro passo é separar os materiais, escolhendo entre as opções de massa acrílica disponíveis no mercado.

Na Obramax, você encontra diversas opções de massa acrílica das marcas mais reconhecidas do mercado e consegue comparar os preços.

De ferramentas, você vai precisar de uma espátula, desempenadeira de metal, óculos de proteção, máscara e lixa para regularizar.

Alguns profissionais preferem também o uso de rolo tradicional para aplicar a massa acrílica na parede, por ser mais rápido de espalhar.

O rolo de textura é também uma opção, mas que pode pingar muito produto, proporcionando mais desperdício.

2. Isole e higienize bem a parede

Isola as superfícies que não receberão a massa, como os rodapés e alizares, com o uso de fita crepe.

Com a lixa, prepare a parede para deixá-la pronta para receber a massa acrílica. Após lixar, use um pano úmido para retirar o pó e espere até que ela esteja completamente seca.

Em reformas, no caso de paredes com sujeira como mofo, algas ou muito degradadas pelo tempo, é importante fazer uma limpeza mais pesada.

Para isso, uma opção é usar a solução de água clorada(mistura de água sanitária com água 1:1), aplicar na parede, aguardar 15 minutos e lavar a parede.

Após secar completamente, é recomendado repetir o processo para prevenir o problema.

3. Bata a massa

Muitas marcas vendem a massa acrílica pronta para o uso, mas se a consistência da massa estiver muito seca ou endurecida, é possível adicionar um pouco de água e bater até que ela fique em consistência cremosa.

Esse ponto permite que seja possível espalhar o produto na superfície da parede e depois alisar com a desempenadeira com mais facilidade.

4. Aplique na parede

Com a própria desempenadeira ou com o rolo, aplique a massa na parede até cobrir completamente a superfície com uma camada fina de massa.

A direção de aplicação não faz muita diferença no resultado final, ficando a escolha do profissional.

No vídeo abaixo, por exemplo, você consegue visualizar na prática como fazer a aplicação com o rolo.

5. Desempene a massa na parede

Com a desempenadeira, realize movimentos na parede até alisar completamente a massa, cobrindo todas as imperfeições e removendo o excesso de massa.

Normalmente, é necessário o uso de duas demãos, por isso, na primeira demão, pode ficar algumas pequenas imperfeições que serão corrigidas no retoque e durante o processo de lixamento.

6. Retoque onde precisar

Observe em quais pontos será necessário retocar a massa acrílica e realize novamente a aplicação da massa e passe a desempenadeira.

A secagem da massa acrílica é rápida, variando de 1 a 4 horas. Fatores como a temperatura no dia da aplicação pode fazer com que o tempo seja maior ou menor.

Dicas importantes para quem usa massa acrílica:

  • Tenha cuidado com a limpeza e lixe bem antes e depois de aplicar a massa acrílica;
  • Verifique se a parede também está bem higienizada, retirando o pó com um pano úmido antes da parede receber a tinta. Esse cuidado proporciona um acabamento ainda mais impecável;
  • Não é necessário espalhar a massa acrílica como é feito com a tinta, pois ela será alisada com a desempenadeira. Ao esticar muito o produto na parede, você corre o risco da camada ficar muito fina e superficial, não cobrindo perfeitamente todas as irregularidades;
  • Deixe o ambiente iluminado para conseguir enxergar as imperfeições que podem ter ficado na superfície, preferindo sempre realizar essa etapa da obra de dia, quando a luz do sul consegue ajudar a clarear naturalmente o ambiente;
  • Em casos de repintura em um parede em bom estado de conservação, não é necessário lixar completamente a parede e descascar a pintura, basta lixar até remover o brilho para aplicação da massa acrílica;
  • Quanto maior o tamanho da desempenadeira, mais regular a parede deve ficar. Além disso, isso ajuda a facilitar e acelerar a aplicação da massa;
  • Aplique camadas finas de massa acrílica e, de preferência, cada demão em um sentido. Isso garante maior cobertura;
  • Para fazer os cantos, use espátulas.

Para quem posso oferecer esse tipo de serviço?

Para quem posso oferecer o serviço de aplicação da massa acrílica

A aplicação da massa acrílica é um serviço que pode ser oferecido em todos os tipos de construções, sejam obras residenciais ou comerciais.

Por ser uma etapa da obra que garante maior durabilidade da pintura em áreas externas e áreas molhadas da casa, é fundamental que seja oferecida para todos os clientes, uma vez que esse processo fará com que o cliente evite problemas no futuro e reformas na pintura.

Esse é um serviço que promove ainda mais qualidade de acabamento, deixando uma obra ainda mais bonita.

Com certeza, essa é uma proposta que deve estar encaixada no orçamento e planejamento, pois certamente os clientes se preocupam em ter uma casa não só funcional, mas também bonita em todos os detalhes.

Encontre tudo que você precisa para aplicar massa acrílica na Obramax

Conclusão: Massa acrílica vale a pena?

Sim, sem dúvidas o uso da massa acrílica vale a pena em seu projeto! Além de proporcionar um acabamento perfeito nas paredes e teto, ela previne e reduz o risco de problemas como infiltração e mofo na parede.

Isso porque a massa acrílica apresenta um ótimo desempenho em ambientes com bastante umidade e variações de temperatura.

Dessa forma, a pintura da casa, na parte interna e na fachada, terão maior durabilidade, faça chuva ou faça sol

Por isso, na dúvida entre massa acrílica ou massa corrida, priorize sempre o uso da massa acrílica nesses ambientes, pois a massa corrida não terá o mesmo efeito.

Com esse cuidado na preparação da parede, a garantia de entregar uma construção impecável ao cliente é ainda maior, afinal, é nos detalhes que o cliente deve reparar e esse capricho faz toda a diferença.

Autores

  • José Flávio

    Mais de 30 anos de experiência na área de gestão comercial em renomadas empresas do mercado. Atua na Obramax como líder de produto no departamento de Tintas e Acessórios.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.