9 dicas sobre como esconder fios na parede de sua casa ou escritório

Como esconder fios elétricos

Diante de um contexto cada vez mais tecnológico, é praticamente impossível não contar com a presença de diversos equipamentos eletrônicos em casas e escritórios comerciais.

Embora todos esses itens sejam extremamente importantes em nosso dia a dia, eles também geram um questionamento: afinal, como esconder fios na parede?

Não é novidade para ninguém que aquele amontoado de cabos e fios elétricos passam uma imagem de desorganização que compromete a decoração do ambiente.

Se quer fugir desse inconveniente, acompanhe o nosso artigo e veja 9 formas práticas de esconder fios, para assim, valorizar a decoração do seu imóvel e também preservar os cabos e fios dos seus equipamentos.

Por que esconder fios e cabos

Pode parecer besteira, mas existem alguns motivos que explicam por que é necessário esconder fios e cabos, veja abaixo:

  • Segurançaao esconder a fiação aparente do ambiente, você diminui a exposição de pessoas aos fios e cabos, aumentando assim, a segurança do local. Além disso, dessa forma reduz os riscos de pessoas tropeçarem ou danificar os cabos, ou até mesmo quebrar algum equipamento;
  • Estética: em casas e escritórios comerciais, é essencial investir em uma decoração equilibrada e aconchegante. Com fios expostos e mal instalados, a imagem passada é de bagunça;
  • Limpeza: por fim, quando os fios estão amontoados tendem a acumular mais sujeira. Portanto, ao organizá-los corretamente, você perceberá uma diminuição nessa acúmulo de poeira.

Leia também: Tipos de fio: quais são e como escolher

Pisos e Revestimentos

Como esconder fios na parede

Antes das dicas sobre como esconder fios na parede, é importante destacar alguns pontos de atenção.

O primeiro é justamente a disposição dos equipamentos no ambiente.

Para ilustrar, quando a localização dos aparelhos eletrônicos é boa, torna-se mais fácil esconder o cabeamento. No entanto, também existem casos em que será necessário ainda mais esforço para isso, inclusive com a necessidade de realocar um móvel ou outro objeto presente no cômodo.

Ou seja, analise criteriosamente o espaço disponível, quais são os pontos de tomadas, quais são os equipamentos conectados e quais fios devem ser escondidos.

Informação importante: fios e cabos elétricos, quando danificados, podem causar acidentes; afinal, correntes elétricas passam por eles constantemente. Então, todo cuidado é pouco na hora de manusear esses itens.

Algumas opções para esconder fios na parede de forma simples são: canaletas, filtros de linha, painel suspenso e caixas decorativas. Falaremos mais detalhes destas formas e mais algumas a seguir:

1. Caixas decorativas

As caixas decorativas são uma opção prática e barata para esconder fios, principalmente para aqueles que estão bem no centro da parede ou acima de um rack – como os fios usados em televisores, videogames, aparelho de TV a cabo, etc.

Para organizar essa bagunça, a solução é simples: faça dois furos na caixa, sendo um de entrada e outro de saída. Passe os fios dos aparelhos pela entrada e conecte-os em suas respectivas tomadas.

2. Canaletas

As canaletas não chamam muita atenção quando o assunto é esconder fios na parede, mas saiba que elas podem ser bem úteis nessa missão.

Baratas e versáteis, as canaletas ainda estão disponíveis em versões visualmente mais bonitas, incrementando a decoração do espaço de maneira sutil e eficiente.

Os modelos mais buscados costumam ser os de PVC e para escolher a melhor opção, basta checar qual é o mais adequado para a quantidade e tipo de fio que você tem no imóvel.

Depois que comprar a canaleta, basta montar o caminho dos fios para esconder toda a fiação.

Se quiser deixar o ambiente ainda mais clean, um truque é pintar a canaleta da cor da parede ou do móvel.

3. Filtros de linha

Como esconder fios na parede com filtro de linha

Os filtros de linha são uma alternativa para quem não quer investir muito, e só deseja organizar levemente a disposição dos cabos.

Basicamente, com esse acessório, você consegue comportar muitos fios elétricos em um só lugar, diminuindo a quantidade que fica à mostra no cômodo.

Vale destacar que com os filtros você está mais protegido de possíveis curtos elétricos nos equipamentos eletrônicos.

4. Painel suspenso

Painel suspenso

O painel suspenso é uma das principais escolhas para quem quer esconder fios na parede. Prático e elegante, torna-se uma peça-chave na decoração do cômodo, principalmente quando feito em madeira.

Costuma ser usado em salas como suporte para TV e conta com pequenas aberturas por onde passam os fios e cabos dos aparelhos eletrônicos.

5. Rodapés

Você sabia que existem rodapés fabricados com passador de fios?

Essa é uma excelente escolha para quem procura uma organização sofisticada e que não pese no visual do ambiente.

O funcionamento é bem simples: por trás da placa do rodapé, há uma estrutura parecida com a das canaletas, servindo para armazenar e conduzir os cabos de forma organizada por trás do revestimento.

Leia também: Como instalar rodateto de maneira simples

6. Disfarçar fios na parede como decoração

Essa é uma sugestão para aqueles mais criativos e que gostam de decoração inovadoras: por que não usar os fios como elemento decorativo?

Quando bem aproveitados, os fios podem ser um destaque na decoração, em vez de uma poluição visual.

Você pode adesivar ou trançar os fios para criar uma imagem melhor. Ou também, é possível prendê-los com ganchos na parede de maneira a formar desenhos.

7. Esconder fios debaixo da mesa

Como esconder fios embaixo da mesa

Essa é uma dica voltada principalmente para escritórios comerciais, mas também pode ser aplicada em casas: esconder os fios debaixo da mesa.

Com a ajuda de suportes e fitas adesivas, é possível fixar todos os cabos e fios embaixo da mesa, e organizar melhor a área de trabalho.

8. Móveis planejados

Os móveis planejados não são uma opção rápida e barata, porém, tenha certeza que eles desempenham muito bem esse papel de organização dos fios.

Isso porque você pode solicitar ao arquiteto ou designer a inclusão dos eletrodomésticos e eletrônicos no projeto, dessa forma, o profissional já elabora um móvel capaz de ajudar a esconder os fios.

Com essa solução, os fios podem ficar embutidos dentro ou atrás dos móveis sem atrapalhar a decoração do ambiente.

Leia também: Móveis em Drywall? Conheça essa tendência

9. Organizar fios com abraçadeiras ou organizadores de cabos

Por fim, nem sempre é necessário esconder todos os fios. Em alguns casos, uma boa organização já dá conta de melhorar o aspecto visual do local.

O organizador de fios funciona como uma mangueira plástica que “abraça” os cabos, preservando-os organizados e permitindo a exposição sem atrapalhar o ambiente ou deixar os fios desprotegidos.

As cores mais comuns do espiral organizador são branco e preto, mas ele pode ser facilmente revestido com tinta spray de acordo com a paleta de cores do ambiente onde será fixado.

Dica de conteúdo: Sequência cabo de rede: como montar da forma correta

Cuidados necessários ao mexer com fios e cabos

Para finalizar o artigo, é primordial reforçar cuidados que devem ser seguidos ao manusear fios e cabos elétricos.

O primeiro cuidado é não utilizar clipes metálicos nos fios e cabos elétricos, já que a borda do clipe pode prejudicar o isolamento do cabo e resultar em acidentes, como incêndios e choques.

É importante também evitar embolar, dobrar ou cortar os fios na hora de aplicar qualquer uma das dicas que mencionamos no decorrer do texto.

Além disso, quando reorganizar os fios e cabos, não deixe objetos sobre os fios, especialmente os mais pesados, pois eles podem, com o passar do tempo, cortar os cabos.

Por fim, lembre-se de tirar os fios da tomada quando for organizá-los para evitar acidentes.

Conheça nossa seção de materiais elétricos e encontre os produtos necessários para a sua casa

Conclusão

Ao longo desse conteúdo, mostramos como esconder fios na parede de diferentes formas, desde opções mais elaboradas que valorizam a decoração, até alternativas mais simples, discretas e práticas.

É fundamental reforçar que esses cuidados com fios vão muito além da questão estética, sendo uma medida importante para preservar a segurança das pessoas que interagem no ambiente, a vida útil dos cabos e dos equipamentos.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos sobre elétrica aqui no Blog da Obramax e diversos cursos gratuitos na Academia de Profissionais, não deixe de conferir!

Autores

  • Victor Fruges

    https://br.linkedin.com/in/victor-leonardo-fruges-neto-9b118126
  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.