O isolamento é uma das etapas mais importantes de uma construção, uma vez que ele protege os ambientes e também pode aumentar o conforto das pessoas. Entre as principais soluções disponíveis no mercado para tal finalidade, sem dúvidas, a espuma expansiva merece a sua atenção.
Se você não entende o que é ou como usar espuma expansiva, saiba que trata-se de um produto com bom coeficiente de transferência de calor, que não encolhe e que resiste bem à pressão. Por isso, pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos.
Vendida na forma de spray de poliuretano líquido, a espuma expansiva oferece uma série de vantagens para diferentes tipos de construções; podendo ser usada para isolar, fixar, preencher e até mesmo calafetar.
Quer um produto versátil e extremamente eficiente para agilizar a sua reforma ou obra? Continue a leitura e saiba como usar espuma expansiva, benefícios, onde aplicar e muito mais!
Dica de conteúdo: Reforma de apartamento: leis e por onde começar
O que é espuma expansiva?
A espuma expansiva é um selante adesivo elástico feito à base de poliuretano que vem pronto para uso em formato de spray. Quando aplicado, ele passa do estado líquido para o estado sólido ao se expandir na superfície.
Depois da secagem completa da espuma, a espuma expansiva vira uma massa compacta e resistente a impactos, pressões e intempéries. Aliás, vale ressaltar que após secar, você pode inclusive lixar ou cortar a espuma.
Por conta desse fácil manuseio, boa resistência contra intempéries e rápida secagem, a espuma expansiva é uma alternativa interessante tanto para demandas profissionais quanto para reparos domésticos.
Principais vantagens do produto
Como mencionamos anteriormente, a espuma expansiva traz muitas vantagens para uma reforma ou construção. Se você ainda está em dúvida sobre investir neste produto, listamos abaixo como ele pode fazer a diferença no seu projeto:
- Fácil e rápida aplicação: por já vir pronta para uso, a espuma expansiva é bem mais rápida de aplicar. Além disso, a válvula do spray torna o uso muito mais simples e preciso, combinando velocidade e produtividade sem perder qualidade.
- Vedação eficiente: devido a sua expansão, a espuma é uma boa opção para vedar ambientes, impedindo assim, a passagem de vento ou chuva.
- Boa resistência: uma vez expandida, a espuma expansiva suporta bem a pressão, mas sim como impactos e intempéries.
- Aderência: a espuma expansiva adere bem a diversos materiais, como madeira, ferro, tijolo, gesso, concreto, aço e alumínio.
Dica de conteúdo: Revestimento para cozinha: Como escolher e instalar facilmente
Onde posso aplicar a espuma expansiva?
Em relação a onde aplicar a espuma expansiva, não tem muito segredo, afinal, estamos falando de um produto durável e versátil. Dessa forma, você pode aplicá-la tanto em ambientes internos quanto externos, confira:
Ambientes internos
Em ambientes internos, a espuma pode ser usada para as seguintes situações:
- Instalação de portas e janelas;
- Fixação e vedação do ar condicionado;
- Fixação e vedação da caixa de distribuição de energia elétrica;
- Em correções de falhas, fendas e buracos;
- Preenchimento de juntas de dilatação e revestimentos;
- Criação de moldes.
Ambientes externos
Por conta da resistência contra intempéries, a espuma expansiva também pode ser usada em portas e janelas externas, além de telhados. Ela contribui para a fixação quando ocorrem vazamentos e impede a entrada de animais, como pássaros e morcegos.
Como usar espuma expansiva
Uma das principais vantagens deste produto é justamente a facilidade de aplicação. Quer saber como usar espuma expansiva? Não se preocupe, a gente te explica:
1. Preparação do local
O primeiro passo é preparar o local em que a espuma será aplicada. Para um resultado melhor, você deve deixar a superfície livre de qualquer tipo de resíduo, como poeira, óleo, graxa, resto de cimento, etc.
Leia também: Como lixar parede: conheça o passo a passo e o melhor material
2. Aplicação
Após a limpeza, uma dica é borrifar um pouquinho de água antes de aplicar o produto para umedecer a superfície e ajudar posteriormente no processo de endurecimento da espuma. No momento de aplicar, siga essas etapas:
- Agite bem o produto;
- Encaixe o bico do aplicador;
- Vire a lata de cabeça para baixo, ou seja, com o bico aplicador virado para baixo, para facilitar a saída do produto;
- Pressionando a válvula, aplique a espuma em 35% do espaço ou vão que será coberto. Importante: lembre-se que a espuma irá expandir-se preenchendo o espaço restante;
- Após cerca de 10 minutos, pulverize novamente com água para evitar a formação de bolhas.
- Assim que a espuma endurecer, faça o acabamento usando um estilete, cortando o volume excedente.
Recomendação importante: o ideal é que você use todo o conteúdo da lata de espuma expansiva de uma vez. Se sobrar, deixe um pouco de espuma na ponta do bico aplicador para impedir a entrada de ar. Quando usar novamente, corte essa ponta. A cada nova aplicação, repita esse cuidado.
Dica extra: cuidado ao manusear o produto
Para finalizar o conteúdo, precisamos reforçar todos os cuidados necessários ao aplicar espuma expansiva. Estamos falando de um produto inflamável, portanto, não o utilize perto de alguma possibilidade de fogo e se possível, deixe o local ventilado.
Outra recomendação refere-se ao uso de equipamentos de proteção individual, como luvas e óculos de proteção. Evite o contato da espuma com a pele, olhos, boca e/ou inalar por muito tempo o produto. Se houver contato com a pele, utilize acetona para limpar e lave bem com água e sabão.
Em relação a preservação do produto, guarde a espuma em local seco e fresco. Não deixe exposto ao sol e mantenha longe de crianças e animais. Vale destacar que a espuma expansiva é um material de fácil limpeza e descarte, uma vez que os seus resíduos não poluem o ar e nem a água.
Conclusão
Ao longo deste conteúdo, vimos como usar espuma expansiva e por que ela é uma solução prática e versátil para diversos tipos de projetos. A sua função de preencher lacunas, isolando termicamente e vedando contra intempéries, a torna um material versátil tanto em projetos profissionais quanto em reparos domésticos.
Seu uso requer cuidados básicos para assegurar resultados satisfatórios e seguros. Com fácil aplicação e propriedades confiáveis, a espuma expansiva se torna uma ferramenta indispensável para simplificar tarefas, melhorar eficiência e otimizar espaços.
Ao incorporar a espuma expansiva em sua obra, você consegue alcançar um nível maior de produtividade e versatilidade, enfrentando desafios com confiança e alcançando resultados duradouros.
Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog do Max, não deixe de conferir.
Para finalizar, aproveite a nossa loja de material de construção para comprar os melhores produtos para a sua reforma!