Como lixar parede: conheça o passo a passo e o melhor material

como lixar parede

Embora pareça ser uma das etapas mais simples dentro de um processo de construção, saber como lixar parede adequadamente é essencial para ter um acabamento perfeito na pintura.

Além de dominar a técnica de como lixar parede, também é importante conhecer quais são os melhores materiais disponíveis no mercado, como os tipos de lixas e suas diferentes gramaturas, além das massas e seladores que ajudam no resultado final.

Se você deseja aprender mais sobre esse assunto, confira nossas dicas,  passo a passo sobre como lixar paredes, como escolher os materiais e as melhores tintas para cada finalidade.

Vamos lá?

Leia também: Dúvidas frequentes sobre Drywall e dicas para a instalação!

A importância da preparação da parede para a pintura

como lixar parede e preparar para a pintura

Lixar a parede é uma etapa fundamental para obter uma pintura de qualidade e mais duradoura, pois esse processo garante uma melhor aderência da tinta na superfície, evitando que a pintura descasque ou outros problemas futuramente.

Outro ponto importante é que lixar a parede resulta em um acabamento com ainda mais qualidade.

Em uma parede nova ou em uma reforma, é necessário garantir que a superfície esteja nivelada.

Por isso, após aplicar a massa corrida e esperar o tempo de secagem, é essencial lixar bem a superfície, pois as imperfeições que podem ficar nessa etapa geralmente se tornam ainda mais evidentes após a aplicação da tinta.

Ou seja, a aplicação da tinta acaba sendo o último procedimento na hora de pintar uma residência.

Antes de aplicar a tintura, é necessário deixar a parede preparada, livre de restos de outros acabamentos ou de problemas como mofo .

Ou seja, antes mesmo de lixar a parede, é necessário realizar uma excelente limpeza da superfície.

Inclusive, mesmo em paredes em que o resultado desejado é um acabamento mais rústico, como a pintura grafiatomarmorato ou cimento queimado , também é necessário lixar a parede.

Leia também: Conheça as diferenças entre os tipos de tinta e escolha a melhor!

Pisos e Revestimentos

Ferramentas e materiais necessários para lixar parede

Para lixar a parede antes da pintura, é necessário considerar os materiais essenciais para diferentes cenários: para lixar uma parede nova, que receberá uma pintura pela primeira vez, e para lixar uma parede que será reparada ou restaurada com uma nova tintura.

Em alguns casos, pode ser que a parede apresente patologias, como infiltração e presença de mofo.

Nesses casos, é necessário solucionar esse problema antes, investigando a causa e  resolvendo de forma definitiva.

Não adianta, nesses exemplos, apenas lixar a parede, porque o resultado da pintura, a longo prazo, não seria satisfatório, além de outros problemas estruturais.

Mas, de modo geral, você precisará de lixas para uso na lixadeira elétrica ou manual, materiais para limpeza da superfície, espátulas, massa corrida e equipamentos de proteção individual para evitar que a poeira entre em contato direto com as vias respiratórias.

Confira a lista principal que você encontrará na Obramax!

Leia também: O que é Massa Acrílica, para que serve e como aplicar!

Os tipos de massa e lixa para parede

Existe uma variedade de produtos como lixas e massas para preparação da parede para a pintura.

Isso porque, atualmente, há uma infinidade de acabamentos desejados, além de particularidades que diferem uma pintura de parede interna da parede externa.

Além disso, também devemos considerar que existem lixas que são usadas para paredes e outras que são utilizadas na marcenaria.

Abaixo, listamos os principais tipos de lixas e suas gramaturas, além de opções de massas e seladores para sua obra.

Veja:

Tipos e gramaturas de lixas

Aprender a como lixar parede será muito mais fácil ao entender quais são os tipos e gramaturas de lixas existentes no mercado. Cada variação possui uma indicação de uso específica, para melhores resultados. Veja:

Tipos de lixas

Tipos de lixa e como lixar parede

  • Lixa para massa : é o modelo de lixa mais usado para lixar superfícies de alvenaria, para acabamento de gessos, massas, rebocos e preparação de pinturas em geral.

Normalmente, você encontra esse modelo de lixa na cor vermelha, o que permite a diferenciação. A grande vantagem da lixa para massa é que ela ajuda a corrigir imperfeições nas paredes.

  • Lixa d’água : é uma opção de lixa usada em preparações de superfícies metálicas, comum em oficinas de funilaria e pintura de automóveis. Na construção civil pode ser utilizada, eventualmente, por serralheiros, mas não é comum em pintura residencial.
  • Lixa ferro : como o nome sugere, é uma lixa que pode ser usada em superfícies metálicas, o que significa que trata-se de uma lixa para atividades mais pesadas. Uma diferença do modelo de lixa ferro para os outros citados é que essa apresenta uma resistência superior e uma camada de tecido na parte posterior.

Na construção civil, é uma lixa bastante aplicada para retirada de tintas ou para limpeza de máquinas e funilarias.

  • Lixa madeira : é o tipo de lixa utilizada no dia a dia de marceneiros e pedreiros em alguma atividade com madeira, pois é indicada para uso em madeiras de diferentes densidades.

Deve ser usada seca e também tem como vantagem melhorar o acabamento antes do recebimento da pintura, para corrigir imperfeições ou preparar a madeira para o verniz.

Leia também: Ferramentas de marceneiro: saiba quais são e o que não pode faltar

Variações de gramaturas (granulações)

Além da variação por tipo, como vimos acima, também existe diferenciação por gramatura ou granulação.

Para ficar mais fácil de compreender a diferença de gramaturas, é importante explicar alguns conceitos básicos. A lixa é um papel com material de superfície abrasiva que, geralmente, é composta por minerais.

Essa superfície abrasiva corresponde a granulação da lixa, que varia de 16 a 3000 , número de grãos de areia por centímetro quadrado.

É uma escala bem abrangente para atender diferentes necessidades, como o uso em madeiras, alvenarias e metais. Quanto maior a granulação, mas fixa a lixa é.

As lixas finas acabam sendo as mais utilizadas para polimento e as mais grossas para lixar superfícies mais resistentes, que exigem maior reparação de imperfeições.

Tipos de massa e seladores

Assim como saber lixar parede adequadamente é importante, conhecer os tipos de massas e seladores e a ordem de aplicação correta também é fundamental.

No caso da massa corrida e seladores, esses materiais ajudam a deixar o acabamento ainda mais perfeito para o recebimento da pintura, melhorando o desempenho do material e sua durabilidade.

Os seladores são uma espécie de tinta mais líquida usada para cobrir o reboco e seu uso é importante tanto para economizar no uso da tinta como para melhorar o acabamento.

Por ser um material com um preço mais acessível, aplicar o selador na parede antes ajuda a evitar que o reboco absorva boa parte da tinta, gerando a necessidade de mais demãos de tinta.

Após o selador, também é recomendado o uso da massa corrida, que também ajuda a deixar a parede ainda mais uniforme, livre de imperfeições que possam ter ficado.

Nesses casos, existem dois tipos mais utilizados: a massa acrílica ou massa corrida PVA.

A massa acrílica é a opção mais indicada para paredes externas e em áreas molhadas da residência, pois suporta bem a umidade.

Já a massa corrida PVA não possui um alto desempenho em ambientes úmidos, sendo a opção ideal para ambientes internos secos, como quartos, salas e escritórios.

Leia também: Entendendo a Combinação de Cores para Paredes Externas Perfeita

Como lixar parede: passo a passo

Aprenda como lixar parede

Agora você já conhece os materiais necessários para preparar a parede para a pintura. Vamos as dicas de como lixar parede na prática!

1 – Limpe a parede

Antes de lixar a parede, limpe-a com o uso de uma vassoura. Se houver presença de manchas escuras ou mofo, faça a higiene correta com o uso de um pano, detergente, água sanitária ou outro material de limpeza recomendado.

2 – Observe se há infiltrações

Nessa etapa, verifique se há sinais de infiltração na parede. Se houver, resolva esse problema antes de continuar com a pintura.

É muito importante não ignorar sinais de infiltração , pois além do desperdício de água e ter de lidar com esse problema no futuro, você terá toda a pintura da parede prejudicada, precisando refazer no futuro.

3 – Cubra os buracos ou furos na parede, se houver

Se a parede possui buracos ou furos na parede, cubra-os com massa corrida e espere secar.

4 – Pintura descascando

Se você precisa saber como lixar parede pintada, é importante observar o quanto ela está irregular ou descascando.

Nesses casos, você deve retirar o excesso de material com uma espátula e usar uma lixa mais robusta para retirar o excesso da tinta antiga.

5 – Hora de lixar a parede

Como lixar parede no momento certo

Após as etapas anteriores, agora é hora de lixar a parede pela primeira vez. Aqui, você deve usar uma lixa mais grossa, com gramatura 100, por exemplo.

Faça sempre movimentos circulares e evite movimentos na vertical ou horizontal. Com esses movimentos, você conseguirá retirar o excesso de reboco, pintura antiga ou excesso de massa usada para tapar os buracos.

Se a parede não foi pintada ainda e está apenas com reboco, use o selador e espere o tempo recomendado pelo fabricante para secagem.

6 – Limpe o excesso de pó e impurezas

Após essa primeira etapa de lixar a parede, limpe a superfície com uma vassoura para retirar o excesso de pó ou impurezas da tinta antiga.

É importante lembrar aqui da importância do uso de materiais de proteção, como máscaras e luvas.

A máscara, especialmente, é fundamental para proteger o trabalhador do contato direto com a poeira, que pode despertar crises alérgicas respiratórias.

7- Aplique massa corrida

Com a parede limpa, aplique com a desempenadeira a massa corrida e aguarde o tempo de secagem indicado.

8 – Lixe a parede com uma lixa média

Com a parede seca, após a aplicação da massa corrida, é hora de lixar a parede usando uma lixa média, de gramatura de cerca de 150.

Faça movimentos circulares, mas agora, sem aplicar tanta força.

Se for necessário, aplique uma segunda demão de massa corrida, espere secar e novamente passe uma lixa, só que ainda mais fina, para polimento da superfície.

Com uma lâmpada, observe se a parede está uniforme e, depois, faça a limpeza da poeira com um pano úmido e espere secar para começar a aplicar as demãos de tinta.

No vídeo abaixo, do canal Obra é Compromisso , você confere um tutorial completo de como preparar a parede para a pintura:

Conclusão

Reunimos neste artigo as principais dicas de como lixar parede para pintar, tanto em uma parede que receberá pintura pela primeira vez como em casos de reparar uma parede já descascada.

Como vimos, não existem muitos segredos, mas a técnica e a escolha certa dos materiais faz toda a diferença na hora de economizar tempo e dinheiro.

Além disso, lixar a parede é uma etapa fundamental para fazer com que o acabamento seja ainda melhor e duradouro.

Portanto, valorize no seu projeto essa etapa e garanta os melhores materiais e ferramentas.

Atualmente, além das lixadeiras manuais, também é possível contar com as lixadeiras elétricas, que ajudam a facilitar o dia a dia na construção civil e na marcenaria.

Se você está precisando de algum dos itens listados acima, não deixe de conferir as melhores opções de marcas e preços na Obramax !

Ah, e como um bônus, não deixe de conferir o vídeo abaixo, sobre verdades que ninguém contou a você sobre a pintura perfeita! Obrigado pela leitura aqui no Blog da Obramax!

Autor

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.