Esquadrias: o que é, principais modelos e como escolher

Esquadrias

Você pode até não conhecer por esse nome, mas basta olhar para qualquer ambiente onde estiver para encontrar uma esquadria ou várias, afinal, as esquadrias são fundamentais — e até mesmo obrigatórias — em qualquer obra.

Mas afinal, o que são esquadrias? A esquadria é o nome dado a todo elemento usado para vedar um vão em uma construção, como é o caso de portas, janelas e muros.

E por saber disso, você já consegue entender a quantidade de opções de modelos para o seu projeto.

Contudo, muitas pessoas consideram as esquadrias apenas um elemento de decoração e acabam não dedicando muito tempo de pesquisa pelas melhores opções.

Mas a escolha certa da esquadria para cada ambiente pode ser o fator decisivo para maior qualidade de vida, conforto e durabilidade de uma obra.

No texto a seguir, separamos dicas valiosas para não errar na compra de nenhuma esquadria. Confira!

O que são esquadrias?

Esquadria na construção civil é todo elemento utilizado para fechar ou vedar um vão, ou seja, todas as portas, janelas e portões são exemplos de esquadrias.

Sejam construções residenciais ou comerciais, projetos pequenos ou extravagantes, as esquadrias estão lá presentes e se você olhar à sua volta conseguirá perceber o quanto elas são versáteis e com diferentes propostas.

Existem inúmeros modelos de esquadrias no mercado, com variações em tamanho, material, forma de instalação, manutenção, preço e proposta de decoração.

E, embora pareça ser um detalhe de acabamento, que pode ser decidido nas últimas etapas da construção, vale a pena lembrar delas desde o projeto estrutural.

Afinal, dependendo da proposta que se deseja obter com a obra pronta, será necessário deixar desde a construção das paredes e vigas pelo menos o tamanho e modelo decidido, para evitar quebra-quebra ou problemas maiores.

Como veremos a seguir, existem tantas opções de modelos, materiais, cores e acabamentos que é até difícil decidir pelas melhores esquadrias, mas é importante também conhecer a função além da estética para uma decisão correta.

Qual é a função das esquadrias?

A principal função das esquadrias é vedar um vão, seja entre o ambiente interno e externo, como no caso das janelas e portas, entre os cômodos de uma residência ou em portões de entrada e saída do imóvel.

Além de ser uma espécie de barreira da passagem e visão entre os ambientes, proporcionando maior privacidade e segurança, as esquadrias também são funcionais no sentido de proteger os ambientes da passagem de ar, poeira e água da chuva.

Elas também têm como função contribuir para melhor iluminação e ventilação, especialmente em ambientes que exigem uma boa circulação de ar maior para prevenir problemas como excesso de umidade e mofo, como ambientes molhados da casa (cozinhas, lavanderias e banheiros).

Outra característica das esquadrias é que, dependendo do tipo e material escolhido, elas também se tornam peças fundamentais para proporcionar maior conforto pelo isolamento térmico e acústico.

Pisos e Revestimentos

Onde usar esquadrias

Por serem encontradas em variados materiais de fabricação, as esquadrias são extremamente versáteis e podem ser usadas em inúmeros ambientes tanto internos como externos. Veja alguns exemplos:

  • Quartos e salas: neste tipo de ambiente, a liberdade criativa é maior, uma vez que não há preocupação com contato frequente com água. Então, a sua escolha de esquadrias para quarto e salas depende diretamente de aspectos como o visual desejado, assim como a funcionalidade que a porta ou janela oferece ao cômodo;
  • Banheiros: por se tratar de uma área molhada, é fundamental que as esquadrias do banheiro sejam resistentes à umidade e ao vapor de água. Os materiais mais indicados são alumínio ou PVC;
  • Box de banheiro: assim como no exemplo acima, as esquadrias para o fechamento do box do banheiro devem ser de materiais que podem ser molhados, como acrílico, vidro ou PVC;
  • Cozinha e área de serviço:seguindo a mesma linha de raciocínio dos banheiros, os materiais de fabricação das esquadrias de cozinhas e áreas de serviço devem levar em consideração os riscos de contato com a água. Além disso, é válido optar por modelos que privilegiam a entrada de luz natural.

Aproveite e veja a dica do nosso especialista sobre como assentar esquadrias:

Quais são os tipos de esquadrias?

Os tipos de esquadrias são classificados pelo modo de abertura, sendo que os modelos mais conhecidos são os de abrir, de correr, basculante, guilhotina, camarão e pivotante.

De acordo com essa variação, podemos perceber diferentes características, variações de instalação e indicações de uso para cada modelo. Confira:

Basculante

A esquadria basculante é conhecida pela sua abertura em que parte da porta ou da janela se projeta para fora e a outra metade para dentro do ambiente, no sentido horizontal. Esse tipo de abertura é muito usado em janelas para banheiros e portas para cozinhas/áreas de serviço.

De correr

Com um sistema de abertura por trilhos, as esquadrias de correr são práticas e funcionais, principalmente se você precisa otimizar o espaço útil. Existem vários modelos de portões, janelas e portas de correr, permitindo assim, um uso bem versátil desta esquadria.

De abrir

As esquadrias de abrir são o modelo mais comum e popular, sendo compostas por uma única folha e que gira presa por dobradiças. No entanto, é importante destacar que também é possível achar esses modelos de esquadrias na versão pivotante, em vez de dobradiça.

Elas são amplamente usadas em portas de entrada e ambientes internos, mas vale ressaltar que é possível encontrar portões e janelas neste sistema também.

Camarão

Apresentando um formato parecido com o de uma sanfona, as esquadrias no estilo camarão possuem folhas que dobram sobre as outras. Elas são ótimas para ambientes em que é preciso economizar espaço, assim como os modelos de correr.

Guilhotina

Como o nome sugere, a esquadria guilhotina é um modelo que se assemelha a esse item, ou seja, uma das folhas tem uma abertura para cima e um sistema de trava para ficar aberta. Em projetos mais antigos, esse modelo é bastante comum em janelas.

Maxim-ar

A abertura maxim ar é específica para janelas, sendo uma opção similar à janela basculante. Dessa forma, ela pode ser fabricada em materiais como PVC, alumínio e madeira.

No entanto, a real diferença reside no sistema de alavanca da janela que possibilita uma abertura mais simples, diminuindo o esforço durante esse processo. Você pode investir em janelas maxim ar retangulares ou quadrangulares, ou seja, é possível escolher um modelo de acordo com a necessidade do seu projeto.

Pivotante

Por fim, as portas e janelas pivotantes são modelos que abrem por meio de um sistema de pivôs ou pinos instalados na parte inferior e superior, girando em torno de um eixo vertical. É um modelo bastante usado em portas de entradas e alguns modelos de janelas.

Quais as esquadrias mais usadas de acordo com material

Além da classificação pelo modelo (de abrir, de correr, guilhotina, basculante), os tipos de esquadrias também se dividem pelo material no qual são fabricadas. Veja quais são os mais usados, vantagens e desvantagens de cada um:

Esquadria de PVC

Esquadria de PVC

As esquadrias de PVC são opções bem modernas no mercado e se destacam pela resistência e durabilidade, além de oferecerem uma boa vedação entre os ambientes.

De modo geral, não exigem tantos cuidados com manutenção como outros materiais.

Outra grande vantagem dos modelos em PVC é que eles são versáteis. É possível encontrar no mercado opções até mesmo que simulam a madeira, por exemplo. Em relação ao isolamento termoacústico, esse material também se destaca.

Uma característica marcante desse modelo de esquadria é que seu interior é preenchido com aço galvanizado, o que faz dessa esquadria um tipo mais pesado do que as opções de alumínio, por exemplo.

Em relação ao preço, essa acaba sendo uma opção com um custo mais elevado, por sua qualidade e eficiência, mas é um investimento que vale a pena.

Vantagens:

  • Isolamento térmico e acústico;
  • Alta resistência;
  • Baixa manutenção;
  • Variedade de cores, estilos e acabamentos;
  • Material reciclável;
  • Ótima vedação;
  • Segurança;
  • Bom custo-benefício.

Esquadrias de aço

As esquadrias de aço possuem diversos formatos e são adequadas em muitos projetos, com diversos acabamentos e resistência.

Possuem um material mais resistente, o que favorece no quesito segurança e possuem mais praticidade na instalação. No entanto, elas contam com estanqueidade média e precisam de manutenção constante.

Vantagens:

  • Alta resistência;
  • Segurança;
  • Estabilidade estrutura;
  • Instalação prática;
  • Resistência ao fogo.

Esquadrias de alumínio

Esquadria de alumínio

Atualmente, as esquadrias de alumínio são uma das mais utilizadas, pois este é um dos materiais com maior custo-benefício, além de sua estética moderna e versátil em diversas propostas de decoração.

O alumínio apresenta uma grande resistência (especialmente para regiões litorâneas devido à maresia), durabilidade, boa vedação, ampla variedade de cores e modelos, além de precisar de pouca manutenção.

Além disso, é um material que não oxida, como o ferro, evitando problemas como a ferrugem.

Muitos modelos de esquadrias de alumínio são usados em combinação com o vidro, o que ajuda a aproveitar ainda mais a iluminação natural dos ambientes.

E, apesar do preço um pouco mais elevado do que outros materiais, acaba sendo uma das opções com melhor custo-benefício, pois tem uma vida útil longa, é fácil de instalar e de higienizar no dia a dia.

Vantagens:

  • Leveza e resistência;
  • Durabilidade;
  • Baixa manutenção;
  • Versatilidade de design;
  • Custo-benefício.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o vídeo do nosso canal com tudo que você precisa saber sobre as esquadrias de alumínio!

Esquadria de ferro

Esquadria de ferro

Assim como o modelo de alumínio, esse tipo de esquadria é bastante utilizado em propostas de decoração industrial, em portas, janelas e principalmente em portões.

Por ser um material resistente, ele proporciona bastante segurança, mas, por outro lado, por ser um material pesado, acaba tendo uma instalação e manutenção mais complicada.

De modo geral, é um tipo de esquadria versátil e com ótimo custo-benefício. Existem diferentes modelos de esquadrias de ferro com desenhos e acabamentos em pintura.

Contudo, apesar das vantagens, existem alguns contras na escolha da esquadria de ferro.

Por ser um material que oxida mais facilmente, especialmente diante da maresia, é necessário contar com a manutenção constante para evitar ferrugem.

Em portas internas o uso não é tão comum, mas dependendo da proposta do projeto, pode ser uma ótima opção, especialmente em modelos que combinam o uso de ferro com vidro, sem perder a iluminação natural dos ambientes.

Vantagens:

  • Durabilidade;
  • Estabilidade estrutural;
  • Versatilidade no acabamento;
  • Resistência ao fogo.

Esquadrias de madeira

Esquadria de madeira

As esquadrias de madeira perderam um pouco da popularidade por conta dos modelos de alumínio, mas ainda assim continuam relevantes para projetos que prezam por um visual mais rústico.

Entre esses materiais, acaba sendo o mais tradicional na fabricação de portas, especialmente no uso de portas internas para quartos, banheiros, escritórios e salas.

No entanto, pela estética e qualidade dos modelos de madeira, eles também são ótimas opções para portas de exterior ou entrada, onde ganham ainda mais destaque no projeto. Nesses casos, geralmente são fabricadas em madeira maciça, pela resistência e durabilidade.

Em portas internas , é comum o uso de portas fabricadas com aglomerado ou MDF, que possuem um valor mais acessível e ótimo custo-benefício.

É possível encontrar modelos tanto na cor natural da madeira como opções com acabamento em pintura com outras cores, como branco, bege, candy colors etc.

Uma grande vantagem das janelas e portas de madeira é a qualidade e resistência do material, que proporciona uma ótima vedação e isolamento termoacústico.

Outro benefício é que se trata de um material que pode ser usado tanto em propostas de casas rústicas como em projetos mais modernos, combinando com outros materiais, como o vidro.

As esquadrias de madeira podem ser encontradas a pronta entrega, mas se você deseja uma peça personalizada, também é possível fazer o orçamento em marcenarias.

Entre os cuidados que as esquadrias de madeira exigem podemos citar a manutenção para evitar pragas (como cupim) e prevenção para que o material não fique empenado.

Por isso, é interessante fazer na instalação um tratamento para impermeabilizar a madeira e fazer manutenção periodicamente.

Vantagens:

  • Visual diferenciado;
  • Variedade de acabamentos;
  • Conforto térmico.

Esquadria de vidro

As esquadrias de vidro geralmente são usadas em portas externas, sacadas e janelas pelo fato de ser a opção que melhor preserva a iluminação natural entre os ambientes.

Também acaba sendo uma opção bastante utilizada em projetos que prezam por uma estética mais minimalista.

Os modelos de vidro geralmente contam com um pequeno perfil em outro material, tanto em madeira, alumínio, ferro ou PVC.

Dependendo do tipo de vidro escolhido, essa opção também é interessante para quem deseja um bom isolamento acústico.

Vantagens:

  • Privilegia a iluminação natural;
  • Visual mais moderno;
  • Isolamento acústico e térmico;
  • Fácil manutenção.

Quais as vantagens da esquadria para sua obra?

Como podemos ver ao longo do artigo, a escolha por instalar esquadrias não é opcional, pois trata-se de um elemento básico em qualquer obra. Mas, ainda assim, vale destacar as vantagens de investir em modelos de qualidade que combinam com seu projeto:

É um acabamento funcional e decorativo

Boas esquadrias tornam o projeto mais funcional e moderno, pois além da estética que agregam ao ambiente, elas também contribuem para a qualidade da obra.

Como vimos, dependendo do modelo e material, elas também poderão ser um reforço na segurança, isolamento acústico, isolamento térmico e no aproveitamento da iluminação natural.

Realiza a integração e delimitação dos ambientes

Além de vedar os vãos entre o lado externo e interno de uma casa, as janelas e portas também são elementos importantes para promover integração e delimitação entre os ambientes, tornando cada cômodo mais agradável pela privacidade e isolamento acústico.

Colabora para melhor iluminação e ventilação do ambiente

As esquadrias também são fundamentais para preservar a ventilação do ambiente e iluminação, especialmente no caso das janelas, tornando os ambientes mais agradáveis, ventilados e sem necessidade do uso constante de luz elétrica durante o dia, quando ainda está sol.

Faz a vedação de água e de ar entre lado externo e interno

Um dos pontos mais importantes da esquadria é evitar que a água da chuva, vento forte e poeira entrem no interior das residências. Por isso, quanto melhor a vedação, melhor para a preservação da casa como um todo.

Como escolher as esquadrias perfeitas?

É comum ficar em dúvida na hora de escolher as melhores esquadrias para sua obra, afinal, existem muitas opções com características distintas, vantagens e desvantagens.

Para ir em um caminho mais seguro, é importante ter determinados fatores de avaliação em mente, como resistência, capacidade de vedação, desgaste ao sol ou maresia, isolamento acústico, isolamento térmico, qual o melhor preço e com melhor custo-benefício.

Nos tópicos a seguir, explicamos esses fatores essenciais de avaliação:

Confira o que diz as Normas Técnicas

As normas ABNT NBR apresentam uma série de especificações técnicas que os projetos da construção civil devem seguir para segurança da obra. No caso da esquadria, a obra deve cumprir as normas técnicas definidas na NBR 10821.

Por isso, na hora de comprar, você deve solicitar na compra se o modelo escolhido possui certificado que está atendendo todas as exigências da norma técnica.

Escolha de acordo com o local de uso

Cada ambiente e local da obra possui necessidades e características diferentes que interferem no tipo de esquadria.

Uma porta ou janela que está exposta constantemente ao sol, umidade, vento intenso e chuva precisa ser mais resistente do que uma porta que divide ambientes internos, por exemplo.

Avalie durabilidade e resistência

Outro ponto muito importante para escolher a esquadria perfeita é avaliar a qualidade e resistência do material no qual foi fabricada.

Avalie se o material será resistente às intempéries climáticas, maresia (em projetos no litoral), impacto do vento, se o material enferruja, se exige constante manutenção etc.

Lembre-se de que quanto maior a qualidade das esquadrias maior será o tempo de vida útil, sem trocar ou manutenções frequentes.

Lembre-se da manutenção

Mesmo esquadrias com ótima durabilidade e resistência podem precisar de manutenção ao longo do tempo, especialmente diante da exposição constante com as intempéries climáticas e o desgaste de uso.

Por isso, lembre-se de avaliar a complexidade de manutenção durante a escolha do seu modelo.

Considere o melhor custo-benefício

O preço é um fator muito importante quando falamos de esquadrias, pois essa demanda representa uma boa porcentagem do valor total de uma obra. Mas lembre-se de não ir apenas pelo preço, para o barato não sair caro!

Siga a proposta de decoração do projeto

Por fim, vale considerar no momento da compra a proposta de decoração do projeto como um todo e da cada cômodo individualmente.

Se o seu projeto tem como objetivo um estilo de decoração mais rústico, por exemplo, esquadrias de madeira podem fazer mais sentido do que de outros materiais, como alumínio ou PVC.

Procurando por portas e janelas? A Obramax possui os melhores modelos!

Como limpar esquadrias de acordo com o material

A limpeza e manutenção adequadas das esquadrias são importantes para preservar sua aparência e funcionalidade ao longo do tempo. Aqui estão algumas dicas especiais sobre como limpar diferentes tipos de esquadrias:

Madeira:

  • Limpe com um pano macio e seco para remover a poeira e sujeira regularmente;
  • Para limpeza mais profunda, use um pano levemente umedecido com água e sabão neutro. Seque bem após a limpeza para evitar a umidade excessiva na madeira;
  • Evite o uso de produtos de limpeza abrasivos ou álcool, pois podem danificar o acabamento da madeira.

Alumínio:

  • Limpe com água morna e sabão neutro usando uma esponja ou pano macio para remover sujeira e manchas;
  • Assim como na madeira, evite limpadores abrasivos ou produtos químicos agressivos que possam danificar o acabamento do alumínio;
  • Enxágue bem com água limpa e seque completamente com um pano macio para evitar manchas de água.

PVC:

  • Com água morna e sabão neutro, passe um pano macio ou esponja pela esquadria;
  • Não utilize solventes ou produtos químicos agressivos que possam comprometer o PVC;
  • Enxágue com água limpa e seque completamente para evitar manchas de água ou acúmulo de umidade.

Aço:

  • Limpe com água morna e sabão neutro para remover a sujeira. Seque bem para evitar a formação de ferrugem;
  • Para evitar a corrosão, você pode aplicar um óleo lubrificante nas articulações após a limpeza. Vale ressaltar que esse cuidado não precisa ser realizado sempre que ocorre uma limpeza, ou seja, a sua periodicidade é maior.

Ferro:

  • Limpe com água e sabão neutro, removendo suavemente a sujeira;
  • Seque completamente para evitar a formação de ferrugem;
  • De tempos em tempos, é interessante também aplicar óleo lubrificante nas articulações da esquadria para garantir o seu funcionamento perfeito, assim como nas esquadrias de aço.

Vidro:

  • Limpe com um limpador de vidro comercial ou uma mistura de água e vinagre para remover sujeira e manchas;
  • Utilize um pano de microfibra ou jornal para secar e polir o vidro, evitando deixar marcas ou manchas.

É importante seguir essas instruções de limpeza para manter a boa aparência e durabilidade das esquadrias. Além disso, não se esqueça de olhar as recomendações do fabricante para garantir a melhor abordagem de limpeza para cada tipo de material.

Conclusão

Embora a função seja semelhante, cada tipo de esquadria possui um desempenho diferente.

Por isso, para escolher as melhores esquadrias é importante conhecer as vantagens e desvantagens de cada modelo e material.

Como vimos, existem várias opções que se encaixam nos mais diversos modelos de projetos, nos mais rústicos, minimalistas, modernos, industrial etc.

O mais importante, além da estética, é escolher um material com bom custo-benefício, qualidade e durabilidade.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de portas e janelas para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Paulo Manuel de Rossi
  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.