Não é novidade para ninguém que a fachada comercial é extremamente importante para o desenvolvimento e sucesso de um negócio, afinal, ela possibilita uma comunicação direta com o público e coloca a marca em evidência.
Quando vemos as grandes marcas de sucesso aqui no Brasil, é fácil perceber o impacto da fachada, uma vez que elas “impregnam” em nossa mente e até mesmo inconscientemente, ao pensar em determinado serviço ou produto, já vem um estabelecimento na cabeça, como é o caso das redes de fast food.
Nesse contexto, é fundamental entender como definir o estilo, as cores e a forma que a sua fachada deve ter justamente para conquistar o público e superar os seus concorrentes, levando em consideração o seu público-alvo e também o serviço que você disponibiliza ao consumidor.
Se você não faz ideia de como montar a sua fachada comercial, não se preocupe, pois neste artigo mostramos como usar revestimentos, cores e outros materiais para essa importante missão.
O que é uma fachada comercial?
A fachada comercial nada mais é do que a parte frontal do comércio, responsável por estampar informações como o nome da empresa e outros elementos relacionados à marca, como o slogan.
O intuito da fachada é transmitir a personalidade da empresa e também despertar o interesse das pessoas que transitam no local pelos os seus produtos e serviços.
Em outras palavras, a fachada comercial corresponde a uma extensão da identidade visual da marca, sendo um painel externo que pode passar uma série de informações relevantes do negócio ou fazer propagandas específicas, como é comum em redes de supermercados, por exemplo.
Leia também: Cores de Tinta para Parede Externa: como escolher a ideal
Tipos de fachada
Se você observar os comércios na rua, é possível perceber que existem diferentes tipos de fachadas, certo?
Temos exemplos mais modernos que prezam por cores marcantes e até mesmo exemplos mais simples que prezam pela simplicidade.
Abaixo, separamos os principais tipos de fachadas comerciais para te inspirar na criação da sua:
Aluminum Composite Material (ACM)
As fachadas feitas em ACM são uma das mais caras, mas precisamos reconhecer que o efeito visual é bem marcante, não à toa, essa é uma das principais escolhas de marcas franqueadas.
Elas são feitas com uma lâmina de alumínio e polietileno, o que passa uma imagem de modernidade para a fachada.
Porém, o visual moderno não é a única vantagem da fachada em ACM, ela também proporciona:
- Alta durabilidade e resistência, já que pode durar até 5 anos;
- Versáteis, pois possibilita diversas combinações de cores;
- Beleza, uma vez que a fachada ACM apresenta uma estética única.
Acrílico
O acrílico também é um material bem interessante para fachadas comerciais, já que conta com benefícios parecidos com o modelo ACM.
Com vasta gama de cores, moldagem e corte, a fachada de acrílico pode receber diversos detalhes, além de não ter restrições com uso em áreas externas.
Caso não saiba, o acrílico é um material bem resistente, pois não quebra facilmente, não estilhaça e ainda possui proteção contra raios ultravioletas e outras intempéries.
Por fim, essa fachada tem uma instalação mais fácil, o que a tornou uma das opções preferidas em diferentes tipos de comércios.
Madeira
Se você quer inovar no visual, a fachada de madeira é uma alternativa que merece destaque.
Um ponto interessante desta fachada é a possibilidade de combinação com outros materiais, como é o caso do uso de tábuas e ripas em conjunto com aço e vidro, criando assim, uma imagem elegante e diferenciada.
Além da parte estética, a fachada de madeira também contribui para o isolamento acústico e térmico do ambiente, o que é excelente para garantir um clima sempre agradável para os seus consumidores.
Contudo, é fundamental reforçar que a madeira é um material delicado e que precisa de atenção durante a sua limpeza e manutenção. Nesse caso, a escolha do material é primordial para garantir a qualidade, além claro, de um tratamento específico para a peça resistir ao tempo e à umidade.
Leia também: Tipos de madeira para construção: da fundação ao acabamento
Neon
A fachada de Neon, sem dúvidas, é o modelo ideal para marcas arrojadas e que desejam passar um visual mais jovial e descontraído, sendo frequentemente usada na decoração de estabelecimentos noturnos, como bares e boates.
Entre as vantagens da fachada, destacamos a versatilidade, pois você encontra diversos tipos de letreiro e cores neon no mercado e o grande destaque para fachada, uma vez que o efeito neon é muito marcante e quando bem usado, chama bastante atenção.
Pintura
A nossa última dica é para quem está com o orçamento mais curto, mas também quer um efeito visual bacana para a fachada: a pintura.
Embora em termos estéticos as outras opções sejam mais chamativas, uma boa pintura também tem o seu valor quando o assunto é a aparência do local.
Nesse contexto, aposte em tintas de qualidade e adequadas para áreas externas, e lembre-se de destacar a identidade visual da sua marca na seleção de cores.
Além disso, é importante reforçar que as pinturas exigem manutenção recorrente, caso contrário, o visual fica comprometido.
Como planejar uma fachada comercial
Depois de conhecer os principais tipos de fachadas, é importante entender como planejá-las corretamente.
Para isso, tenha em mente que o objetivo principal da arquitetura comercial é proporcionar uma experiência de compra envolvente para o cliente, e isso começa justamente na fachada.
Em outras palavras, na hora de planejar a fachada comercial, lembre-se de destacar os valores da marca e mostrar de maneira direta e prática por que o cliente deve entrar na sua empresa.
No entanto, é válido ressaltar que essa abordagem varia de acordo com o tipo de negócio que você possui. Lojas de rua, por exemplo, devem ter um aspecto original e marcante, para que assim, sejam reconhecidas imediatamente pelo público.
Se você não sabe por onde começar esse planejamento, não se preocupe, pois separamos algumas dicas para te ajudar:
Consulte a legislação
Antes de qualquer coisa, é primordial conhecer a legislação do seu município para entender quais são as regras e normas para a instalação de placas, letreiros e outros elementos visuais comuns nas fachadas comerciais.
Em determinadas cidades, especialmente as históricas, há restrições no uso de alguns elementos visuais, além disso, em certos casos, nem mesmo modificações na estrutura do imóvel são permitidas. O mesmo se aplica para bairros antigos e de valor histórico.
Portanto, verifique a legislação vigente e evite problemas legais durante a execução do seu projeto.
Identidade visual interna x externa
A identidade visual de uma empresa é primordial para o seu sucesso, uma vez que contribui para fixar a marca no imaginário do público.
Nesse caso, você deve elaborar uma identidade coesa e verdadeira, em outras palavras, a mensagem que a sua marca passa na fachada comercial precisa ser seguida também pela decoração interna da loja, seja com cartazes, adornos e até mesmo na disposição dos produtos.
Embora o foco deste artigo seja justamente a fachada, não podemos dissociar o ambiente externo e interno, uma vez que eles devem se complementar e valorizar ainda mais a experiência do consumidor.
Escolha os materiais e revestimentos
Como vimos anteriormente, o uso de cores e do logotipo da sua marca na fachada é um excelente recurso para valorizar o local, porém, você também pode apostar em outros materiais e revestimentos para criar um visual ainda mais impactante.
As principais opções são revestimentos cerâmicos, porcelanatos e outros produtos em madeira, vidro, pedras, aço ou ferro, entre outros.
Invista em iluminação
Outro diferencial bacana e que deve estar presente no planejamento da sua fachada comercial é uma boa iluminação.
Além de funcional, um projeto de iluminação consegue usar o efeito da luz para enriquecer o seu negócio, destacando a marca em meio a outros comércios, por exemplo.
Leia também: Iluminação externa: Guia completo com as melhores opções!
Erros comuns ao planejar uma fachada comercial
Para finalizar o artigo, separamos 3 erros comuns ao planejar uma fachada comercial e que você deve fugir para evitar problemas:
Falta de identidade
Sem dúvidas, ter uma fachada sem identidade é péssimo para um negócio. Afinal, o propósito deste tipo de comunicação visual é justamente fixar a sua marca na mente do público, sendo impossível fazer isso sem demonstrar nada marcante na decoração.
Isso é muito comum em projetos com orçamento mais apertado, que acabam optando por uma fachada padronizada por ser mais em conta.
Geralmente, fachadas nesse formato sofrem com tipografias comuns e inadequadas que criam um visual sem destaque e que passa despercebido, ainda mais quando há outros comércios ao redor com fachadas mais elaboradas.
Poluição visual
A poluição visual, assim como a falta de identidade, é um erro grave, mas por outros motivos.
O desejo de exibir o máximo de informações possíveis na sua fachada é natural, contudo, é necessário tomar cuidado para não exagerar.
Não se esqueça que o foco da fachada é atrair o público quase que instantaneamente, portanto, muitas informações podem tirar o interesse do consumidor.
Dessa forma, foque apenas no essencial, como o nome da marca, slogan e a identidade visual da empresa e sempre de forma direta e clara.
Não oferecer a mesma experiência internamente na loja
O último erro a ser evitado está relacionado a identidade visual interna e externa da empresa. Como vimos no tópico anterior, essas duas partes devem ser complementares e seguir o mesmo padrão, considerando claro, as especificidades dos ambientes.
Não adianta investir em uma fachada incrível, mas o interior da loja ou empresa ser uma completa bagunça. Sendo assim, separe um tempo e orçamento para atividades básicas do dia a dia, como limpeza e manutenção, além de outros aspectos, como o acabamento e a decoração da empresa.
Aqui, as principais dicas são cores que combinem com o ambiente externo e pisos que combinam com os demais elementos.
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Ideias de fachada comercial
Conclusão
No decorrer deste conteúdo, falamos sobre os diferentes tipos de fachada comercial e por que ela é tão importante para todas as empresas.
Depois de entender o impacto que ela causa no seu negócio, você deve escolher com cautela em qual material investir, respeitando sempre as características do local de instalação, as particularidades de cada material e o orçamento disponível para esse investimento.
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