Inversora de Solda x Transformador: diferenças e como utilizar

Inversora de solda

Os equipamentos usados para soldagem são fundamentais para otimizar o trabalho em muitos segmentos, principalmente no ramo industrial. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, o trabalho de soldar recebeu uma excelente novidade: a inversora de solda.

Caso não saiba, esse equipamento é uma alternativa mais moderna e eficiente em relação às máquinas de soldas antigas, chamadas de transformadores de solda.

De maneira geral, os transformadores são eficientes no trabalho, mas apresentam algumas desvantagens, como peso elevado, muito barulho durante uso e limitação de soldagem a um tipo de eletrodo.

Nesse contexto, as inversoras de solda foram desenvolvidas para aprimorar esses pontos fracos dos transformadores e substituir esses equipamentos mais antigos.

Quer entender melhor a diferença entre a máquina inversora de solda e o transformador? Continue a leitura, pois explicamos isso e muito mais no artigo!

O que é máquina de solda inversora

A máquina de solda inversora é um equipamento amplamente utilizado para trabalhos com soldagem, unindo materiais por meio do calor.

Essa versão do equipamento é mais moderna e compacta, facilitando o seu transporte e uso em ambientes pequenos ou com difícil acesso, como telhados.

Além disso, as máquinas inversoras de solda apresentam um ajuste automático do número de eletrodos sem perder a potência, permitindo o trabalho com diversos tipos de materiais.

Vale destacar que por ser um produto mais recente, as inversoras consomem menos energia e tornam o seu uso mais econômico.

Para ilustrar, vejo um resumo das principais características das máquinas inversora de solda:

  • Compactas e fáceis de se transportar e armazenar;
  • Potentes, operando na faixa dos 100 kHz;
  • Oferece a possibilidade de soldar qualquer tipo de eletrodo;
  • Contam com dispositivos tecnológicos que atuam sem intervenção do soldador;
  • Maior capacidade de operar sem parar;
  • Mais eficaz na economia de energia;
  • Adequada para hobby ou pequenos reparos em casa.

Como funciona a máquina inversora de solda

Como funciona a máquina inversora de solda

A estrutura do equipamento funciona de maneira similar a um computador, sendo composta por uma placa eletrônico e apresentando 4 componentes fundamentais:

  • Capacitador;
  • IGBT;
  • Diodos;
  • Transformador principal.

Mas como ela funciona?

  1. Em um primeiro momento, a máquina transforma a energia de entrada de corrente alternada (CA) para corrente contínua (CC);
  2. Na sequência, por meio dos semicondutores de potência (IGBT e Diodos), é formada uma corrente elétrica de saída;
  3. Por fim, a corrente elétrica de saída estabiliza o arco elétrico, permitindo assim, uma solda macia e com poucos respingos.

A principal vantagem de usar a corrente contínua na saída é a possibilidade de soldar com vários eletrodos.

Tipos de solda

A soldagem é uma das melhores técnicas para garantir a união definitiva entre dois materiais, disponibilizando uma variedade de tipos de solda que podem ser usadas nesse processo. Conheça mais abaixo.

TIG

A soldagem TIG (Gás Inerte de Tungstênio, em português) é feita usando fonte de energia de corrente contínua, corrente alternada ou até mesmo ambas num mesmo equipamento.

Esse processo é considerado um dos mais difíceis, pois exige extrema destreza do soldador que utiliza uma mão para segurar a tocha e a outra para o metal de adição, mantendo o arco elétrico e assegurando que o eletrodo de tungstênio não encoste na peça de trabalho e/ou no material de adição.

Produz excelente qualidade, obtendo-se um acabamento perfeito do cordão de solda e ótimas propriedades mecânicas.

MIG/MAG

O processo de solda MIG é realizado com arame protegido do ar atmosférico por um fluxo de gás inerte, como o Argônio ou Hélio, e não tendo nenhuma atividade física com a poça de fusão.

De maneira geral, a soldagem MIG é recomendada para soldar materiais não ferrosos, como alumínio e suas ligas, cobre e suas ligas, bronze, entre outros.

Já a solda MAG também utiliza um arame protegido do ar atmosférico, mas nesse caso, a proteção é por um fluxo de gás ativo – geralmente o CO² e/ou misturas, que interage com a poça de fusão. Além disso, a soldagem MAG é indicada para metais ferrosos.

Soldagem com eletrodo revestido (MMA/SMAW)

A soldagem com eletrodo revestido é uma das operações com melhor custo-benefício no mercado. Nesse processo, o eletrodo forma um cordão de solda protegido contra intempéries presentes no ar.

Normalmente utilizado em aço inoxidável, alumínio e cobre, esse tipo de solda é mais flexível quando comparada aos outros métodos.

Se interessou pelo assunto? Saiba mais sobre os tipos de solda

Quais as vantagens de usar Inversora de Solda x Transformador

Pensando somente na questão financeira, a inversora de solda é, de fato, mais cara que o transformador. Contudo, ela apresenta algumas vantagens que fazem o investimento valer a pena no final.

Separamos 3 pontos que merecem destaque nesse comparativo:

Ciclo de trabalho

O ciclo de trabalho aponta quanto a máquina de solda pode permanecer soldando sem interrupções dentro de um tempo fixo de 10 minutos, considerando a corrente de saída em amperes e sendo indicado pelos fabricantes dos equipamentos em porcentagem.

No caso da inversora de solda, o ciclo de trabalho é mais eficiente quando comparado ao transformador, uma vez que ela mantém um determinado valor de corrente com mais consistência.

Portabilidade

A portabilidade é uma vantagem interessante, principalmente quando é necessário transportar o equipamento para outras áreas, inclusive em locais de difícil acesso.

Para ilustrar: um transformador de solda pode pesar até 3 vezes mais que uma solda inversa. Imagine ter que levar o equipamento para um trabalho no telhado, seria uma experiência bem complicada.

Consumo de energia

As inversoras de solda operam na faixa de 100 kHz, enquanto o transformador atua na faixa de 60 kHz, e o melhor de tudo: a máquina inversora consome 50% menos energia em relação ao outro modelo.

Qual é a melhor marca inversora para solda?

Melhor inversora de solda

Na hora de escolher uma máquina inversora, a dica é entender aquilo que você trabalha ou quer trabalhar.

Se a sua demanda envolve chapas finas, artesanatos ou barras chatas, por exemplo, uma máquina de 140 amperes é uma excelente opção. No entanto, esse equipamento também pode ter o ciclo de trabalho de 100% caso ligado em 90 amperes.

Em outras palavras, ela aguenta um bom tempo soldando coisas pequenas e conseguem soldar ininterruptamente quando ligadas em 90 amperes.

Entretanto, para o caso dos eletrodos pesados com mais de 4 milímetros, a sugestão é uma máquina mais robusta, como uma de 175 amperes ou até mesmo mais.

Conheça abaixo as principais marcas de inversora para solda:

ESAB

A ESAB é líder mundial na produção de equipamentos e consumíveis para soldagem.

Todas as soluções e equipamentos da empresa são reconhecidos mundialmente, sendo desenvolvidos com a participação dos clientes e construídos com toda a expertise e experiência de um líder global.

Confira os equipamentos de soldagem da ESAB disponíveis aqui na Obramax.

Lynus

Fundada como Macrotop, a Lynus mudou para esse nome em 2010. A princípio, a ideia era que “Lynus” seria uma linha de produtos da Macrotop. Porém, após uma alta aceitação da linha no mercado, a diretoria decidiu transformar o nome da empresa.

Atualmente, a Lynus é uma das referências na fabricação de equipamentos e acessórios para soldagem, trazendo uma vasta gama de produtos para o cenário nacional.

Confira os equipamentos de soldagem da Lynus disponíveis aqui na Obramax.

Vonder

A Vonder é mais uma empresa referência na fabricação de equipamentos para soldagem, ferragens, ferramentas, máquinas e muito mais.

Com uma experiência marcante no mercado, a marca preza por  incrementar os seus produtos anualmente, surpreendendo por sua evolução e aprimoramento em diversos segmentos.

Confira os equipamentos de soldagem da Vonder disponíveis aqui na Obramax.

Como soldar com inversora

Trabalhar com a solda inversora não é uma tarefa simples, por isso, separamos algumas dicas para fazer esse serviço com segurança.

Produtos necessários

Entre os acessórios necessários para soldagem, temos o eletrodo para solda e a estufa para eletrodo.

  • Eletrodo para soldaeles são aplicados em variados modelos de produtos e em todos os tipos de juntas e posições. Conseguem promover a soldagem com baixo nível de respingos e cordões com excelente acabamento.Lembre-se que os eletrodos não devem ficar alocados diretamente no chão ou expostos à umidade.
  • Estufa para eletrodo: equipamento usado para armazenar o eletrodo, evitando assim, que ele fique exposto à umidade e perca as suas principais características de soldagem.

Equipamentos de proteção

Além dos itens citados acima, é essencial investir nos equipamentos de proteção individual específicos para soldagem, afinal, esse tipo de serviço apresenta riscos quando feito sem a devida segurança.

Então, veja tudo o que você precisa ter com você na hora de usar sua máquina de solda inversora:

  • Máscara de solda;
  • Protetor auricular;
  • Luva de segurança;
  • Botas de segurança;
  • Touca de soldador.

Passo a passo para soldar

É importante frisar que a máquina inversora de solda deve ser usada por profissionais especializados e com experiência na área.

Para te ajudar nesse trabalho, listamos 4 dicas especiais para soldar:

  1. Tome cuidado com sujeira, pois qualquer sujeirinha, por menor que seja, pode prejudicar a qualidade da soldagem. Então, não se esqueça de limpar a máquina de solda sempre antes de iniciar o processo.
  2. Aqueça o ferro da solda até ele atingir a temperatura certa para fundir a solda;
  3. Espalhe a solda pelas superfícies e usa a máquina até derreter;
  4. Junte as partes que você quer e pronto!

O passo a passo aparenta ser bem simples, mas reforçamos que usar a máquina inversora de solda não é uma tarefa fácil, por isso é recomendado buscar profissionais para realizar soldagens mais complexas.

Acesse nossa seção de Ferramentas e EPIs e encontre diversos produtos para soldagem

Conclusão

Ao longo desse conteúdo, você conheceu melhor o que é máquina inversora de solda, equipamento moderno e que surgiu para facilitar o trabalho de soldagem para diferentes setores do mercado.

Siga as nossas dicas para realizar um trabalho seguro, eficiente e de qualidade com a inversora de solda, garantindo resultados impecáveis na hora de soldar.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir!

Autores

  • Muziel Sousa

    Com ampla experiência no departamento de compras, atingiu diversos objetivos e mantém constância nas entregas e melhorias de custos e oportunidades. Atualmente é gerente de produtos na Obramax e possui o objetivo de melhorar os resultados e processos, gerando satisfação nos clientes internos e externos.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.