Tamanhos de Caixa D’água: como escolher para casa e prédio

Tamanhos de caixa d'água

A caixa d’água é um dos itens mais importantes de uma construção, seja ela residencial, comercial ou industrial, já que complementa o fornecimento de água — que pode sofrer com interrupções periódicas dependendo da região em que você reside ou trabalha.

Diante deste contexto, além de escolher o modelo correto, é fundamental dimensionar adequadamente esse reservatório. Ou seja, você precisa entender como escolher a melhor opção entre os diferentes tamanhos de caixa d’água.

Basicamente, o tamanho da caixa d’água deve ser diretamente proporcional ao tamanho do imóvel em que ela será instalada e pessoas do local. Logo, quanto maior o espaço e mais pessoas, maior deverá ser o reservatório escolhido. No entanto, mesmo com essa premissa simples, é comum surgirem dúvidas quanto à escolha do tamanho ideal, principalmente para evitar exageros na hora de comprar.

Então, para te ajudar nesta missão essencial para o sucesso de um imóvel, separamos algumas dicas para que você compre a caixa d’água perfeita para o seu projeto. Ao longo deste conteúdo, explicamos os principais tamanhos de caixa d’água disponíveis no mercado e como calcular o tamanho perfeito para o reservatório do seu imóvel. Boa leitura!

Quais são os tamanhos de caixa d’água?

Principais tamanhos de caixa d´água

Antes de mais nada, você precisa saber quais os tamanhos de caixa d’água podem ser encontrados no mercado. De maneira geral, podemos classificar o tamanho do reservatório em pequeno, médio e grande.

Na hora de comprar esse material para a sua obra ou reforma, é imprescindível avaliar as necessidades do seu imóvel. Lembre-se que o reservatório possui um papel muito importante na captação e armazenamento de água.

Sendo assim, o tamanho deve ser compatível com a quantidade de moradores, especificações de distribuição de água na região e as demandas particulares de cada pessoa que consome água no local.

Para efeito de comparação, o consumo diário por pessoa é de 150 a 200 litros e o ideal é que a caixa d’água tenha uma reserva suficiente para dois dias ou, no mínimo, um dia.

Tendo esse dado em mente, confira os principais tamanhos disponíveis:

Pequenas

A caixa d’água pequena engloba os modelos com as seguintes litragens: 100, 150, 310 e 500 litros.

Em resumo, a caixa d’água 100 litros é especialmente indicada para quem mora sozinho e consome pouca água ou para um escritório com até 2 pessoas. Já o modelo de 150 litros pode ser usado também por alguém que more sozinho ou em escritórios com até 3 colaboradores.

Informação importante: lembre-se que o consumo de moradores de uma casa e de colaboradores em ambiente de trabalho é bem diferente.

Sobre a indicação de uso da caixa d’água de 310 litros: ela pode ser usada em imóveis com até 2 pessoas com consumo baixo e escritórios comerciais com 5 a 6 colaboradores, dependendo do consumo de água feito no local.

Por fim, a caixa d’água 500 litros é indicada para casas com até 2 moradores com um consumo moderado de água, ou para escritórios comerciais com 8 a 10 colaboradores.

Médias

Já nas caixas d’água médias temos os modelos de 750, 1000, 1500 e 1750 litros.

Seguindo o mesmo raciocínio das versões menores (capacidade do reservatório ser igual a 2 dias de consumo, em média), a caixa de 750 litros é perfeita para casas com 2 moradores. Já o modelo de 1000 litros é indicado para imóveis com 3 moradores. Em ambos os casos, o consumo de água pode até ser um pouco acima da média que o reservatório ainda assim atenderá a demanda.

Tanto a caixa d’água de 1500 litros quanto a de 1750 litros são recomendadas para casas com até 5 moradores, porém, a versão maior permite um consumo de água acima da média.

Grandes

Por fim, temos os tamanhos grandes de caixa d’água que apresentam as seguintes litragens: 2000, 2500, 3000 e 5000 litros.

Aqui não tem mistério: o modelo de 2000 L é indicado para famílias de até 6 pessoas, enquanto a caixa de 2500 L pode ser usada em imóveis residenciais com até 8 moradores. Por outro lado, a caixa d’água de 3000 L é capaz de abastecer casas com até 10 moradores, e o reservatório de 5000 L atende imóveis com até 16 pessoas.

Vale destacar que aqui na Obramax também trabalhamos com reservatórios de 10, 15 e 20 mil litros, que são a solução perfeita para armazenar e gerenciar líquidos em diferentes tipos de imóveis. Eles são produzidos em polietileno de alta resistência, ou seja, não enferrujam e apresentam alta durabilidade, além de contarem com tampa dupla para reforçar a segurança do armazenamento.

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre caixa d’água [+Dicas]

Materiais Hidráulicos

Como calcular tamanhos de caixa d’água para o seu projeto

No tópico anterior, comentamos por cima quando os tamanhos de caixa d’água são indicados para projetos na construção civil. Contudo, para não sobrar dúvidas, vamos explicar melhor os critérios que devem ser levados em consideração para uma compra assertiva:

Tipo de edificação

De maneira geral, a fórmula usada é: consumo diário de litros por pessoa x dias de reserva x quantidade de moradores da casa.

No entanto, o consumo de água costuma variar de acordo com a edificação construída, ou seja, se é um imóvel residencial, apartamento, comercial, área rural ou alojamento provisório. Isso porque a rotina das pessoas nestes variados ambientes é diferente, fazendo com que o consumo seja igualmente distinto.

Em média, podemos classificar a relação consumo x imóvel da seguinte maneira:

Lembre-se que essas médias consideram um consumo padrão de água, se você costuma gastar mais água ou o seu imóvel possui mais pressão nos pontos de vazão, essa quantidade pode aumentar.

Tipo de edificação x consumo de água

Quantidade de pessoas

Além do tipo de imóvel, a quantidade de pessoas é primordial para um cálculo correto dos tamanhos de caixa d’água. Essa é a melhor forma de evitar problemas durante os períodos de racionamento de água, por exemplo.

Então, considerando a tabela acima, multiplique a média de litros por dia pela quantidade de moradores, no caso de imóveis residenciais, ou pela quantidade de colaboradores em ambientes comerciais.

Nos dois casos pode ser interessante adicionar uma margem de segurança, pois, a quantidade de pessoas que moram em uma casa pode crescer, assim como novos funcionários podem ser contratados.

Dias de reserva d’água

Mais uma variável importante na sua escolha é a quantidade de dias de reserva que o seu imóvel exige. Isso varia seguindo a região em que você mora.

Se as interrupções de abastecimento são frequentes na sua casa ou comércio, você provavelmente já tem uma noção de quantos dias são necessários de reserva na sua caixa d’água.

Entretanto, caso não saiba uma média para nortear a sua compra, a dica é apostar em caixas d’água com capacidade de fornecer água para todos os moradores/colaboradores por até dois dias. Em outras palavras, é preciso que o reservatório armazene o dobro da quantidade total de consumo médio de cada pessoa, como explicamos no começo do artigo.

Além disso, você também pode optar por uma caixa d’água com capacidade de abastecer o local por mais tempo, isso é muito indicado para regiões com problemas graves de abastecimento.

Nesta situação acima, a solução é pegar a média por pessoa de acordo com o tipo de edificação, multiplicar pela quantidade de dias que você deseja que a caixa abasteça a sua residência e por último multiplicar esse valor pelo número de moradores/colaboradores do local.

Para finalizar o artigo, confira alguns exemplos:

Tipo de edificação: Apartamento (consumo médio 200 litros por dia);

Quantidade de pessoas: 3;

Dias de reserva de água: 3 dias.

200 x 3 x 3 = 1800.

No exemplo, esse imóvel precisaria de uma caixa d’água com 2000 litros para um consumo sem grandes preocupações.

Tipo de edificação: Casa (consumo médio 150 litros por dia);;

Quantidade de pessoas: 4;

Dias de reserva de água: 2 dias.

150 x 4 x 2 = 1200.

Portanto, esta residência precisaria de um reservatório de ao menos 1200 litros.

Informação importante: não se esqueça de adicionar uma margem de segurança caso julgue necessário.

Confira todos os modelos de reservatórios e caixa d’água disponíveis na Obramax com os melhores preços do mercado!

Conclusão

No decorrer deste artigo, mostramos os principais tamanhos de caixa d’água e quais são os critérios levados em consideração para que você possa fazer uma compra segura e apropriada para o seu projeto.

Como vimos, escolher o tamanho certo é crucial para o sistema de abastecimento dos imóveis, seja ele comercial ou residencial. Em resumo, você precisa manter sempre em mente a relação consumo médio por dia x quantidade de pessoas x quantidade de dias de reserva.

Esse cálculo simples já é suficiente para guiar a sua decisão e minimizar possíveis problemas a longo prazo.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de reservatórios de água para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Elaine Soler

    Gerente de produto na seção de Materiais Básicos na Obramax.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.