Impermeabilização de Garagem: como resolver infiltrações

Impermeabilização de garagem

Quem trabalha no setor da construção civil, com certeza já ouviu falar sobre a impermeabilização de garagem e por que ela é tão importante. No entanto, ainda há muitas pessoas que, infelizmente, negligenciam esta etapa da obra e a enxergam como algo dispensável. Mas não é bem assim!

De maneira geral, existem diferentes tipos de garagens, porém, as mais comuns são aquelas localizadas em locais abertos (ou seja, expostas a intempéries) e as fechadas em subsolo. Ambas necessitam de impermeabilizantes específicos, uma vez que apresentam diferenças sensíveis em relação aos tipos de materiais que são expostas.

Contudo, a infiltração pode ser um problema comum nestes dois casos: devido às suas características construtivas, o subsolo é um local propício para casos de umidade e infiltração, quase sempre oriunda do solo, mas também pode vir de pavimento superior. Já a garagem externa, por sua vez, sofre com a variação climática com a presença constante de sol e de chuva, o que afeta completamente a superfície da área.

Ou seja, a umidade do solo e a infiltração de águas da chuva estão entre os principais causadores desse tipo de problema que costuma aparecer com o tempo.

Quer uma obra ou reforma segura e eficiente? Continue a leitura e veja todas as dicas que separamos para a impermeabilização de garagem!

Sistema rígido x Sistema flexível

Quando o assunto é impermeabilização, existem 2 tipos de sistemas que podem ser usados em projetos de construção civil: o sistema rígido e o sistema flexível.

A impermeabilização rígida baseia-se no uso de aditivos químicos e outros agregados, e não são indicadas para elementos estruturais sujeitos a grandes variações de temperaturas, como as lajes. Dessa forma, elas são recomendadas para locais em que não há risco de fissuras, como subsolos e piscinas enterradas.

Por outro lado, a impermeabilização flexível é um conjunto de produtos que são aplicados em variados elementos construtivos. Realizada por meio de materiais compostos de polímeros e elastômeros, podendo ser mantas ou membranas.

Devido a essas características, o sistema flexível de impermeabilização é muito indicado para locais em que há uma grande variação de temperatura, como os terraços e as lajes.

Entender as diferenças entre o sistema rígido e flexível é essencial para evitar problemas na sua obra, afinal, o processo de impermeabilização é feito para durar muitos anos e a aplicação inadequada pode gerar uma série de problemas e gastos extras.

Materiais de construção

O que usar para impermeabilização de garagem

O que usar para impermeabilização de garagem

Mas afinal, o que usar para impermeabilização de garagem? Atualmente, existem no mercado diversos tipos de impermeabilizantes, então, separamos os 3 mais utilizados em garagens:

Manta asfáltica ou líquida

Entre os impermeabilizantes flexíveis, as mantas asfálticas e líquidas são ótimas opções.

A manta asfáltica é comercializada em rolos com aplicação à quente, ou seja, ela deve ser aplicada com o auxílio de maçaricos. Fabricada a base de asfalto, esse impermeabilizante contém aditivos especiais capazes de melhorar suas propriedades, como a fibra de vidro e o poliéster.

A aplicação da manta asfáltica em lajes e garagens, requer o uso de primer previamente para preparar a superfície a ser impermeabilizada.

Informação importante: a manta asfáltica, em geral, possui menor resistência mecânica. Portanto, é de suma importância realizar contrapiso e aplicar um piso após aplicação do impermeabilizante.

Já a manta líquida é comercializada em forma de emulsão asfáltica líquida para aplicação a frio com rolos e trinchas, dispensando a necessidade de preparação da superfície com primer. 

O produto é composto por resina acrílica e aditivos especiais capazes de potencializar sua ação impermeabilizante.

Além disso, ela é feita com uma resina acrílica que, ao secar, forma uma espécie de membrana impermeável elástica, permitindo ao ambiente mais resistência contra os raios solares e a chuva.

Vale ressaltar que após a aplicação da manta líquida, o piso pode receber diretamente o revestimento, ou seja, não há necessidade de fazer um contrapiso.

Poliuretano

Outra opção é o Poliuretano (PU) que é um polímero usado na fabricação de uma série de produtos, uma vez que proporciona uma resistência bem elevada. Essa resistência aliada à elasticidade também presente no polímero o torna excelente para a impermeabilização.

Quando aplicado, o Poliuretano cria uma membrana com poder impermeabilizante resistente à infiltração, componentes químicos, raios ultravioleta e altas temperaturas.

Sendo assim, você pode usá-lo tanto para garagens em subsolos quanto para estruturas em topos de edifícios com e sem cobertura.

Manta em PVC

Por fim, você também pode apostar nas mantas em PVC para impermeabilização de garagem. De maneira geral, esse produto evita apodrecimento e envelhecimento, resiste a raios UV, é flexível e pode ser usado em áreas internas e externas.

A manta em PVC também oferece mais praticidade e segurança: embora precise de mão de obra especializada para aplicação, o processo é rápido e realizado com ar quente, dispensando o uso de fogo. Em outras palavras, é possível, por exemplo, impermeabilizar e liberar áreas pequenas em apenas um dia, trazendo maior agilidade à obra.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o nosso guia completo sobre impermeabilização!

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, comentamos mais sobre a impermeabilização de garagem, que é uma medida para proteger não apenas a estrutura física do local, mas também para garantir a durabilidade e preservação dos veículos ali estacionados.

Exploramos os benefícios e métodos de impermeabilização, destacando a importância de escolher materiais adequados e técnicas eficazes para prevenir infiltrações, umidade e danos estruturais.

Vale destacar que especialistas da área reforçam que a impermeabilização é parte indispensável para projetos arquitetônicos, mas para aproveitar os seus benefícios, é primordial entender as características da construção.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de impermeabilizantes para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Douglas Ferreira

    Com sólida formação e histórico de sucesso na área comercial, orientada por resultados, atuou em empresas de Comércio Exterior, Indústria Moveleira, Matéria Prima e Insumos para Indústria de Móveis e Home center. Atualmente, é gerente de produtos na seção de Materiais Básicos na Obramax.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.

One thought on “Impermeabilização de Garagem: como resolver infiltrações

Comments are closed.