Como funciona a impermeabilização de jardim e floreira

Impermeabilização de jardim e floreira

Um bom projeto de decoração para jardins deve analisar uma série de fatores, como os tipos de plantas e flores para compor a paisagem, escolha dos materiais adequados para a área externa, presença constante de intempéries e muito mais. A frequência de sol e chuva, aliás, é um motivo extra de preocupação para o sucesso da sua decoração e no artigo de hoje falamos justamente sobre como superar esse problema: a impermeabilização de jardim.

O processo de impermeabilização na construção civil é essencial para evitar complicações relacionadas a vazamentos, infiltrações e excesso de umidade em estruturas. Esse procedimento pode ser feito nas paredes, solo, laje, telhado, piscina e qualquer outra parte do imóvel. Dependendo qual parte da estrutura e do material que é feito, é necessário utilizar produtos e métodos diferentes para realizar a impermeabilização.

No caso de jardins e floreiras, tanto água usada para regá-las quanto a água de possíveis chuvas podem comprometer o seu jardim e gerar muita dor de cabeça. Por isso, para não errar no projeto de paisagismo você deve se atentar à correta impermeabilização e também em mecanismos para a saída de água.

Quer saber mais sobre a impermeabilização de jardim e como assegurar uma decoração segura e impecável? Continue a leitura e acompanhe as nossas dicas!

Como realizar a impermeabilização de jardim e floreira

Como impermeabilizar jardim e floreira

Por ser um tipo de ambiente diferente em relação às outras áreas que recebem impermeabilização, naturalmente, é preciso tomar cuidado para escolher os impermeabilizantes adequados.

Para realizar a impermeabilização de jardim é importante separar as diferentes áreas presentes neste ambiente que, em geral, são divididas em parede, jardineira e floreira. Não se esqueça também dos sistemas de escoamento de água, pois essa combinação é a melhor alternativa para prevenir esses problemas de umidade.

Parede

Antes de mais nada, vale ressaltar que em jardins ou gramados sobre o solo, não há necessidade de impermeabilizantes, uma vez que a água precisa ser drenada para não acumular na superfície. Entretanto, mesmo nestes casos, as paredes do jardim necessitam de impermeabilização para evitar o destacamento das argamassas e/ou das pinturas devido à umidade.

Sendo assim, a impermeabilização de parede de jardim segue os mesmos princípios de outras paredes externas e você pode realizá-la com pintura impermeabilizante. Contudo, tenha atenção redobrada para as condições do reboco, isso porque ele precisa estar devidamente regularizado, e não estar soltando areia, para aumentar a aderência da tinta. Caso o reboco esteja soltando, é preciso lixar.

Jardineira

Já para jardineiras, a solução mais indicada são os sistemas flexíveis, como manta asfáltica ou membrana de poliuretano. Além disso, também é interessante investir em um impermeabilizante com inibidor de raiz, uma vez que, dependendo das plantas escolhidas, elas podem perfurar o sistema. Seguindo o mesmo raciocínio: evite grandes arbustos, coqueiros ou plantas de grande estatura com raízes profundas.

Cada local e circunstâncias demandam abordagens específicas para máxima eficiência. Então, avalie se as jardineiras serão suspensas ou no solo, próximas a paredes ou lajes, e avaliar a quantidade de luz solar que recebem.

Floreira

Assim como nos casos anteriores, para impermeabilizar a floreira o primeiro passo é preparar

corretamente a sua superfície. Ou seja, isso envolve regularizar todo o espaço, abrangendo o piso e muretas com argamassa, cimento e areia.

As floreiras de menor porte podem ser impermeabilizadas com sistemas asfálticos aplicados em várias demãos. É importante reforçar que as floreiras e jardineiras apresentam impermeabilizações distintas por conta de seus diferentes tamanhos, porém, ambas exigem um sistema de drenagem.

Em resumo, essas áreas devem ser impermeabilizadas com membranas asfálticas, acrílicas ou com mantas asfálticas do tipo anti-raiz.

Precisa impermeabilizar outras áreas? Confira nosso Guia Completo de Impermeabilização.

Materiais de construção

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, explicamos como funciona a impermeabilização de jardim e por que ela é tão importante para um projeto de paisagismo bem feito.

Como vimos, essa é uma etapa crucial no cuidado e na preservação de espaços verdes, garantindo não apenas a durabilidade das estruturas envolvidas, como também o desenvolvimento saudável das plantas de sua escolha.

Ao seguir técnicas adequadas, utilizar materiais de qualidade e contar com a expertise de profissionais especializados, é possível assegurar a beleza do jardim, prevenindo problemas como infiltrações e danos estruturais.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de impermeabilizantes para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Douglas Ferreira

    Com sólida formação e histórico de sucesso na área comercial, orientada por resultados, atuou em empresas de Comércio Exterior, Indústria Moveleira, Matéria Prima e Insumos para Indústria de Móveis e Home center. Atualmente, é gerente de produtos na seção de Materiais Básicos na Obramax.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.