Como fazer a limpeza de calhas de forma correta

Limpeza de calhas

A limpeza de calhas é um tipo de manutenção muito importante, mas que por vezes, é esquecida no meio de tantas outras demandas em um imóvel.

Com o passar do tempo, é comum que galhos, folhas, poeiras e demais sujeiras se acumulem nas calhas e gerem uma série de problemas relacionados ao escoamento do telhado, como infiltrações ou até mesmo danos na pintura das paredes.

Neste contexto, é fundamental desenvolver uma rotina de limpeza das calhas com os equipamentos corretos e de forma segura. Então, para te ajudar nessa manutenção, separamos uma série de dicas de como realizar o procedimento da forma correta, confira!

Por que limpar as calhas e o que acontece quando elas estão sujas?

Antes de mais nada, é necessário reforçar a importância de limpar as calhas e o que acontece com o imóvel quando elas estão sujas.

Quando as calhas estão devidamente limpas, elas funcionam corretamente na coleta da água da chuva e escoamento sobre o telhado. Para garantir esse bom funcionamento, o ideal é que a limpeza seja realizada ao menos duas vezes por ano.

Uma higienização mais superficial pode ser feita trimestralmente, porém, a recomendação é uma limpeza mais profunda a cada seis meses para não correr riscos.

Mas afinal, o que acontece quando a calha está suja?

Não tem mistério: falhas na limpeza podem acarretar prejuízos ao imóvel e também tem o potencial de se tornar um problema de saúde.

Isso porque se a calha apresentar defeitos ou partes mal encaixadas, a água da chuva tende a se acumular e se transformar em um ponto atrativo para mosquitos da dengue, por exemplo.

Ademais, a sujeira que fica presa na calha também provoca entupimento nos canos, propiciando transbordamentos e consequentemente infiltrações no telhado e nas paredes.

Outra situação que pode gerar problemas relacionados à umidade é quando a calha está com vazamentos. Neste cenário, a água da chuva não faz o percurso esperado e passa para as paredes do imóvel, comprometendo a pintura e os revestimentos.

Depois de conhecer essas complicações, ficou claro que a limpeza de calhas é uma manutenção primordial, não é mesmo?

Se quer evitar todas as dificuldades, continue a leitura e acompanhe as nossas dicas!

Materiais de construção

Como saber se a calha está entupida?

Como destacamos acima, a calha entupida afeta diretamente a estrutura do imóvel, então, é muito importante identificar os sinais de que esse problema está acontecendo, confira:

  • Animais voando em torno das calhas: caso repare que animais como aves estão rodeando as calhas, isso é um sinal de que ela pode entupir, principalmente por conta do excesso de galhos. Isso porque as aves acham que a calha é um local apropriado para fazer ninhos que geralmente são compostos justamente por… galhos. Então, se perceber uma movimentação diferente nesta área, vale a pena checar se não há acúmulo de sujeira nas calhas;
  • A água transborda pelos lados da calha como uma cachoeira: esse é um sinal clássico de entupimento, pois a obstrução força a água para os lados e impede que ela siga o fluxo desejado;
  • A calha caiu: talvez o sinal mais claro de que temos um problema, já que a calha costuma cair quando há muito peso de detritos, como folhas, cascalho, galhos, etc;
  • Manchas no revestimento ou teto: isso pode ser causado por outros problemas, mas lembre-se que água parada no sistema da calha também impacta nas paredes e teto da construção;
  • Longo período sem limpeza: caso você não se recorde quando a última limpeza foi feita, muito possivelmente é a hora de realizar uma higienização pesada nas calhas.

Dicas para a limpeza de calhas

Você percebeu alguns dos sinais acima e quer resolver o problema o quanto antes? Não se preocupe, nós vamos te ajudar!

Abaixo listamos diversas dicas sobre limpeza de calhas, aproveite:

Quando limpar

Quando limpar as calhas

A dica sobre quando limpar é mais para aquelas pessoas que desejam se antecipar aos problemas e não correr risco de esquecer desta manutenção.

O ideal é separar dias específicos na sua agenda para essa faxina, definindo um dia a cada 3 meses para garantir que não terá acúmulo de sujeira no local.

Com o tempo, é possível definir melhor a frequência ideal para limpar as calhas da sua casa de acordo com a necessidade identificada.

Equipamentos e materiais necessários para limpeza de calhas

Por se tratar de um trabalho em altura, naturalmente você vai precisar de equipamentos e materiais específicos. Sendo assim, podemos dividir os itens em duas categorias: acesso e limpeza.

Para acessar as calhas, você vai precisar de uma escada firme. As escadas de alumínio são, em geral, mais estáveis que os modelos de madeira. Porém, caso a limpeza seja feita perto de fontes de eletricidade, é melhor evitar materiais que conduzam energia elétrica.

Feita essa consideração, indicamos que realize a manutenção em um dia ensolarado e sem previsão de chuva para reduzir os riscos da limpeza. Não se esqueça de usar os equipamentos de proteção necessários, como capacete, botas, óculos de proteção, luvas, entre outros indicados para serviços em altura.

Dica: o ideal é fazer o trabalho em dupla para que alguém segure a escada enquanto a limpeza é feita.

Já para a limpeza, use um balde ou saco plástico para coletar as folhas e detritos. Dessa forma, não será preciso coletá-los do chão. Além disso, use uma ferramenta curta, como ancinho, para ajudar na remoção da sujeira se não quiser usar as mãos.

Caso você perceba alguma mancha de mofo nas calhas e queira eliminá-la, faça uma mistura com as mesmas proporções de água com água sanitária, aplique, espere 20 minutos, esfregue e enxague com uma mangueira.

Vale ressaltar que a maioria das calhas são fabricadas em PVC, que é um material resistente às intempéries. Porém, se as suas forem de alumínio ou outro metal, use apenas detergente neutro para remover possíveis manchas.

Informação importante: use esse tipo de solução somente quando julgar ser extremamente necessário!

Passo a passo

Depois de conhecer os equipamentos necessários para a limpeza das calhas, veja um passo a passo resumido para o serviço:

  1. Com o suporte de uma escada, acesso ao telhado. Porém, lembre-se de não apoiar a escada diretamente na calha, pois ela pode danificar ou até mesmo quebrar a calha;
  2. Com as mãos, ancinho ou outra ferramenta, remova todos os galhos, folhas e demais sujeiras presentes;
  3. Coloque o lixo em um saco;
  4. Se perceber que a calha está entupida, dê leves batidas ao longo da calha para checar onde é o problema. No lugar em que não houver obstrução, a calha vai emitir um som agudo. Ao contrário disso, o som é mais baixo e soa como um baque;
  5. Com a mangueira, enxágue a calha e garanta que ela não está entupida. Essa etapa serve para desobstruir a calha, remover os resquícios de sujeiras e verificar se a água está escoando normalmente.
  6. Prontinho. Agora sua calha já está novinha em folha!

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, explicamos melhor sobre a limpeza de calhas e por que essa prática é tão importante para os imóveis.

Como vimos, esse tipo de manutenção evita acúmulo de sujeiras, como folhas, galhos e insetos, além de água parada que pode ser convidativa para mosquitos da dengue, por exemplo. O ideal é que a limpeza seja feita periodicamente de acordo com as necessidades do seu imóvel.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Além disso, aproveite e compre agora mesmo os melhores materiais de construção para a sua reforma aqui na Obramax!

Autores

  • Ricardo Cícero

    Com uma ampla carreira no setor de materiais de construção e varejo, se destaca como um estrategista experiente e inovador. Com mais de 20 anos de atuação, liderou diversas mudanças onde atuou. Atualmente, como Gerente de Compras e Produtos na Obramax desde abril de 2016, Ricardo tem sido peça fundamental na construção e consolidação de um novo modelo de negócios de revenda de materiais para construção.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.