Como calcular a inclinação de telhado metálico

Inclinação de telhado metálico

As coberturas desempenham um papel essencial no visual e na funcionalidade de um projeto arquitetônico. Além de valorizar a estética do imóvel, elas também contribuem para o fechamento e proteção da construção contra intempéries, como chuvas, vento e insolação.

Elas podem ter diferentes formatos e até mesmo ganhar novas funcionalidades dependendo da identidade desejada para o imóvel. Dentro dessa variedade, o telhado metálico ganhou bastante destaque por conta da estética moderna e diversas vantagens próprias do material.

*Aliás, já falamos sobre as telhas metálicas aqui no Blog da Obramax, confira! 

Mas no artigo de hoje, o foco é um detalhe bem específico sobre esse tipo de estrutura: a inclinação de telhado metálico.

Durante uma construção ou reforma, os detalhes técnicos são essenciais para a entrega de projetos impecáveis, portanto, entender melhor como calcular a inclinação do telhado é imprescindível.

Sem a inclinação correta, o imóvel pode sofrer diversos problemas estruturais com o passar dos anos, além claro, dos possíveis prejuízos financeiros relacionados aos reparos da estrutura.

Quer fugir dessa dor de cabeça e garantir uma obra de sucesso? Continue a leitura e confira tudo o que precisa saber sobre inclinação de telhado metálico!

Por que é importante calcular a inclinação de telhado metálico?

Antes de explicar como calcular a inclinação de telha metálicas, é necessário comentar por que essa etapa é tão crucial para o seu projeto arquitetônico.

Basicamente, a inclinação possibilita que toda a água da chuva seja escoada com segurança, evitando assim, problemas graves que podem surgir devido à goteiras e infiltrações, como curto circuitos, mofo etc.

Além disso, quando realizada corretamente, a inclinação do telhado metálico também contribui para a preservação das telhas que, caso não sejam impermeabilizadas, sofrerão desgaste mais rápido e podem quebrar por conta do acúmulo de água.

Ou seja, a melhor forma de prevenir estas complicações e minimizar riscos de gastos altos com reparos é calculando corretamente a inclinação do telhado.

Informação importante: este artigo tem como objetivo fornecer informações didáticas sobre o processo de cálculo da inclinação do telhado, mas não substitui um serviço profissional feito por um especialista na área da construção civil. Portanto, caso você não tenha experiência neste tipo de serviço, conte com o suporte de um profissional técnico.

Feita essa importante consideração, vamos entender melhor como funciona essa etapa da obra?

Materiais de construção

Como calcular inclinação de telhado

Como calcular inclinação de telhado metálico

A primeira dica para o cálculo da inclinação do telhado é: faça no início do projeto, antes mesmo da obra começar. Se a estrutura da construção não levar em consideração o telhado e a sua inclinação, aumentam as chances de cálculos errados e complicações estruturais a médio/longo prazo. Portanto, previna-se!

Além do cálculo da obra como um todo, existem outros detalhes que merecem atenção: analisar o comportamento do vento, uma vez que os efeitos da ventania sobre a cobertura dependem diretamente da sua inclinação.

Outro ponto relevante são as determinações da Norma Brasileira 8800, especificamente o item 11.6.1 que diz:

“Todas as coberturas e pisos de edifícios sujeitos ao recebimento de água de chuva, com inclinação inferior a 5%, devem ser verificados para assegurar que a água não venha a se acumular em poças em decorrência dos deslocamentos da estrutura”.

Feita essas considerações, vamos para o passo a passo do cálculo de inclinação de telhado:

Porcentagem de inclinação das telhas metálicas

O primeiro passo é checar a porcentagem de inclinação das telhas usadas. Alguns fabricantes especificam esse valor, mas caso não saiba, a média é entre 9% e 30%, de acordo com o tipo de telha.

Para ilustrar, telhas cerâmicas e de concreto tem, em média, 30% de inclinação. Enquanto as telhas metálicas e fibrocimento variam entre 9% e 10%.

Meça o tamanho do telhado

Na sequência, é preciso medir o telhado do projeto a ser realizado. Para saber a inclinação exata, você deve calcular a área da cobertura pessoalmente, claro, mas você sabia que a ferramenta Google Earth permite fazer um cálculo estimado de qualquer telhado já construído?

Essa ferramenta até pode te ajudar na hora de estimar a inclinação, mas para o valor exato só presencialmente, viu?

Divida a porcentagem pelo comprimento do telhado

Com essas duas informações nas mãos, chegamos à última etapa que é o cálculo em si. A equação é simples: basta dividir a porcentagem pelo comprimento do telhado.

Vamos para um exemplo: imagine que a inclinação das telhas metálicas escolhidas no seu projeto seja de 10%, enquanto o telhado mede 200 cm.

Neste caso, a conta é assim: 10 / 200 = 0,05.

Ou seja, a cada 200 cm na horizontal, o telhado deve subir 5 cm na vertical. É assim que descobrimos a inclinação do telhado!

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, aprendemos como calcular inclinação de telhado metálico e demais tipos, e por que essa etapa é tão importante para o sucesso de uma construção. Como vimos, realizar o cálculo correto contribui para a eficiência, durabilidade e estética da estrutura.

Vale ressaltar que a inclinação correta não apenas otimiza o escoamento de água e previne acúmulo de detritos, mas também desempenha um papel vital na resistência estrutural do telhado.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de materiais de construção para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Elaine Soler

    Gerente de produto na seção de Materiais Básicos na Obramax.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.

One thought on “Como calcular a inclinação de telhado metálico

Comments are closed.