Guia completo sobre telhas metálicas: qual escolher?

Telhas metálicas

Quando o assunto é cobertura para imóveis, as telhas metálicas são uma das principais opções do mercado, pois unem durabilidade e versatilidade, além claro, de um visual moderno e diferenciado para o projeto. Com uma vasta gama de estilos e muitos benefícios, esse tipo de telha é comumente usado em construções residenciais e comerciais.

Cobertura de casas, galpões industriais, pergolados, garagens e jardins são apenas alguns exemplos de como a telha metálica é uma estrutura versátil e que pode valorizar diferentes projetos arquitetônicos.

Quer saber mais sobre como usá-la em seus projetos? Continue a leitura e conheça as principais coberturas metálicas!

O que é telha metálica?

Tendo o metal como material base, existem vários modelos de telhas metálicas com acabamentos diferenciados, como aço inoxidável, galvanizado, galvalume e alumínio. Naturalmente, essas telhas variam em preço e características, mas todas elas, de maneira geral, contribuem para construções seguras e eficientes.

Além dessa variedade de opções, vale destacar que as telhas metálicas também contam com uma instalação relativamente simples e baixo custo de manutenção. Ou seja, se você está com uma obra ou reforma à vista, essa estrutura merece a sua atenção.

Materiais de construção

Tipos de telhas metálicas

Tipos de telhas metálicas

Agora que entendemos melhor o que são as telhas metálicas, vamos conhecer os principais tipos disponíveis no mercado?

Basicamente, esses modelos variam de acordo com o seu formato e/ou com acabamento que recebem.

Leia também: Tipos de Telhas Mais Comuns e Como Instalar na Sua Obra

Telha galvanizada ou zincada

As telhas metálicas galvanizadas ou zincadas possuem como diferencial um revestimento de zinco, aumentando assim, a sua resistência contra intempéries e principalmente à alta umidade. Elas podem ser usadas em galpões, instalações industriais, entre outros.

Principais benefícios das telhas metálicas galvanizadas::

  • Leveza;
  • Alta durabilidade;
  • Excelente custo-benefício.

Telha galvalume

Já as telhas de aço galvalume, por outro lado, contam com dupla camada de revestimento: com zinco e alumínio. Dessa forma, são extremamente resistentes à corrosão e possuem alta durabilidade.

Sem dúvidas, devido às camadas de zinco e alumínio, esse tipo é a melhor opção para locais expostos a condições climáticas adversas, como chuvas, maresia e ventos. Além disso, essas telhas também proporcionam um ótimo conforto térmico, uma vez que refletem a luz e calor do sol, evitando que o ambiente absorva altas temperaturas.

Por conta dessas características, as telhas galvalume são frequentemente instaladas em ginásios esportivos, galpões industriais, estruturas metálicas para o agronegócio e variados tipos de coberturas.

Principais benefícios das telhas galvalume:

  • Alta resistência;
  • Excelente custo-benefício;
  • Material leve;
  • Versáteis;
  • Baixa necessidade de manutenção.

Telha de Alumínio

Se procura por uma alternativa sustentável, as telhas de alumínio são perfeitas para o seu projeto, afinal, trata-se de um material reciclável.

Essas telhas também possuem resistência à corrosão, sendo indicadas para locais em que a exposição à maresia é uma preocupação; e são conhecidas pela leveza, o que facilita a instalação e manutenção da estrutura.

Principais benefícios das telhas de alumínio:

  • Resistência;
  • Boa durabilidade;
  • Bom custo-benefício;
  • Material leve;
  • Facilidade de instalação.

Confira também: Telha ecológica: conheça as vantagens e como instalar

Telha termoacústica

Popularmente chamadas de “telhas sanduíche”, as telhas termoacústicas são fabricadas com duas chapas de metal e preenchidas com material isolante (isopor ou poliuretano), visando aumentar o conforto acústico e térmico do ambiente.

Como já explicamos, as telhas metálicas, em geral, são extremamente versáteis e aqui não é diferente: você pode usar a telha termoacústica em casas, comércios e indústrias, seja para reforma de coberturas, fachadas, fechamento laterais e até mesmo revestimentos.

Principais benefícios das telhas termoacústicas:

  • Fácil instalação;
  • Versatilidade;
  • Personalização;
  • Isolamento acústico e térmico;
  • Redução de umidade.

Telha trapezoidal

Falando agora sobre as variações na geometria das telhas, a telha trapezoidal, como o nome indica, apresenta um formato diferenciado em trapézio. Por ser mais robusto, esse modelo possui mais resistência mecânica e é perfeito para a vedação de coberturas, fachadas e paredes. Em relação ao acabamento, são encontradas 3 versões: zincadas, galvalumes e translúcidas.

Vale destacar que na instalação em superfícies retas, ela se torna a ótima escolha, pois proporciona um encaixe preciso e uniforme.

Principais benefícios das telhas trapezoidais:

  • Alta durabilidade e resistência;
  • Instalação simples;
  • Versatilidade de uso;
  • Baixa manutenção.

Telha ondulada

Já as telhas onduladas são fabricadas no formato de ondas senoidais e sem trechos planos. Elas são amplamente usadas em imóveis comerciais e industriais, especialmente quando a cobertura é em arco, já que elas podem ser arqueadas e adaptadas à curvatura do telhado sem dobrar ou formar vincos.

É importante ressaltar que essas telhas metálicas contam com uma boa capacidade de vazão de água, portanto, são uma boa opção para locais em que chove com frequência.

Principais benefícios das telhas onduladas:

  • Excelente custo-benefício;
  • Leveza do material;
  • Ótima para fechamento lateral.

Telha zipada

Fabricadas de forma contínua, sem emendas, sem furos para fixação e diretamente no canteiro de obras, as telhas zipadas são conhecidas por oferecerem uma boa impermeabilidade à cobertura.

Versátil, elas podem ser usadas em variados tipos de obras, sendo indicadas principalmente para projetos que buscam controlar a climatização e ter estanqueidade. Em construções pré-fabricadas de concreto, por exemplo, as telhas zipadas se encaixam perfeitamente na montagem de diferentes estilos de estruturas, como coberturas industriais, comerciais, etc.

Principais benefícios das telhas zipadas:

  • Reduzem o prazo de entrega da obra;
  • Custos menores na montagem;
  • Boa estanqueidade;
  • Baixa inclinação;
  • Não têm furos, emendas e não precisam de vedação;
  • Podem ter qualquer comprimento.

Telha roll on

Por fim, temos a telha tipo roll on, um modelo fabricado em larga escala e amplamente usado em construções de grande porte, como shopping centers e centros comerciais. Nesse  modelo, a chapa de aço é aplicada em cima de treliças modulares, sendo desenroladas continuamente pelas bobinas.

A principal vantagem é a integração da telha com a estrutura metálica formando um único conjunto, além de atender coberturas com baixa inclinação.

Principais benefícios das telhas roll on:

  • Boa estanqueidade;
  • Economia de energia e conforto térmico;
  • Instalação rápida e prática;
  • Versatilidade para o projeto;
  • Possibilidade de fechamento lateral e interno.

Confira todos os modelos de telhas e acessórios disponíveis aqui na Obramax!

Como escolher uma telha metálica

Diante de tantas opções, é natural surgirem dúvidas sobre como escolher telhas metálicas para o seu projeto. Em resumo, essa decisão passa por 4 principais fatores: tamanho do espaço, inclinação do telhado, particularidades do projeto e o orçamento disponível para essa reforma.

Quer saber como não errar na escolha da telha? Então, veja as nossas dicas!

Tamanho do espaço

Aqui não tem muito segredo: quanto maior é o local a ser coberto, mais telhas serão necessárias para a instalação. Sendo assim, considerando o tamanho do telhado, avalie o custo-benefício que cada modelo oferece antes de realizar o investimento.

Inclinação do telhado

Neste caso, temos um detalhe técnico essencial: a inclinação do telhado. Algumas telhas são mais eficientes em telhados com baixa inclinação, como a telha zipada ou roll on. Portanto, conte com ajuda profissional para entender qual é a inclinação do seu telhado e qual modelo melhor se adequa a essa característica.

Na Obramax, todas as telhas possuem indicação máxima de inclinação recomendada pelo fabricante. Confira sempre antes de adquirir o produto.

Particularidades do projeto

Como vimos no decorrer do conteúdo, embora tenham características em comum, as telhas metálicas também possuem diferenças entre si. Então, é fundamental compreender cada particularidade do seu projeto, como isolamento térmico ou sonoro, alta durabilidade, facilidade na manutenção etc.

Orçamento

Por último, mas não menos importante, temos o orçamento. Quando indicamos produtos e soluções para os nossos clientes, sabemos que nem sempre é possível investir no item mais caro. Se esse for o seu caso, não se preocupe, felizmente existem diversas opções que combinam qualidade com um preço justo.

De qualquer forma, vale ressaltar que soluções mais completas, como as telhas galvalumes, tendem a exigir um investimento maior, pois trazem diversos benefícios atrelados ao seu uso. Além disso, os 3 fatores acima também influenciam diretamente no valor do orçamento.

Levando tudo isso em consideração, avalie as opções disponíveis e veja qual está dentro do orçamento previsto para esta estrutura.

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, conhecemos os principais tipos de telhas metálicas e como elas são uma solução extremamente vantajosa para uma construção moderna.

Como vimos, esses variados modelos contam com qualidades em comum e também particularidades para oferecer um projeto eficiente, seguro e bonito.

As telhas metálicas não apenas oferecem uma proteção robusta para os edifícios, mas também contribuem para a redução do impacto ambiental, representando um avanço significativo no setor da construção.

Diante disso, fica evidente que a adoção desses materiais não só responde às exigências técnicas e estéticas, mas também atende às demandas crescentes por práticas construtivas mais sustentáveis e eficientes.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de material de construção para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Elaine Soler

    Gerente de produto na seção de Materiais Básicos na Obramax.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.

One thought on “Guia completo sobre telhas metálicas: qual escolher?

Comments are closed.