Como calcular quantidade de telhas por m2

Como calcular quantidade de telhas

O telhado é peça-chave de qualquer construção, uma vez que ajuda na proteção contra intempéries e garante um ambiente seguro e confortável. Por conta desta importância, é normal surgirem dúvidas quando o assunto é a montagem dessa estrutura, sendo que uma das mais comuns é: afinal, como calcular quantidade de telhas para cobrir um telhado?

Durante uma obra ou reforma, a quantidade de materiais é assunto delicado e que deve ser tratado com muita atenção para assegurar um trabalho bem feito, otimizar o orçamento e seguir o prazo definido. Com o telhado, isso não é diferente: inúmeros fatores impactam no cálculo para definir a quantidade necessária de telhas, como o tipo de telhado e da própria telha.

Quer fugir da dor de cabeça na hora de construir ou reformar? Então, continue a leitura e veja como calcular a quantidade de telhas em 4 etapas!

Como calcular quantidade de telhas: passo a passo

Antes de mostrar como realizar esse cálculo, é importante avisar que a medida padrão de uma telha varia de acordo com o modelo, portanto, definir a telha para o seu projeto é a primeira etapa.

Não sabe como? Então, conheça os principais tipos de telhas e veja como escolher a melhor opção para a sua obra!

1. Meça a área do telhado

Meça área do telhado

Definido o tipo de telha, você deve agora medir a área do telhado. Para isso, meça o comprimento e a largura da área a ser coberta com as telhas. Depois, multiplique esses valores para obter a área total em metros quadrados.

A melhor forma para não errar nessa medição é usar a planta baixa do projeto, pois ela considera toda a extensão do telhado, inclusive os beirais. Caso o telhado seja embutido, considere apenas a área entre as platibandas.

2. Fator de correção x Inclinação do telhado

Além de descobrir a área total do telhado, é importante analisar a inclinação do telhado, pois com ela podemos calcular a quantidade ideal de telhas.

Em telhas de fibrocimento, comumente, os fabricantes indicam um telhado com inclinação mínima de 10%. No entanto, isso varia de acordo com o material da telha escolhida, então, fique atento a esse fator.

Diretamente relacionado à inclinação do telhado, temos o fator de correção. Com a inclinação determinada, é necessário “encontrar” o fator de correção que, tecnicamente falando, é calculado a partir da divisão de 1 pelo cosseno do ângulo de inclinação.

Ficou confuso? Calma, a gente explica: um telhado com inclinação de 30% possui, naturalmente, um arco tangente de inclinação 30% (0,3). Portanto, o ângulo da inclinação é de 16,7º. Então, devemos dividir 1 pelo cosseno (16,7º) que corresponde à 1,044”.

Dessa forma, ao multiplicar a área do telhado (em m²) pelo fator de correção, você encontra a área (m²) que será coberta por telhas.

3. Adicione uma margem de segurança

Após levantar as duas informações anteriores, a dica é adicionar uma margem de segurança no cálculo de telhas para evitar contratempos durante a instalação da estrutura. Lembre-se que as telhas podem ser cortadas para se ajustarem a partes do telhado ou também para compensar possíveis perdas/danos durante a montagem.

Então, considere uma margem de segurança de 5% a 10% a mais na quantidade de telhas necessárias para o projeto, assim, evita-se atrasos no cronograma e gastos além dos planejados.

4. Cálculo de telhas

Cálculo de telhas

Por fim, vamos falar sobre como calcular quantidade de telhas especificamente: com a área do telhado em mão, divida esse valor pela área de cada telha. Explicando melhor: se a área total do telhado é de 50 metros quadrados, e a área da telha é de 0,5 metros quadrados, logo, você precisa de 100 telhas para cobrir todo o telhado.

Como podemos ver, o cálculo em si é muito simples, porém, é essencial se atentar aos outros pontos que destacamos para garantir uma base de dados confiáveis para o seu projeto.

Confira todos os modelos de telhas disponíveis na Obramax e garanta os melhores produtos para a sua obra!

Materiais de construção

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, explicamos como calcular quantidade de telhas e por que essa etapa é tão importante para a construção de um imóvel. Como vimos, o cálculo correto desta estrutura garante eficiência no uso dos materiais, otimiza custos, evita desperdícios e garante um projeto de alta qualidade.

Recapitulando: para não errar na execução, você deve iniciar o cálculo pela determinação da área total do telhado, considerando seus recortes, inclinação e demais características específicas. Em seguida, ajuste essa medida de acordo com as especificações de cada tipo de telha, analisando a sobreposição e possíveis perdas durante a instalação. Não esqueça também que incluir uma margem de segurança é uma prática fortemente recomendada, pois contribui para manter o cronograma da obra.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa lojas de telhas e acessórios para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Elaine Soler

    Gerente de produto na seção de Materiais Básicos na Obramax.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.