Com o passar do tempo e pela constante exposição às mudanças climáticas como chuva, vento forte, sol e poluição, os telhados ficam mais suscetíveis a sofrerem com problemas como falhas e trincas entre as telhas. E a consequência disso é um pesadelo para qualquer morador: goteiras e problemas de infiltração na casa.
Além de prejudicar a laje, o forro e as estruturas da casa, essa é uma situação que exige manutenção e gastos extras. Para evitar essa dor de cabeça, a manta para telhado surge como uma solução perfeita para evitar dor de cabeça na sua construção.
Além de ser impermeabilizante, o uso das mantas também podem proporcionar uma melhora no isolamento acústico e térmico da casa, tornando mais agradável o ambiente tanto no inverno como no verão.
Confira abaixo quais são os tipos de manta para telhado disponíveis no mercado e quando usá-las.
O que é manta para telhado?
A manta para telhado é uma solução impermeabilizante para prevenir problemas como infiltração e goteiras em construções, sendo aplicada sobre lajes e telhados para evitar a passagem da água que pode ocorrer por conta de trincas nas telhas e chuvas fortes.
Além de evitar problemas de infiltração, ela também é uma forma de garantir maior conforto térmico e acústico na construção. Por ser mais uma barreira física, as mantas térmicas ajudam a bloquear ruídos e a reduzir a temperatura.
Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de mantas de telhado, em versão líquida ou produzidas a partir de materiais como polímeros elásticos, poliéster e alumínio.
5 tipos de manta para telhado
As mantas para telhado podem ser divididas de acordo com o material no qual são produzidas ou de acordo com o objetivo de uso. Abaixo, apresentamos as principais classificações: impermeabilizante, térmica, asfáltica e líquida.
1. Manta impermeabilizante para telhado
A manta impermeabilizante é usada especificamente para proteger a construção de goteiras e infiltrações, podendo ou não ter ação térmica e isolamento acústico como bônus. Ela pode ser aplicada diretamente sobre a laje ou suspensa nas estruturas do telhado.
Usar uma manta impermeabilizante garante maior longevidade à obra, evitando desgastes das estruturas, mofo, manutenção de limpeza e vários outros problemas.
É possível encontrar mantas impermeabilizantes em faixas aluminizadas e mantas impermeabilizantes líquidas. Durante a construção, o profissional responsável deve decidir qual a melhor de acordo com a extensão e necessidades do projeto.
2. Manta asfáltica
Já as mantas asfálticas são aquelas fabricadas a partir de uma base de asfalto com a adição de materiais como polímeros elásticos, alumínio e poliéster na composição.
Esse tipo de impermeabilizante é recomendado para lugares em que a exposição ao calor é alta, pois, além de prevenir infiltrações, esse tipo de manta oferece maior proteção contra os raios UV.
A manta asfáltica é uma opção bastante resistente e mais usada para coberturas em lajes. Por conta do peso, a manta asfáltica não é recomendada para telhados.
Nesses casos, o mais indicado são as fitas asfálticas, que solucionam perfeitamente problemas pontuais, como vazamentos no telhado.
A flexibilidade desse tipo de material também é um benefício, pois a aplicação permite acompanhar diferentes modelos de estruturas, como em piscinas arredondadas, por exemplo, sem prejuízo diante de dilatações térmicas.
Dessa forma, ela confere uma boa proteção impermeabilizante sem sofrer rachaduras.
Atualmente, no mercado, existem vários tipos de mantas asfálticas.
Elas se diferem por conta do tipo de aditivo usado na fabricação, espessura, acabamento e resistẽncia:
- Manta asfáltica aluminizada
- Manta asfáltica de poliéster
- Manta asfáltica polietileno
3. Manta térmica
Além da proteção contra goteiras e infiltração, as mantas térmicas são usadas para proporcionar um isolamento térmico e, em alguns casos, isolamento acústico.
Como o telhado é a estrutura mais exposta ao sol, a manta ajuda a formar uma barreira que reduz a passagem do calor para os ambientes internos.
A instalação da manta térmica para telhado é um pouco mais trabalhosa do que a manta líquida, pois ela é aplicada suspensa na laje, entre a estrutura de madeira e as telhas.
A vantagem do uso da manta térmica é ter benefícios tanto no inverno quanto no verão. Nas estações mais frias, a manta tem o efeito de isolar a temperatura interna, não deixando o calor dos cômodos se dissipar.
Existem diversos tipos de mantas térmicas para telhado, incluindo versões de fibra de vidro, lã de rocha e polietileno expandido.
O uso desse tipo de manta proporciona maior qualidade de vida e reduz os custos com ventiladores, aquecedor de ambiente e ar condicionado.
4. Manta líquida para telhado
A manta líquida, como o nome sugere, é um produto líquido e aplicado de uma forma muito semelhante a de uma tinta comum.
Na maioria, as mantas líquidas são fabricadas à base de resina acrílica com aditivos com alto teor sólido que, após a secagem, formam uma membrana elástica, flexível e impermeabilizante sobre a superfície em que foram aplicadas.
Essa película é bastante resistente, proporcionando proteção contra chuva e sol, podendo ser aplicada sobre concreto e argamassa.
A aplicação da manta líquida pode ser feita diretamente na laje ou nos telhados.
A manta líquida também pode ser uma opção utilizada em telhados antigos em que o proprietário escolhe por não remover as peças de telhas danificadas.
Nesses casos, para solucionar problemas como fissuras e trincas, existe a opção de fazer o uso da manta líquida com o véu de poliéster (PES) para telhado.
O véu de poliéster é um geotêxtil moldável usado para impermeabilizar superfícies, ou seja, consegue ser adaptável de acordo com o formato das telhas. Ele é bastante resistente a tração e alongamento, sendo, ao lado da manta líquida, uma opção para salvar telhados mais antigos sem precisar trocar as telhas.
Em comparação com os outros tipos de mantas, a líquida se destaca pela praticidade de aplicação.
Ela é vendida pronta para o uso, sua aplicação é feita a frio e é bastante simples a técnica de espalhar o produto na superfície.
É possível encontrar no mercado manta líquida em diversas cores, como bege, branco, cinza e marrom.
A escolha varia de acordo com a estética que se deseja na laje ou no telhado. No entanto, para ter como benefício um bloqueio térmico, as cores mais claras são mais recomendadas.
5. Manta subcobertura foil
A subcobertura foil para telhados é uma manta aluminizada de polietileno que proporciona um ótimo conforto térmico nas construções, pois reduz a passagem do calor mantendo agradável a temperatura interna.
Além de tornar mais agradável a temperatura tanto no inverno como no verão, esse tipo de manta também é impermeabilizante, protegendo o telhado da chuva e reduzindo os riscos de infiltração na obra.
A instalação da manta de subcobertura é adaptável a qualquer tipo de telha, como as de cerâmicas, de fibrocimento, ecológicas e várias outras, tanto em construções residenciais, industriais e comerciais.
A instalação acontece após a etapa do madeiramento do telhado, sendo o isolante térmico fixado entre o caibro e as ripas.
Como aplicar manta para telhado?
Existem várias formas de aplicações da manta para telhado, variando de acordo com a técnica do profissional e tipo de manta.
Abaixo, explicamos como é aplicada a manta antitérmica aluminizada, que vem pronta para instalação e confere proteção contra infiltração, ruídos e temperatura.
Veja as etapas para instalar manta no telhado:
- Cubra o chão com plástico
- Estique a manta sobre o plástico no telhado
- Reforce as emendas com fita adesiva
- Espalhe a manta sobre a cumeeira e os caibros
- Instale os contra caibros e as ripas
- Cubra com as telhas
No passo a passo, consideramos um modelo de manta no qual a emenda se dá pelo uso de fita dupla face, o que torna o processo muito mais prático.
1. Cubra o chão com plástico
Sobre a laje, estique um plástico para, posteriormente, esticar a manta térmica por cima. Esse passo é uma alternativa para quem prefere esticar toda a manta sobre a laje para depois aplicar sobre a cumeeira e caibros.
Esticar as faixas da manta sobre o chão para realizar as emendas garante mais firmeza no processo, deixando o acabamento mais perfeito.
2. Estique a manta sobre o plástico no telhado
Desenrole a manta sobre o plástico no chão no cumprimento do telhado no sentido horizontal com o lado do alumínio virado para cima, cobrindo completamente toda a área.
Use um estilete para cortar a faixa do tamanho que deseja.
3. Reforce as emendas com fita adesiva
Ao lado da primeira faixa de manta térmica, estique a próxima faixa mantendo a distância adequada para fixar uma manta na outra com a fita dupla face.
Com a mão, aperte bem uma faixa de manta na outra para fixar a fita adesiva. Por cima das emendas, passe a fita de alumínio, para reforçar as faixas e garantir que não ocorrerá a passagem de qualquer infiltração.
4. Espalhe a manta sobre a cumeeira e os caibros
De forma cuidadosa, com atenção para não corromper a manta ou enroscar em pregos ou ripas próximas, estique a manta sobre a cumeeira e caibros.
Fixe a manta nos caibros com pregos ou fitas para que ela fique bem esticada.
5. Instale os contra caibros e as ripas
Depois, na mesma direção dos caibros, pregue os contra caibros por toda a extensão do telhado para fixar a manta.
Na sequência, use as ripas em sentido contrário aos contra caibros para prender ainda mais a manta e reforçar a estrutura do telhado.
Durante a instalação das ripas, tome bastante cuidado para não pregar as ripas na manta ou pisar na manta.
6. Cubra com as telhas
Após a instalação completa da estrutura de contra caibros e ripas, instale normalmente as telhas.
Certifique-se que as telhas foram bem posicionadas, pois, assim como o uso da manta, a boa instalação das telhas também é uma segurança maior de prevenção de infiltrações e goteiras.
Confira os caibros e ripas disponívels na Obramax
Conclusão
Ao longo deste conteúdo, explica o que é a manta para telhado e seu papel para garantir proteção térmica, impermeabilização e maior durabilidade da cobertura. Com diferentes tipos disponíveis, como manta asfáltica, aluminizada e líquida, é possível escolher a opção mais adequada para cada necessidade, seja para barrar infiltrações, reduzir o calor interno ou aumentar a resistência da estrutura.
A aplicação correta da manta, seguindo as recomendações do fabricante, assegura um desempenho eficiente e evita problemas futuros, como vazamentos e deterioração precoce do telhado. Portanto, investir nesse material não apenas melhora o conforto do ambiente, mas também agrega valor ao imóvel, prevenindo gastos com manutenções frequentes.
Seja na construção ou na reforma, considerar a manta para telhado é uma decisão inteligente para quem busca segurança, economia e bem-estar a longo prazo.
Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.
Para finalizar, aproveite a nossa loja de mantas impermeabilizantes para comprar os melhores produtos para a sua reforma!