
Para aprender como calcular telhado colonial, multiplique o comprimento pela largura para obter a área base. Considere a inclinação ideal (30 a 35 graus) e adicione cerca de 30% à área total, garantindo o ajuste para a sobreposição das telhas características desse estilo.
Na obra, você sabe que a falta de materiais leva a atrasos na construção, enquanto o excesso gera desperdícios — e prejuízos. Por isso, saber como calcular telhado colonial garante uma boa cobertura.
Afinal, o telhado é uma parte indispensável e uma das principais etapas desse processo. No entanto, existem diferentes modelos e isso interfere no cálculo. Por sua estética elegante e clássica, é uma escolha popular entre quem está planejando uma obra.
Que tal aprender mais sobre como calcular os materiais necessários? Neste artigo, explicamos tudo para você chegar ao número exato!
Como calcular telhado colonial?
O cálculo do telhado colonial envolve a análise da inclinação e a estimativa da quantidade de telhas necessárias.
Normalmente, o ângulo é de 30%, o que significa que, a cada 100 cm na horizontal, há uma elevação de 30 cm na vertical. Quanto à quantidade de telhas, verifique a indicação do fabricante, a variação é muito grande, para não gerar falta ou desperdício, o ideal é considerar a indicação de peças por metro quadrado que o fabricante informa. A seguir, você pode conferir os passos para realizar esse cálculo.
- Meça a área do telhado pela multiplicação de comprimento e largura. Assim, você terá o total em metros quadrados;
- Calcule a quantidade de telhas necessárias pela divisão da área total do pela área de cada unidade de telha. Por exemplo, para 75 m² com telhas de 0,5 m², são necessárias 150 unidades;
- Identifique a inclinação. Para isso, verifique a orientação do fabricante;
- Acrescente uma margem de segurança de 10% para compensar possíveis danos ou perdas na instalação.
Esse cálculo depende da mensuração da área de inclinação e do rendimento da telha. Ou seja, você deve medir a largura e o comprimento do local e, em seguida, somar o beiral. Coloque mais 6% da área total para obter a inclinação.
Depois, divida a área inclinada pela medida da telha e multiplique o total da área pelo rendimento por unidade. Assim, você terá o resultado correto e poderá agregar a margem de segurança para evitar faltas e possíveis desperdícios.
Leia também: Quais são os melhores modelos de telhados para casas
Como se calcula a área de um telhado colonial?
Para entender como calcular telhado colonial, é necessário avaliar a inclinação, característica marcante desse modelo. Para isso, considere as dimensões das telhas e a área de cobertura.
Multiplique o comprimento pela largura e ajuste o resultado pelo percentual de inclinação. Por exemplo, se as telhas indicam uma inclinação de 30%, valor comum no mercado, e o telhado possui 10 metros de comprimento e 5 metros de largura, essa será a base do cálculo.
Agora, é só iniciar pelas medidas do telhado colonial, cuja área é de 50m², considerando:
- Área de telhado colonial = comprimento x largura
- Área de telhado colonial = 10 metros x 5 metros
- Área de telhado colonial = 50 m²
Agora, considere o percentual de inclinação. No exemplo, a informação inserida na telha é de 30%. Então, divide-se esse número pela medida da construção de telhado colonial. Veja:
- Inclinação de telhado colonial para a área = 30 ÷ 50
- Inclinação de telhado colonial para a área = 0,6
Nesse caso, você sabe que, a cada 60 cm na horizontal, o telhado subirá 30 cm, isto é, terá essa inclinação na vertical. Vale lembrar que essa elevação é parte desse modelo.
Então, você precisa analisar a inclinação, que ficará entre 30% e 45%. A partir disso, é possível avaliar a quantidade de material. De modo geral, quanto maior for a unidade, menor será a elevação e vice-versa.
Saiba mais: Confira quais são os tipos de tinta para telhado, como escolher e quais são as melhores marcas
Quantas telhas rendem 1 metro quadrado?
A quantidade de telhas que rendem 1 metro quadrado varia conforme o tipo utilizado. Por isso, é indicado sempre analisar as orientações do fabricante. Veja as médias de alguns tipos de telhas:
- Americana: 12 peças por m²;
- Colonial Caipira: 16 peças por m²;
- Colonial Canal: 15 peças por m²;
- Colonial Capa: 12 peças por m²;
- Francesa Paraná: 16 peças por m²;
- Francesa São Paulo: 16 peças por m²;
- Italiana: 14 peças por m²;
- Telha Portuguesa: 16 peças por m²;
- Telha Romana: 16 peças por m².
Como calcular a inclinação do telhado?
O cálculo da inclinação é feito da seguinte forma: altura do telhado dividida pelo comprimento na horizontal. Por exemplo, uma altura de 2 metros e um comprimento de 8 metros resultariam em 0,25, ou seja, 25% de inclinação.
No entanto, para essa construção, recomenda-se uma elevação entre 30% e 45%. Portanto, nesse exemplo, seria necessário reformar o telhado ou alterar o modelo.
Além disso, cada fabricante fornece informações sobre a inclinação mínima e máxima. Por isso, atente-se a esses dados e use as medidas adequadas a fim de chegar ao índice correto.
Quais são os tipos de telha colonial?
Existem alguns tipos de telha colonial, que podem ser classificados em pequeno (mais comum, válido para casas menores) e grande (telhão, indicado para construções maiores). Veja quais são os dois principais modelos:
- Cerâmica: é a opção mais tradicional, conhecida como telha de barro, que se destaca pela resistência e baixa necessidade de manutenção. Sua instalação requer o suporte de caibros de madeira.
- Colonial de PVC: a resina é resistente, disponível em diversas cores, e proporciona bom isolamento térmico e acústico a um custo acessível. No entanto, pode se deslocar com o vento e a chuva, exigindo manutenção frequente.
Quais são os materiais necessários para construir um telhado colonial?
A construção dessa estrutura requer materiais como madeira de qualidade (jatobá ou ipê), telhas específicas para o modelo e pregos resistentes, que garantem a integridade estrutural.
As cerâmicas são as mais utilizadas, por serem facilmente encontradas. Ao calcular a quantidade necessária para o colonial, leve em consideração esse ponto e adicione uma margem de segurança, pois é comum que algumas unidades precisem ser substituídas devido a eventuais avarias durante a instalação.
Independentemente do seu projeto, é fundamental escolher materiais resistentes e de qualidade para garantir os melhores resultados. Na Obramax, você encontra tudo o que precisa para a construção, com a comodidade de comprar online e receber os itens diretamente na sua obra.
Conheça nossas opções de telhas, estrutura e acessórios e escolha a melhor opção, com alto padrão e ótimo custo-benefício!