O que é Argamassa Polimérica e quais as vantagens

Argamassa polimérica

O mercado de produtos para construção civil traz uma série de inovações e tecnologias para aumentar a segurança, eficiência e qualidade dos mais variados tipos de projetos.

Dentro deste contexto, a argamassa polimérica surge como um material versátil e com alta durabilidade que está conquistando cada vez mais os profissionais da área. Com propriedades impermeabilizantes, esse tipo de argamassa traz uma série de benefícios para a sua obra.

Quando o assunto é impermeabilização, existem os seguintes tipos de sistemas: rígidos, ideais para locais com pouca ou nenhuma movimentação; flexíveis, indicados para lugares com movimentação térmica da estrutura; e os semi-flexíveis (ou semi-rígidos), um tipo de produto que ganhou bastante destaque, por conta de sua característica de poder ser utilizada em diferentes contextos.

É justamente o caso da argamassa polimérica que acaba por ser definida como um sistema semi-flexível.

Está com uma obra ou reforma à vista? Então, continue a leitura para descobrir como as argamassas poliméricas podem ser a solução perfeita para o seu projeto!

O que é argamassa polimérica e vantagens

De maneira geral, esse tipo de argamassa é muito parecido com a argamassa tradicional com base cimentícia. No entanto, além do cimento, ela também recebe adição de polímeros — que são macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores.

Ou seja, essa simples adição modifica determinados pontos fracos da argamassa de base cimentícia, proporcionando uma série de vantagens:

Principais vantagens

Sem dúvidas, as principais vantagens da argamassa polimérica são:

  1. Alto rendimento;
  2. Maior produtividade;
  3. Elasticidade;
  4. Resistência;
  5. Impermeabilidade.

Explicando melhor: como o polímero possui um aspecto mais plástico, ele apresenta uma melhora significativa no rendimento da argamassa. Com mais rendimento, naturalmente, você terá uma produtividade maior.

Além disso, essa propriedade plástica da argamassa também confere maior elasticidade para a massa que, por sua vez, contribui para a impermeabilidade. Por fim, a combinação de uma argamassa com boa elasticidade e propriedade impermeabilizante, garante um produto com excelente resistência.

Leia também: Aditivos para argamassa: principais tipos e melhores marcas

Materiais de construção

Onde usar a argamassa polimérica

Onde usar argamassa polimérica

Se você já entende um pouco mais sobre reformas e os produtos comumente usados, com certeza tem uma ideia dos locais onde usar a argamassa polimérica: saunas, banheiros, lavanderias e áreas de serviço são os melhores exemplos de aplicação deste tipo de argamassa. Você pode aplicá-la tanto nos pisos, quanto nas paredes para evitar vazamento entre os cômodos laterais.

Não erre na hora de impermeabilizar o banheiro! Confira as melhores dicas para impermeabilização de sucesso.

Então, basicamente, a argamassa polimérica é usada especialmente para locais que vão receber um acabamento ou proteção mecânica. Portanto, além dos exemplos acima, também é possível utilizá-la em paredes que vão ficar expostas à umidade ou à chuva, ou até mesmo em jardins.

Quer uma impermeabilização impecável para o seu jardim? Confira nosso guia completo!

Informação importante: o uso da argamassa polimérica ajuda a evitar o surgimento de patologias como mofo, bolhas e descascamento. Sendo assim, tenha muita atenção e cuidado na hora de escolher e aplicar o produto!

Como preparar e aplicar argamassa polimérica

Falando sobre aplicação, chegou o momento de te explicar como preparar e aplicar a argamassa polimérica na sua reforma.

Vale ressaltar que esse processo é simples e não tem muito segredo, porém, exige cuidado e atenção em todas as etapas para garantir o sucesso da aplicação.

Para te ajudar nesta tarefa, separamos aqui um passo a passo com dicas e materiais necessários.

Materiais necessários

Primeiramente, veja os materiais necessários para o serviço:

EPIs:

  • Capacete;
  • Óculos;
  • Luvas;
  • Máscara.

Equipamentos e ferramentas:

  • Trinchas;
  • Rolo de lã;
  • Rolo de espuma;
  • Tesoura;
  • Bloco de espuma;
  • Misturador mecânico;
  • Espátula;
  • Balde dosador;
  • Colher.

Produtos:

  • Argamassa polimérica;
  • Tela estruturante.

Com os materiais devidamente separados, confira o passo a passo de como preparar e aplicar argamassa polimérica:

1. Preparação da superfície

Como em muitas atividades da construção civil, a primeira etapa consiste na preparação da superfície a ser trabalhada. Então, você deve garantir que o local da aplicação esteja limpo e sem nenhuma sujeira, afinal, isso pode deixar a superfície instável e comprometer a aderência do produto. Use a espátula para limpar e regularizar a base.

2. Preparação de argamassa polimérica

Já sobre como preparar a argamassa polimérica, precisamos entender uma coisa: ela é comercializada como um produto bicomponente. Em outras palavras, isso quer dizer que existem duas partes: a sólida (cimentícia) e a resina líquida.

Aqui não tem mistério: a mistura dos componentes deve ser feita seguindo as instruções do fabricante de sua escolha. Lembre-se que não se deve adicionar água na mistura.

O misturador mecânico ou broca acoplável em furadeira são excelentes nesta etapa, uma vez que proporcionam uma maior homogeneidade à mistura. Na maioria dos casos, 3 minutos é o suficiente para atingir este ponto.

Leia também: Como preparar argamassa? Técnicas e quantidade por m²

3. Aplicação

Com a superfície e argamassa polimérica devidamente preparadas, chegou a hora de aplicá-la.

A dica é: a massa deve ser aplicada em demãos cruzadas, garantindo uniformidade e evitando pontos diferentes na superfície. Mantenha em mente que a quantidade das demãos é especificada pelas instruções do fabricante do produto que você escolheu e com a necessidade de cada superfície.

É importante também aplicar camadas finas, para assim, construir a espessura desejada gradualmente.

Não deixe de conferir: Impermeabilização de paredes: veja como evitar problemas de umidade

4. Acabamento

Depois da aplicação geral, é o momento de realizar o acabamento visando principalmente juntas, rodapés e curvas, que são áreas mais suscetíveis a falhas. Para garantir que não haverá problemas, use a tela de poliéster entre as demãos para reforçar a impermeabilização e assegurar um acabamento impecável.

5. Cura

Por fim, respeite o tempo de cura indicado pelo fabricante. É essencial deixar a argamassa polimérica curar e secar completamente antes de aplicar qualquer revestimento adicional.

Qual a melhor argamassa polimérica?

Qual a melhor argamassa polimérica

Além de seguir todas as etapas destacadas acima, saiba que a escolha da marca da argamassa polimérica é crucial para uma reforma bem feita. Portanto, quando você estiver criando sua lista de opções, tente sempre ficar atento a algumas características do produto e da empresa que vai fornecer.

Se está em dúvida sobre qual a melhor argamassa polimérica, separamos algumas opções disponíveis aqui na Obramax:

Argamassa Polimérica Impermeabilizante Vedatop 12Kg Vedacit

O Vedatop é uma argamassa polimérica impermeabilizante desenvolvida para proteger estruturas contra ação da umidade. Conhecido pela versatilidade, ele pode ser usado em concreto, alvenaria, reboco etc. Dessa forma, você pode usá-lo para impermeabilização de lajes, terraços, piscina, paredes externas e áreas sujeitas à umidade e/ou chuva.

É importante ressaltar que essa argamassa polimérica pode receber variados tipos de acabamentos, como tintas, texturas, revestimentos cerâmicos, pastilhas e adesivos.

Argamassa Polimérica Flexível McProof 500 18 Kg Mc Bauchemie

Outra argamassa polimérica de destaque no mercado é a Mc Proof da Mc Bauchemie.

Composta por cimento e aditivos acrílicos, ela também conta com o reforço de fibras sintéticas que promovem boa flexibilidade e aderência em substratos cimentícios e argamassas ACII e ACIII.

Devido às suas características, a Mc Proof 500 é indicada para impermeabilizar áreas molhadas internas e externas como banheiros, cozinhas, áreas de serviço, caixas d ‘água, reservatórios, fachadas, piscinas, jardineiras, etc.

Argamassa Polimérica Reparo Estrutural Nafufill CR 25Kg Mc Bauchemie

Mais uma argamassa polimérica da Mc Bauchemie: a Nafufill CR.

Trata-se de uma solução de reparo robusta para elementos de concreto, como vigas, pilares e lajes, além de ser indicada para obras de infraestrutura, como pontes e viadutos, obras marítimas e industriais.

Argamassa Impermeabilizante Semi Flexível Viaplus 1000 18Kg Viapol

Já da Viapol, um dos destaques é o Viaplus 1000: uma argamassa impermeabilizante bicomponente (A+B) com excelente aderência e resistência mecânica, sendo ideal para superfícies de concreto e alvenaria. Composta por tecnologia avançada, esta argamassa é projetada para criar uma barreira eficaz, impedindo infiltrações e mantendo seus espaços livres de danos causados pela água.

Argamassa Impermeabilizante Semi Flexível Bautech 1000 18Kg

Nossa última indicação é o Bautech 1000, uma argamassa polimérica indicada para tratamento de problemas relacionados à infiltração em locais como lavanderia, banheiros, cozinhas, caixas d’água e piscinas. Além disso, é bastante usado em estruturas enterradas como alicerces e baldrames.

Está com dúvidas sobre impermeabilização? Confira nosso guia completo para não errar mais!

Conclusão

No decorrer deste conteúdo, explicamos por que a argamassa polimérica é um tipo de produto essencial para o setor da construção civil, afinal, ela pode ser usada para várias aplicações, desde reparos estruturais em elementos de concreto até obras de infraestruturas complexas.

A sua rápida secagem, combinada com a facilidade de aplicação e durabilidade, a torna a escolha preferida para empreiteiros e engenheiros que buscam resultados de alta qualidade e eficiência na hora de reformar banheiros, lavanderias, áreas de serviço e/ou paredes expostas à umidade e chuvas.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de impermeabilizantes e acessórios para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Douglas Ferreira

    Com sólida formação e histórico de sucesso na área comercial, orientada por resultados, atuou em empresas de Comércio Exterior, Indústria Moveleira, Matéria Prima e Insumos para Indústria de Móveis e Home center. Atualmente, é gerente de produtos na seção de Materiais Básicos na Obramax.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *