Patologias na construção civil: tipos, causas e como evitar

Patologias na construção civil

A construção civil é um segmento essencial no mundo todo, afinal, essa área molda o ambiente em que vivemos e atua como a espinha dorsal de toda a nossa infraestrutura. No entanto, por trás da complexidade na construção de diferentes tipos de projetos, há um desafio em especial que pode comprometer a segurança e durabilidade de uma edificação: as patologias na construção civil.

O termo patologia é muito conhecido no universo da medicina, mas saiba que ele também é extremamente relevante dentro da construção civil. Em resumo, refere-se a defeitos, danos, falhas ou deterioração que ocorrem em edifícios, infraestruturas ou outras estruturas construídas ao longo do tempo. Esses problemas podem surgir de diversas causas, como erros no projeto, falhas na execução, uso de materiais inadequados, condições ambientais adversas, falta de manutenção adequada, entre outros fatores.

As patologias na construção civil podem se manifestar de várias formas, incluindo rachaduras na parede, infiltrações, corrosão, descolamentos, deformações estruturais, entre outros sintomas. Esses problemas podem comprometer a integridade estrutural, a segurança, a funcionalidade e a estética das construções, além de acarretarem custos significativos de reparo e manutenção

Quer evitar imprevistos e dificuldades com patologias na sua obra? Então, continue a leitura, pois explicamos melhor o que são as patologias na construção civil, como elas surgem, principais tipos, como se prevenir e muito mais!

O que é patologia na construção civil?

De origem grega, o termo patologia é muito usado na medicina com o significado de “estudo das doenças”. Já na construção civil, o termo refere-se aos defeitos que surgem em determinados locais de uma estrutura.

Ou seja, dizemos que uma edificação apresenta patologia quando ela não corresponde de forma apropriada a uma ou mais funções para a qual foi construída.

Infelizmente, a ocorrência de patologias é algo comum, afinal, algumas são naturais e surgem por conta do tempo de uso das edificações; enquanto outras são provocadas por falhas durante o processo construtivo ou na concepção do projeto.

Leia também: Etapas de uma obra: guia completo para uma obra de sucesso

Ferramentas

Como surgem as patologias?

Antes de mais nada, é necessário reforçar que o surgimento de patologias pode ter diversas razões, desde falta de planejamento até ineficiência na mão de obra. Para te ajudar, os motivos mais comuns são os seguintes:

  • Falhas na execução;
  • Baixa qualidade dos materiais;
  • Falta de manutenções adequadas;
  • Armazenamento inadequado de matérias-primas;
  • Não cumprimento das normas técnicas;
  • Erros na manipulação dos materiais e má utilização dos equipamentos;
  • Falta de atenção dos trabalhadores e gestores.

Todos esses fatores mencionados acima são primordiais para o sucesso de uma obra, portanto, negligenciá-los representa um risco considerável a longo prazo para a estabilidade e eficiência da obra. Além disso, não seguir esses cuidados também acaba por desvalorizar o imóvel, impactando negativamente a reputação da construtora envolvida no projeto.

Para uma obra de qualidade, compre os melhores materiais de construção aqui na Obramax!

Principais tipos de patologias na construção civil

Como existem diversos tipos de patologias na construção civil, listamos abaixo as mais comuns e como identificá-las:

1. Fissuras

Por definição, as fissuras são aberturas com espessuras menores que 0,5 mm e que provocam uma perda parcial da uniformidade de superfícies lisas, como paredes e tetos. Na maioria das vezes, elas ocorrem quando as tensões que a superfície precisa resistir são inferiores às deformações.

Desse modo, a diferença entre as forças exercidas resulta em um “alívio” no sistema que, por sua vez, gera as pequenas aberturas na superfície.

2. Trincas

As trincas possuem certa similaridade às fissuras, mas nesse caso a diferença é o tamanho da abertura provocada. Enquanto na patologia anterior o limite era 0,5 mm, nas trincas a abertura é a partir de 0,5 mm até 3,0 mm, chegando ao ponto de dividir a superfície.

Esse tipo de problema pode comprometer a segurança e estabilidade dos elementos estruturais, e na maioria das vezes elas acabam sendo imperceptíveis por conta do tamanho.

Além disso, é importante destacar que as trincas podem ser passivas e ativas: quando passivas, podem permanecer assim por muitos anos sem alterações; por outro lado, as trincas ativas aumentam com o decorrer do tempo e podem resultar na patologia que comentamos abaixo.

3. Rachaduras

Patologias na construção civil: Rachadura

rachadura é o resultado direto do agravamento de casos de fissuras e trincas, uma vez que são definidas como rupturas que vão além de 3 mm e pode inclusive permitir a passagem de luz, vento e chuva pelo vão da parede.

O principal fator relacionado ao surgimento das rachaduras é a incapacidade de resistência dos materiais em relação às cargas que a estrutura precisa suportar, em outras palavras, o imóvel não foi projetado para aguentar as pressões que são exercidas diariamente e torna-se um risco para a segurança de todos.

Contudo, as rachaduras também surgem por outros motivos, como variação de temperatura e  dilatação e contração de materiais.

4. Infiltração

Patologias na construção civil: Infiltração

infiltração é um dos problemas relacionados à umidade mais conhecidos, sendo comum principalmente em obras que não realizaram uma boa impermeabilização das estruturas ou por complicações na instalação hidráulica, da caixa d’água e/ou falhas na cobertura (telhado e laje). De imediato, a principal consequência desta patologia é o risco de danos à estrutura da casa ou edificação, além da presença de mofo.

Para complicar ainda mais, essa patologia pode aparecer em um determinado local do imóvel ou até mesmo acabar se espalhando pelas estruturas: por exemplo, é possível que uma infiltração na laje se manifeste pela presença de mofo na parede, assim como uma infiltração na parede pode comprometer o piso.

Além disso, a infiltração na construção civil pode ser classificada em dois tipos: de fora para dentro e de dentro para fora.

No primeiro caso, geralmente a causa é o mal escoamento da água da chuva, umidade excessiva do solo ou ação de lençol freático. Já no segundo, o principal motivo costuma ser o vazamento na rede hidráulica ou problemas decorrentes pela falta de revestimentos apropriados em áreas molhadas.

5. Manchas escuras

Patologias na construção civil: Manchas escuras

Outra patologia associada à umidade são as manchas escuras que podem aparecer em paredes, pisos, fachadas, estruturas, forros e muito mais.

Aqui, as principais origens são as chuvas que incidem em fachadas e coberturas que não foram previamente preparadas com uma boa impermeabilização, falhas no projeto ou na execução da obra, e também vapores de água que umedecem o local e provocam mofo nas paredes e tetos.

Quem já viu mofo na parede sabe que essa mancha compromete toda a estética do ambiente, além de representar um perigo para pessoas que sofrem com problemas respiratórios.

6. Eflorescência

eflorescência é mais uma patologia ligada à umidade e que causa mancha na parede, porém, ela resulta em manchas brancas na parede.

Essa condição é causada pelo excesso dos sais solúveis presentes em alguns materiais de construção que, por conta da umidade e do mecanismo de capilaridade, acabam formando manchas brancas nos elementos construtivos.

7. Corrosão das armaduras

Por último, temos uma patologia bem grave: a corrosão das armaduras.

Esse fenômeno acontece quando há a formação de cloreto no concreto ou a diminuição do pH do concreto, deixando assim, a armadura desprotegida e exposta a uma possível corrosão.

O perigo por trás da corrosão reside no fato disso impactar diretamente na capacidade estrutural da construção, podendo levar todo o sistema ao colapso. É válido destacar que a corrosão, na maioria das vezes, acontece pelas ferragens não serem cobertas o suficiente pelo concreto, ficando expostas.

Como evitar manifestações patológicas na construção civil

Reparar patologias na construção civil é um verdadeiro desafio, por isso, a melhor dica que podemos dar é fazer o possível para evitar esses problemas. Neste caso, a solução ideal é se prevenir.

Abaixo, listamos 7 dicas para evitar manifestações patológicas na sua construção:

Qualidade dos materiais

A qualidade dos materiais de construção usados na sua obra fazem toda a diferença no resultado final do projeto.

É importante frisar que aqui não estamos falando necessariamente dos itens mais caros disponíveis no mercado, mas sim de produtos corretos para cada aplicação, com qualidade garantida e que usam matéria-prima confiável.

Aqui na Obramax trabalhamos com uma série de fornecedores e parceiros certificados, prezando sempre pela confiabilidade e alto padrão.

Profissionais qualificados

Além dos materiais de qualidade, é primordial investir em colaboradores especializados nesse tipo de trabalho, afinal, só bons materiais não garantem uma obra impecável.

Novamente, você deve considerar o seu orçamento na hora de realizar essa contratação, mas lembre-se que muitas vezes o barato pode sair mais caro. Então, priorize profissionais gabaritados e com experiência comprovada para as mais diversas etapas de uma obra.

Dosagem correta de materiais

A contratação de profissionais gabaritados está diretamente relacionada a outro ponto fundamental: o cálculo correto da quantidade de material de construção para o projeto. Por incrível que pareça, a dosagem adequada também contribui para evitar o surgimento de patologias, uma vez que essa medida favorece uma construção de alta qualidade.

Investir em uma boa impermeabilização

Já mencionamos a importância da impermeabilização anteriormente, mas vale ressaltar: ela é crucial para evitar bolhas e infiltração. Aliás, existem impermeabilizantes apropriados para cada tipo de espaço e ambiente, e essa classificação deve ser seguida à risca para garantir a eficiência do produto.

Vale ressaltar que uma boa impermeabilização durante a execução do projeto tem um custo aproximado de 2% da obra. No entanto, quando é necessário realizar as correções de patologias na construção civil, o custo sobe para perto de 10% do custo da obra.

Além disso, lembre-se que existem impermeabilizantes para cada etapa da obra, desde o alicerce até a laje. Por isso, o apoio de especialistas da área é essencial.

Tintas com alta resistência aos raios ultravioleta

As tintas também desempenham um papel importante na preservação de construções, principalmente as que são usadas na pintura externa de fachadas e muros, por exemplo. A dica aqui é investir em tintas que apresentem resistência aos raios ultravioleta, o que contribui para impedir a patologia do desbotamento das cores.

Acabamento eficiente

Outro detalhe que merece atenção é o acabamento, pois quando bem feito, ajuda a evitar a presença de ar e água nas superfícies. Para evitar problemas nessa etapa da obra, o ponto-chave é conhecer os materiais a serem aplicados e suas finalidades para evitar o uso inapropriado.

Utilizar aditivos espumantes

Por fim, a nossa última dica para evitar patologias na construção civil é o uso de aditivos espumantes, principalmente em paredes após pintura que podem sofrer com bolhas e manchas.

Em resumo, os aditivos impedem que esse fenômeno ocorra e possa evoluir para alguma patologia com o passar dos anos.

Confira a linha de impermeabilizantes da Obramax para a sua obra!

Conclusão

Ao longo deste conteúdo explicamos sobre as principais patologias na construção civil e quais complicações elas podem trazer para o seu imóvel.

Como vimos, os fatores que influenciam no surgimento destes problemas variam, mas a prevenção segue um mesmo padrão: a combinação de materiais e profissionais de qualidade, além de uma boa impermeabilização.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir!

Autores

  • Ricardo Cícero

    Com uma ampla carreira no setor de materiais de construção e varejo, se destaca como um estrategista experiente e inovador. Com mais de 20 anos de atuação, liderou diversas mudanças onde atuou. Atualmente, como Gerente de Compras e Produtos na Obramax desde abril de 2016, Ricardo tem sido peça fundamental na construção e consolidação de um novo modelo de negócios de revenda de materiais para construção.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.