Teto de Gesso: o que é, vantagens e como fazer

Teto de gesso

Quando falamos sobre projeto de interiores, quase sempre a principal preocupação é o acabamento das paredes, pisos e móveis. Contudo, com o passar do tempo, o teto passou a receber mais atenção durante reformas e obras, uma vez que com os materiais certos ele pode se tornar um grande destaque no ambiente.

Nesse contexto, o teto de gesso surgiu como uma alternativa versátil e prática para valorizar a decoração de ambientes residenciais e comerciais; pois o material permite diversos designs, possibilitando assim, que o teto seja o elemento central na criação de espaços bonitos e elegantes.

Com o gesso, é possível montar desde linhas limpas e modernas até formas curvas e ornamentadas que proporcionam um visual mais clássico. Além da função estética, o teto de gesso também desempenha um papel funcional importante, oferecendo isolamento acústico e contribuindo para um projeto de iluminação impecável!

No decorrer do conteúdo, falamos mais sobre o que é teto de gesso, as suas principais vantagens, opções disponíveis e como fazer essa aplicação na sua reforma!

O que é teto em gesso e qual a diferença para o Drywall?

O que é teto de gesso

Como vimos, o teto em gesso é um recurso que ganhou muito destaque nos últimos anos, pois permite diferentes estilos de acabamentos, como design curvilíneo, detalhes em boiserie e muito mais.

Outra característica interessante do gesso é que esse tipo de acabamento também ajuda a camuflar imperfeições de alvenaria e a esconder a fiação elétrica com maestria, além de atuar como isolante térmico e acústico.

Essas características do gesso geram muitas dúvidas em relação a outro tipo de material amplamente usado em projetos modernos: o Drywall. É comum confundirem o forro de gesso tradicional com o gesso drywall que, apesar de ser fabricado a partir do mesmo material, possui diferenças relevantes na aplicação.

Na maioria dos casos, o forro de gesso comum é composto por placas de 60×60 presas uma nas outras com arame. Nas emendas, passa-se gesso com o auxílio de uma desempenadeira para deixá-lo liso e uniforme. Por outro lado, o drywall é uma estrutura montada com perfis de aço envolvidos por papel e parafusados, que recebem fitas de papel nas juntas e depois massa de drywall para o acabamento.

Ou seja, temos uma sensível diferença em relação ao método de instalação.

Então, quando o assunto é teto em gesso, saiba que existem 3 principais tipos de acabamentos usados no mercado: rebaixado, removível e sanca de gesso.

Vamos entender melhor cada opção?

Dica de conteúdo: Drywall: Tudo que você precisa saber sobre construção seca!

Gesso rebaixado

O gesso rebaixado, também conhecido como forro de gesso, consiste na instalação de placas de gesso em diferentes níveis em relação ao teto original, criando assim, um efeito visual de rebaixamento.

Esse sistema é frequentemente usado para melhorar a estética de um ambiente, esconder imperfeições no teto original, embutir iluminação, instalar sistemas de ventilação e criar um espaço para passagem de fiação elétrica.

Por conta de sua versatilidade estética e funcional, o gesso rebaixado é amplamente usado em projetos arquitetônicos. Porém, a sua instalação deve ser realizada por profissionais qualificados para garantir a segurança estrutural e elétrica do imóvel, além claro, de um acabamento adequado.

Dica especial: considere a altura do ambiente na hora de investir nessa solução, pois um rebaixamento exagerado pode diminuir a sensação de espaço em cômodos pequenos.

Gesso removível

Já o gesso removível é uma alternativa simples e prática, ideal para ambientes comerciais e/ou imóveis alugados. Ele consiste em placas que podem ser facilmente instaladas e removidas sem danificar o material ou a estrutura existente, uma vez que são encaixadas em uma estrutura de suporte e fixação.

Esse tipo de sistema também é indicado para ambientes em que é necessário acessar regularmente a parte superior do teto para realizar manutenções e/ou inspeções nos sistemas elétricos, de iluminação, ar condicionado, etc.

O gesso removível é comumente utilizado em escritórios, instalações comerciais, hospitais, escolas e outros espaços onde a flexibilidade e o fácil acesso ao teto são importantes.

Sanca de gesso

Se você busca um visual diferenciado, a sanca de gesso é a melhor opção. Esse elemento de decoração e acabamento cria um efeito estético no encontro entre as paredes e o teto de um ambiente. Ela pode ser feita em diferentes formatos e estilos, permitindo então uma decoração cheia de personalidade.

Entretanto, a instalação de sancas de gesso requer habilidade técnica e deve ser realizada por profissionais qualificados para garantir um acabamento seguro e satisfatório.

Quer saber mais sobre essa técnica? Então, leia o nosso conteúdo sobre O que é sanca de gesso, como fazer e outras dicas!

Materiais de construção

Vantagens do teto de gesso

Vantagens do teto de gesso

Agora que conhecemos os principais tipos de acabamento para teto em gesso, é válido comentar sobre as principais vantagens desse material e como ele pode valorizar o seu projeto:

Projeto de iluminação

Sem dúvidas, quando o assunto é teto de gesso, o primeiro destaque é o projeto de iluminação. Afinal, a combinação gesso e iluminação é muito boa para uma decoração diferenciada.

Você pode criar diferentes efeitos no ambiente, inclusive realizando recortes e moldes no gesso para deixar o teto ainda mais personalizado.

No que diz respeito aos tipos de luminárias, você pode apostar em spots, pendentes, plafons ou qualquer luminária embutida. Outra possibilidade é usar fitas de LED nas placas, cantos ou molduras para iluminar o cômodo de forma charmosa.

Vale destacar que o forro de gesso rebaixado possibilita uma melhor distribuição de pontos de luz.

Isolamento acústico e térmico

O teto de gesso contribui diretamente para o isolamento acústico e térmico do ambiente, portanto, ele ajuda a reduzir a emissão de ruídos indesejados entre os cômodos, além de manter a temperatura mais estável e diminuir a perda de calor em dias frios ou preservar o clima fresco em dias mais quentes.

Visual moderno e organização

A parte estética do acabamento em gesso merece um destaque especial, afinal, estamos falando de um visual moderno e sofisticado (e que se adapta em diversas propostas decorativas).

Como mostramos no início do artigo, existem muitas formas de aplicar o teto de gesso, então, é perfeitamente possível encontrar uma solução que se adeque a sua necessidade. Além disso, vale relembrar que o teto em gesso também é uma ótima maneira de ocultar fiações elétricas, como a de sistemas de ar condicionado. Isso resulta em um visual limpo e organizado, sem fios aparentes.

Instalação mais simples e fácil manutenção

Em comparação com outros métodos de acabamento, a instalação do teto de gesso pode ser relativamente rápida e limpa, minimizando a interferência nas atividades cotidianas. Ademais, os tetos em gesso requerem pouca manutenção, uma vez que não enferrujam, não precisam de repintura frequente e podem ser limpos com facilidade.

Dica de conteúdo: Forro de Drywall: vantagens e como utilizar

Como fazer teto de gesso

A instalação do teto de gesso varia de acordo com o tipo de acabamento que você escolheu para a sua obra. Neste exemplo, teremos como base a instalação do forro de gesso tradicional, veja:

1. Preparação da superfície

O primeiro passo é preparar a superfície para receber o novo acabamento. Então, corrija imperfeições provocadas por infiltrações, instalações malfeitas e problemas similares.

2. Marcação

Na sequência, marque o nível do forro de gesso nas paredes para determinar onde serão instaladas a cantoneira, a guia ou a tabica para o prosseguimento da instalação. Esse processo deve ser feito com o suporte de uma mangueira de nível ou um nível à laser.

Lembre-se também de medir distância dos tirantes, fixação e modulação dos perfis por meio de um cordão de marcação.

3. Fixação

Depois de estabelecer os níveis e garantir que estão alinhados, você deve seguir para a fixação dos tirantes, suportes niveladores e os perfis perimetrais nas linhas de marcação.

4. Amarração

Por último, realize a amarração das chapas de gesso e finalize o acabamento cobrindo possíveis imperfeições e/ou parafusos com massa.

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, explicamos como o teto de gesso não é apenas um elemento funcional que separa o interior de um imóvel do espaço externo, mas sim uma peça central no design de interiores ao agregar valor estético e funcionalidade para ambientes comerciais e residenciais.

Como vimos, o forro de gesso é uma solução eficiente para deixar os espaços mais confortáveis e silenciosos, uma vez que atua como isolante térmico e acústico.

Já a sua versatilidade na modelagem e design, oferece oportunidades para explorar estilos arquitetônicos variados, desde o minimalismo moderno até a elegância clássica.

A instalação eficiente e a flexibilidade de iluminação embutida também tornam essa escolha ainda mais atraente para a criação de um projeto impecável. Vale ressaltar que a contratação de um profissional especializado é peça-chave para a qualidade na execução do projeto e no acabamento do teto de gesso.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog do Max, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de material de construção para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Ricardo Cícero

    Com uma ampla carreira no setor de materiais de construção e varejo, se destaca como um estrategista experiente e inovador. Com mais de 20 anos de atuação, liderou diversas mudanças onde atuou. Atualmente, como Gerente de Compras e Produtos na Obramax desde abril de 2016, Ricardo tem sido peça fundamental na construção e consolidação de um novo modelo de negócios de revenda de materiais para construção.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.

2 thoughts on “Teto de Gesso: o que é, vantagens e como fazer

Comments are closed.