Como fazer a instalação hidráulica de banheiro

Hidráulica de banheiro

Para executar uma obra com maestria, um bom planejamento é imprescindível já que cada pequeno detalhe faz diferença para minimizar as chances de problemas no futuro. Entre as demandas comuns em construções, sem dúvidas, a hidráulica de banheiro é uma das mais importantes.

A hidráulica é fundamental para o funcionamento de casas e comércios, afinal, ela garante que banheiros, cozinhas e outros cômodos com entrada e saída de água atuem perfeitamente.

No artigo de hoje, preparamos um guia completo para te ajudar na execução do seu projeto de hidráulica de banheiro. Ao longo do conteúdo, explicamos o que é a instalação hidráulica, materiais necessários, como realizar a instalação e muito mais.

Quer saber tudo sobre o assunto? Continue a leitura e aproveite as nossas dicas!

O que é instalação hidráulica?

Como destacado acima, a instalação hidráulica é uma parte fundamental em construções, afinal, ela consiste em sistemas e subsistemas que atuam na captação, transporte e armazenamento de água para uso e consumo, humano ou industrial.

Nesse contexto, podem ser feitas instalações de água fria, de esgoto, de água quente, instalações de água pluvial ou de combate a incêndios, por exemplo.

Informação importante: os componentes e materiais usados em instalações hidráulicas devem seguir as diretrizes presentes na NBR 5626:1996 – Instalação predial de água fria, que lista exigências e orientações para auxiliar o trabalho de projetistas, construtores, instaladores e fabricantes de materiais.

O que precisa para fazer encanamento do banheiro?

Como fazer hidráulica de banheiro

Para te ajudar nesse trabalho, abaixo separamos tudo o que você precisa para fazer o encanamento do banheiro, desde as informações técnicas necessárias até os materiais exigidos no serviço.

O primeiro ponto de atenção é checar se a construção possui um projeto hidráulico ou um 3D do banheiro.

Dentro de um projeto hidráulico de uma residência, você encontra a caixa d’água, as redes de distribuição de água quente e fria, a coleta de esgoto e águas pluviais. Lembre-se de confirmar se todo o projeto está dentro das especificações definidas pelas normas técnicas. Também fazem parte do projeto de hidráulica as instalações de gás.

Um projeto bem feito deve mostrar onde e como serão usados os pontos de distribuição de água na casa. Com a planta baixa do imóvel, é possível identificar os locais em que serão instalados chuveiros, pias, ralos, registros e outros itens relevantes para o projeto hidráulico.

Tubulações, caixas d’água e outras conexões precisam constar no projeto também para que, no futuro, não se quebre uma parede onde um cano esteja instalado.

Outra opção interessante é checar o projeto 3D do banheiro, para assim, reproduzir o resultado final já com os itens de decoração e materiais de acabamento escolhidos.

Para entender melhor como fazer isso, confira o nosso vídeo no canal Obra é Compromisso:

 

Tipos de canos

Os canos são essenciais na estrutura de uma construção, já que a principal função desses equipamentos é permitir a instalação de diversos pontos de água no imóvel. Eles também são chamados de tubos.

Existem diferentes tipos de tubulação para funções específicas, como alimentação de água fria ou quente, coleta de água de esgoto, águas pluviais, etc.

Antes de comprar esses materiais, não esqueça de verificar as especificações técnicas de cada peça: bitola, pressão, vazão, tipo de aparelho sanitário, quantidade, adesivo, fita veda rosca e demais complementos que são necessários para a instalação hidráulica e dessa forma, garantir a qualidade na instalação hidráulica de banheiro.

Canos para água fria

Os canos para água fria são usados para fornecer água para torneiras, chuveiros, vasos e banheiras.

Os tubos e conexões fabricados em PVC são recomendados para condução de água fria, com temperatura de operação a 20ºC.

É o material mais utilizado nas instalações hidráulicas residenciais, e você pode encontrá-lo no mercado em duas versões: PVC soldável marrom e PVC roscável branco.

O primeiro tipo utiliza adesivo plástico, como se fosse uma cola, e uma solução limpadora, para unir os tubos com as conexões. É preciso aguardar algumas horas para a secagem da cola e adesão total do material.

Dica importante: antes de fazer a junção das peças, lixe a ponta do tubo e o interior da conexão até o brilho da superfície sumir. Posteriormente, limpe a superfície com um pano e aplique a cola no tubo, na conexão e execute a união entre eles com uma leve torção. Com outro pano, remova o excesso de adesivo.

Por outro lado, o PVC roscável usa uma tarraxa para fazer rosca na ponta dos tubos, quando não tiver, e fita veda-rosca para vedar a rosca e unir os tubos e conexões. Geralmente são encontrados na cor branca.

Canos para água quente

Os tubos de CPVC podem ser usados para condução de água fria e quente, uma vez que apresenta alta resistência à temperatura. A temperatura máxima de trabalho é de 80ºC. Eles são encontrados na cor bege com faixa vermelha no mercado.

A sua instalação é realizada pelas juntas soldáveis, utilizado adesivos para CPVC, de maneira similar às instalações de PVC, porém não pode lixar.

Já para transporte de água quente, que são aproveitadas em chuveiros e banheiras, as outras opções são os tubos de PPR, tubos de PEX e cobre.

Os tubos e conexões de PPR são usados para alimentação de água quente e não necessitam de isolamento térmico.

Unidos por meio de um processo de termofusão a 260ºC, eles formam uma tubulação única que não precisa de colas ou roscas.

A temperatura de trabalho nos tubos e conexões de PPR é de 70ºC, mas eles podem suportar picos de até 95ºC. Essa tolerância é muito importante, principalmente quando há variação de temperatura na água que sai do aquecedor.

Outra opção para água quente são os tubos e conexões de PEX. Trata-se de um sistema de bobinas de tubos contínuos que são ligados a um módulo distribuidor. Nesse tipo de tubo, as conexões são metálicas do tipo anel deslizante, sendo bastante usadas para paredes em drywall, construções temporárias e construções com vários ambientes iguais, como um hotel.

Informação importante: esse tipo de instalação ponto a ponto feito pela bobina de pex, utiliza menos conexões e reduz os possíveis pontos de vazamento.

Canos de esgoto

Hidraulica de banheiro com tubos de esgoto

Os tubos de esgoto compõem sistemas que servem para realizar a coleta adequada de efluentes ou água usadas em ralos, vaso sanitário, torneiras e todos os pontos onde tiver ponto de água.

A instalação hidráulica de evacuação irá transportar essa água usada para fora da edificação, e garantir que elas cheguem ao destino final: o sistema coletor de esgotos da via pública das cidades.

O cano mais utilizado são os tubos de plástico, especialmente os de PVC que são aproveitados em boa parte das construções civis. Eles são encontrados na cor branca no mercado.

Confira os melhores materiais hidráulicos na Obramax!

Medidas padrão utilizadas para banheiro

Caso você não tenha o projeto hidráulico em mãos, confira abaixo uma relação de medidas mínimas referentes ao banheiro:

  • Pé-direitoa recomendação de altura mínima é um pouco mais baixa que a da sala, a partir de 2,40 m.
  • Nichos e Prateleiras: em espaços pequenos, a dica é aproveitar as paredes para criar mais áreas para guardar as miudezas do dia a dia. Nesse caso, nichos e prateleiras de 10 a 15 cm já cumprem bem esse papel.
  • Bancada: para banheiros de uso diário, a indicação são bancadas com uma profundidade mínima de 50 cm. Em lavabos, por outro lado, é possível diminuir a profundidade para até 35 cm, já que são áreas menores e usadas com menor frequência. Quanto à largura, reserve uma área de sobra de 40 cm a 50 cm na bancada em relação à cuba, para conseguir apoiar itens de higiene.
  • Cuba: uma forma de otimizar espaços em banheiros é usar uma torneira de mesa com bica alta instalado ao lado da cuba ou uma torneira de parede instalada logo acima. Dessa forma, a banca pode ser um pouco menor e você pode optar por uma cuba maior e mais confortável. Outra opção interessante são as cubas esculpidas ou de semi-encaixe. O único ponto de atenção é que a altura final da borda da cuba deve ser de 90 cm do piso, com uma variação de 85 a 83 cm dependendo da estatura das pessoas que utilizam o cômodo.
  • Box: as dimensões mínimas para um modelo com porta de correr, por exemplo, são 0,80 x 1,20 m. Atente-se à largura do box para garantir que as pessoas poderão se mexer tranquilamente enquanto tomam banho.
  • Vaso sanitário: a distância lateral entre assento e parede varia de 35 a 40 cm, já a distância entre bacia e bancada, ou a parede de frente, deve ser de no mínimo 60 cm.

Como fazer a instalação hidráulica de banheiro

DIcas para Hidráulica de banheiro

O primeiro passo da instalação hidráulica de banheiro leva em consideração a caixa d’água, afinal, ela passa pela instalação hidráulica da casa inteira e não somente na parte do banheiro.

A partir da instalação correta da caixa d’água, você precisa interligá-la ao sistema projetado para o imóvel.

Lembre-se que uma saída deve ser reservada para um cano com 1.1/2 polegada para o vaso sanitário, e outra para um cano de 3/4″ para o resto da casa. Há também a opção de usar duas ou mais ligações para saída de água, feitas de acordo com cada projeto hidráulico do banheiro.

Depois de feita a parte de colocação da caixa d’água, chega a parte de adaptar a tubulação conectada a ela com o restante da casa. O ideal é inserir um registro na saída das tubulações.

Por exemplo, para vaso sanitário com caixa de descarga ou caixa acoplada você pode usar uma tubulação que sai da caixa d’água com ¾ de polegada. Se for um vaso sanitário com válvula de descarga, prefira o tubo de l e ½ polegada.

Em pias de banheiro, lavatório ou bidê, poderá ser adaptada a tubulação com 3/4″ ou 1/2″ em ligações de água nos pontos de uso.

Para as ligações de esgoto, recomenda-se utilizar na saída de lavatório 40mm; na saída de pias e chuveiros 50mm, e ligação exclusiva do vaso sanitário com 100mm direto na rede de esgoto da edificação.

Sempre instale a caixa sifonada ao longo da instalação de esgoto para recolher os despejos dos vários aparelhos sanitários, exceto vaso sanitário que tem instalação exclusiva. Lembre-se de direcionar em uma única tubulação o envio desse despejo para fora da edificação.

Quer saber mais sobre como fazer instalação hidráulica de banheiro? Confira os vídeos do nosso canal: Banheiro Completo – da instalação ao acabamento.

Encontre os melhores produtos para banheiro na Obramax!

Conclusão

Ao longo desse conteúdo, você conheceu melhor o processo de instalação hidráulica de banheiro, processo fundamental para quem deseja realizar um serviço com ainda mais qualidade e eficiência.

Aproveite as nossas dicas e garanta a entrega de um projeto impecável!

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Autores

  • Patrícia Medeiros

    Profissional com mais de 8 anos de experiência na Obramax, onde atua como Gerente de Produtos, especializada em Gestão de Compras, Negócios, Contratos e Campanhas Comerciais para Varejo e Atacado na Construção. Anteriormente, foi Executiva de Produtos na Amanco Wavin, contribuindo para o desenvolvimento e lançamento de produtos na construção civil e irrigação. Além disso, possui experiência como Professora Docente Titular em Curso Técnico, destacando-se na criação de metodologias de ensino inovadoras. Sua carreira também inclui a implantação de certificações ISO 9001:2000 em diversas empresas, serviços e indústrias.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.