Aquecedor de Água Solar: como funciona e vantagens

Aquecedor de água solar

O aquecimento de água é primordial para a nossa rotina, desde higiene pessoal até processos industriais: a água quente faz toda a diferença em inúmeras atividades diárias. Por conta dessa necessidade natural, ao longo das décadas, inúmeras soluções surgiram para garantir o consumo de água aquecida sempre que necessário, como os diferentes tipos de aquecedores de água.

Sem dúvidas, os aquecedores de água são equipamentos que transformaram o cotidiano das pessoas, oferecendo mais praticidade e qualidade de vida para quem investe nesses itens. Em nosso blog, já falamos mais sobre os aquecedores a gás e no artigo de hoje, vamos explorar um equipamento que pode ser um complemento ou uma alternativa ao modelo a gás: o aquecedor de água solar.

A crescente conscientização sobre a preservação do meio ambiente e a urgência em reduzir as emissões de gases de efeito estufa foram decisivas para que este modelo ganhasse cada vez mais destaque no mercado, uma vez que trata-se de uma solução eficiente e ecologicamente correta.

No conteúdo de hoje, você vai entender como funciona o aquecedor solar, os seus componentes, as vantagens, como dimensionar o equipamento e muito mais!

Principais componentes e como funciona o aquecedor solar

Não é novidade para ninguém que o aquecedor de água solar funciona por meio da energia do sol. Porém, isso só é possível graças à presença de alguns componentes imprescindíveis:

Coletor solar

O coletor solar é responsável por captar a radiação solar e converter essa energia em calor. Por conta disso, são geralmente instalados no telhado ou em locais com maior exposição à luz solar, para assim, maximizar a captação desta energia. É importante destacar que os coletores são compostos por placas absorvedoras, tubos transparentes e material de isolamento térmico.

Essas placas possuem uma superfície escura responsável por absorver a radiação solar; na sequência, a radiação é convertida em calor e aquece a água que circula pelos tubos transparentes. Por fim, o material de isolamento térmico ao redor dos coletores ajuda a minimizar as perdas de calor e mantendo a eficiência do sistema.

Reservatório térmico (Boiler)

Reservatório térmico

Já o reservatório térmico, também conhecido como boiler, é responsável por armazenar a água aquecida pelo sistema solar, uma vez que é isolado termicamente. Ele apresenta capacidade variável, ou seja, é possível escolher o tamanho do reservatório de acordo com a demanda de água quente do seu projeto.

Em resumo, a água aquecida pelos coletores é transferida para o boiler e lá permanece até ser utilizada. Vale ressaltar que o isolamento térmico do reservatório mantém a temperatura da água por um longo período, até mesmo quando não há radiação solar direta.

Sistema de circulação

Por fim, o sistema de circulação do aquecedor solar possibilita o movimento da água entre os coletores e o boiler. Há dois tipos principais de sistemas para isso: termossifão e circulação forçada.

No primeiro caso, a circulação da água acontece de maneira natural, sendo impulsionada pela diferença de densidade entre a água quente e a fria. Como a água quente é mais leve, ela sobe para o reservatório, enquanto a água fria desce para os coletores para ser aquecida outra vez. Não é preciso usar bombas neste tipo de sistema.

Em contrapartida, no sistema de circulação forçada, é preciso utilizar uma bomba para impulsionar a água aquecida nos coletores para o boiler. Dessa forma, ele proporciona uma circulação contínua e controlada, até mesmo quando não há diferença de densidade suficiente para o termossifão funcionar.

Materiais Hidráulicos

Como dimensionar

Como dimensionar aquecedor de água solar

Agora que conhecemos melhor os componentes do aquecedor solar e como ele funciona, é necessário explicar outro ponto essencial para quem deseja investir nessa solução: afinal, como dimensionar o aquecedor?

Na prática não existe muito mistério: o aquecedor solar deve ser dimensionado de acordo com o consumo de água do local e, para isso, é preciso avaliar os seguintes pontos:

  • O número de moradores;
  • A frequência e a duração média dos banhos;
  • Quais são os outros pontos da casa que receberão água quente;
  • A vazão de água de cada ponto de consumo, entre outros critérios.

Vamos entender melhor cada um destes tópicos? Confira!

1. Número de pessoas na residência

O número de pessoas na residência influencia diretamente na escolha do boiler, afinal, quanto mais moradores, maior deverá ser a capacidade de armazenamento do reservatório. De acordo com a ONU,  uma pessoa adulta utiliza 12 L de água por dia em banhos, sendo assim, multiplique essa litragem pela quantidade de pessoas que moram em casa para ter uma média do consumo diário.

2. Tempo médio do banho

Além do número de pessoas, é importante ter uma média do tempo do banho de cada um. Mesmo uma família pequena, se os banhos forem demorados, será preciso investir em um boiler maior para dar vazão ao consumo. Neste caso, é essencial reforçar a importância do consumo consciente de água, pois é um recurso altamente escasso em nosso planeta e que deve ser usado com sabedoria.

3. Quantas áreas da casa serão abastecidas

Para evitar problemas no consumo de água aquecida, você deve listar todos os locais que devem ser abastecidos com esse conforto: será apenas a área do chuveiro? As pias da cozinha e do banheiro também? Ou você deseja água quente em todas as áreas, como cozinha, banheiro e lavanderia?

Então, avalie criteriosamente as necessidades da sua casa, desse modo, será possível planejar não só a estrutura física do aquecedor solar, mas toda a parte hidráulica que vai exigir um projeto de encanamento específico para água quente.

4. Região do país

A região do país, diferentemente dos 3 itens acima, está relacionada ao coletor solar. No Nordeste do Brasil, por exemplo, você usará menos coletores do que na região Sul. Isso porque no Nordeste a incidência do sol é intensa praticamente o ano todo. No Sul, por outro lado, as estações são mais bem definidas e o inverno é mais rigoroso, sendo necessário o uso de mais coletores na estrutura para captar mais radiação solar.

5. Pressão de água

Por fim, existem dois tipos de boiler que variam de acordo com a pressão de água existente na casa: o boiler de baixa pressão de água e o de alta pressão.

O primeiro modelo apresenta uma estrutura interna mais simples e possui um sistema anti-congelamento, sendo ideal para as regiões do país onde as temperaturas caem no inverno. Já o boiler de alta pressão de água tem uma estrutura interna reforçada para aguentar a alta pressão de água, além disso, tem anodo, sendo usada nas casas com poço artesiano ou mina.

A escolha entre um tipo e outro vai depender da altura da caixa d’água, por via de regra:

  • Até 5 m: usa-se o boiler de baixa pressão;
  • Acima de 5 m: usa-se o boiler de alta pressão.

Principais vantagens do aquecedor solar

Vantagens do aquecedor solar

Ainda está em dúvidas se vale a pena investir em um aquecedor de água solar? Então, separamos 4 benefícios que este equipamento confere para o seu imóvel:

Economia de energia

Quando o assunto é o aquecedor solar, sem dúvidas uma das vantagens mais conhecidas é a redução no consumo de energia elétrica. Estima-se que a economia no final do mês pode chegar até a 50%.

Preservação do meio ambiente

Por ser alimentado por uma fonte de energia sustentável, o aquecedor solar é a escolha ideal para quem deseja contribuir para a preservação do meio ambiente. Ou seja, o equipamento traz a eficiência de um sistema de aquecimento sem que isso gere impactos negativos para a natureza.

Valorização do imóvel

Outra vantagem interessante é a valorização do imóvel por conta da presença do sistema de aquecimento solar, especialmente por que a vida útil do produto pode chegar até 20 anos e gera mais economia na residência.

Conforto térmico

Um sistema de energia solar para aquecimento de água proporciona conforto térmico equivalente aos sistemas elétricos ou a gás, porém, sem impactos negativos ao meio ambiente e com menor consumo de eletricidade.

Informação extra: o aquecedor solar funciona no inverno ou quando não há sol?

Essa é uma preocupação recorrente, uma vez que sabemos que dias nublados fazem parte da rotina de alguns Estados no Brasil. Então, é importante já responder a questão: os aquecedores solares geram menos calor no inverno, porém, continuam funcionando e economizando energia.

Ainda que o aquecimento seja menor nos dias mais frios, lembre-se que ele não é completamente interrompido. Além disso, existem 2 formas de driblar essa complicação: aumentar o número de coletores solares ou utilizar um sistema de aquecimento complementar, seja ele elétrico ou a gás. Essa segunda opção consiste na instalação de um chuveiro elétrico passível de acionamento em dias que o armazenamento de água quente não seja suficiente para a demanda do imóvel.

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, mostramos como o aquecedor de água solar é uma escolha inteligente e sustentável para quem busca conforto térmico, seja em casas, empresas e comércios.

Como vimos, ao aproveitar a energia renovável e limpa do sol, os aquecedores solares contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a preservação do meio ambiente. Além disso, esses sistemas são projetados para serem altamente eficientes, maximizando a energia solar disponível e oferecendo um suprimento confiável de água quente.

Ou seja, optando por essa tecnologia, contribuímos para um futuro mais limpo e sustentável, garantindo conforto térmico e economia financeira ao mesmo tempo.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de aquecedores para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Patrícia Medeiros

    Profissional com mais de 8 anos de experiência na Obramax, onde atua como Gerente de Produtos, especializada em Gestão de Compras, Negócios, Contratos e Campanhas Comerciais para Varejo e Atacado na Construção. Anteriormente, foi Executiva de Produtos na Amanco Wavin, contribuindo para o desenvolvimento e lançamento de produtos na construção civil e irrigação. Além disso, possui experiência como Professora Docente Titular em Curso Técnico, destacando-se na criação de metodologias de ensino inovadoras. Sua carreira também inclui a implantação de certificações ISO 9001:2000 em diversas empresas, serviços e indústrias.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.