Lista de ferramentas para eletricistas: conheça o que é indispensável

Ferramentas para eletricistas

As ferramentas para eletricistas são parte fundamental do dia a dia desse profissional. As atividades executadas podem oferecer vários riscos por conta do contato direto com a eletricidade, por isso, instrumentos de trabalho corretos e equipamentos de segurança de qualidade são indispensáveis. Se você é um profissional da área ou deseja torna-se, confira nesse artigo uma lista completa das principais ferramentas para eletricistas e para que servem:

Como escolher boas ferramentas para eletricistas?

Como escolher ferramentas para eletricistas

Para escolher boas ferramentas é necessário prestar atenção à qualidade, durabilidade e segurança de cada equipamento.

Antes de comprar, não olhe apenas para o preço e funcionalidade da ferramenta. Antes de comprar, não olhe apenas para o preço e a qualidade da ferramenta, é fundamental observar quais são as indicações de uso e recomendações do fabricante para aquele produto, assim fazendo um uso e armazenamento adequado, para que a ferramenta tenha uma vida útil longa.

Também é fundamental observar quais são as indicações de uso e recomendações do fabricante no rótulo da ferramenta, para fazer um uso e armazenamento adequado, para que a ferramenta tenha uma vida útil longa.

Leia também: Como fazer instalação elétrica residencial? (Guia passo a passo)

Ferramentas

Por que todos os eletricistas devem ter ferramentas de trabalho?

Dentro dessa profissão, os eletricistas possuem como vantagem a possibilidade de realizar com excelência diversos trabalhos sem precisar de uma lista extensa de ferramentas.

Com as principais ferramentas e um bom conhecimento técnico é possível começar a exercer a profissão sem deixar a desejar.

Embora não seja necessário começar investindo em todos os tipos de ferramentas existentes no mercado, é importante ter um kit básico que contemple todas as atividades de um eletricista.

A importância está justamente na facilidadepraticidade segurança que as ferramentas proporcionam no dia a dia.

Com as ferramentas certas, você consegue fazer seu trabalho em menos tempo, mas com mais segurança e qualidade.

O trabalho bem feito de um eletricista não representa apenas segurança para o profissional especializado, mas também para os clientes.

Afinal, a execução de qualidade de uma instalação elétrica representa a redução de riscos de curto-circuitos, economia em gasto de energia e prevenção de consertos elétricos que podem ser evitados com uma mão-de-obra qualificada.

Agora que você já sabe a importância das ferramentas para eletricistas, confira no vídeo abaixo alguns dos segredos dessa profissão tão importante, como saber precificar seu serviço:

Quais são as ferramentas indispensáveis para eletricistas?

Elaboramos uma lista de ferramentas para eletricista com itens utilizados no dia a dia da profissão. Confira quais são e a indicação de uso:

1. Caixa de ferramentas

A caixa de ferramentas é um dos itens mais importantes no dia a dia de um eletricista ou qualquer outro profissional da construção civil, pois trata-se de uma forma de organizar todas as outras principais ferramentas pequenas, como chaves de fenda, alicate, fitas, trenas etc.

É uma forma de não acabar esquecendo ou perdendo as ferramentas no local de trabalho, tendo prejuízo no investimento feito.

Existem caixas de ferramentas para eletricistas de diversos tamanhos e materiais. Você consegue encontrar modelos de caixa de ferramenta metálica, que são bastante resistentes, mas um pouco mais pesadas.

Há também as caixas de ferramentas plásticas, que são mais leves e fáceis de transportar.

2. Alicate de ponta finas ou meia-cana

O alicate de pontas finas ou meia-cana  é um modelo com várias opções de uso, sendo versátil como o alicate universal.

Esse tipo de ferramenta pode ser usada para puxar, segurar, dobrar, girar e cortar fios e arames.

Por conta de ser um modelo de bico fino e comprido, acaba sendo a opção mais prática para realizar trabalhos em locais de difícil acesso, como para pinçar a fiação em um conduíte, por exemplo.

Por essas características, acaba entrando no kit de equipamentos essenciais para eletricistas.

Na hora de comprar, prefira os modelos com cabo de isolamento e atente-se à qualidade e características de fabricação.

3. Chave de fenda

Na hora de realizar uma instalação elétrica, o eletricista pode precisar montar ou desmontar alguma estrutura parafusada, por isso precisa de ferramentas para apertar e afrouxar parafusos.

Normalmente, os parafusos apresentam cabeça de fenda chata, que é aquele modelo de parafuso bem comum em que a cabeça apresenta apenas uma divisão linear no centro.

Por isso, entre as ferramentas para eletricista, existe a necessidade de uma chave de fenda.

No mercado, existem opções de chaves de fenda em diferentes tamanhos e preços. Para o trabalho com elétrica, é importante pesquisar pelos modelos totalmente isolados ou, ao menos, com cabo isolado.

4. Chave Philips

Chave philips

chave Phillips é uma variação da chave de fenda. A diferença principal é o tipo de ponta, que é em formato de cruz.

Esse tipo de chave, na instalação elétrica, é utilizada para apertar e afrouxar parafusos em disjuntores ou outros equipamentos elétricos que usam esse tipo de parafuso.

5. Chave-inglesa

A chave-inglesa é uma ferramenta usada para aplicar torque em parafusos.

Embora não pareça ter ligação com a instalação elétrica, é um dos instrumentos essenciais para os eletricistas, por conta da necessidade de realizar trabalhos que exigem o uso de parafusos para montar e desmontar estruturas.

Uma das características da chave-inglesa é que trata-se de um modelo regulável, o que permite o uso em diferentes tamanhos de parafusos. Por isso, é uma peça muito versátil.

Assim como outros modelos de chave, é possível encontrar versões com e sem cabo isolado.

6. Alicate decapador de fios

O alicate decapador de fios é também uma das principais ferramentas para eletricista. Como o nome diz, essa ferramenta é usada para desencapar fios usados em diversas instalações.

Esse tipo de alicate também é bastante versátil, por ser usado também para crimpar e cortar fios.

É possível encontrar diversos modelos desse tipo de alicate. Por isso, para escolher a melhor opção, observe sempre as recomendações do fabricante, para entender se é a ferramenta que vai mais atender suas necessidades no dia a dia.

Vale ressaltar também que alguns modelos não possuem cabo isolado. Se você for precisar usar em locais energizados, sempre priorize essa característica, pois é a opção mais segura para a execução do seu serviço.

7. Alicate universal

Se você está começando e não sabe qual alicate comprar ainda, aposte no investimento de um bom alicate universal.

Como o nome já diz, essa é uma ferramenta multifuncional. Pode ser usada para cortar, puxar, enrolar, dobrar e decapar fios elétricos.

Isso porque possui uma ponta e o vão dentados, característica que permite o uso em superfícies de diferentes formas (sextavada, chata, oval, quadrada etc).

Por conta dessa versatilidade, acaba sendo o alicate mais usado no dia a dia desses profissionais, já que permite a realização de diferentes tarefas.

Na hora de comprar um alicate universal, é importante verificar se a ferramenta atende às especificações da norma regulamentadora NR10 e 9699, que trazem todas as exigências de segurança para a fabricação do produto, como cabo com isolamento e material indicado para fabricação.

8. Alicate de Crimpagem

alicate de crimpagem é um tipo de alicate específico para realizar a crimpagem de cabos de redes de internet, telefonia ou fiação elétrica.

A crimpagem, para quem não está familiarizado, significa o processo de realizar a junção de duas peças ou componentes por constrição mecânica.

Na instalação elétrica, é uma ferramenta bastante útil, mas que, caso não seja possível adquirir em um primeiro momento, pode ser substituída pelo uso do alicate universal.

9. Detector de tensão

detector de tensão é uma ferramenta essencial para a segurança do serviço, pois permite identificar a existência de tensão elétrica sem a necessidade de contato manual.

Basta aproximar o detector de tensão próximo ao lugar, objetivo ou fiação para conseguir verificar se há tensão.

Geralmente, os aparelhos informam se há ou não tensão elétrica a partir de algum sinal visual ou sonora.

10. Passa fio

Outra ferramenta essencial para o trabalho dos eletricistas é a passa fio, também conhecida como sonda, passa cabo ou guia de cabos.

Como o nome já revela, trata-se de um equipamento indispensável para a passagem de um ou vários fios dentro dos eletrodutos nas paredes. Sem essa ferramenta, o trabalho de instalação elétrica se torna muito mais difícil e demorado.

Por isso, é uma das ferramentas para eletricista que não podem faltar para a execução de um trabalho mais ágil e prático.

11. Fita isolante

Embora não seja necessariamente uma ferramenta, a fita isolante também é um item essencial na caixa de ferramentas de um eletricista.

O papel da fita isolante é de reforçar a vedação e proteção dos fios elétricos aumentando a segurança dos profissionais e das instalações elétricas.

Esse tipo de fita é produzida com um material capaz de isolar os cabos desencapados, protegendo da ação do tempo, sol e calor.

12. Multímetro

Multímetro

multímetro é uma ferramenta que realiza a medida das grandezas elétricas e da continuidade elétrica dos fios e componentes.

Essa ferramenta está entre as principais, pois sem o multímetro não é possível dar um diagnóstico preciso da situação da instalação elétrica da obra.

Em outras palavras, isso significa que sem ele não é possível verificar o quanto um sistema elétrico está sobrecarregado ou não.

Outra função importante desse aparelho é que ele ajuda a testar quais os níveis de tensão de uma tomada (220V ou 127V).

13. Trena

trena é o tipo de equipamento presente em praticamente todas as caixas de ferramentas dos profissionais da construção civil, pois todas as áreas precisam trabalhar com precisão em medidas.

Em uma instalação elétrica, a trena é importante tanto para medir a distância entre as tomadas, para verificar a melhor posição do quadro de distribuição como também para verificar o percurso da fiação elétrica por dentro da estrutura da parede na hora de orçar a quantidade de materiais necessários.

Ou seja, é importante no orçamento e na execução do serviço.

O lado positivo dessa ferramenta é que existem trenas de diferentes preços, metragens e tamanhos, o que faz com que a trena caiba literalmente no seu bolso.

Leia também: Quadro de distribuição: Guia completo de instalação e manutenção

A importância de trabalhar com equipamentos de proteção individual (EPI’s) para eletricistas

Além de boas ferramentas, os profissionais também precisam fazer uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) para colocar a segurança própria em primeiro lugar.

Acidentes podem acontecer, mas a prevenção deve ser prioridade antes de dar início a qualquer serviço.

Por isso, além dos protocolos de segurança de execução do trabalho, é fundamental investir no uso de equipamentos de proteção como: capacete de segurança, botina, luva isolante, manga isolante de borracha, protetor facial e cinto de segurança, além de equipamentos de proteção para trabalhos em altura.

Conclusão

Como vimos, existem várias ferramentas para eletricista que facilitam o dia a dia desses profissionais.

Elas são essenciais para tornar o trabalho mais seguro e rápido, pois agilizam diversas etapas de uma instalação elétrica em uma obra.

De modo geral, não é a quantidade que faz diferença na rotina desses profissionais.

Vale mais a pena investir em ferramentas de excelente qualidade e que são multifuncionais do que comprar diversas opções de ferramentas de qualidade duvidosa que vão acabar tendo uma vida útil curta.

Com um bom conhecimento técnico, é possível começar a realizar o trabalho apenas com um kit básico e, aos poucos, ir investindo em mais opções de ferramentas.

Por isso, na hora de selecionar suas ferramentas essenciais, não olhe apenas para o preço. Verifique a qualidade e reputação do fabricante e se ele segue todas as normas técnicas de fabricação. Afinal, a segurança no trabalho deve ser prioridade máxima!

Autores

  • Muziel Sousa

    Com ampla experiência no departamento de compras, atingiu diversos objetivos e mantém constância nas entregas e melhorias de custos e oportunidades. Atualmente é gerente de produtos na Obramax e possui o objetivo de melhorar os resultados e processos, gerando satisfação nos clientes internos e externos.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.