O que causa umidade na parede e como resolver esse problema

Umidade na parede

A umidade na parede é um problema muito comum em diferentes tipos de imóveis. Infelizmente, essa é uma questão que afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas que convivem no local e que também pode comprometer a estrutura da casa com o passar dos anos.

Explicando melhor: além do visual ruim provocado pela umidade, eventualmente, as pessoas podem apresentar sintomas como espirros, tosse seca, dor de cabeça, problemas respiratórios e alergias. Em relação à estrutura do imóvel, a umidade funciona como um catalisador para problemas ainda mais graves, como infiltrações, surgimento de mofo e bolor, etc.

Se você não quer sofrer com isso, saiba que a solução definitiva exige reconhecer a origem da umidade, para assim, escolher a melhor opção para resolvê-la de uma vez por todas.

O que é umidade na parede e como ela surge?

Antes de mais nada, precisamos entender o que é a umidade relativa do ar: estamos falando da quantidade de vapor de água presente em certo ambiente, que pode variar de 0% (ausência de vapor) até 100% (quantidade máxima de vapor).

Quando essa umidade está em excesso, os primeiros sinais são a presença de mofo, bolor e mau cheiro. Outro indício é o aparecimento de manchas no local. Neste contexto, a umidade alta no cômodo é o principal fator para a proliferação desses microrganismos.

Em relação ao que causa essa umidade, existem algumas possibilidades, sendo que a mais comum é a pouca incidência solar e/ou pouca circulação de ar no local. Em locais onde há muita umidade e pouca luz solar, como em banheiros de residências, por exemplo, é mais comum que haja condensação da água, processo de transformação do vapor d’água para seu estado líquido, gerando assim, a umidade.

Outras possibilidades para a presença de umidade na parede incluem: defeitos no encanamento, isolamento ineficiente ou inexistente em casas adjacentes ou falta de impermeabilização nas áreas úmidas.

Ferramentas

Tipos de umidade na parede

Tipos de umidade

Para entender sobre esse inconveniente, é preciso conhecer os tipos de umidade na parede. Pois é, essa é uma situação tão comum que existe até mesmo uma classificação para ela.

De maneira geral, a umidade varia pela forma como o problema foi causado. Em outras palavras, para classificá-la você deve descobrir de onde ela vem tendo em mente as 4 possibilidades explicadas abaixo:

1. Capilaridade

A umidade ascendente por capilaridade é caracterizada quando os sinais aparecem na parte inferior da parede, isso porque a própria estrutura da construção pode estar em contato com um solo úmido.

Este é um cenário comum em alguns locais específicos, como estacionamentos, áreas térreas e qualquer ambiente que se encontre abaixo do nível da rua. Para resolver o problema, será preciso isolar e afastar a estrutura do solo, bem como colocar drenos para auxiliar.

2. Intemperismo

Já no caso da umidade por intemperismo, a principal razão são, como o nome indica, as intempéries, especialmente a chuva. Basicamente, a água da chuva entra através de fissuras na cobertura ou na fachada da construção provocando a umidade.

A não utilização de impermeabilizantes corretos é outra forma deste tipo de umidade se manifestar. Trata-se de um erro básico, mas ainda muito comum. Nesse caso, o mais indicado é analisar se há uma relação entre o clima e o acúmulo de líquidos. Se sim, é necessário chamar um especialista o mais rápido possível.

3. Condensação

Outro tipo de umidade na parede que merece a sua atenção é a que acontece por meio da condensação. Ele é muito comum em áreas molhadas, como cozinhas e banheiros, e consiste no acúmulo de líquidos na parede a partir da evaporação da água.

Para solucionar este caso, geralmente basta privilegiar a circulação de ar dentro do local para deixar o ambiente “respirar” por algumas horas.

4. Infiltração

Por fim, a infiltração é, sem dúvidas, o maior causador de umidade na parede. O seu surgimento é bem simples: ela ocorre quando há uma infiltração de água, que pode ser devido a vazamentos ou entrada de água externa.

Os pontos mais rotineiros para seu aparecimento são ambientes enterrados ou mal planejados. Independentemente do porquê, é preciso ser ágil para solucionar essa adversidade, identificando o mais rápido possível o agente responsável por tal cenário. Na maioria das vezes, será necessário consertar o problema causador e impermeabilizar toda a superfície novamente.

Dica de conteúdo: Como escolher Revestimento para Parede com Umidade

Como resolver umidade ascendente por capilaridade e demais tipos

Como resolver umidade na parede

Quando o assunto é problema de umidade, a melhor solução (e a mais econômica) sempre será prevenir. Ou seja, realizar uma correta impermeabilização das estruturas do imóvel durante o processo de construção ou reforma. No entanto, às vezes essa etapa da obra é deixada um pouco de lado ou se utiliza produtos inadequados, gerando toda essa dor de cabeça provocada pela umidade.

Se esse é o seu caso, não tem muito segredo: ou você conta com o suporte de um profissional ou tenta realizar o procedimento por conta própria.

Em paredes já construídas e que apresentam problema de umidade, a dica é acionar um profissional da área justamente para que ele analise e identifique qual é a causa da umidade e a melhor solução.

No caso de umidade por intemperismo, por exemplo, a saída é utilizar sistemas de pintura que formam uma película impermeável de grande flexibilidade e durabilidade sobre a superfície externa da parede.

Por outro lado, quando ocorre umidade ascendente por capilaridade ou por infiltração, será preciso eliminar o contato entre a parede e o solo úmido para assegurar que o problema não apareça novamente com o passar do tempo. Felizmente, é fácil encontrar no mercado opções de argamassas impermeabilizantes que são perfeitas, principalmente, para resolver umidade por capilaridade.

Passo a passo

Para te ajudar nesta missão, montamos um passo a passo simples sobre como resolver problemas de umidade na parede.

Use cloro e água sanitária: identifique o ponto de umidade e use cloro e água sanitária para limpar a parede. Essa combinação ajuda a remover fungos e organismos que tiverem surgido em decorrência da presença de água. Aqui não tem mistério: basta esfregar bem a superfície com o composto, secar e dar continuidade à reparação.

Raspe a parede: após a limpeza, raspe bem a área afetada. Isso vai remover a tinta e, caso a parede seja de alvenaria, também tirará um pouco do bloco que compõe a estrutura do imóvel. Então, não se preocupe e retire ao máximo o material que está comprometido pelos fungos.

Lave com água e sabão: assim que finalizar a raspagem, realize mais uma limpeza com água e sabão para retirar qualquer vestígio de bolor que ainda possa existir e espere secar.

Aplique impermeabilizante e massa acrílica: agora é o momento mais importante: você deve aplicar o impermeabilizante de sua escolha seguindo as orientações do fornecedor do produto escolhido. Aplique a primeira demão, aguarde o período de secagem e passe uma segunda demão.

Com a superfície já seca, aplique a massa acrílica para finalizar e começar o acabamento. Nessa etapa, o objetivo é deixar a parede bem lisa para a pintura.

Informação importante: é fundamental remover todo o revestimento da parede para aplicar o impermeabilizante diretamente na alvenaria. A aplicação pode ser tanto pelo lado interno quanto externo do ambiente.

Pinte a parede: 
por fim, pinte a parede reformada para um visual impecável. Dê preferência por tintas antimofo e bolor para que essa dor de cabeça não volte tão cedo.

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, falamos sobre as principais causas por trás da umidade na parede, conhecemos os tipos de umidade e como lidar com esse problema. Como vimos, essa situação varia muito de acordo com a origem da umidade e traz uma série de complicações a curto, médio e longo prazo.

Aliás, falando sobre a origem do problema, essa informação é primordial para definir soluções eficazes e assertivas. Além disso, é essencial agir prontamente diante dos primeiros sinais de umidade, como manchas, bolores e descascamento de pintura, para evitar danos estruturais mais graves e impactos na qualidade do ar interno.

Por fim, a conscientização sobre a importância da manutenção regular e a implementação de práticas construtivas adequadas podem contribuir significativamente para a prevenção da umidade nas paredes, promovendo ambientes saudáveis e livres de problemas relacionados à umidade.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de impermeabilizantes para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Ricardo Cícero

    Com uma ampla carreira no setor de materiais de construção e varejo, se destaca como um estrategista experiente e inovador. Com mais de 20 anos de atuação, liderou diversas mudanças onde atuou. Atualmente, como Gerente de Compras e Produtos na Obramax desde abril de 2016, Ricardo tem sido peça fundamental na construção e consolidação de um novo modelo de negócios de revenda de materiais para construção.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.