Como Fazer Demarcação de Vagas e Faixas de Estacionamento

Demarcação de estacionamento

Quem possui um estabelecimento comercial sabe como é importante se atentar a todos os detalhes, uma vez que eles fazem a diferença na experiência do seu público e na organização do local de maneira geral. Por isso, quando falamos sobre o sucesso de um comércio, é fundamental explicar como fazer a demarcação de estacionamento e garantir um fluxo ágil, seguro e eficiente para veículos que visitam o seu estabelecimento.

Em primeiro lugar, a demarcação das vagas possibilita acomodar o maior número possível de veículos sem gerar estresse e confusão na busca por vagas, otimizando assim, a área disponível. Além disso, esse cuidado com o estacionamento também diminui o risco de colisões durante manobras e privilegiam a visibilidade dos condutores.

Outro detalhe importante sobre a demarcação de estacionamento está diretamente relacionada à acessibilidade, uma vez que ela indica vagas reservadas para pessoas com deficiência ou idosos, por exemplo.

Dessa forma, fica claro como a demarcação das vagas de estacionamento é essencial, afinal, ela exerce um papel determinante no correto funcionamento de qualquer área de estacionamento, seja em empresas, supermercados, shoppings, condomínios etc.

Então, se está montando um estacionamento e quer garantir o cumprimento de todas as obrigações legais, além de boas práticas para um visual eficiente e seguro, continue a leitura e acompanhe as nossas dicas!

Regulamentação para demarcação de estacionamento

Antes de mais nada, é importante falar sobre as regulamentações de estacionamento, explicando as Normas Brasileiras atreladas a esse tipo de área. Em resumo, a demarcação de estacionamento precisa seguir três normas técnicas que determinam padrões de segurança, acessibilidade e funcionalidade, confira:

NBR 9050

A NBR 9050 define critérios e parâmetros técnicos de acessibilidade a serem seguidos em construções, instalações e edificações rurais e urbanas.

NBR 7181

Já a NBR 7181 trata sobre as regras para a sinalização horizontal, incluindo pontos como método de análise granulométrica de solos, realizada por peneiramento ou por uma combinação de sedimentação e peneiramento.

NBR 7195

Por fim, a NBR 7195 estabelece as cores que devem ser usadas para prevenção de acidentes, identificação e alerta contra possíveis riscos.

Outras indicações

Complementar às NBR, existem outras indicações para a demarcação de estacionamento:

  • Largura da faixa de demarcação de estacionamento: varia de acordo com a norma técnica local e a funcionalidade do estacionamento. Contudo, as dimensões indicadas, em geral, respeitam uma distância de 2,5 m entre as faixas de marcação e altura de 5,0 ou 5,5 m.
  • Sinalização vertical e horizontal: a demarcação de vagas de estacionamento inclui tanto a sinalização horizontal (no chão) quanto a vertical (placas). Ambas devem ser utilizadas de forma complementar para garantir a correta sinalização do estacionamento.
  • Cor da marcação de áreas de estacionamento: o branco é a cor mais utilizada para demarcação de estacionamentos, porém, outras tonalidades podem ser usadas para vagas especiais, como a cor azul, por exemplo.

Lembre-se que o cumprimento desses padrões e regulamentações é fundamental para garantir a conformidade da demarcação de vagas de estacionamento com as leis e normas vigentes, além de assegurar a sua funcionalidade e acessibilidade.

Leia também: 8 tipos de cobertura para garagem e como escolher a melhor

Pisos e Revestimentos

Como fazer demarcação de estacionamento

Como fazer demarcação de estacionamento

Agora que entendemos melhor o que diz a lei sobre a demarcação de estacionamento, vamos conhecer as etapas desse processo?

1. Planejamento

Naturalmente, a primeira etapa consiste na realização de um bom planejamento. Aqui, você deve compreender a configuração do espaço e buscar a melhor forma de organizá-lo. Uma boa opção é contratar um profissional especializado para te auxiliar na elaboração de um projeto eficiente e seguro.

2. Preparação do terreno

Após a conclusão do projeto, chegou o momento de preparar o terreno. Ou seja, é preciso limpar a superfície e eliminar qualquer irregularidades que possam interferir na demarcação.

3. Método de demarcação

Uma das vantagens da demarcação de estacionamento são as diferentes possibilidades de aplicação. Veja o que pode ser feito:

  • Placas e sinalização vertical: além da marcação no solo, placas e sinais verticais podem ser empregados para aprimorar a visibilidade e complementar a sinalização no chão;
  • Termoplástico: essa modalidade de sinalização apresenta maior resistência em comparação à tinta convencional. O termoplástico é aplicado de forma aquecida, aderindo firmemente à superfície, resultando em uma camada resistente e de longa durabilidade;
  • Fitas adesivas: já as fitas adesivas representam uma alternativa ágil e simples para sinalizar vagas de estacionamento, especialmente em locais internos, como garagens. Normalmente são utilizadas em demarcações temporárias.

4. Execução da demarcação de estacionamento

Execução da demarcação do estacionamento

Nesta etapa do processo, vamos falar especificamente sobre a demarcação de estacionamento com tintas, pois trata-se da forma mais popular.

Para começar, é importante destacar que a qualidade dos materiais usados faz uma enorme diferença na durabilidade da sua demarcação. Lembre-se que tintas de alta qualidade resistem melhor ao desgaste e preservam a demarcação visível por mais tempo. Então, a nossa dica é usar tintas que sejam resistentes à abrasão e à exposição a condições climáticas variadas.

Um dos revestimentos mais indicados para a demarcação de piso para estacionamento é a resina epóxi. Feita à base de polímeros e cargas minerais, é extremamente vantajosa para a aplicação em áreas de grande tráfego de carros e pessoas, uma vez que tem rápida aplicação, estética diferenciada, baixo custo de manutenção, fácil de limpar e alta resistência mecânica.

Com a tinta escolhida, faça a marcação das faixas do estacionamento usando uma linha ou fita métrica e giz. As dimensões usadas, na maioria dos projetos, são as seguintes: largura da faixa: 10 cm, comprimento da faixa: 5 m e distância entre as faixas: 2,5 m.

Feita a marcação, chegou o momento de pintar a demarcação. Mergulhe o rolo de lã e/ou pincel na tinta, remova o excesso e aplique sobre a superfície já marcada com giz. Aguarde o período de secagem indicado pelo fabricante da tinta. Cheque se há necessidade de outra demão.

5. Manutenção

A manutenção regular é de suma importância para assegurar que a sinalização das vagas de estacionamento permaneça sempre visível e em excelentes condições. A frequência dessa manutenção será determinada pelo tipo de sinalização adotado e pela degradação ao longo do tempo.

Assim, o ciclo completo de demarcação de vagas de estacionamento abrange diversas fases, desde o planejamento até a manutenção, desempenhando um papel essencial na garantia de um estacionamento bem organizado, eficaz e seguro.

Leia também: Como escolher piso para garagem interna e externa

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, explicamos como a demarcação de estacionamento desempenha um papel fundamental na organização, segurança e eficiência nestes espaços. Ao seguir as dicas e melhores práticas compartilhadas neste artigo, você estará preparado para criar um ambiente funcional, que atende às necessidades dos seus visitantes e oferece uma experiência mais tranquila e segura.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de tintas e acessórios para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.

  • José Flávio

    Mais de 30 anos de experiência na área de gestão comercial em renomadas empresas do mercado. Atua na Obramax como líder de produto no departamento de Tintas e Acessórios.