EPI para Eletricista: quais são obrigatórios e o que diz a NR-10

EPI para eletricista

Garantir a segurança dos trabalhadores é uma prioridade constante em qualquer tipo de trabalho, por isso, quando falamos em eletricidade, essa atenção deve ser redobrada! Os eletricistas e demais profissionais que executam serviços elétricos enfrentam riscos elevados, exigindo assim, o cumprimento de medidas especiais de proteção.

O uso de EPI para eletricista, por exemplo, é uma obrigação legal definida pela NR-10, que aborda as exigências e diretrizes de segurança para colaboradores do segmento elétrico. Além de enfatizar a necessidade de treinamento especializado, a NR-10 também especifica quais EPIs são essenciais para os profissionais que atuam nesse campo.

Se você trabalha com eletricidade e quer garantir a segurança para executar serviços ainda melhores, não deixe de conferir o conteúdo. Ao longo do artigo, falamos sobre os principais pontos da NR-10, quais são os EPIs para eletricista que não podem faltar para um trabalho seguro e eficiente, riscos atrelados à eletricidade e muito mais!

O que diz a NR-10?

Como destacamos acima, a Norma Regulamentadora (NR) 10 é a responsável por abordar os pontos relacionados à Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade, desempenhando um papel imprescindível para mitigar riscos inerentes à eletricidade para os profissionais que atuam em instalações elétricas em todas as etapas envolvidas.

O primeiro destaque da NR-10 é que a função de eletricista deve ser realizada por pessoas qualificadas, habilitadas e autorizadas para o serviço, reforçando então, a importância do treinamento e do conhecimento técnico como medidas de prevenção de acidentes.

Além disso, é fundamental que esses profissionais tenham plena consciência dos riscos envolvidos nas tarefas relacionadas à rede elétrica, mantendo-se atentos para evitar incidentes prejudiciais para si mesmo e demais pessoas próximas no local.

No item 10.2.1, vemos outra determinação importante: toda e qualquer intervenção em instalações elétricas devem incluir medidas preventivas de controle do risco elétrico, além de outras medidas necessárias para combater eventuais riscos adicionais.

Confira na íntegra as diretrizes da NR-10

Ferramentas

Riscos em eletricidade: por que usar EPI?

Naturalmente, quando falamos sobre riscos em trabalhos elétricos a primeira preocupação são os choques. Porém, esse não é o único tipo de problema que pode acometer profissionais que trabalham com eletricidade.

Para entender melhor a importância dos EPIs para eletricistas, é necessário explorar alguns dos principais riscos associados a essa profissão:

1. Choque elétrico

Sem dúvidas, o choque elétrico é o risco mais comum ao qual um eletricista se expõe durante a sua rotina. Basicamente, esse incidente ocorre quando alguma parte do corpo entra em contato com uma corrente elétrica sem que a pessoa esteja usando equipamentos adequados.

Embora existam diferentes níveis de choque elétrico, desde os mais leves até os fatais, é importante destacar que esse tipo de acidente pode desencadear diversas reações no corpo do trabalhador. Isso inclui desmaios e queimaduras, que, dependendo de sua gravidade, podem causar danos críticos à saúde do indivíduo.

2. Queda de altura

Outra situação comum na rotina de eletricistas que pode representar um risco, mas não tem a ver com eletricidade é a queda de altura. O trabalho em altura possui uma legislação específica e merece tanta atenção quanto a NR-10, uma vez que é comum os profissionais subirem em postes ou grandes edificações para realizarem a manutenção dos fios elétricos.

Mesmo que não ocorra nenhuma falha na parte elétrica, o risco de queda existe a todo o momento. Lembrando que quedas acima de 2 metros podem ser fatais, por isso, a queda de altura é um risco grave e que está presente no dia a dia de muitos profissionais.

3. Poeira e contato com chuva

Mais um exemplo de complicação no dia a dia dos eletricistas, principalmente em trabalhos externos, é a exposição à poeira e interações diretas com diversas intempéries, como chuva, raios solares intensos etc. Aliás, tais condições climáticas aumentam consideravelmente os riscos associados ao trabalho, como a possibilidade de ocorrer um curto-circuito.

Informação importante: a exposição excessiva a esses fatores pode causar consequências graves para a saúde do eletricista, ademais, ambientes úmidos e molhados aumentam o risco de acidentes.

4. Eletrocussão

De maneira geral, a eletrocussão é o cenário mais grave em um acidente elétrico, culminando na morte da pessoa por conta da exposição a uma carga elétrica letal. Ou seja, trata-se de um problema irreversível e é considerado o risco mais elevado que qualquer eletricista pode sofrer.

Explicando melhor: quando ocorre uma eletrocussão, a corrente elétrica perpassa o corpo da pessoa por meio de contato direto, comprometendo órgãos vitais, como cérebro e coração, provocando a morte instantânea do indivíduo. Não à toa, esse é um dos riscos mais abordados em medidas preventivas.

7 tipos de EPI para eletricista

Agora que você está ciente do significado e da importância dos EPI para eletricista, é hora de explorar os principais tipos disponíveis aqui na Obramax. Existem opções que abrangem todas as partes do corpo, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e livre de riscos.

Aqui estão alguns exemplos de equipamentos que são essenciais para profissionais que atuam no setor elétrico:

1. Luvas isolantes para eletricistas

Os eletricistas devem dar uma atenção especial ao uso de luvas em sua rotina de trabalho, uma vez que essa profissão demanda um uso diferenciado desse equipamento. É prática comum, por exemplo, a utilização de dois tipos de luvas: uma luva isolante, feita de borracha, e outra em couro, que protege a integridade da luva isolante, durante atividades de manutenção e instalação de pontos elétricos.

Existem diversos modelos de luvas disponíveis para esse propósito, mas é altamente recomendável procurar por luvas de alta tensão que indiquem o nível de proteção em kilovolts (kV) que oferecem. Isso garante que o colaborador nunca ficará exposto a uma tensão maior do que a capacidade de proteção de seu equipamento, reduzindo significativamente os riscos de acidentes de trabalho.

É importante ressaltar que todas as luvas de segurança destinadas a eletricistas devem possuir um Certificado de Aprovação.

Além das luvas, é prática comum reforçar a segurança dos colaboradores com o uso de mangas isolantes de borracha. Elas têm a mesma finalidade de proteger os braços do trabalhador, de maneira semelhante às luvas, especialmente em situações em que há riscos adicionais envolvidos.

Confira todos os modelos de luvas de proteção aqui da Obramax!

2. Botas de segurança elétrica

Ao contrário de algumas outras profissões em que botas com biqueiras de metal são sinônimo de segurança, no setor elétrico, esse material deve ser evitado. Isso porque o metal é um excelente condutor elétrico e, em caso de choque, pode agravar ainda mais os danos causados pelo acidente.

Dessa forma, as botas de segurança para eletricistas geralmente cobrem até o tornozelo e oferecem proteção contra objetos perfurantes, cortantes, altas temperaturas, produtos químicos corrosivos e abrasivos. Além disso, são fabricadas de materiais não condutores, como plástico.

Um dos materiais mais indicados para botas de segurança para eletricistas é o composite, pois ele oferece a mesma proteção contra impacto e não conduz eletricidade.

3. Óculos de proteção para trabalhos com eletricidade

Em relação aos óculos de proteção para trabalhos com eletricidade não tem segredo: eles devem ser fabricados com materiais resistentes a arcos elétricos e chamas para proteger a região dos olhos. Trata-se de um item fundamental, e é responsabilidade do profissional a checagem diária e periódica da sua conservação.

Aproveite e compre agora mesmo óculos de proteção aqui na Obramax!

4. Capacete de segurança para eletricista

O capacete de segurança para eletricista é mais um item que não pode faltar na sua lista de EPIs. Por conta da variedade de modelos de capacetes, é fundamental se atentar ao tipo indicado para trabalhos com eletricidade.

Para realizar um trabalho seguro, saiba que o capacete ideal são os que pertencem à classe B, conhecido por garantir proteção contra correntes elétricas. Eles costumam ser fabricados em polietileno de alta densidade e possuem uma camada interna de tecido, geralmente feita de feltro, que atua como uma barreira para impedir que correntes elétricas atravessem o corpo do colaborador que o utiliza.

Conheça todos as opções de capacetes de segurança e garanta já o seu!

5. Cinta de segurança para trabalho em altura

Conforme mencionado anteriormente, boa parte das atividades de um eletricista ocorrem em trabalhos em altura. Portanto, o uso dos cintos de segurança é essencial para proteger o profissional em situações de quedas, além claro, de assegurar estabilidade para a execução de suas tarefas.

Entre os diferentes modelos de cinta de segurança, o mais usado é o que vem com o talabarte, que é um dispositivo responsável por conectar o cinto tipo paraquedista a um ponto de ancoragem.

Vale destacar que esse EPI para eletricista confere estabilidade, aumenta a mobilidade do profissional e minimiza os riscos de queda. Em casos de quedas acidentais, o talabarte desempenha um papel crucial ao induzir a desaceleração do corpo, reduzindo a gravidade do impacto.

Aumente a proteção no seu trabalho com os cintos de segurança da Obramax!

6. Ferramentas isoladas para eletricistas

Existe uma série de ferramentas para eletricistas, mas em resumo, é importante ter uma boa caixa de ferramentas com chaves de fenda, philips, além claro, de equipamentos específicos para trabalhos com eletricidade, como alicate desencapador de fios, alicate de crimpagem, fita isolante, multímetro etc.

7. Dica extra: EPC para eletricistas

Além dos EPIs para eletricistas que destacamos acima, você sabia que também existem os equipamentos de proteção coletiva (EPCs) que são igualmente importantes para a segurança nesta área de atuação?

De maneira geral, os EPCs são indicados para garantir condições seguras para o desempenho de suas atividades, entre eles, podemos destacar:

  • EPCs de sinalização: dispositivos usados para sinalizar potenciais áreas de risco, orientando o fluxo seguro das pessoas. Os modelos mais usados são os cones de sinalização (geralmente fabricados em polietileno), as fitas de sinalização e/ou as grades metálicas dobráveis;
  • Banqueta isolante: indicado para ajudar o eletricista a alcançar locais mais elevados e, ao mesmo tempo, proporcionar isolamento elétrico durante a realização de atividades em subestações, painéis elétricos e cubículos;
  • Manta isolante: como o nome indica, essa manta é utilizada para isolar equipamentos energizados durante a execução de serviços e para criar uma barreira de isolamento em áreas de risco;
  • Extintor de incêndio: trata-se de um EPC amplamente conhecido e que desempenha um papel essencial no combate a incêndios. Em instalações elétricas, o extintor recomendado em caso de incêndio é o de gás carbônico, adequado para lidar com riscos elétricos.

Garantir a presença e a manutenção adequada desses EPCs para eletricistas é fundamental para criar um ambiente de trabalho seguro e reduzir os riscos associados às atividades elétricas.

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, conhecemos os principais tipos de EPI para eletricista e vimos por que esses equipamentos são tão importantes neste segmento.

Como explicamos, a eletricidade é uma fonte de energia imprescindível em nossa sociedade, mas também é extremamente perigosa quando não manuseada com cuidado. Os EPIs desempenham um papel fundamental na proteção dos eletricistas contra os riscos inerentes ao seu trabalho, como choques elétricos, queimaduras e lesões por arco elétrico.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de equipamentos de proteção individual para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Patrícia Medeiros

    Profissional com mais de 8 anos de experiência na Obramax, onde atua como Gerente de Produtos, especializada em Gestão de Compras, Negócios, Contratos e Campanhas Comerciais para Varejo e Atacado na Construção. Anteriormente, foi Executiva de Produtos na Amanco Wavin, contribuindo para o desenvolvimento e lançamento de produtos na construção civil e irrigação. Além disso, possui experiência como Professora Docente Titular em Curso Técnico, destacando-se na criação de metodologias de ensino inovadoras. Sua carreira também inclui a implantação de certificações ISO 9001:2000 em diversas empresas, serviços e indústrias.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.