Para quem deseja ter um piso com estética de madeira, mas acredita que o custo é elevado, existem opções mais em conta, como o piso laminado, vinílico e piso porcelanato tipo madeira.
A qualidade desses materiais não deixam nada a desejar e possuem o benefício de um valor mais acessível no mercado, assim como fácil manutenção, limpeza e instalação.
O piso de madeira natural, especialmente feito de madeira maciça, é considerado muito mais do que um detalhe de acabamento.
Essa escolha é capaz de transformar a construção e agregar ainda mais valor ao projeto.
Seja como deck, chão de taco, parquet ou assoalho, o piso de madeira proporciona ainda mais conforto aos ambientes. Por ser um piso quente, deixa os cômodos ainda mais aconchegantes.
A estética também é um ponto forte desse tipo de produto. Esse material, que é atemporal nos projetos, está bastante em alta por ser uma opção muito versátil.
Neste guia, comparamos o piso de madeira natural com as melhores opções que imitam pisos de madeira no mercado. Compare para entender o melhor custo-benefício!
Quais são os benefícios do piso de madeira?
Muitas pessoas se interessam pelo piso de madeira por ser uma opção bonita, clássica e até mesmo elegante.
No entanto, esse tipo de piso é uma opção de revestimento que vai muito além da estética. Dependendo da escolha, seu piso pode durar décadas sem precisar de grandes manutenção.
No mercado, além dessa opção, existem os pisos que parecem madeira e que são também cheios de benefícios.
Confira abaixo as principais vantagens dos pisos de madeira e semelhantes!
Propriedades acústicas
Assim como a madeira natural, os pisos semelhantes a madeira, como o laminado e vinílico, oferecem um ótimo isolamento acústico.
Por isso, além de ser uma opção de revestimento confortável, ajuda a trazer ainda mais qualidade de vida reduzindo sons e ruídos.
Por conta disso, é uma ótima opção para quem mora em apartamentos.
Durabilidade
Dependendo da qualidade do material escolhido, da instalação e cuidados no dia a dia, o piso de madeira pode durar por décadas.
Para os pisos que estão riscados ou manchados, a restauração é uma excelente opção, deixando seu piso em ótimas condições, como novo.
Por conta dessa qualidade, o custo realmente é mais alto, mas é um investimento excelente a longo prazo, já que trata-se de um material que te acompanhará por muitos anos.
O mesmo vale para os pisos laminados, vinílico e porcelanato. Esses materiais também são resistentes e com boa durabilidade.
No caso do laminado e do vinílico, a manutenção é ainda mais fácil, pois é um material que permite a troca das peças sem quebra-quebra ou sujeira.
Conforto térmico
O piso de madeira é considerado um piso quente, por isso deixa os ambientes mais confortáveis e aconchegantes. É uma ótima opção para regiões muito frias e para ambientes como sala de estar e quartos.
Versatilidade
Esses tipos de piso são muito versáteis e combinam com projetos rústicos, modernos, clássicos, românticos, coloridos, minimalistas e tantas outras opções que o arquiteto possa imaginar.
Quais são os tipos de piso de madeira?
Os pisos de madeira se dividem entre os pisos de madeira maciça (natural), laminados e pisos que imitam madeira. Entre os tipos de madeira natural, existem diferentes formatos, espessuras e estilos, como o parquet, o taco, assoalho e o deck de madeira. Confira:
Pisos e revestimentos para a sua construção é na Obramax: variedade em materiais e produtos a pronta entrega para sua obra não parar!
Pisos que imitam madeira
A indústria da construção civil atualmente apresenta diversas opções de revestimentos que são feitos de outras matérias-primas, mas que imitam a estética da madeira. Os principais são o piso porcelanato e o piso vinílico.
O piso vinílico é uma das opções com melhor custo-benefício. O valor por m² é muito mais em conta que a madeira natural, do laminado e porcelanato.
No entanto, ele também possui uma boa durabilidade, é fácil de instalar e manter no dia a dia, além de ser um piso bonito e aconchegante.
É possível encontrar vinílicos de diferentes tons de madeira e também com outras cores e estampas.
O mesmo acontece com o porcelanato, que é um revestimento de ótima durabilidade e resistência.
Além do porcelanato tipo madeira, existem porcelanatos com várias texturas e que acompanham as tendências de decoração.
Em comparação com o vinílico, o porcelanato tem o valor elevado e também exige gastos com materiais para assentamento, com rejunte e argamassa. No entanto, o resultado é um chão impecável.
Esses dois similares a madeira maciça são opções mais econômicas e de fácil instalação. No caso do piso porcelanato, trata-se de um revestimento frio e resistente à umidade. Por isso, pode ser utilizado também em áreas molhadas.
Você pode conferir as opções e os valores por m² de pisos porcelanatos e pisos vinílicos na Obramax.
Piso laminado
Os laminados de madeira são chapas de espessura fina produzidas a partir de fibras de microfibras de madeira.
O custo-benefício desse produto é bastante interessante, pois são práticos de instalar e proporcionam uma estética tão boa quanto um piso de madeira natural.
Eles podem ser instalados no piso com o sistema de click (encaixados um nos outros) ou com uma cola especial.
A variedade de cores dos pisos laminados é bastante grande, com diversos tons escuros, médios e claros.
Piso de taco de madeira
O piso de taco de madeira é um revestimento bastante popular que voltou à moda recentemente.
É um tipo de piso bastante comum em apartamentos e casas mais antigas, por isso é bastante utilizado em projetos que têm a intenção de ser mais vintage.
Esse tipo de piso tem uma boa qualidade e durabilidade, podendo durar por muito tempo. A instalação, no entanto, precisa ser feita por um profissional especializado para ficar totalmente alinhado e sem desníveis.
Se for aplicado de forma incorreta, com o tempo o cliente terá de lidar com tacos soltos, por exemplo.
Piso de parquet de madeira
O piso de parquet é bastante confundido com o taco de madeira, pois são peças menores. No entanto, o parquet é um modelo de piso caracterizado por padrões no chão.
Ou seja, é instalado para formar desenhos geométricos ou mosaicos. É um efeito bastante bonito, mas que demanda mais tempo de trabalho.
Assoalho de madeira
Os assoalhos são pisos de madeira maciça com espessura, em média, de 18mm. São versáteis, elegantes e resistentes. Nesse tipo de revestimento, encontram-se três tipos: o assoalho tradicional, o colado e o flutuante.
- Tradicional: tábuas compridas instaladas por um sistema de encaixe uma nas outras. A fixação pode ser feita com o uso de parafusos ou colado no contrapiso
- Colado: são, normalmente, tábuas mais curtas e com instalação diretamente sobre o contrapiso ou piso pré-existente. Esse assoalho é fixado por cola;
- Flutuante: o assoalho flutuante é fixado no rodapé, dispensando o uso de argamassas e colas.
Deck de madeira
O deck é um piso de madeira utilizado em ambientes externos, como varandas, área gourmet, piscinas e jardins.
Trata-se de um material muito resistente e durável, pois é instalado em áreas de constante exposição ao sol, chuva, vento e poeira.
No acabamento, após a instalação, os profissionais precisam aplicar impermeabilizantes e, de tempos em tempos, uma manutenção deve ser realizada.
Nos projetos, os arquitetos podem optar pelo uso de deck de madeira natural ou madeira plástica, uma opção mais sustentável feita de materiais reciclados, como resíduos de plástico, fibra de madeira e serragem.
Piso de madeira maciça
Também conhecido como piso de madeira natural, esse é o tipo de piso composto por réguas inteiras de madeira maciça, com espessura mais grossa e qualidade superior.
Além de ter uma durabilidade excelente, por ser um piso mais alto, permite a restauração por diversas vezes, pois apresenta espessura suficiente para ser lixado.
Existem vários tipos de madeiras que são utilizadas na fabricação de pisos maciços, como Carvalho, Ipê, Sucupira, Jatobá, Peroba, Cumaru, Marfim, Tauari e várias outras espécies.
No Brasil, é mais comum encontrar pisos de madeira maciça em tons escuros.
Dicas para escolher o seu piso de madeira
Para escolher o piso de madeira ideal, é importante conhecer os diferentes tipos de madeiras e materiais que simulam a madeira.
Cada tipo possui vantagens e desvantagens que precisam ser avaliadas dentro do contexto do projeto e preferências do cliente.
Por exemplo, se o cliente está fazendo uma obra para vender ou alugar, talvez o piso de madeira maciça não seja a melhor opção pelo preço. A qualidade, sem dúvidas, é muito alta, mas talvez acabe passando do orçamento.
Se a ideia é praticidade e bom preço, os pisos que imitam madeira são ótimas soluções e deixam o projeto esteticamente bonito também.
Para listar os prós e contras de cada material, considere qualidade, resistência ao desgaste, ambiente em que será instalado, necessidade de manutenção, facilidade de limpeza, custo de mão-de-obra especializada e a decoração da casa como um todo.
Cuidados com o piso de madeira
A madeira é um material bastante resistente ao tempo e de excelente qualidade, mas exige cuidados extras. Veja algumas dicas gerais:
- Use feltro adesivo para calçar os móveis e evite ficar arrastando os móveis. Se for necessário trocar o móvel de lugar, utilize um tapete ou pano embaixo para deslizar sobre o piso sem danificar a madeira;
- Evite usar cadeiras de rodinha diretamente sobre o piso de madeira;
- Evite sapatos de salto alto;
- Coloque tapetes ou capachos nas entradas do ambiente com piso de madeira que têm acesso a rua. Utilize-os sempre para limpar o sapato de possíveis fragmentos que podem riscar o piso (além de evitar acúmulo de sujeira);
- Evite produtos com álcool ou alvejantes na composição;
- Não utilize água diretamente sobre o piso. Se for necessário uma limpeza mais profunda, utilize panos úmidos e um sabão neutro.
Como limpar o piso que imita madeira?
Existem várias dicas básicas de como limpar pisos que imitam madeira. Dependendo do tipo de material, a limpeza diária consiste apenas no uso de uma vassoura de pelos sintéticos bem macios para retirar a sujeira mais visível.
Em alguns pisos, também pode ser usado vassouras elétricas, MOPs de limpeza e aspirador de pó.
Mas é Importante reforçar: lembre-se sempre de observar se esses acessórios possuem ponta muito dura ou áspera antes de utilizar e se são recomendados para o seu tipo de piso, seja ele vinílico, laminado ou o porcelanato.
Para uma limpeza mais pesada ou para deixar o piso com mais brilho, indicamos os seguintes cuidados:
- Piso laminado: para uma limpeza mais profunda, basta fazer o uso de uma solução de detergente neutro em água e, com o rodo, passar um pano de microfibra ou tecido macio. Recomendamos passar o rodo com o pano sempre no sentido da textura do piso. Não precisa deixar o pano molhado e nem fazer uso de cera;
- Piso vinílico: no piso vinílico, as dicas são parecidas. Para tirar o pó, basta usar um pouco de água, detergente neutro e um pano limpo e seco. Molhe moderadamente o pano e passe sobre o piso. Não use produtos com solventes e nem cera;
- Piso porcelanato tipo madeira: use uma solução na proporção de uma colher de sopa de detergente para 5 litros de água. Passe o pano de chão molhado e depois seque o piso com um pano seco.
As principais dúvidas sobre o piso de madeira
Descubra abaixo as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o tema piso de madeira:
Cor de madeira: como escolher o tom ideal para o piso?
Não existe um tom de madeira ideal para o piso. A escolha depende muito da proposta de decoração do projeto e do gosto pessoal do cliente.
O lado bom da madeira é que existem diferentes tons e todos eles são muito versáteis, combinando com propostas rústicas, clássicas ou modernas.
Além da estética, uma forma interessante de se guiar é pela durabilidade, densidade e peso das madeiras naturais.
As madeiras de tons mais escuros (Ipê, Cumarum, Sucupira) costumam ter maior densidade, são pesadas e muito resistentes.
Madeiras como Grapiá e Perobinha são de tons mais médios e a Tauri é um tom clarinho, que ajuda a dar mais amplitude aos ambientes.
No caso dos materiais que imitam a madeira, além da preferência de cor, a escolha geralmente é feita pela resistência, qualidade, facilidade de instalação e preço.
Qual o melhor tipo de piso de madeira?
Depende muito da proposta do projeto, do ambiente em que será instalado e do gosto pessoal de cada cliente. As madeiras maciças, por exemplo, são ótimas em qualidade e resistência, mas possuem um preço mais elevado.
Os laminados são opções com bom custo-benefício, fácil aplicação e manutenção, ótimo para salas, quartos e escritórios.
Para a cozinha, as melhores opções são os pisos porcelanatos tipo madeira, pois são resistentes a umidade, gordura e fáceis de limpar.
Qual piso de madeira usar no banheiro?
O piso porcelanato que simula madeira é o mais indicado, o uso pode ser feito até mesmo dentro do box, contanto que o tipo de porcelanato tenha indicação para ambientes molhados, já que pode se tornar liso e escorregadio.
Já os pisos laminados e similares, como vinílico, não são recomendados para áreas de constante umidade, como banheiros com box. Já em lavabos, o uso pode ser feito sem maiores complicações.
Qual o melhor piso de madeira para quarto?
Existem várias opções de pisos de madeira para o quarto, como piso de tacos, parquet e assoalho.
Para uma alternativa mais em conta, porém igualmente aconchegante e confortável, o laminado é uma ótima opção.
Os pisos vinílicos também são ótimas opções para quartos, pois é fácil de limpar, aconchegante e confortável ao toque.
Já os pisos frios, até mesmo os que imitam madeira, são melhores em ambientes molhados ou em regiões muito quentes do Brasil.
Conheça nossas opções de pisos laminados
Piso de madeira para uso interno x externo: quais as diferenças?
As principais diferenças entre pisos de madeira de uso interno e externo são no acabamento, resistência ao desgaste e durabilidade diante de intempéries como chuvas, sol e presença de pragas (cupins).
Os pisos de madeiras para uso em áreas gourmet e decks, por exemplo, recebem um acabamento com impermeabilizante para que possam resistir a esses fatores.
Em ambientes internos, existe a possibilidade de diversos tipos de piso que simulam madeira, como vinílico, laminado e porcelanato.
Em ambientes externos, a opção com melhor durabilidade seria os pisos porcelanatos com indicação de uso em áreas externas, para não se tornarem escorregadios.
Pisos e revestimentos para a sua construção é na Obramax: variedade em materiais e produtos a pronta entrega para sua obra não parar!
Conclusão: piso de madeira vale a pena?
Com certeza! O piso de madeira maciça, ou madeira natural, é o que possui um preço mais elevado, mas é o que apresenta maior durabilidade. Mesmo em reformas, a restauração apresenta um custo mais vantajoso do que a troca do piso por completo.
O piso de madeira é uma opção atemporal e atualmente está bastante em alta nos projetos de decoração.
Por ser um piso quente, esse tipo de revestimento deixa o ambiente mais confortável e aconchegante, sendo uma opção excelente em quartos, salas e escritórios.
É possível encontrar madeiras de excelente qualidade, que não riscam fácil e são fáceis de limpar.
E para quem sempre quis ter um piso de madeira, mas quer investir em uma solução mais econômica, os pisos que imitam o material também não deixam a desejar.
Os pisos laminados, por exemplo, são versáteis, disponíveis em diversas cores e fáceis de instalar.
Ou seja, existem diversas opções para quem deseja esse tipo de revestimento no piso, seja com a madeira natural ou em um material que simula a estética da madeira.
Na Obramax, você encontra uma variedade de pisos laminados em diferentes tons de madeira para um projeto completo, além de poder escolher entre os pisos vinílicos e porcelanatos na estética de madeira.
Com essa variedade, é possível escolher entre uma opção de piso de mais conforto térmico e ótimo custo-benefício como também investir em um piso frio com estética de madeira que possui uma qualidade que é referência na construção civil.
Gostou dessas dicas? Não deixe de conferir outros artigos sobre revestimentos para a sua obra aqui no Blog da Obramax!