A barbearia é um tipo de comércio que está presente no nosso dia a dia há muitos anos, porém, na última década, esse negócio passou por uma profunda transformação.
Embora ainda existam barbearias mais tradicionais, é comum encontrarmos agora esse tipo de serviço com um visual moderno e carregado com toda a jovialidade comum dos tempos que vivemos atualmente.
Não à toa, esse conceito de barbearia somado ao interesse cada vez maior do público masculino por um espaço para cuidados pessoais foram os responsáveis pelo estouro deste serviço no Brasil.
Se você está pensando em entrar nesse ramo, mas não faz ideia por onde começar, não se preocupe, pois preparamos um conteúdo especial com dicas para montar esse tipo de projeto.
Conheça agora os principais tipos de decoração, os melhores pisos para barbearia e outras dicas para um negócio de sucesso!
Tipos de decoração para barbearia
O primeiro passo para definir a decoração para a sua barbearia é conhecer o seu público-alvo e também entender o que os principais concorrentes da sua região fazem.
Dessa forma, é possível determinar um norte a ser seguido em todos os elementos decorativos, inclusive os pisos para barbearia.
Para ilustrar, veja abaixo os principais tipos de decoração que podem ser usados no seu projeto:
Industrial ou rústica
A decoração para barbearia no estilo industrial ou rústico confere ao ambiente um ar de sofisticação, fazendo referência às indústrias do século 19 com paredes de tijolos, tubulações expostas, detalhes em ferro e muito mais.
Para incorporar esse estilo na sua barbearia, além dos itens citados acima, aposte também em paletas de cores como preto, branco, bege e marrom.
Além disso, para reforçar o visual rústico, é indicado usar madeira na decoração, principalmente em móveis, como paletes ou caixotes.
Retrô ou vintage
O estilo retrô e vintage possuem propostas semelhantes: remeter às décadas passadas, resgatando um visual mais tradicional, comum em barbearias dos anos 50, 60, 70 e 80.
No caso da decoração retrô, o foco geralmente é uma década em especial e uso de diversos elementos que ajudem a passar uma sensação de “volta no tempo”, como móveis e pisos mais antigos, além do uso de cores sóbrias na decoração e uniformes especiais para caracterizar o ambiente.
Já a decoração vintage para barbearia pode explorar todas as décadas passadas de uma só vez, ou seja, traz elementos que dialogam com os anos 50, 60, 70 e assim por diante.
Uma diferença marcante entre os dois estilos é o uso das cores: enquanto na retrô a paleta é sóbria, na decoração vintage o foco é em cores chamativas, como vermelho, azul e branco – cores que simbolizam as barbearias ao redor do mundo.
Além disso, em ambos os casos, é importante investir em peças decorativas de época, como quadros de músicos, bandas, filmes, etc.
Moderna
A decoração moderna para barbearia preza pela elegância e simplicidade, visando um ambiente mais clean e minimalista.
Para seguir esse estilo, aposte em cores frias e adereços que chamam pouca atenção, sendo que o foco maior pode ficar nas poltronas e nos grandes espelhos (preferencialmente sem moldura).
Clássica
Por fim, a decoração clássica é a mais usada por barbearias de bairro que ainda estão conhecendo o mercado, já que usa menos elementos visuais e assim como o estilo moderno, privilegia a simplicidade na hora de decorar.
Geralmente, essa decoração é usada por estabelecimentos compactos, visando otimizar o espaço e permitir uma experiência bacana para o cliente.
Aqui, foque em uma bancada simples, espelhos e cores claras para conferir uma sensação de amplitude ao espaço. Além disso, organize a mobília de maneira que utilize todo o espaço útil da barbearia.
Melhores pisos para barbearia
Agora que conhecemos os principais tipos de decoração, precisamos falar sobre um elemento que influencia diretamente no visual do comércio: os pisos para barbearia.
É importante conhecer as melhores opções disponíveis para o seu projeto, afinal, os variados tipos de pisos oferecem vantagens e desvantagens para o seu dia a dia:
Dica de conteúdo: Aprenda como calcular piso por m2 de forma simples e descomplicada
Piso vinílico
Sem dúvidas, a principal vantagem do piso vinílico é a ampla gama de cores e tamanhos, permitindo assim, projetos cheios de personalidade e beleza.
Além disso, trata-se de um material com boa resistência contra impactos e possui variações no tráfego suportado, sendo possível comprar opções para tráfego moderado ou intenso.
Nesse caso, a ideia é escolher um piso vinílico que combine com os outros elementos da decoração, mas não deixe de avaliar a praticidade para limpeza, afinal, ela será recorrente.
Em geral, barbearias e salões de beleza optam pelo piso vinílico de régua ou também pela versão em manta, sendo que ambas imitam o visual característico da madeira. Contudo, vale reforçar que existem outras versões que podem ser encontradas no mercado, caso prefira.
Piso laminado
Outra alternativa interessante é o piso laminado, no entanto, a sua indicação de uso é para local com tráfego leve ou moderado. Entre as vantagens, destacamos a facilidade de instalação e limpeza, assim como modelos com tamanhos e estampas variadas.
Ladrilho hidráulico
Já o ladrilho hidráulico é perfeito para quem quer seguir pelo visual retrô ou retrô, pois são peças que remetem aos pisos de décadas passadas.
Caso não saiba, o ladrilho hidráulico é um material produzido artesanalmente à base de cimento, podendo ser usado em pisos e paredes de banheiros, cozinhas, varandas, bordas de piscina, calçadas, fachadas de casa, móveis e naturalmente, piso de barbearia.
Disponível em uma imensa variedade de cores e estampas, os ladrilhos se assemelham às cerâmicas e aos porcelanatos, sendo fáceis de limpar e altamente duráveis.
Outra vantagem é que eles têm uma resistência superior à dos outros pisos, podendo ser instalados em áreas de grande circulação sem preocupação com o desgaste.
Aproveite a vasta gama de pisos e revestimentos disponíveis aqui na Obramax!
Decoração de barbearia além do piso
Como vimos no decorrer do artigo, a decoração da barbearia vai muito além apenas do piso usado. Por isso, separamos outros pontos de atenção para quando o assunto é decorar o seu negócio:
Fachada
A fachada comercial é fundamental para o sucesso de um comércio, afinal, não adianta nada caprichar na decoração da barbearia, se ninguém entra nela, certo?
Então, lembre-se que a entrada da barbearia deve convidar o cliente a entrar, em outras palavras, a sua fachada deve ser criativa, convidativa e diferenciada em relação aos concorrentes.
A dica aqui é seguir o mesmo estilo decorativo tanto na fachada quanto no interior, apostando nas cores da sua marca, além de detalhes que chamem bastante atenção, como letreiros luminosos.
Outra recomendação é deixar logo na fachada os serviços disponíveis e os preços, se quiser.
Iluminação
Você sabia que a iluminação faz toda a diferença na decoração de uma barbearia? Além claro, de ter um papel funcional primordial para a execução do serviço.
Para fazer um bom projeto de iluminação, saiba que as luzes devem passar uma sensação de acolhimento e também facilitar o trabalho.
Então, aposte em luzes amarelas e quentes na recepção e na área de espera dos clientes, enquanto no local de atendimento, a dica é investir em iluminação direta com luzes brancas.
Conheça os principais tipos de luminárias e como usá-las na sua decoração!
Cores
A paleta de cores depende diretamente do estilo de decoração escolhido, sendo que os tons sóbrios são indicados mais para as barbearias retrô, modernas ou clássicas. Por outro lado, a barbearia vintage aproveita as diferentes tonalidades para compor um ambiente dinâmico e marcante.
É válido reforçar que não existe regra nesse tipo de situação, por isso, sinta-se à vontade para escolher de acordo com as suas preferências, além claro, dos outros elementos que destacamos anteriormente (público e tipo de decoração).
Móveis
Os móveis de uma barbearia possuem um papel muito importante, uma vez que fazem parte da decoração, mas também contam com um lado funcional.
Portanto, você deve harmonizá-los com os outros elementos usados, além da própria decoração em si. Caso opte por um estilo retrô ou vintage, é fundamental investir em móveis com esse visual para integrar o ambiente.
É possível encontrar muitos móveis temáticos em lojas especializadas tanto para compra quanto para reforma. As poltronas, por exemplo, devem ser de couro e ter cores mais escuras.
Acessórios
Os acessórios são a cereja no topo do bolo para a decoração de uma barbearia, principalmente nas que usam os estilos industrial, retrô ou vintage.
No caso dos dois últimos estilos, aposte sem medo em acessórios que despertam a nostalgia dos clientes, como rádios antigos, frigobar retrô, brinquedos das décadas passadas, quadros temáticos e muito mais.
Já para barbearias com estética industrial, o que não pode faltar são os acessórios de ferro, como tubos, e madeira, como os caixotes e paletes que mencionamos no início do artigo.
Conclusão
Ao longo deste conteúdo falamos sobre os principais pisos para barbearia e outras dicas de decoração para o sucesso deste tipo de projeto.
Como vimos, existem muitas formas de montar uma barbearia, sendo possível apostar em uma visual mais moderno e clean, ou até mesmo uma estética nostálgica e cheia de referências às décadas passadas.
Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir!