O que é cumeeira, para que serve e como instalar

O que é cumeeira

Nem todo mundo sabe o que é cumeeira, mas esse elemento é essencial em diversas construções, juntamente com as telhas, calhas e rufos. Se você nunca ouviu falar sobre, saiba que a cumeeira é a peça responsável por fazer a cobertura dos encontros de águas do telhado.

Em uma construção, as águas são superfícies de um telhado, na maioria das vezes inclinadas, cuja principal função é fazer com que a água da chuva escoa. Na junção das águas, estruturalmente falando, as peças da telha não são conectadas umas às outras, formando assim, uma fresta entre elas.

Para impedir infiltrações, vazamentos e até mesmo entrada de animais, esse vão deve ser selado com a instalação de uma cumeeira. Quer entender melhor a importância desse elemento e aprender como trabalhar com a cumeeira em seu projeto? Continue a leitura!

O que é uma cumeeira?

Antes de falarmos sobre o que é cumeeira, é importante relembrarmos informações básicas sobre os elementos de um telhado.

O telhado é composto por itens estruturais (ripas, caibros), por elementos que funcionam como cobertura (telhas, calhas) e por outras peças e materiais auxiliares.

Em geral, os telhados têm como principal função proteger as construções de intempéries e ação de agentes externos.

Nesse contexto, a cumeeira é justamente a peça responsável por realizar a cobertura da junção na parte superior de duas águas de um telhado, ficando na maior viga que une os vértices da tesoura, e onde os caibros da estrutura da cobertura estão apoiados.

Materiais de construção

Qual a função da cumeeira?

Como destacamos, a função da cumeeira é proteger a fresta que é formada pelo encontro das duas águas de um telhado em forma de tesoura.

O seu formato permite o encaixe perfeito no vão, evitando assim, a formação de uma área que poderia acumular água, atrair animais ou comprometer o isolamento térmico da construção.

Além disso, a cumeeira também tem uma importante função estética nos projetos residenciais, pois há diversos modelos decorativos que conferem um charme especial à residência.

Portanto, nesse aspecto, elas são diferentes das tradicionais capas, uma vez que esse tipo de proteção é apenas funcional e não causa nenhum tipo de efeito estético na decoração do ambiente.

Informação importante: as cumeeiras não são necessárias em projetos de telhados que não formam ângulos ou arestas, por exemplo, os embutidos.

Quais os tipos de cumeeira?

Quais tipos de cumeeira?

Há muitos tipos de cumeeira disponíveis no mercado, sendo que as mais comuns são as de fibrocimento, PVC, fibra vegetal, metálica e cerâmica.

Ela deve ser escolhida de acordo com o telhado construído, acabamento desejado, recursos disponíveis e necessidades da obra.

Cumeeira de fibrocimento

A cumeeira para telha de fibrocimento costuma ser utilizada somente em telhados deste material. Essa opção não é esmaltada, por isso, oferece menos opções de cores.

Cumeeira de PVC

A cumeeira de PVC é uma das mais aproveitadas na construção civil, principalmente por conta da variedade de cores e modelos, além de sua alta durabilidade e leveza.

Entretanto, esse tipo de cumeeira não combina com todos os tipos de projetos arquitetônicos. Por isso, avalie muito bem se ela está de acordo com o seu projeto.

Cumeeira shed

Comumente usada em fábricas e galpões, a cumeeira Shed está conquistando cada vez mais espaço em projetos residenciais. Para oferecer um encaixe reforçado, esse tipo de cumeeira também possui um modelo dentado.

Ela é indicada para telhados em forma de serra ou em alpendres.

Cumeeira onduline (fibra vegetal)

A cumeeira onduline de fibra vegetal aposta em materiais ecologicamente corretos para oferecer uma solução moderna e menos agressiva ao meio ambiente.

Cumeeira metálica

Se procura uma peça resistente, a cumeeira metálica pode ser uma boa opção.

Esse modelo traz uma proteção extra contra danos físicos e químicos no telhado, e pode ser encontrada em versões de zinco, aço galvanizado e alumínio.

Cumeeira cerâmica

Muito tradicional em casas, a cumeeira cerâmica é indicada para telhados feitos desse mesmo material, para assim, garantir um visual impecável e cumprimento de todas as suas funcionalidades.

Quando utilizar uma cumeeira

Como explicamos, as cumeeiras não são necessárias em todos os projetos. Elas são imprescindíveis somente nos casos em que se formam arestas no pico no modelo de telhado que chamamos tecnicamente de tesoura.

Vantagens da utilização de cumeeiras

Vantagens da cumeeira

Quem não trabalha na área de construção civil nem sempre entende a importância de cada elemento usado em uma obra. É válido ressaltar que até mesmo itens mais básicos podem afetar diretamente o funcionamento da estrutura e, por tabela, das pessoas que vivem no espaço. A cumeeira é um ótimo exemplo.

Dessa forma, abaixo explicamos melhor as principais vantagens da cumeeira nas construções:

Melhora conforto térmico

O conforto térmico é essencial em imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais.

Você sabia que 70% do calor que entra em uma casa vem dos raios solares? Como eles incidem sobre a cobertura, quanto mais brechas e frestas a superfície tiver, maior será a temperatura no ambiente interno.

Como vimos anteriormente, a cumeeira fecha a junção entre as águas do telhado, impedindo assim, que essa fresta torne-se uma entrada para os raios solares. Logo, é possível manter uma temperatura mais agradável na edificação; contanto que não exista outra fonte de calor intenso na área interna.

Reforça a estrutura do telhado

Outro benefício em instalar a cumeeira é a proteção extra na estrutura do telhado.

Em geral, os telhados são estruturados com materiais como madeira ou elementos metálicos que podem se desgastar com o contato frequente com a água e outros agentes (como Sol).

A instalação da cumeeira protege essa estrutura, diminuindo a sua exposição às intempéries. Essa simples peça colabora para uma maior durabilidade da cobertura e da construção como um todo; afinal, diminui-se os riscos de patologias e/ou danos na estrutura e materiais de revestimento.

Evita infiltrações e protege contra chuvas

Infiltração é uma verdadeira dor de cabeça, uma vez que danifica o revestimento do imóvel e o surgimento de mofo e bolor fazem mal à nossa saúde.

Felizmente, os diferentes tipos de cumeeira no mercado evitam a manifestação de infiltrações e protege o imóvel contra chuvas intensas, já que tampam o vão entre a junção das águas do telhado.

É muito comum que em chuvas torrenciais ou por longo período de tempo, a água entre e provoque infiltrações ou até mesmo inundações. A cumeeira é uma excelente forma de fugir dessa situação.

Lembre-se que os danos causados por excesso de água são péssimos para a estrutura de uma casa.

Como instalar a cumeeira no telhado

Como instalar cumeeira

A instalação de cumeeira varia de acordo com o modelo utilizado, mas em qualquer situação, o planejamento prévio é essencial para garantir um bom acabamento estético.

Uma medida importante é posicionar as cumeeiras em suas posições definitivas antes de assentá-las com argamassa para aferir se a distribuição das mesmas está correta. Na sequência, realize o assentamento com argamassa de cimento.

É essencial que no esboço da cumeeira, a argamassa fique protegida pela peça, para assim, evitar a exposição da argamassa aos agentes como sol e chuva.

Já na construção de linhas de cumeeira, é preciso posicionar as peças de forma a garantir a proteção contra chuvas e ventos fortes. Não esqueça de manter o alinhamento da cumeeira.

Outras informações técnicas importantes:

  • A sobreposição das cumeeiras é de 7 cm;
  • Recomenda-se colocar 3,15 peças por metro linear;
  • A argamassa deve ser protegida pela cumeeira;
  • O cordão da argamassa deve ser de 3 a 4 cm de largura;
  • As cumeeiras contam com 3 linhas para delimitar o lugar certo onde colocar a argamassa;
  • É importante que o recobrimento entre as cumeeiras e a telha seja de no mínimo 8 cm.

Outra aplicações

A cumeeira não se limita apenas nos telhados, elas podem ser utilizadas em outras aplicações também. Nesses casos, a função da peça é bem similar, principalmente quando elas são aplicadas em muros.

Como instalar cumeeira no muro

A cumeeira para muro protege por completo a construção, proporcionando um acabamento perfeito para a obra, uma vez que ela se encaixa perfeitamente no muro, sem deixar vãos. Dessa forma, evita-se um acabamento incorreto, que por ventura, compromete o visual da obra.

Conclusão

Nesse conteúdo, te apresentamos a cumeeira e todas as suas vantagens em construções ou reformas.

Se gostou das nossas dicas, confira as outras dicas do Blog da Obramax e garanta um projeto impecável para o seu cliente.

Em nosso blog, você encontra diversas informações valiosas sobre reformas, materiais de construção, além de vários tutoriais no Max Ensina.

Boa sorte na sua reforma e nos vemos no próximo artigo!

Autores

  • Ricardo Cícero

    Com uma ampla carreira no setor de materiais de construção e varejo, se destaca como um estrategista experiente e inovador. Com mais de 20 anos de atuação, liderou diversas mudanças onde atuou. Atualmente, como Gerente de Compras e Produtos na Obramax desde abril de 2016, Ricardo tem sido peça fundamental na construção e consolidação de um novo modelo de negócios de revenda de materiais para construção.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.