A etapa de instalação das telhas é sempre um grande momento nas obras, principalmente para os clientes. Com o teto finalizado, significa que a construção em breve estará pronta para moradia.
No entanto, a escolha nem sempre é tão simples, pois existem diferentes tipos de telhas. Além de escolher pela estética, é importante entender qual o modelo e material mais adequado para cada construção.
De maneira geral, a principal função das telhas é servir como proteção da cobertura de casas e outras edificações, protegendo a laje ou forro da construção contra efeitos da chuva, do vento, do sol e outros fatores externos. Neste contexto, quanto melhor o encaixe e estabilidade das telhas, melhor é a vedação do telhado contra esses fatores.
Ou seja, as telhas protegem a construção de problemas (como umidade) que podem desencadear outras complicações, como infiltrações, mofos, rachaduras e fissuras na estrutura da construção.
Vale ressaltar que as telhas também agregam outros benefícios para a construção, como o valor na decoração e estilo do projeto. Isso porque existem vários modelos de telhas, em acabamento fosco e brilhante, que podem ajudar a compor o estilo do imóvel definido previamente pelo arquiteto. Além disso, elas também oferecem conforto térmico, tanto no frio quanto no calor.
Se você quer saber mais sobre os diferentes tipos de telhas existentes no mercado, acompanhe esse conteúdo e saiba como fazer a instalação em sua obra!
Tipos de telhas
A indústria da construção civil está em constante evolução para poder oferecer produtos mais tecnológicos, duráveis e sustentáveis. Por isso é possível encontrar no mercado diversas opções de tipos de telhas que são produzidos a partir de diversos materiais e finalidades diferentes.
Confira os principais tipos para poder decidir o melhor para a sua obra.
1. Telhas de cerâmicas
As telhas cerâmicas são as queridinhas nos telhados brasileiros. Também chamadas de telhas de barro, estão disponíveis em diferentes formatos e modelos (romanas, portuguesas, francesas, etc) conferindo um estilo mais aconchegante e clássico para a decoração.
Esse tipo de telha apresenta um bom custo benefício e se adapta bem a diferentes climas. Além disso, é uma ótima barreira térmica, promovendo assim, um ambiente interno aconchegante. Vale destacar que a telha cerâmica é excelente para impermeabilização e proteção da construção.
Por fim, ressaltamos que a cerâmica é fácil de limpar e sua manutenção é mais simples quando comparada a outros tipos de telhas.
2. Telhas esmaltadas
As telhas esmaltadas são um tipo de telha de cerâmica que recebem uma camada de acabamento em esmalte.
Elas possuem um efeito brilhoso que as telhas cerâmicas comuns não possuem, por conta disso, elas possuem um preço mais elevado.
O custo mais acima também acontece pelo fato da telha esmaltada ser mais resistente, pois essa camada de acabamento ajuda a tornar a telha mais resistente a umidade, evitando infiltrações.
É possível encontrar diversas opções de cores e tons no mercado.
3. Telhas de fibrocimento
As telhas de fibrocimento são encontradas em muitas construções, uma vez que esse material é leve, econômico e apresenta uma boa estética.
Fabricadas a partir de fibras sintéticas e cimento, a telha de fibrocimento confere diversas vantagens para o seu projeto.
O primeiro ponto positivo é a leveza do material, que acaba pesando menos no telhado. Ou seja, isso representa menos carregamento em vigas e pilares da estrutura. Além disso, as telhas de fibrocimento são fáceis de instalar.
Se o orçamento da obra está mais apertado, esse tipo de telha é uma opção mais acessível, e como vimos, por conta de suas características, diminui também o custo total da obra.
Outros destaques: boa acústica, alta durabilidade e resistência, variados modelos, tamanhos e espessuras.
4. Telhas de concreto
As telhas de concreto são boas opções para quem deseja um melhor conforto térmico e durabilidade.
No entanto, elas normalmente não são vendidas esmaltadas, por isso, para uma melhor impermeabilização, indica-se a aplicação de produtos impermeabilizantes.
5. Telhas translúcidas
As telhas translúcidas, também conhecidas por telhas de policarbonato, são normalmente usadas em áreas externas ou em pontos específicos da casa para a entrada de luz. Além de permitir a passagem da claridade, essas telhas são resistentes, duráveis, leves e oferecem proteção UVA, ou seja, não ficam amarelas com o tempo.
6. Telhas ecológicas
Se o seu projeto visa utilizar materiais ecologicamente corretos, as telhas ecológicas são a escolha ideal.
Fabricadas a partir de fibras naturais ou de materiais reciclados, esse tipo de telha está cada vez mais presente na construção civil, principalmente para reduzir a geração de resíduos e a emissão de gases poluentes.
Esse modelo de telha, além do valor sustentável, também traz inúmeros benefícios para o projeto, como baixa transmissão de calor e som, material leve que ajuda a economizar no restante da estrutura do telhado, telhas imunes a fungos e mofo e matéria-prima atóxica.
Caso fique preocupado sobre a durabilidade da telha ecológica, saiba que ela é altamente resistente e durável, podendo durar, em média, até 25 anos – dependendo da manutenção realizada.
O principal fator que explica essa boa durabilidade é o fato das telhas servirem para todos os tipos de clima, sendo resistentes a intempéries, quebras ou trincas; contanto claro, que sejam seguidas as instruções do fabricante.
Ou seja, esse tipo de telha para cobertura resiste bem à luz do sol, chuvas, vento, granizo, geada, etc.
Quer as melhores telhas para a sua reforma? Confira todos os modelos disponíveis na Obramax!
Como escolher o tipo de telha certa para um telhado?
Para escolher a telha certa, é importante analisar vários pontos na obra. Um dos principais é avaliar o local no qual a telha será instalada, pois a inclinação e o formato do telhado podem exigir um tipo específico de telha. A inclinação é um dos pontos mais importantes, pois é o que garante segurança e conforto térmico no telhado.
Além disso, também é importante considerar o material e acabamento que mais combina com a decoração e estilo da construção. Então, avalie a escolha das telhas em conjunto com a combinação de cores para as paredes externas, para obter uma fachada harmoniosa. Afinal, não faz muito sentido escolher por uma telha tradicional e clássica em um projeto com decoração mais moderna e despojada. O próprio arquiteto deve prever no projeto quais são as opções que mais combinam com a proposta da casa como um todo.
Outros fatores também influenciam na escolha dos tipos de telhas, como a incidência de chuva ou neve na região, mudanças de temperatura, mão-de-obra, manutenção e durabilidade do material, uma vez que ela precisa resistir, a longo prazo, ao contato com chuva, pedras, vento, sujeira e sol.
Em regiões de temperaturas extremas, com inverno rigoroso ou verão muito intenso, o ideal é contar também com outros apoios para o isolamento térmico, como a manta para telhado.
Dicas de como escolher as telhas para sua obra
Antes de decidir as telhas para a construção, alguns pontos precisam ser levados em conta, para evitar prejuízos e acabar errando na compra. Confira algumas dicas sobre o que observar:
Material de qualidade
Escolha telhas de qualidade, de marcas confiáveis no mercado. Além de escolher telhas de confiança, garanta que a estrutura seja construída com excelentes materiais também, para não comprometer o telhado.
Inclinação
Leve em consideração a inclinação do telhado e a recomendação do fabricante, pois o uso incorreto da telha, na inclinação errada, coloca em risco a vedação do telhado, com perigo de acidentes e destelhamento em chuvas fortes e temporais.
Instalação e manutenção
Avalie, entre os vários tipos de telhas, quais as opções com maior complexidade de instalação e manutenção, pois isso também interfere na necessidade de mão-de-obra altamente especializada e um maior custo no orçamento do projeto.
Estética
Faça uma escolha de telha coerente com a decoração e estilo da construção, para que o projeto fique ainda mais bonito e harmonioso. Especialmente na escolha da cor das telhas, prefira uma que combine com as cores da fachada.
Importância de escolher a telha correta para sua obra
Uma boa escolha de telha vai muito além da estética. Elas são importantes para compor a estética e personalidade da construção, mas também interferem no bem-estar e segurança.
A telha correta para a sua obra vai garantir maior conforto térmico, protegendo os moradores das variações climáticas.
Também vai prevenir problemas como infiltração, que comprometem a qualidade da estrutura da casa, como paredes, lajes e alguns casos de instalação elétrica.
A escolha certa também vai garantir uma boa durabilidade da obra, sem necessidade de reparos a longo prazo. Além da qualidade da telha, a mão-de-obra especializada também conta bastante.
Como instalar as telhas?
Cada tipo de telha pode ter uma instalação diferente, de acordo com o formato da telha e material no qual foi fabricada. Por isso, confira o que diz o fabricante a respeito da instalação e conte com o apoio de profissionais especializados na instalação.
Como vimos, a telha de qualidade, sozinha, não garante uma boa vedação, ela precisa ser instalada corretamente senão de nada adianta.
Abaixo, listamos um passo a passo simplificado de como funciona a instalação:
1. Montagem
Com a estrutura de madeira fixada e bem instalada, o primeiro passo é a montagem das telhas.
No caso das telhas onduladas, por exemplo, elas devem ser montadas do ponto mais baixo do telhado ao mais alto. Os dois lados devem ser encaixados simultaneamente até o ponto de encontro das últimas fileiras, as cumeeiras.
2. Recobrimento e cortes de canto
A etapa de recobrimento é feita para uma vedação completa e deve ser feita com bastante atenção. No recobrimento longitudinal, o valor usado de base é de 20cm, no recobrimento lateral, 5cm.
O corte de canto deve ser realizado na sobreposição de 4 telhas. Na finalização, sobreponha as telhas e repita o processo na cumeeira.
3. Fixação
A fixação garante estabilidade no telhado, evitando que as peças se soltem. Essa fixação é realizada com o uso de brocas apropriadas para telhas. Nesse momento, é preciso ter bastante cuidado e técnica para não trincas as telhas.
Como consertar as telhas do telhado
Um telhado pode precisar de reparos por vários motivos, como quando estão mal instaladas ou diante de intempéries como chuvas fortes e temporais que arrastam ou quebram as telhas.
Se o telhado está com goteira ou se você identificou problemas de infiltração nas paredes e teto, observe se há alguma telha quebrada ou mal encaixada.
Dependendo do tipo de telha instalada, o conserto se dá apenas pela realização da troca da peça quebrada. Se ela estiver mal encaixada, basta apenas realizar o reparo posicionando corretamente a telha.
Abaixo, ilustramos um conserto de telhas ecológicas com um passo a passo simples de sobrecobertura, onde não há substituição das telhas, evitando sujeira e desperdício de material.
Consideramos que a sua estrutura de madeira que sustenta o telhado esteja em boas condições, sem necessidade de troca ou reparos. Confira:
Fixação dos perfis ômega na horizontal
Como dissemos, a ideia é evitar quebra-quebra de telhas e madeiras, sem fazer sujeira ou precisar de caçamba.
A primeira etapa, portanto, consiste na fixação dos perfis diretamente no madeiramento original ou sobre as telhas antigas, no sentido vertical e na parte alta da onda da telha.
Para realizar a fixação, use parafusos ponta broca de 12×4.
Importante: para se mover no telhado, evitando acidentes e quebra de telhas, use uma tábua de madeira com apoio na estrutura de madeira que sustenta o telhado. Tenha cuidado para verificar se o telhado não está escorregadio e se a madeira está em boas condições.
Fixação dos perfis na horizontal
O segundo passo é fixar os perfis na horizontal, usando como um ripão. A distância entre um perfil e outro, na vertical, deve ser de 45 cm, na horizontal, de 80 cm.
Em cada encontro dos perfis, use ainda dois parafusos de ponta agulha para melhorar a fixação.
Ao fim, você terá uma estrutura de fixação de perfis na horizontal e vertical, como uma grade.
Instalação das telhas
O próximo passo é a instalação das telhas ecológicas, que são bastante resistentes e leves, feitas de betume e vegetal.
Nessa etapa, para garantir uma boa vedação, amarre a sobreposição das telhas, desencontrando cada camada sem precisar seguir a mesma linha.
Em cada telha, indica-se o uso de 18 fixadores. Coloque fixadores em todas as ondas da telha no encontro das telas.
Nos demais perfis, fixe uma onda, pule duas, fixe a próxima, pule duas e assim por diante.
Você também consegue visualizar esse tutorial em vídeo:
Quais ferramentas e equipamentos preciso para trabalhar com os tipos de telhas
As principais ferramentas usadas na instalação e conserto de telhas e telhados são equipamentos como furadeiras, brocas, trenas e níveis, serras copo, serras manuais e arcos, martelos, discos para serras, torquímetros e soquetes.
Também são necessárias madeiras e passarelas de telhado para deslocamento no telhado.
Dependendo do tipo de telha usada, outras ferramentas mais específicas podem ser necessárias.
Para a segurança dos profissionais, os seguintes EPIs devem ser utilizados:
- Linha de vida horizontal;
- Capacete com jugular;
- Óculos de segurança;
- Botinas de segurança;
- Luvas;
- Trava-quedas;
- Talabartes;
- Cinto de Segurança tipo paraquedista.
Cuidados de segurança para esse tipo de serviços
Trabalhar em alturas elevadas é sempre uma atividade de risco, mas se você seguir todos os protocolos de segurança recomendados para a obra, é possível realizar a instalação e conserto do telhado de forma muito segura.
Confira algumas dicas:
- Contrate um profissional com experiência em instalação e consertos de telhas, pois a falta de experiência pode ser um fator de risco para a segurança e também aumentar a chance de quebrar telhas ao subir e descer do telhado;
- Verifique se as telhas foram bem instaladas e se estão bem presas, sem risco nenhum de escorregarem;
- Verifique cuidadosamente o madeiramento do telhado. Se ele estiver comprometido, pode ser necessário a troca. Não é seguro andar no telhado se essa estrutura estiver apodrecida, com cupins ou quebrada;
- Use tábuas ou passarelas de telhado, que realizam boa distribuição do peso corporal;
- Use a Linha de Vida Horizontal e outros equipamentos de proteção individual;
- Quando estiver realizando troca das telhas, evite que outras pessoas estejam em volta da construção, pelo risco de deslizamento das telhas. Para retirá-las, tenha cuidado redobrado, sempre evitando lançar os objetos no chão sem o devido cuidado.
Quer uma obra de sucesso? Então, garanta todos os seus materiais de construção aqui na Obramax!
Conclusão, qual tipo de telha devo escolher?
Na hora de decidir entre os tipos de telhas, leve em consideração todos os pontos destacados nesse conteúdo.
Não existe um tipo de telha mais adequado, tudo depende do projeto, do orçamento do cliente, das condições climáticas da região e também do gosto pessoal, afinal, as telhas, além de funcionais, são decorativas e fazem parte da fachada.
Avalie no projeto qual será a telha com melhor custo-benefício, oferecendo boa durabilidade e qualidade. Também leve em conta a complexidade de instalação e faça uma previsão de em quanto em quanto tempo o cliente deve realizar a manutenção.
Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.
Para finalizar, aproveite a nossa loja de material de construção para comprar os melhores produtos para a sua reforma!