Tipos de Ventiladores: como escolher o modelo ideal

Como escolher tipos de ventiladores

O verão é uma das estações preferidas das pessoas, mas desperta uma preocupação: como driblar as altas temperaturas e garantir conforto térmico? De uns tempos para cá, o investimento nos mais variados modelos de ar condicionado tornou-se uma solução amplamente utilizada, contudo, existe uma solução tradicional, prática e de excelente custo-benefício: o ventilador!

O ventilador é um item versátil e pode ser usado em diversos ambientes residenciais, comércios e escritórios. Além disso, existem modelos disponíveis em vários tamanhos e eles também consomem menos energia elétrica que um ar-condicionado, por exemplo.

Quer fugir do calor sem gastar muito, mas não sabe como escolher ventilador? Então, continue a leitura e conheça os principais tipos de ventiladores e tudo o que você precisa saber antes de comprar um para a sua casa, comércio ou escritório!

O que é preciso saber na hora de escolher um ventilador

Embora seja um equipamento acessível, é fundamental se atentar a alguns aspectos antes de comprar um ventilador para garantir a máxima eficiência do produto. Se você não faz ideia de quais pontos levar em consideração, veja a nossa lista:

  • Defina o ambiente a ser ventilado: o tamanho do ambiente que será ventilado influencia diretamente no modelo a ser comprado, afinal, não há necessidade de comprar um ventilador grande para um cômodo compacto, não é mesmo? Portanto, faça uma comparação entre área do ambiente x potência do ventilador.
  • Fixo ou portátil: como destacamos, existem diferenças significativas entre os ventiladores, como os modelos fixos e portáteis. Aqui não tem segredo: se você pretende transportar o equipamento para outros cômodos, a única opção é o portátil. Por outro lado, caso a ideia seja ter um ventilador específico para o cômodo, invista nos modelos fixos.
  • Potência e quantidade de pás: a potência e a quantidade de pás têm um papel decisivo na eficiência e na quantidade de vento que o aparelho oferece. É fundamental combinar esses dois elementos para assegurar uma boa ventilação. Mais abaixo no artigo falamos especificamente sobre esses dois pontos.
  • Controle remoto: se você busca ainda mais praticidade, é interessante comprar um ventilador com controle remoto.

Depois dessas considerações iniciais, confira na sequência os principais tipos de ventiladores e suas especificações técnicas:

Quais são os tipos de ventiladores

Principais tipos de ventiladores

Sem dúvidas, uma das grandes vantagens dos ventiladores é a vasta gama de opções. No entanto, com tantas alternativas disponíveis no mercado, é natural surgir dúvidas sobre como realizar a compra ideal.

Para te ajudar, explicamos os detalhes dos modelos mais vendidos no mercado e como eles podem contribuir para o conforto térmico na sua casa, comércio ou escritório:

Ventilador de teto

O ventilador de teto é um dos modelos fixos mais utilizados, especialmente em escritórios comerciais.

Entre as vantagens desse tipo, destaca-se a distribuição mais homogênea de vento por todo o ambiente. Além disso, ele não ocupa área útil, afinal, é instalado no teto.

Porém, vale destacar que a instalação do ventilador de teto deve ser feita por um profissional, especialmente se você não entender muito bem de eletricidade.

Outro ponto de atenção é no que diz respeito à decoração: embora seja um equipamento prioritariamente funcional, é importante também pensar nele como uma peça decorativa. Então, escolha um modelo cujo design combine com o estilo adotado no ambiente da instalação.

Ventilador de mesa

Tipos de ventiladores de mesa

Ventilador de mesa

Quando falamos em versatilidade, é impossível não pensar no ventilador de mesa.

Esse modelo portátil é um dos mais procurados no mercado, uma vez que são leves e podem ser transportados para diferentes ambientes facilmente.

Ou seja, você pode usá-lo em quartos, salas, cozinha, banheiro, escritório e qualquer outro ambiente que tenha uma tomada disponível.

Por conta da alta procura, esse é um dos ventiladores com mais opções de modelos que variam de acordo com design, quantidade de pás, marcas, materiais, cores e preços.

Ventilador de coluna

Outro modelo portátil bastante popular é o ventilador de coluna.

Ele é apoiado em um pedestal e não precisa de instalação, bastando apenas ligá-lo na tomada e aproveitar o vento produzido.

Um dos destaques desse modelo é a sua potência, além da possibilidade de colocá-lo em um maior número de posições.

Informação importante: o pedestal é ajustável e, quanto mais alto, mais ar será espalhado pelo cômodo.

Entre os pontos de atenção, é pertinente ressaltar que o ventilador de coluna interfere visualmente no ambiente, sendo assim, considere modelos que combinem com a sua decoração.

Ventilador de parede

Não quer comprometer a área útil do ambiente com um ventilador de mesa ou de coluna? Então, aposte no ventilador de parede!

Esse modelo é frequentemente usado em comércios, escritórios, salões, escolas e oficinas, mas também pode ser aproveitado em casas.

Os ventiladores de parede são econômicos e perfeitos para otimizar espaços, uma vez que são instalados no alto e a sua fiação passa pela parede e já se conecta à tomada, evitando que fios atravessem o cômodo.

Por fim, tenha cuidado ao instalar o equipamento para não impedir a circulação de pessoas e evitar que elas esbarrem no aparelho.

Ventilador turbo

Diferentemente dos ventiladores tradicionais, o ventilador turbo faz parte de uma linha de produtos que oferece maior potência e fluxo de ar, mas como um grande diferencial: não emite altos ruídos.

Esse detalhe faz toda a diferença, uma vez que o alto barulho causado pela movimentação do ventilador (principalmente nas maiores potências) pode incomodar durante a sua utilização.

Ou seja, os ventiladores turbo combinam conforto térmico até mesmo ambientes maiores sem tanto barulho. Você encontra o ventilador turbo na versão de mesa e de coluna.

Circulador de ar

A nossa última sugestão é o circulador de ar.

O equipamento é um dos mais vendidos, principalmente pela sua capacidade de distribuir o ar mais uniformemente.

A diferença mais marcante entre o circulador de ar e o ventilador é a forma que o ar é espalhado: enquanto o ventilador concentra o ar em um único sentido, o circulador o distribui por várias direções.

Conheça nossa seção de climatização e ventilação

Tamanhos mais comuns de ventiladores

Além dos tipos de ventiladores, também é importante se atentar ao tamanho do equipamento, pois ele é comercializado com diferentes dimensões.

30cm

O ventilador de 30cm é o modelo mais usado nas casas brasileiras, porém, ele é indicado principalmente para ambientes pequenos e que não precisam de grande circulação de ar pois não produz tanta ventilação.

Outra sugestão de uso é para locais menos quentes e que uma leve circulação já proporciona conforto térmico, ou para pessoas que não gostam tanto de vento, mas querem um ambiente arejado.

40cm

Os ventiladores de 40cm são comumente usados na mesa ou no chão, e são indicados para ambientes grandes que demandam boa circulação de ar, locais com muitas pessoas e temperaturas elevadas.

50cm

Naturalmente, o ventilador de 50cm é perfeito para circulação de ar, especialmente pelo fato de ser comumente fixado em paredes ou teto.

Eles são indicados para as seguintes condições: ambientes amplos, como escritório, salões, etc; locais com muitas pessoas reunidas e com necessidade de ventilação à distância.

Como escolher o melhor modelo

No decorrer deste artigo apontamos uma série de dicas para escolher o melhor modelo de ventilador para a sua casa, abordando pontos como tipos disponíveis, potência e número de pás.

Se ainda está em dúvidas, confira agora sugestões de ventiladores de acordo com cômodos:

Defina o ambiente

  • Quarto: o quarto é um local de descanso, portanto, a principal dica aqui é apostar em ventiladores silenciosos.Entre os modelos disponíveis, você deve escolher respeitando o tamanho do ambiente e a necessidade de circulação de ar.De maneira geral, os ventiladores de mesa e coluna atendem muito bem a esse cômodo.
  • Salas: a sala geralmente é um cômodo mais amplo, portanto, o segredo aqui é pensar na eficiência da ventilação.É perfeitamente possível aproveitar os ventiladores portáteis nesse espaço, porém, a melhor opção é o ventilador de teto que não “polui” o ambiente e espalha o ar de forma mais uniforme.
  • Ambientes comerciais: já em ambientes comerciais, a principal recomendação são os modelos fixos, principalmente por conta da eficiência na ventilação.Nesse caso, o ventilador de parede é uma alternativa mais interessante, uma vez que permite a mudança de direção para circular melhor o ar.

Confira os modelos de ventiladores disponíveis na Obramax

Precisa ser portátil?

Ao escolher um ventilador, a decisão de optar por um modelo portátil ou não depende das necessidades específicas e do uso pretendido. Considere os seguintes aspectos:

Se você precisa de um ventilador que possa ser facilmente movido de um local para outro, como de um cômodo para outro em sua casa ou escritório, um ventilador portátil é a escolha ideal. Eles são leves, geralmente possuem alças ou designs compactos que facilitam o transporte.

Nível de ruído

Escolher um ventilador com base no nível de ruído é crucial para garantir um ambiente tranquilo e confortável, especialmente em espaços onde o silêncio é valorizado, como quartos e escritórios. Aqui estão algumas considerações importantes ao selecionar um ventilador com baixo nível de ruído:

Uma boa dica é verificar o rótulo do ventilador para encontrar a classificação de ruído em decibéis (dB). Quanto menor o número de decibéis, mais silencioso será o ventilador. Geralmente, os ventiladores com menos de 60 dB são considerados silenciosos o suficiente para uso em ambientes residenciais.

Além disso, existem também opções com modo silencioso, que contribuem para um uso eficiente do produto com baixa emissão de ruídos.

Potência, diâmetro e quantidade de pás

Sem dúvidas, a potência do ventilador é uma das especificações que mais confundem na hora de comprar o equipamento.

Em geral, os ventiladores com maior número de rpm possuem motores mais potentes e, por tabela, tendem a consumir mais energia. Para efeito de comparação, a potência média de um ventilador de mesa fica entre 70 a 130 W; enquanto o ventilador de teto costuma ter motor em torno de 120 a 150 W. Dessa forma, é essencial calcular e estar ciente sobre o consumo do aparelho.

De acordo com o cálculo Procel, um ventilador de teto com 120 W de potência, usado 8 horas por dia durante um mês tem um consumo mensal de 28,8 kWh.

Em outras palavras, antes de comprar o ventilador, cheque a sua classificação energética. Caso seja nota A, ele recebe o Selo Procel e pesa menos na conta de luz.

No começo do artigo falamos sobre a importância das pás do ventilador para a sua eficiência, vamos explicar isso melhor agora.

Para usufruir de um equipamento potente, você deve combinar alguns pontos: a quantidade de pás, a sua inclinação e as rotações por minuto (rpm).

Embora muitas pessoas pensem que quanto mais pás, melhor, na realidade as coisas não funcionam necessariamente assim.

O fator mais importante para mensurar a qualidade do ventilador é a quantidade de ar que ele consegue movimentar, além do formato das pás e as rotações por minuto.

Veja um exemplo: se você mora em um local que não faz tanto calor, uma boa dica é procurar ventiladores com aproximadamente 250 rpm. Porém, se você for do tipo calorento e prefere um vento mais forte, opte por modelos mais velozes.

Informação importante: fique atento na velocidade, pois geralmente, quanto maior as rotações, mais barulho o equipamento produz, além claro da corrente de ar direta que pode incomodar quem fica logo abaixo do aparelho. Se quiser fugir do problema do barulho, uma boa solução é apostar nos modelos ultra silenciosos.

Precisa de controle remoto?

Um ventilador com controle remoto oferece a conveniência de ajustar as configurações de velocidade e modo de operação sem precisar se levantar. Isso pode ser particularmente útil em situações onde você está relaxando em sua cama, sofá ou mesa de trabalho, evitando interrupções desnecessárias.

Conclusão

Ao longo deste artigo falamos mais sobre os diversos tipos de ventiladores e como escolher o melhor modelo para a sua casa, comércio ou escritório.

Como vimos, não tem muito segredo: considere sempre o tamanho do local e a necessidade de ventilação, dessa forma, você não sofrerá tanto com as altas temperaturas comuns no verão.

Se quiser uma solução prática e que dispensa instalação, aposte nos ventiladores portáteis; por outro lado, determinados contextos podem exigir um ventilador fixo e uma instalação profissional.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de ventiladores e climatizadores para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

 

 

Autores

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.

  • João Fernandes

    Experiência em 23 anos na área de gestão comercial de diversas categorias de produtos, em empresas renomadas no mercado. Atua na Obramax como líder de produto no departamento de Climatização e Iluminação.