Saber como instalar ar-condicionado é essencial para evitar problemas em sua obra no futuro.
No entanto, muitas pessoas acabam lembrando dessa parte do projeto só quando estão diante da necessidade do uso do aparelho.
Mas se você já possui o desejo de ter o ar-condicionado um dia, não espere o verão chegar para melhorar o bem-estar e conforto térmico da sua casa.
Veja o que é essencial considerar para ter um ar-condicionado sem evitar dores de cabeça ou quebra-quebra após a obra pronta!
Confira também: Como instalar chuveiro? O GUIA completo com dicas infalíveis!
Cuidados antes da instalação do ar-condicionado
Antes de começar a instalação do ar-condicionado no cômodo da sua preferência, é muito importante que você analise o ambiente e confira o local onde o aparelho vai ser instalado.
Você deve ter em mente que é preciso seguir todas as regras, especialmente se você mora em prédios, pois uma instalação mal feita pode causar acidentes.
Confira a seguir os principais cuidados que você deve tomar na hora de instalar o ar-condicionado em um ambiente:
Leia o Manual de Instruções
A primeira e mais fundamental dica na hora de instalar o ar-condicionado é que você deve ler o manual de instruções.
Cada marca, modelo e aparelho apresentam especificações próprias para a instalação e manutenção e tudo que você precisa saber para fazer a instalação da maneira correta está presente no manual, desde bitola de tubos, cabeamento, isolamento e dúvidas frequentes.
Conforto térmico
A segunda dica é ajustar o conforto térmico. Cada pessoa possui suas preferências em relação a temperatura do ambiente, mas o ideal é seguir a média universal.
De maneira geral, a zona de conforto térmico ideal para o ar-condicionado oscila entre 22° C e 26° C.
Portanto, se você quer instalar o ar-condicionado em uma loja ou local onde vai receber pessoas, tente manter sempre nessa temperatura.
Manutenção Preventiva
Outra coisa que você deve ter em mente é que a manutenção adequada do ar-condicionado é essencial para evitar problemas e acidentes.
Por isso, nunca deixe de lado a manutenção preventiva e recorrente do aparelho. Ela pode evitar diversos problemas, inclusive a danificação do aparelho.
Por falta de manutenção preventiva, por exemplo, diversos aparelhos podem quebrar ou até mesmo causar ou agravar doenças respiratórias em quem está no ambiente.
Para mais dicas a respeito de como instalar ar-condicionado, não deixe de conferir o vídeo do nosso canal Obra é Compromisso:
Verificar a tensão do aparelho
Grande parte dos aparelhos de ar-condicionado disponíveis no mercado hoje é 220v.
Entretanto, é muito importante que você sempre consulte o fabricante para ter certeza da potência do aparelho, afinal, você não quer correr o risco de perder o equipamento por ligar ele na voltagem errada.
Verificar ou criar a passagem para as mangueiras
Os aparelhos de ar-condicionado são divididos em unidade condensadora, que é a parte que fica para o lado externo, e a unidade evaporadora, que é a saída de ar na parte interna.
O recomendado é que o comprimento da tubulação entre as duas unidades seja de, no mínimo, 1 metro e, no máximo, 15 metros, além de 5 metros de desnível.
A posição ideal para a unidade interna é a uma altura de, no mínimo, 1,5 metros do chão e a mangueira de drenagem deve sempre ser instalada abaixo da unidade interna.
Verificar normas particulares em prédios
Cada prédio possui as suas próprias normas e particularidades para a instalação de ar-condicionado, especialmente porque, muitas vezes, esses aparelhos podem acabar mudando a fachada do prédio consideravelmente dependendo de onde forem instalados.
Portanto, antes mesmo de comprar um aparelho, veja com o seu síndico quais as normas do seu prédio para evitar gastar dinheiro com um modelo que não seja compatível com o local onde você mora.
Escolher o aparelho perante o ambiente
Antes de começar a instalar o ar-condicionado, outra dica importante é que você analise bem o ambiente e escolha o local ideal de acordo com as regras do prédio e com as instruções do fabricante.
Portanto, sempre analise o ambiente antes de começar a instalação, pois assim já é possível adquirir todos os materiais necessários na medida correta, o que torna o processo muito mais rápido e menos custoso.
Verificar a presença de disjuntores e tomadas
Uma dica essencial é que o ar-condicionado deve sempre estar ligado a um disjuntor para proteger o circuito elétrico do aparelho.
O disjuntor funciona desarmando quando ocorre uma sobrecarga, desligando o aparelho e evitando que ele se danifique.
Outro ponto importante é que você deve sempre garantir que o aparelho esteja ligado em um disjuntor exclusivo dentro do quadro de distribuição, que deve ser escolhido com base na potência do aparelho.
Para escolher o modelo de disjuntor ideal, basta verificar se a amperagem está de acordo com a potência do aparelho. Cheque o manual do equipamento e veja qual modelo o fabricante indica usar.
Ou seja, ter um disjuntor na instalação é obrigatório, pois assim você vai evitar falhas elétricas, como o curto-circuito.
Confira também: Como fazer instalação elétrica residencial? (Guia passo a passo)
Distância das unidades interna e externa
O aparelho de ar-condicionado é composto por duas peças, a condensadora e a evaporadora.
A condensadora é uma espécie de motor do aparelho que fica fora do ambiente, geralmente instalado na laje, varandas ou fachadas.
Já a evaporadora é a que fica dentro do ambiente e que, de fato, proporciona o conforto térmico resfriando o ar.
Essas duas partes são ligadas por uma instalação bem robusta, que geralmente precisam ser escondidas embutidas em paredes, com paredes de gesso, sobre forros ou de acordo com a variação de cada projeto.
Para diminuir gastos com o uso, manutenção e instalação, o ideal é que você tente deixar as duas partes do aparelho o mais próximo possível e, em caso de dúvidas, como citado acima, leia o manual do fabricante.
Verificar a mangueira de drenagem
Outro cuidado na hora de ver como instalar ar-condicionado é lembrar que a condensadora também acumula água e que essa água precisa ser escoada.
Por isso, a tubulação precisa ser vertical ou diagonal, para que a água consiga ser drenada.
Em alguns projetos, a mangueira de drenagem é instalada com ligação na tubulação do esgoto.
Se não houver essa opção ou se você não deseja quebrar o piso ou parede, uma alternativa é incluir vasos no projeto para que a água consiga ser reaproveitada para plantas, por exemplo.
Confira também nosso tutorial sobre como incluir ar-condicionado no projeto:
Como instalar ar-condicionado: Modelos portátil, split e de janela
Agora que você já viu quais são os principais cuidados a serem tomados durante a instalação do ar condicionado, é hora de ir para o passo a passo da instalação.
Existem, de maneira geral, 2 tipos de ar-condicionado disponíveis hoje no mercado: o split e o de janela.
Confira o passo a passo para a instalação de cada um deles a seguir:
Como instalar ar-condicionado split
O ar-condicionado split é melhor instalado por meio de mão de obra especializada, pois o aparelho possui duas unidades que necessitam de uma instalação suspensa na parede, o que aumenta o risco de acidentes.
Confira a seguir o passo a passo para a instalação da parte interna do ar condicionado-split:
- Leia o manual de instruções e comece com a instalação da unidade interna, ou seja, escolhendo uma parede interna sem obstruções, pelo menos 15 cm de espaço livre em seu entorno, além de estar suspensa a uma altura mínima de 2 metros;
- Fixe uma placa de montagem na parede interior escolhida e garanta que essa placa esteja nivelada de forma correta em ambos os sentidos;
- Faça um buraco na parede para passar a tubulação necessária. O melhor local deve ser escolhido com base na abertura do suporte de montagem. Lembre-se de levar em conta também o comprimento do tubo e a distância que ele irá percorrer até a unidade exterior;
- O furo na parede deve ter cerca de 7,5 cm de diâmetro, sendo inclinado para baixo e em direção ao exterior. Dessa forma, a drenagem posterior vai ser feita da maneira adequada;
- Verifique as conexões elétricas para se certificar de que o diagrama está de acordo com os indicados no aparelho;
- Ligue os tubos das unidades, passando a tubulação pelo buraco na parede. Corte um tubo de PVC de 6 mm e coloque a tampa do tubo na ponta interior do PVC. Em seguida, insira-o na parede;
- Prenda os tubos de cobre, cabos de alimentação e o tubo de drenagem com fita isolante. Em seguida, coloque o tubo de drenagem no fundo, para que a água tenha fluxo livre;
- Fixe o tubo na unidade interna usando duas chaves em direções opostas para apertar a conexão;
- Junte o tubo de drenagem com a base da unidade interna e passe os tubos e cabos através do furo que você fez na parede. Não se esqueça de se certificar de que o tubo de drenagem escorre para o local apropriado;
- Prenda a unidade interna na placa de montagem fixada.
Agora, para a instalação da parte externa do ar-condicionado split, o passo a passo é um pouco diferente. Confira:
- Em primeiro lugar, escolha o local adequado para a instalação da unidade externa, sempre levando em consideração que ela deve ficar longe de lugares com grande circulação, poeira e sol;
- Coloque uma placa de concreto no chão para que fique nivelada. A placa deve ser alta para que a unidade externa fique sempre acima do nível da chuva;
- Conecte os fios removendo a tampa. Consulte o diagrama da fiação e verifique para que eles sejam conectados da maneira correta. Depois disso, prenda os cabos com uma braçadeira e coloque a tampa novamente;
- Prenda os tubos;
- Drene o ar e a umidade do circuito de refrigeração. Em seguida, retire as tampas das válvulas de 2 a 3 vias e da porta de serviço;
- Ligue a mangueira de bomba a vácuo na porta de serviço até que ela atinja o vácuo absoluto de 10 mm Hg;
- Feche o botão que diminui a pressão e depois desligue a bomba de vácuo;
- Faça um teste em todas as válvulas juntas para verificar se há a presença de vazamentos;
- Desconecte a bomba de vácuo e recoloque a porta de serviço e as placas;
- Enrole as articulações dos tubos com fita isolante e fixe a tubulação na parede com braçadeiras.
- Termine selando o buraco na parede com espuma de poliuretano e fim! Seu ar condicionado split está instalado e pronto para funcionar!
Outra informação muito importante é que toda a instalação de equipamentos split sai pelo esquerdo de quem olha. Por isso, se a instalação não for embutida, não cole ele a uma parede do lado esquerdo.
Como instalar ar-condicionado de janela
O passo a passo de como instalar ar-condicionado de janela também exige conhecimento técnico. Por isso, o ideal é sempre contar com profissionais da área para evitar problemas.
De qualquer forma, é interessante conhecer as etapas de instalação para entender qual modelo pode ser o ideal para o seu projeto. Veja:
- Confira, antes de tudo, quais são as instruções do manual do aparelho;
- Faça a medição do ambiente e verifique se o aparelho está na altura ideal indicada, de 1,5 m até 1,8 m do chão;
- Centralize, se possível, o aparelho no ambiente para melhor distribuição do vento;
- Escolha um bom suporte para acoplar o aparelho, fazendo a instalação e escolha de acordo com o tamanho e peso do aparelho;
- Posicione o ar condicionado de dentro para fora do buraco aberto na parede e verifique se ele está firme no suporte;
- Realize a vedação ao redor do ar condicionado, não deixando fresta aberta que permite entrada do ar exterior;
- Na parte elétrica, verifique se existe uma tomada exclusiva para o aparelho e um disjuntor único;
- Retire, se houver, possíveis barreiras que estejam impedindo o ar de circular no ambiente e ajuste a temperatura.
Melhor local para instalação de ar-condicionado
Se você estiver buscando formas de como instalar ar-condicionado em somente um cômodo da casa, ao adquirir apenas um aparelho, existem algumas sugestões que acabam sendo as mais comuns.
Geralmente, as pessoas acabam optando pela instalação do aparelho no quarto, sala ou, para quem trabalha em modelo home office, no escritório.
Por serem ambientes em que as pessoas passam mais tempo, acabam sendo a prioridade quando se trata de investimento em conforto e bem-estar.
Afinal, não faria sentido instalar o ar-condicionado em um ambiente em que a família passa pouco tempo, não é?
O que observar antes da instalação?
Além de fazer uma boa escolha do local para a instalação do aparelho de ar-condicionado, é importante se atentar a algumas dicas básicas para evitar problemas durante a execução do serviço. Veja o que observar:
- Escolha uma parede que não tenha ou que não possa provocar interferência em outras instalações, seja instalação elétrica, gás ou hidráulica;
- Preferencialmente, prefira instalar o ar-condicionado em paredes que não tenham objetivos decorativos, como persianas, cortinas ou móveis muito robustos que possam atrapalhar a circulação do ar e exigir um maior desempenho do aparelho;
- Também não é recomendável a instalação do ar-condicionado com a saída de ar sobre aparelhos como computadores, televisores ou qualquer outro aparelho elétrico. O ideal é manter, ao menos, 1 metro de distância para evitar danos;
- Instale a condensadora, unidade externa do aparelho do ar-condicionado, em pé e em local bem arejado.
No vídeo abaixo, temos outras dicas essenciais que você deve levar em conta antes de escolher o ambiente ideal de instalação do ar-condicionado. Não deixe de conferir!
Confira nossos ótimos preços de ar-condicionado.
Conclusão
Não existem grandes mistérios em como instalar ar-condicionado, entretanto, trata-se de uma área que exige bastante conhecimento técnico e, na maior parte das vezes, o ideal é que você chame uma mão de obra especializada para realizar a instalação.
Isso porque, como você viu, a instalação requer muitos passos, furos na parede e um trabalho que, se não for feito corretamente, pode não só diminuir a vida útil do aparelho como causar danos à saúde das pessoas na sua casa.
E aí? Curtiu o texto de hoje? Então não deixe de conferir os outros textos do blog da Obramax e a nossa loja online, onde você vai encontrar tudo que precisa para sua construção!