Quem tem ar condicionado em casa ou no escritório, sabe que nesse começo de ano o equipamento é bastante usado, afinal, estamos no verão e as temperaturas durante o dia são bem altas em diversas regiões do país.
Contudo, você sabia que realizar a correta limpeza de ar condicionado é fundamental para garantir que o aparelho dure por bastante tempo e garanta esse clima fresquinho no seu dia a dia?
Realizando a higienização do ar condicionado, você previne a proliferação de ácaros, poeiras e diversos outros elementos que podem ser acumulados nos filtros e demais componentes do aparelho.
Não sabe como fazer a limpeza de ar condicionado? Então, continue a leitura, separamos dicas sobre quando e como limpar, além dos benefícios que essa simples higienização pode oferecer!
Quando e como fazer a limpeza de ar condicionado?
Antes de mais nada, é importante comentar sobre a periodicidade da limpeza de ar condicionado.
De maneira geral, o intervalo entre a higienização varia de acordo com o aparelho, local da instalação e frequência de uso.
Como destacamos, a limpeza é primordial para o bom funcionamento do equipamento, uma vez que a falta de manutenção pode diminuir a capacidade de refrigeração, aumentar o consumo de energia, além dos prejuízos à saúde.
Então, para fugir desse tipo de dor de cabeça, veja abaixo indicações de quando limpar o ar condicionado e como fazer isso:
Semanal
A primeira sugestão é a limpeza semanal do ar condicionado, tanto em residências quanto empresas. Nesse caso, a dica é fazer uma higienização básica nos filtros de ar. Para isso, desligue o aparelho da tomada, remova o painel frontal (modelos split) e passe um pano úmido.
Informação importante: o filtro deve ser retirado e lavado com água morna e detergente neutro. Deixe secar na sombra antes de colocá-lo de volta no ar condicionado.
Mensal
Já a limpeza mensal é indicada para ambientes empresariais e deve ser executada de forma completa, principalmente em cidades que apresentem altos índices de poluição ou calor.
Diferentemente da limpeza anterior (que é mais simples), esse tipo de serviço deve ser feito por um profissional qualificado, pois todo o aparelho é desmontado e suas peças limpas ou trocadas individualmente.
Semestral
Em relação à higienização semestral, a dica é substituir os filtros de carvão ativado. No caso de empresas, por exemplo, além de trocar o filtro, é necessário fazer a limpeza externa. Para regiões com menos poluição ou ambientes em que o ar condicionado não é tão solicitado, a higienização completa pode ser feita nesse intervalo de tempo.
Anual
Por fim, a limpeza anual é recomendada para quem tem o ar condicionado em casa. Essa higienização deve englobar as unidades interna e externa do aparelho e ser realizada por um profissional, pois será preciso verificar o isolamento e travamento da tubulação.
Como limpar a parte de fora do ar condicionado
Além da periodicidade para limpar o ar condicionado, é válido ressaltar que a limpeza da parte externa do equipamento pode ser feita em intervalos menores, já que é uma demanda mais simples. Em geral, a dica é fazer isso uma vez por semana para evitar o acúmulo de poeira.
Para esse trabalho, basta usar água, detergente neutro e um pano. Evite usar produtos químicos, abrasivos e multiusos para não danificar e/ou amarelar a superfície do ar condicionado.
Aproveite e confira o vídeo do nosso canal Obra é Compromisso com dicas do especialista sobre como cuidar do seu ar condicionado:
Leia também: Confira dicas para uma instalação de ar condicionado perfeita
5 sinais de que você precisa fazer a limpeza de ar condicionado
Naturalmente, nem sempre é possível seguir o calendário de limpeza do ar condicionado, por isso, listamos abaixo 5 sinais que indicam que o seu aparelho precisa de uma manutenção:
1. Filtro parece sujo e empoeirado
O acúmulo de sujeira no ar condicionado é prejudicial de duas formas: 1-) impede o funcionamento eficiente do aparelho, o que aumenta o consumo de energia elétrica; 2-) espalha a poeira em todo o ambiente, gerando um grande problema para pessoas que sofrem com alergias.
Em outras palavras, se reparar variações bruscas no gasto de energia ou perceber alergias mais realçadas, vale a pena dar uma olhada no filtro do seu ar condicionado.
2. Desempenho abaixo do esperado
Imagine um dia muito quente e você ligar o ar condicionado para refrescar o ambiente, mas ele não consegue superar o calor no local. Isso é um sinal claro de que o aparelho não está funcionando da melhor forma possível.
Se o dimensionamento do ar condicionado foi feito corretamente e isso está acontecendo com você, recomendamos chamar um profissional especializado para avaliar o equipamento.
3. Barulhos estranhos no ar condicionado
Qualquer ruído incomum do ar condicionado deve ser investigado, pois isso é um sinal claro de que algo está errado, até porque esses barulhos tendem a piorar se o problema não for resolvido.
Em geral, esse tipo de situação pode significar que alguma peça está solta ou o aparelho está desequilibrado por acúmulo de poeira na sua parte interna. Um bom exemplo é quando as aletas da bobina ficam cheias de mofo e bactérias, bastando uma boa higienização para resolver essa dor de cabeça.
4. Mau cheiro
Além de ruídos estranhos, um cheiro ruim também pode indicar que o seu ar condicionado precisa de uma boa limpeza.
Caso não saiba, esse tipo de equipamento conta com uma bandeja de drenagem que pode entupir, propiciando o crescimento de mofo e bolor que, por consequência, libera um odor bem característico e incômodo.
Às vezes, essa água acumulada e o espaço escuro do equipamento tornam-se uma verdadeira tentação para pequenos animais, como lagartos, que podem ficar presos e até mesmo se decompor dentro do ar condicionado.
5. Equipamentos com 1 ano sem limpeza e manutenção
Por último, se você não percebeu nenhum dos sinais acima, mas já se passou 1 ano desde a última limpeza ou manutenção, não tenha dúvidas: o seu ar condicionado precisa de uma limpeza, pois é possível que ele esteja abrigando poeira, sujeiras e poluentes microbianos que são prejudiciais à saúde.
Vantagens da limpeza de ar condicionado
Se ainda não está convencido de que a limpeza do ar condicionado é importante para o dia a dia na sua casa ou comércio, veja abaixo uma relação das principais vantagens desse tipo de serviço:
Menos problemas técnicos
O acúmulo de poeiras pode obstruir os filtros, as turbinas, as serpentinas de troca de calor, comprometendo o seu perfeito funcionamento. Tais peças só podem ser devidamente higienizadas por um profissional capacitado que fará todo o processo corretamente e vai garantir a segurança do seu serviço.
Aumento da vida útil
O ar condicionado usado com muita frequência precisa receber uma limpeza periódica e uma mais profunda semestralmente ou anualmente, pois há mais acúmulo de poeiras. E o aparelho que não é utilizado também precisa de cuidados para evitar enferrujamento, principalmente em cidades litorâneas.
Saúde
A poeira instalada no interior tem fungos, ácaros, bactérias e outros poluentes (dependendo do ambiente), que podem causar doenças respiratórias, quadros alérgicos e problemas de pele, por isso é importante saber como limpar o ar condicionado.
Economia
Os resíduos no ar condicionado impedem seu completo funcionamento, forçando mais o compressor para climatizar o ambiente, o que gera mais gastos de energia.
Conclusão
Ao longo deste conteúdo explicamos melhor como fazer a limpeza do ar condicionado e por que ela é tão importante.
Como vimos, esse tipo de manutenção, além de ser extremamente benéfica para a saúde das pessoas, também contribui para aumentar a vida útil do equipamento.
Lembre-se que aparelhos residenciais podem ser higienizados em intervalos maiores, enquanto ar condicionado em escritórios e comércios exigem uma limpeza mais frequente.
Se estiver na dúvida na hora de realizar esse procedimento, a dica é contar com o suporte de um profissional especializado.
Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir!