Como desentupir caixa de gordura da maneira correta

Como desentupir caixa de gordura

Essencial para o correto funcionamento do sistema hidráulico, a caixa de gordura tem como principal função reter impurezas depositadas na pia da cozinha, evitando assim, que elas cheguem até ao esgoto.

Por conta disso, esse equipamento é peça-chave em casas, apartamentos e comércios, principalmente em cozinhas de restaurantes e hotéis.

Contudo, para um funcionamento perfeito, é primordial realizar uma manutenção periódica. Portanto, preparamos um conteúdo explicativo sobre como desentupir caixa de gordura de uma maneira prática e eficiente.

Continue a leitura e acompanhe as nossas dicas!

Como funciona a caixa de gordura

Basicamente, a caixa de gordura é um dos elementos responsáveis por proteger a tubulação residencial ou comercial.

Como o nome indica, trata-se de uma caixa, que pode ser de alvenaria ou PVC, que funciona como um balde para coletar a gordura.

Ou seja, toda a gordura despejada na pia é direcionado para essa caixa, evitando assim, que esses dejetos cheguem na rede de esgoto e causem o seu entupimento.

À respeito do seu funcionamento, não tem segredos: no interior da caixa, há uma quantidade de água que age como um filtro de gordura. Dessa forma, a água que vem da cozinha (com gordura e óleo, por exemplo) cai dentro da caixa.

Como o óleo não se mistura com a água e é mais leve, todas as partículas de gordura sobem para a superfície. Já a água, que fica no fundo, passa por um tubo presente na parte inferior da caixa e segue para a tubulação de esgoto.

Em resumo, a gordura se acumula em placas e fica boiando dentro do equipamento. Justamente por conta disso, é muito importante saber como desentupir a caixa de gordura e realizar essa manutenção periodicamente.

Materiais Hidráulicos

O que entope a caixa de gordura?

O que entope caixa de gordura

De maneira geral, as caixas de gordura entopem quando estão cheias de dejetos deixados durante a lavagem da louça, como restos de alimentos, óleo, gordura e outros resíduos que podem ser despejados na pia da cozinha.

Problemas comuns em caixas entupidas

Problemas comuns em caixas de gordura

Felizmente, identificar que uma caixa de gordura está entupida não é uma missão difícil, pois há diversos sinais de que esse problema está acontecendo no seu imóvel:

  • Escoamento de água lento no ralo da pia;
  • Mau cheiro vindo do ralo;
  • Pragas e insetos;
  • Tubulações entupidas;
  • Transbordamento de resíduos.

Quando desentupir a caixa de gordura

Embora a caixa de gordura seja desenvolvida exclusivamente para essa finalidade de retenção, a manutenção ainda é necessária para garantir um bom funcionamento do equipamento.

No entanto, é válido ressaltar que a periodicidade depende diretamente do local de instalação da caixa. Em restaurantes, por exemplo, a demanda por limpeza é muito maior do que em uma casa. De qualquer forma, em ambos os casos, a manutenção deve ser uma prática frequente.

Informação importante: em algumas cidades, como Curitiba, há uma lei vigente que exige a manutenção da caixa de gordura. Nesse caso, a necessidade é ainda maior para estabelecimentos gastronômicos.

Então, não deixe de conferir as regulamentações e normas da vigilância sanitária exigidas na sua cidade.

Para te ajudar, veja alguns períodos pré-estabelecidos para manutenção da caixa de gordura:

  • Apartamentos: 3 em 3 meses;
  • Residências comuns: 6 em 6 meses;
  • Restaurantes, bares, albergues: 1 em 1 mês.

A diferença de prazos entre os três exemplos acima está relacionada ao tamanho da caixa de gordura. Como nos apartamentos e residências elas tendem a ser menores, o período de limpeza é mais espaçado.

Quer entender mais sobre tubulações? Confira nosso guia completo sobre instalação hidráulica

Como desentupir caixa de gordura

Dica sobre como desentupir caixa de gordura

Uma das formas de desentupir a caixa de gordura é utilizar bicarbonato, isso porque o bicarbonato de sódio ajuda a quebrar a gordura acumulada, facilitando a remoção das obstruções.

Porém, para entender como desentupir a caixa de gordura, é preciso relembrar que as caixas podem ser fabricadas em variados modelos e diferentes materiais, sendo que isso afeta o tempo que será necessário para finalizar a manutenção.

As caixas feitas em PVC são mais fáceis de limpar, demandando pouco mais de 10 minutos para a limpeza – dependendo também do tamanho da caixa.

Porém, em construções mais antigas, ainda é comum encontrarmos caixas de gordura em alvenaria que não possuem revestimento. Nesse caso, o passo a passo para limpar ainda é o mesmo, mas a duração do processo pode passar de até uma hora.

Essa diferença de material é extremamente relevante, afinal, o PVC é liso e impenetrável. Em outras palavras, a gordura não se acumula e não gruda nas paredes da caixa. Já nas caixas de alvenaria, todos esses resíduos podem grudar na parede, exigindo um esforço maior para a remoção.

Depois dessa valiosa contextualização, veja abaixo um passo a passo de como desentupir a caixa de gordura:

Caixa de gordura com cesto

caixa de gordura com cesto é uma opção muito prática, já que possui um cesto onde boa parte da gordura fica retida.

Essa praticidade agiliza bastante o processo de limpeza, veja:

  1. Utilize uma chave de fenda para abrir a caixa;
  2. Retire o cesto e drene o líquido;
  3. Faça o descarte correto do material coletado em um ponto de coleta orgânico;
  4. Feche novamente a caixa de gordura.

Caixas de gordura sem cesto

Já paras as caixas de gordura sem cesto, o passo a passo é um pouco maior, mas não apresenta muitas dificuldades:

  1. Utilize os equipamentos de proteção, como luvas e botas;
  2. Em um balde, misture água quente e detergente;
  3. Despeje a água em um ponto de evacuação ;
  4. Abra a caixa de gordura;
  5. Retire a gordura com uma garrafa pet ou outros itens que permitam a retirada;
  6. Realize a limpeza final com bicarbonato, água quente e vinagre;
  7. Feche a caixa de gordura;
  8. Faça o descarte correto do material coletado em um ponto de coleta orgânico.

Viu como é simples? Ambos processos podem ser feitos em pouco tempo e não exigem produtos especiais ou conhecimento técnico.

Agora que chegou até aqui, vamos tirar algumas dúvidas.

Pode jogar soda cáustica na caixa de gordura?

Entre as soluções caseiras para desentupir a caixa de gordura, a soda cáustica é uma das mais comentadas.

Dito isso, é imprescindível destacar que a soda cáustica é uma substância perigosa e que pode causar queimaduras na pele e intoxicação por inalação.

Em geral, ela até pode ajudar em pequenas obstruções, mas saiba que ela não será o suficiente para resolver casos mais graves de bloqueio na vazão de água, além de poder ocasionar entupimentos futuros.

Isso acontece pois o ácido não dissolve a gordura completamente, mas sim parcialmente. Com o passar do tempo, essa gordura residual se endurece novamente, gerando crostas e por tabela, um novo entupimento.

Aliás, uma dica importante: mesmo em encanamentos simples, como o da pia da cozinha, não é recomendado o uso frequente de soda cáustica, afinal, ela possui um efeito corrosivo, o que pode danificar os canos com o passar do tempo e agravar o problema.

Então, não tem jeito: para que a manutenção da caixa de gordura seja eficiente, você deve remover todos os dejetos gordurosos.

Dicas para evitar entupimento da caixa de gordura

Como as caixas de gordura são sistemas que retém parte da gordura presente na água usada na lavagem de louças, panelas e talheres, é importante seguir alguns cuidados para evitar que ela entupa:

Faça o descarte correto de óleo de cozinha e comida

A principal dica é realizar o descarte apropriado para os resíduos produzidos na cozinha, especialmente o óleo e os restos de comida.

Veja algumas boas práticas para evitar o entupimento da caixa de gordura:

  • Não jogue restos de comida;
  • Passe papel toalha ou guardanapo nos pratos e panelas para diminuir a quantidade de gordura que será despejada na pai;
  • Jogue água fervendo na pia após lavar a louça.

Utilize produtos biodigestores

Produtos biodigestores são uma excelente alternativa para limpar a caixa de gordura.

Esses produtos são compostos por bactérias não patogênicas, portanto, não causam nenhum tipo de doença.

O princípio de ação é bem simples: as bactérias dos produtos biodigestores se alimentam de diversos rejeitos, inclusive de gorduras e as partículas de alimento.

Informação importante: para limpar as caixas de gordura com esses produtos, é importante que ela esteja funcionando normalmente. Ou seja, em casos mais graves de entupimento, talvez apenas os produtos biodigestores não sejam suficientes para resolver a situação. Essa é uma dica preventiva, e não corretiva.

Conclusão

Ao longo desse conteúdo, explicamos melhor como desentupir uma caixa de gordura e listamos diversas dicas para fugir dessa dor de cabeça.

Em resumo, a principal orientação é evitar que o entupimento fique mais grave. Portanto, invista em manutenções periódicas e medidas preventivas para preservar a qualidade da caixa de gordura do seu imóvel.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax e diversos cursos gratuitos na Academia de Profissionais, não deixe de conferir!

Autores

  • Ricardo Cícero

    Com uma ampla carreira no setor de materiais de construção e varejo, se destaca como um estrategista experiente e inovador. Com mais de 20 anos de atuação, liderou diversas mudanças onde atuou. Atualmente, como Gerente de Compras e Produtos na Obramax desde abril de 2016, Ricardo tem sido peça fundamental na construção e consolidação de um novo modelo de negócios de revenda de materiais para construção.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.