Bota de Segurança: como escolher o modelo ideal

Bota de segurança

A bota de segurança desempenha um papel essencial na proteção dos pés em ambientes de trabalho perigosos. Em muitas ocupações, os pés estão expostos a uma série de riscos, como impactos, quedas, perfurações, produtos químicos e temperaturas extremas. Neste contexto, as botas ocupacionais são projetadas para oferecer proteção e segurança aos trabalhadores, minimizando assim, o risco de lesões e acidentes.

Para atender a demanda dos mais variados tipos de trabalho, existe uma série de modelos de botas e calçados de segurança que podem te confundir na hora de escolher o melhor EPI para a atividade que será desenvolvida. E, como os equipamentos de proteção são obrigatórios em locais que apresentam riscos e devem ser fornecidos gratuitamente aos colaboradores, é fundamental conhecer todos os modelos de bota de segurança e como escolher a melhor opção!

Continue a leitura e acompanhe as nossas dicas!

Tipos de botas de segurança

Tipos de botas de segurança

Como explicamos acima, cada ambiente de trabalho exige um cuidado diferente na bota de segurança. Então, para te auxiliar nessa escolha, separamos abaixo os modelos mais usados no mercado:

Bota de PVC

A bota de segurança de PVC é indicada para locais de trabalhos que oferecem riscos leves à saúde do colaborador, especialmente para ambientes úmidos, lamacentos e molhados. Como o PVC é um material que não retém água, podemos dizer que essa bota impermeável não permite a penetração de água e outros líquidos na parte interna do calçado. O melhor exemplo de uso é em açougues, limpezas industriais/profissionais e demais demandas em que há presença de água em excesso com riscos de escorregões.

Bota Nobuck

A bota de segurança Nobuck, também chamada de Botina Nobuck, é um tipo de calçado de proteção projetado para oferecer segurança e conforto em ambientes de trabalho diversos. O nobuck é um tipo de couro que passa por um processo de lixamento ou escovação, o que lhe confere uma textura suave e aveludada, além de boa flexibilidade e conforto térmico.

Sem dúvidas, uma das principais vantagens deste tipo de bota de segurança é a sua resistência mecânica, podendo ser usada para prevenir os seguintes riscos: queda de materiais que podem lesionar o pé; queimaduras ou acidentes com químicos e corrosivos; perfurações; chutes ou tropeços em materiais pesados; queda em pisos escorregadios e proteção térmica contra calor intenso.

Entre os locais em que elas são mais usadas, o principal é o canteiro de obras, afinal, trata-se de um ambiente propenso para praticamente todos os riscos acima mencionados.

Com isolamento elétrico

Projetada para proteger contra choques elétricos, as botas de segurança com isolamento são fabricadas com materiais isolantes que impedem a passagem da corrente elétrica. Naturalmente, elas são fundamentais para profissionais que atuam em áreas com fiação elétrica exposta ou em linhas de transmissão de energia.

Resistentes a produtos químicos

Ideais para indústrias químicas e laboratórios, a bota de segurança resistente a produtos químicos é confeccionada com materiais que resistem a substâncias químicas corrosivas, ácidos e solventes.

Resistentes a altas temperaturas

Já as botas resistentes a altas temperaturas são fabricadas com materiais capazes de suportar o calor intenso, como couro tratado, e são comumente usadas em setores como Corpo de Bombeiros, fundições e indústrias metalúrgicas.

Resistentes a perfurações

Por fim, a bota de segurança resistente a perfurações possui uma camada adicional de proteção contra objetos pontiagudos, como pregos, vidros ou metais afiados. Normalmente, elas contam com uma palmilha de aço ou kevlar, que protege a sola dos pés. Dessa forma, são indicadas principalmente para construção civil, trabalhos de demolição e demais locais que possuem risco de objetos cortantes.

Outros calçados de segurança

A bota de segurança não é o único EPI indicado para a proteção dos pés, além delas, existem outros calçados ocupacionais que merecem destaque, veja:

  • Sapatos de segurança: bem parecido com as botas, os sapatos de segurança apresentam um design mais baixo, cobrindo apenas o pé e o tornozelo. Elas são indicadas para ambientes onde não há necessidade de proteção acima do tornozelo, como em escritórios e hospitais, por exemplo.
  • Tênis de segurança: visando principalmente o conforto, mas sem abrir mão da proteção, os tênis de segurança são recomendados para profissionais que precisam de mobilidade e flexibilidade nos pés. Em geral, eles contam com biqueiras de aço ou composite, solados antiderrapantes e recursos adicionais de proteção dependendo do local de uso.
  • Sapatilhas de segurança: já as sapatilhas são ainda mais leves e flexíveis que as opções anteriores, sendo usadas em ambientes que há menos riscos físicos envolvidos, como em hospitais, indústria alimentícia e serviços de limpeza.

Se ficar na dúvida na hora de selecionar o calçado de segurança para o ambiente de trabalho, consulte as regulamentações e diretrizes específicas para determinar o modelo mais apropriado.

Aproveite e confira todos os modelos de calçados de segurança disponíveis na Obramax!

Ferramentas

Materiais de biqueiras mais usados

Além dos modelos de botas de seguranças, é importante comentar sobre os materiais de biqueiras mais usados nesta linha de EPIs, confira abaixo e saiba as vantagens de cada um:

Biqueira de aço

A bota de segurança com biqueira de aço conta, como o nome indica, com uma biqueira de aço na parte frontal para proteger os dedos dos pés contra impactos e compressão. Ela é bastante usada em setores como construção civil, indústria pesada e logística, pois nesses locais há risco de objetos pesados caírem sobre os pés.

Biqueira de composite

Já a bota com biqueira de composite usa materiais não metálicos em sua fabricação, sendo que fibras de carbono e polímeros são os mais utilizados. Ou seja, trata-se de uma bota de segurança mais leve e confortável comparado ao modelo anterior. Por conta disso, elas são comumente usadas em ambientes de trabalho que envolvem a detecção de metal, como aeroportos, por exemplo. Além disso, também oferece proteção contra alto impacto.

Melhores marcas de botas de segurança

Agora que você já conhece os principais modelos de botas de segurança e materiais de fabricação, veja na sequência a relação das melhores marcas de calçados de segurança do mercado, e o melhor, todas disponíveis aqui na Obramax:

Estival

Fundada na Alemanha, em 1992, a Estival surgiu como agente de  importação e exportação. No entanto, pouco tempo depois a marca chegou no Brasil, mais precisamente na cidade de Franca no estado de São Paulo, um dos maiores polos de fábricas de calçados do mundo.

Devido ao crescimento da empresa junto a tecnologia da Europa, em 1996 iniciou a produção de calçados de segurança com padrões internacionais, se tornando referência no seu segmento até os tempos atuais.

Bracol

Pertencente ao Grupo BSB, responsável por reunir diversas marcas fortes no segmento de EPIs no Brasil, a Bracon é uma das maiores empresas da América Latina quando o assunto são equipamentos de proteção individual. Consolidada no mercado desde 2008, a marca atua com equipamentos para proteção dos pés, cabeça e contra quedas, fabricando inclusive, mais de 20 milhões de pares de calçados de segurança e botas impermeáveis por ano.

Cartom

Fundada em 1986, a Cartom é a terceira maior fabricante de caçados de segurança do país, com uma produção média mil pares de calçados por dia. Investindo em novos equipamentos e alta tecnologia, a marca evolui e inova os seus processos produtivos e com isso sempre melhora a qualidade dos seus calçados.

Marluvas

A Marluvas foi fundada em Minas Gerais, no ano de 1972, e especializou-se na fabricação de luvas e calçados de segurança. Os seus produtos são desenvolvidos a partir de detalhadas pesquisas, com o intuito de atender cada área profissional com a mais avançada tecnologia, conforto e qualidade. Atualmente, a empresa se consolida com mais de 300 opções de produtos em seu portfólio.

Confira todas essas marcas de botas de segurança aqui na Loja da Obramax e garanta já a sua!

Como escolher bota de segurança

Como escolher bota de segurança

Escolher a bota de segurança adequada é fundamental para garantir a proteção eficaz dos pés no ambiente de trabalho. Aqui estão algumas considerações importantes ao selecionar as botas de segurança:

Avalie os riscos e necessidades específicas

O primeiro passo é identificar os riscos presentes no seu local de trabalho. Alguns exemplos comuns: quedas de objetos pesados, produtos químicos, altas temperaturas, etc. Compreender esse ponto possibilita uma escolha mais assertiva deste EPI que é fundamental para o colaborador.

Leia também: Trabalho Em Altura: O Que Dizem As Normas E EPIs Necessários

Verifique o Certificado de Aprovação e sua validade

Caso não saiba, o Certificado de Aprovação (CA) é um documento expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e regulamentado pela NR 6. De acordo com a norma, todo equipamento de proteção comercializado deve ter um CA, inclusive os que são fabricados no exterior e no Brasil.

Essa certificação é conquistada após uma série de análises e testes em laboratórios autorizados, para assim, garantir que o EPI cumpra o seu papel no que diz respeito à qualidade, funcionalidade e resistência. Dessa forma, na hora de comprar uma bota de segurança, cheque no CA a descrição completa do EPI e também os riscos para os quais ele é indicado.

Além disso, é comum uma confusão entre a validade do calçado e a validade do CA. De maneira resumida, a validade do calçado, ou de qualquer outro EPI refere-se ao prazo máximo do seu uso e, como qualquer outro produto, ele deve ser descartado quando essa data expira.

Em contrapartida, a validade do CA é a data limite do certificado emitido pelo MTE. Ou seja, você deve renovar periodicamente o CA para que a qualidade dos equipamentos esteja sempre respaldada por lei.

Informação importante: se o Certificado de Aprovação estiver válido, mas a validade do calçado expirar, ele deve ser descartado mesmo assim.

Confira a data de validade do calçado

Não se esqueça de checar a data de validade da bota de segurança também. Caso não saiba, a validade do EPI é diferente da validade do CA, esse termo refere-se ao prazo limite para que o EPI possa ser utilizado com segurança e ele independe do CA. No entanto, lembre-se que a durabilidade do equipamento também depende de como ele é usado e armazenado, além claro, de como os colaboradores seguem as orientações dos fabricantes e condições de uso do equipamento.

Considere o conforto e o ajuste da bota

Além da proteção, a bota de segurança também deve se ajustar corretamente aos pés dos colaboradores. Então, é de suma importância que ela seja confortável, oferecendo o suporte adequado e a flexibilidade necessária para a execução das atividades no trabalho.

Avalie a durabilidade e a qualidade do material

Uma bota de segurança, independentemente da sua finalidade, precisa ser resistente e fabricada com materiais de qualidade, como couro ou materiais sintéticos de alta resistência. Portanto, preze por calçados EPIs comprovadamente duráveis e capazes de suportar as mais variadas condições de trabalho.

Considere recursos adicionais

Por fim, uma dica é ficar atento à necessidade de recursos adicionais para as botas de segurança, como isolamento térmico, palmilhas acolchoadas para maior conforto, sistema de absorção de choque ou propriedades antiderrapantes, por exemplo.

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, vimos como as botas de segurança são um elemento essencial para garantir a proteção dos trabalhadores em diversos setores de trabalho, proporcionando resistência, durabilidade e conforto, ao mesmo tempo em que oferecem uma série de recursos de segurança cruciais.

Portanto, ao investir nos calçados de segurança, as empresas demonstram um compromisso com a segurança e o bem-estar de seus funcionários. Além disso, reduzem o risco de acidentes e lesões no local de trabalho, garantindo assim, mais qualidade de vida para a rotina dos colaboradores..

No entanto, vale ressaltar que as botas de segurança não são uma solução completa por si só. A conscientização, treinamento adequado e a adoção de práticas de segurança adequadas são igualmente importantes para um ambiente de trabalho seguro.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir!

Autores

  • Gustavo Herdade

    https://www.linkedin.com/in/gustavo-dos-anjos-24389655/
  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.