Como instalar torneira elétrica da maneira correta

Como instalar torneira elétrica

A torneira elétrica é uma solução prática e eficiente para a rotina de limpeza em casas e comércios que não contam com equipamentos específicos de aquecimento de água. Em outras palavras, diferentemente das torneiras comuns, esses modelos aquecem a água sem depender de um sistema externo, como a gás ou energia solar. Isso só é possível pois, assim como um chuveiro, as torneiras elétricas têm uma resistência elétrica no interior responsável pelo aquecimento da água.

Então, se você quer otimizar o dia a dia na sua cozinha e deixá-la mais funcional, é essencial entender como instalar torneira elétrica e quais são os melhores modelos disponíveis no mercado.

Quer saber tudo sobre o assunto? Continue a leitura e acompanhe todas as nossas dicas!

Como escolher a melhor torneira elétrica

Antes de explicarmos o processo de instalação da torneira elétrica, é importante falar sobre os critérios que devem ser seguidos para uma compra mais assertiva, veja:

1. Analise a instalação elétrica do local: voltagem, fiação e disjuntor

Para instalar a torneira elétrica é essencial realizar uma análise da instalação elétrica existente no local previamente. Isso inclui verificar a voltagem disponível, a capacidade da fiação e o disjuntor apropriado para o novo dispositivo.

  • Verificação da voltagem: essa é uma informação fundamental  ao escolher uma torneira elétrica, portanto, cheque se a voltagem da rede elétrica é compatível com o modelo de torneira que você pretende instalar. Vale destacar que a maioria desses equipamentos está disponível em versões de 127V ou 220V.
  • Capacidade da fiação: além disso, tenha certeza que a fiação da instalação elétrica é capaz de suportar a carga adicional da torneira. Nesse caso, o suporte de um eletricista é fundamental para garantir o uso seguro do equipamento. Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma atualização da fiação para acomodar o novo dispositivo.
  • Disjuntor apropriado: por fim, é primordial que a torneira elétrica seja conectada a um circuito elétrico com o disjuntor adequado. Lembre-se que o disjuntor deve ser dimensionado para suportar a carga elétrica e deixar a instalação mais segura. Então, veja as especificações do fabricante para atestar o disjuntor mais indicado.
  • Leia também: Como escolher e instalar torneira para banheiro

2. Checar as funcionalidades e aparência, mesa ou parede

Além da parte técnica da instalação, também é importante se atentar ao visual da torneira. Em resumo, você encontra duas versões disponíveis: os modelos de parede e os modelos de mesa, que apresentam diferenças na hora de instalar e no design.

Confira melhor as especificações de cada torneira elétrica:

Torneiras elétricas de parede:

  • Instalação: a torneira elétrica de parede é fixada diretamente na parede, logo acima da pia. Elas exigem um ponto de água quente pré-existente na parede para a conexão.
  • Design: a maioria dos modelos apresentam um formato mais compacto, com uma alavanca ou botões de controle na parte frontal para regular a temperatura da água. Ainda em relação ao design, é importante destacar que elas contam com um visual mais clean e minimalista, uma vez que não ocupam espaço na bancada.

Torneiras elétricas de mesa:

  • Instalação: já as torneiras de mesa são instaladas na bancada ou pia, exigindo apenas uma conexão com a rede elétrica e a entrada de água fria.
  • Design: no que diz respeito ao visual, elas são maiores e apresentam um design mais tradicional com uma alavanca de controle na parte superior ou na lateral da torneira para ajuste da temperatura. Além disso, elas também podem ser instaladas em diferentes tipos de bancadas ou pias, oferecendo flexibilidade na escolha da localização da torneira.

Quer escolher a torneira ideal para a sua cozinha? Confira os principais tipos de cozinha e seus diferenciais!

3. Tipo de cuba

Antes de escolher a torneira, você deve se atentar ao tipo de cuba ou pia de cozinha usada em sua cozinha, pois elas podem limitar o tipo de torneira a ser usada.

Em cubas de sobrepor, por exemplo, elas já vêm de fábrica com um local específico para instalar a torneira. Os modelos de embutir, por outro lado, também exigem o uso da torneira de mesa.

Ferramentas

Como instalar torneira elétrica

Depois de conferir as nossas dicas de como escolher torneira elétrica e recomendações de produtos, chegou o momento de falar sobre a instalação deste equipamento.

É necessário relembrar que a torneira elétrica é um dispositivo de alto consumo de energia, encontrado nas tensões 127 V e 220 V e, por se tratarem de equipamentos elétricos com uso de água, a sua instalação deve ser muito bem feita para evitar riscos como choques e curto circuito.

Na hora de instalar, você deve checar a potência máxima do equipamento, para assim, realizar o cálculo correto da corrente no circuito e dimensionar os cabos e a proteção. De acordo com a NBR 5410, “todo ponto de utilização previsto para alimentar, de modo exclusivo ou virtualmente dedicado, um equipamento com corrente nominal superior a 10 A deve constituir um circuito independente”.

Ou seja, equipamentos com potência elétrica maior que 1200 W em 127 V e 2200 W em 220 V precisam ser alimentados com um circuito independente para o funcionamento seguro e eficiente da instalação.

Falando especificamente sobre como instalar torneira elétrica, se o imóvel não tiver um circuito individual como descrito na NBR, será preciso o suporte de um eletricista para realizar as devidas exigências previstas em lei.

Um erro comum é a instalação de torneiras elétricas em cozinhas prontas em pontos de tomadas já existentes, porém, isso é fortemente contraindicado. Embora essa medida possa funcionar, aumenta-se o risco de acidentes, uma vez que a instalação elétrica do imóvel pode não suportar a carga de energia produzida pela torneira.

Lembre-se que esse equipamento é como um chuveiro, portanto, usa bastante energia e sua resistência pode queimar com certa facilidade em condições inadequadas de uso.

Feitas essas considerações importantes, confira o nosso guia sobre como instalar torneira elétrica:

Materiais necessários

Para poder instalar a torneira elétrica em sua casa, alguns itens e materiais serão necessários e eles são:

  • Conectores;
  • Chaves de fenda;
  • Fita veda-rosca e fita isolante;
  • Alicate;
  • Materiais de proteção, como luvas.

Pré-instalação

Depois de separar os materiais e ferramentas, você deve iniciar o preparo antes da instalação que consiste nos seguintes pontos:

  • Verifique se a energia da casa está 100% desligada;
  • Desligue o sistema de abastecimento de água da casa;
  • Mantenha as ferramentas necessárias por perto;
  • Confira se a tensão da tomada escolhida é a mesma da torneira;
  • Veja se a torneira adquirida conta com todos os itens que deveria ter;
  • Leia o manual de instruções de instalação que acompanha a torneira;
  • Equipe-se com acessórios e itens de proteção indicados para o serviço.

Passo a passo para instalar torneira elétrica

Feito esses preparos, chegou o momento de instalar a torneira elétrica:

  • Desligue a rede de energia do ambiente;
  • Remova a torneira antiga: retire o modelo anterior com muito cuidado para evitar quebrar a torneira e/ou local onde ela está. Aliás, antes de remover, confira se os fios estão desconectados, junto com encanamento e de que a torneira antiga está vazia.
  • Coloque a nova torneira: encaixe o novo modelo no local e certifique-se de que ele está bem encaixado antes de realizar qualquer ligação elétrica.
  • Ligue a água novamente: após religar a água, deixe que ela corra por alguns minutos na nova torneira, para assim, impedir a queima da resistência quando ela for ligada. Aqui, é fundamental verificar se o encanamento está funcionando corretamente e se não há nenhum vazamento e/ou defeito na torneira.
  • Ligação elétrica: com cuidado, abra a tomada da torneira e com uma barra de terminais com parafusos faça a conexão dos fios da torneira com os fios dentro da tomada. Fique atento às cores dos fios e as orientações contidas no manual de instalação. Para evitar problemas, o ideal é que isso seja realizado por um profissional especializado.
  • Isole os fios: com a fita isolante, isole os fios para aumentar a segurança deles e impedir possíveis infiltrações.
  • Guarde os fios e feche a tomada: por último, coloque os fios para dentro e feche a caixa da tomada. Tome cuidado para não enrolar ou emaranhá-los. Religue a energia elétrica e teste a torneira elétrica.

Ficou com dúvidas? Então, confira a explicação do nosso especialista no vídeo do canal Obra é Compromisso:

 

Principais modelos de torneira elétrica

1. Loren Easy Lorenzetti

Torneira elétrica Loren Easy Lorenzetti

A Torneira de Parede Loren Easy é uma ótima opção para residências sem sistema de água quente, proporcionando conforto e conveniência, além de conferir um toque moderno e elegante ao ambiente.

Esse modelo é altamente funcional, versátil e resistente, sendo indispensável no dia a dia. Com uma bica alta e quatro opções de temperatura, ela aquece a água na medida certa para a lavagem de louças.

Com um registro de 1/4 de volta, a torneira Loren Easy é fácil de instalar e substituir, utilizando uma resistência semelhante à dos chuveiros, o que garante a segurança no manuseio do produto. Ao realizar a instalação, é importante desligar o disjuntor do ambiente antes de iniciar qualquer manutenção, reparo ou substituição da resistência.

Aqui na Obramax, você encontra as seguintes torneiras elétricas:

2. Prima Zagonel

Torneira elétrica Prima Zagonel

Já a Torneira Elétrica Prima da Zagonel conta com tecnologia touch, possibilitando ajuste na temperatura com um simples toque. Com seu LED luminoso, indica a temperatura utilizada, mostrando vermelho para água quente e azul para água fria. O acionamento é feito por uma alavanca com um quarto de volta e a bica alta é giratória em 360 graus.

É importante destacar que a sua instalação é versátil, podendo ser montada tanto na parede quanto na bancada, bastando apenas ajustar a base da torneira elétrica de acordo com as necessidades do seu projeto.

Em nossa loja, temos disponível essas versões:

3. Fame alta

Torneira elétrica Fame Alta

A torneira elétrica Fame Alta traz conforto e praticidade para o dia a dia, sendo um modelo fácil de usar já que proporciona movimento giratório em sua bica móvel e permite que a água alcance de forma uniforme toda a cuba. Ou seja, com ela, você terá qualidade e segurança na limpeza de louças e utensílios de cozinha, além de economizar água e detergente.

Outro detalhe que merece destaque são as três opções de temperatura: fria, morna e quente. Além disso, o seu arejador articulado proporciona um jato concentrado e uniforme, o registro “Abre Fácil” é versátil e eficiente com um quarto de volta e a tecnologia “Vedação Progressiva” reduz o desgaste ao longo do tempo.

Veja os modelos disponíveis:

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, explicamos como a instalação de uma torneira elétrica pode ser uma excelente opção para obter água quente instantânea e adicionar conforto e praticidade à sua cozinha.

Como vimos, na hora de escolher esse equipamento, é essencial considerar a compatibilidade com a tensão elétrica disponível em sua residência e verificar se o modelo atende às suas necessidades de temperatura e funcionalidade.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de materiais hidráulicos e acessórios para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Patrícia Medeiros

    Profissional com mais de 8 anos de experiência na Obramax, onde atua como Gerente de Produtos, especializada em Gestão de Compras, Negócios, Contratos e Campanhas Comerciais para Varejo e Atacado na Construção. Anteriormente, foi Executiva de Produtos na Amanco Wavin, contribuindo para o desenvolvimento e lançamento de produtos na construção civil e irrigação. Além disso, possui experiência como Professora Docente Titular em Curso Técnico, destacando-se na criação de metodologias de ensino inovadoras. Sua carreira também inclui a implantação de certificações ISO 9001:2000 em diversas empresas, serviços e indústrias.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.