O uso de elemento vazado, o famoso cobogó, está cada vez mais presente em projetos arquitetônicos que buscam trazer o uso de tendências retrôs para dar uma sensação ainda maior de aconchego e conforto nos ambientes, sem deixar a funcionalidade de lado.
Atualmente, é possível encontrar uma enorme variedade de cores, materiais e formatos de elementos vazados, permitindo a inserção desse tipo de peça na decoração de salas, quartos, escritórios, lavanderias, banheiros, churrasqueiras, muros e fachadas.
Além do tradicional elemento vazado de concreto, mostraremos ao longo desse conteúdo outras opções, como o elemento vazado de cerâmica, barro e de vidro.
Continue a leitura e confira nossas dicas de como encontrar as melhores opções de elemento vazado para sua obra.
Leia também: Reformas de cozinhas pequenas: 7 dicas simples mas essenciais
O que é o cobogó?
O elemento vazado, ou cobogó, como o nome já diz, é um tipo de peça vazada usada como decoração em paredes e muros, trazendo além do fator estético, maior ventilação e iluminação natural aos ambientes da casa.
Os cobogós são um destaque ainda maior pela origem, por serem uma forte herança arquitetônica criada pelos brasileiros.
Esse tipo de elemento vazado foi desenvolvido em Pernambuco, na década de 1920, com inspiração na estética dos muxarabis, uma estrutura de madeira bastante usada na arquitetura arábe, trazida para o Brasil pelos portugueses. Ou seja, seu uso é uma tradição da arquitetura brasileira há muito tempo.
Quando surgiram, os elementos vazados eram feitos a partir do concreto e a aplicação era, normalmente, feita em fachadas, muros ou como divisão de pequenos ambientes.
Mas com o passar do tempo e o desenvolvimento de modelos em diferentes materiais, cores, tamanhos e formatos, a tendência do uso de cobogós passou a ser cada vez mais popular.
Atualmente, o uso está cada vez mais presente e em todas as opções de ambientes, como salas, escadas, banheiros, lavabos, lavanderias e várias outras opções..
Além da versatilidade de aplicação em vários cômodos, o elemento vazado é uma ótima solução em projetos que queiram relembrar aqueles detalhes de “casa de vó”, ao mesmo tempo que buscam inspirações mais modernas.
Quais os tipos de tijolo vazado?
Existem várias opções de tijolo vazado, como os tradicionais elementos vazados de concreto e cerâmica. Contudo, como veremos a seguir, existem também opções de elementos vazados em outros materiais, como vidro e madeira.
Os formatos também são diversificados. Os mais tradicionais, que remetem ao estilo “casa de vó”, são aqueles que seguem desenhos florais, estrelas e macramê, por exemplo.
Algumas propostas mais modernas seguem formatos de design geométrico, que permite diversas formas de instalação.
Outra característica dos tipos de elemento vazado é que alguns apresentam aspecto mais construtivo e outros mais decorativos, por conta da variação de acabamento e pelo material no qual são fabricados.
Na hora de encontrar modelos de cobogós, você pode escolher entre esmaltados, foscos, com acabamento do desenho mais rústico ou refinado, na cor natural, em relevo, acetinado, com pintura especial e uma lista extensa.
Como opção aos tijolos vazados, uma opção bem interessante que também oferece uma ótima iluminação natural nos ambientes são os blocos de vidros.
É possível também encontrar blocos de vidro em diferentes níveis de transparência, para manter a iluminação sem perder a privacidade nos ambientes.
Como escolher o melhor tipo de elemento vazado para o seu projeto?
Na hora de escolher um elemento vazado para sua obra, é importante considerar em qual ambiente ele será instalado, qual o material mais interessante de acordo com a proposta de decoração e também o estilo do design de cada cobogó.
Mas além de considerar esses fatores e o custo-benefício, também é fundamental olhar para as vantagens e desvantagens.
Como vantagem, o elemento vazado se destaca por ser um produto decorativo charmoso e elegante. Além disso, também oferece uma boa iluminação natural e ventilação nos ambientes.
Contudo, também exige maior necessidade de limpeza e manutenção. Por ser um elemento vazado, há mais chances de acumular poeiras e outros resíduos entre os vãos, especialmente se for em uma parede externa, como em garagens, fachadas e muros.
Outro ponto é que, por ser um elemento vazado, esse tipo de peça não tem um isolamento acústico eficiente. Se essa for uma necessidade muito importante para o cliente do projeto, essa não é uma boa opção.
Pelo mesmo motivo, os elementos vazados também não proporcionam um bom isolamento térmico. Em regiões mais frias ou estações do ano com temperaturas mais baixas, a falta de vedação pode ser um grande problema.
Como usar o elemento vazado cobogó no seu projeto?
Uma grande vantagem dos elementos vazados é que estas são peças extremamente versáteis. Por isso, podem ser usadas em praticamente qualquer cômodo de um projeto residencial ou comercial, como em casas, sobrados ou edifícios de vários andares.
Os elementos vazados também podem ser usados tanto em ambientes internos como em ambientes externos. Contanto, alguns pontos específicos precisam ser avaliados, como vimos acima.
Por ser, de fato, um elemento vazado, isto é, que não proporciona vedação total dos ambientes onde é usado, é necessário considerar o risco de passagem de água da chuva, vento, poeira e até mesmo do sol em excesso.
Ou seja, o uso demanda uma atenção extra para manutenção e limpeza. Se isso não for levado em conta, o projeto não será satisfatório para os moradores.
Mas de modo geral, com um projeto arquitetônico bem planejado, o uso dos cobogós podem ser usados de diversas formas para agregar ainda mais beleza e funcionalidade.
Listamos alguns dos ambientes mais interessantes para o uso do elemento vazado:
Em muros e fachadas
Uma opção interessante de uso para os elementos vazados é como muros ou fachadas de casas.
Nos muros, esse tipo de peça também apresenta a funcionalidade de segurança e delimitação do terreno, mas sem perder o charme e a estética do projeto.
Nas fachadas, os cobogós podem ser usados em pequenas faixas ou até mesmo como paredes laterais em varandas de apartamentos.
Ainda falando de ambientes externos, os elementos vazados podem ser usados como paredes externas de garagens ou de áreas gourmets.
Confira também: Entendendo a Combinação de Cores para Paredes Externas Perfeita
Nas paredes internas
Em paredes internas, os elementos vazados são ótimos para para dividir a sala de jantar da sala de estar, ou, ainda, para dividir o espaço de uma cozinha pequena e lavanderia, sem prejuízo a iluminação e ventilação, que são fundamentais nesse ambiente.
Escadas
Os cobogós também são ótimos elementos decorativos para escadas, tanto na parede ao lado da escadaria como em uma parede com função de guarda corpo, para reforçar ainda mais a segurança no uso.
A instalação na parede ao lado da escada do projeto é uma ótima forma de melhorar a iluminação também, sem precisar usar ao longo do dia iluminação artificial.
Corredores
Nos corredores, os elementos vazados são um show à parte, pois são capazes de transformar essa parte do projeto que poderia ser sem graça em uma das partes mais decoradas da casa.
Se o corredor for composto por uma parede externa, o uso desse tipo de elemento ainda terá como vantagem a formação de uma “renda” natural com o reflexo do sol ao longo do dia.
Hall de entrada
Uma forma de fazer uma divisão mais delicada entre o hall de entrada e demais ambientes é com o uso de elementos vazados.
É possível ousar na decoração escolhendo um produto mais colorido ou preferir por uma opção mais clean, que siga a mesma paleta de cores de toda a decoração interna.
Vantagens de utilizar elemento vazado e os cobogós na decoração
O uso do elemento vazado pode representar diversos benefícios para um projeto arquitetônico. Abaixo, destacamos alguns dos principais:
Divisão criativa entre ambientes
Os cobogós são ótimos elementos para a divisão de ambientes em reformas e construção.
Eles podem ser usados de forma parcial em pequenas faixas na vertical ou horizontal assim como podem ser usados para formar uma parede inteira.
Os elementos vazados também podem ser usados para formar uma espécie de biombo entre os ambientes, sem isolar totalmente um cômodo do outro, como no caso de salas de jantar da área da cozinha ou até mesmo na divisão do box do banheiro das louças sanitárias.
Melhor iluminação e ventilação natural
Por ser um tipo de peça que não proporciona vedação total entre os ambientes, o elemento vazado representa um ganho muito grande em iluminação natural e ventilação nos ambientes.
Consequentemente, representa uma certa economia, já que reduz a necessidade do uso constante de iluminação artificial e também de aparelhos como ar-condicionado ou ventiladores de teto.
Variedade de formas geométricas na composição
Assim como existe uma variedade grande de materiais e acabamentos, também existem elementos vazados em formatos variados.
Você pode escolher entre os modelos florais, que imitam pétalas de flores, de estrelas-do-mar, macramê, festonê e vários outros que dão um ar retrô e romântico ao ambiente.
Também existem peças com formatos mais contemporâneos com formas geométricas abstratas, que podem ser usados de diversas formas, seguindo um mesmo padrão em toda parede ou em uma mistura mais divertida.
Em muitos projetos, o uso do elemento vazado é feito com a proposta de ser um item decorativo principal nos ambientes, como seria com o uso de um quadro de obra de arte ou uma pintura de parede de mais destaque, por exemplo.
Agora que você já conhece as principais vantagens desse tipo de peça, confira o vídeo abaixo da Imira de Holanda, embaixadora do canal Obra é Compromisso, que te mostra se realmente vale a pena o uso do elemento vazado no seu projeto:
Elemento vazado: conheça os materiais disponíveis
Considerando o tipo de material no qual são fabricados, os principais tipos de elementos vazados são os de cerâmica, concreto e vidro. Abaixo, explicamos cada opção:
Concreto
O elemento vazado de concreto é a opção mais tradicional entre os cobogós. Esse tipo de elemento oferece um aspecto mais rústico aos ambientes, por ser de um material mais robusto como concreto.
Se a ideia do projeto é ter uma decoração mais rústica, o elemento vazado de concreto é uma boa escolha, especialmente em jardins, em muros, fachadas e garagens.
Na hora de fazer a compra para a sua obra, é possível pesquisar por diferentes formatos de designs e dimensões de cobogós de concreto.
Cerâmica
O elemento vazado de cerâmica, também conhecido pelo nome de cobogó ou elemento vazado de barro, também consegue ser utilizado dentro um estilo mais rústico de decoração, especialmente se a escolha de uso no ambiente for em acabamento natural, com a cor de argila.
Nesse tipo de peça, é possível encontrar tanto as opções mais artesanais, com acabamentos e desenhos mais elaborados, como também na opção dos esmaltados, que são versões mais modernas.
No caso dos esmaltados, o elemento vazado de cerâmica ganha um acabamento com uma textura diferente, com aspecto mais brilhante.
Essa é uma ótima opção para fachadas, paredes internas e muros.
Vidro
Outra opção de cobogó bastante conhecida é a de vidro. Entre as opções, é a que mais se destaca pela luminosidade que proporciona nos ambientes. Também é uma opção bastante resistente e moderna, que pode ser instalada em diversos cômodos, como salas, cozinhas, lavanderias, escadas etc.
Painéis decorativos
Uma opção menos popular são os painéis decorativos vazados. Eles têm diversas utilidades, podendo servir como divisores de ambientes, elementos decorativos em paredes, preenchimento de vãos, entre outras aplicações.
Esses painéis oferecem uma opção versátil e personalizável para a decoração de espaços. São fabricados sob medida e com uma variedade de materiais, como MDF, PVC expandido, placa cimentícia, placa de poliéster e acrílico, com diferentes propriedades e aplicações. Podem ser facilmente instalados, sendo adaptáveis de acordo com as necessidades do ambiente.
Conclusão
Neste conteúdo, você conheceu o que é um elemento vazado e como ele pode ser uma opção vantajosa para a proposta de decoração de uma obra ou reforma.
Como vimos, um dos pontos fortes no uso de blocos e painéis vazados é que, além do apelo estético, eles também se destacam por seu design funcional, pois contribuem para melhor iluminação e ventilação natural entre os cômodos.
Outro benefício é que ele pode ser instalado em ambientes internos e externos, sendo um charme a mais na decoração de fachadas ou de ambientes internos, como cozinha, salas e até mesmo banheiros.
Contudo, apesar da lista grande de benefícios, também é importante lembrar da necessidade maior de manutenção e cuidado com a limpeza.
Continue navegando por aqui no Blog da Obramax e confira mais dicas sobre decoração! Até a próxima.
Encontre elementos vazados para sua obra na Obramax e compre online!