O que é casa geminada, vantagens e cuidados na regularização

Casa geminada

O mercado imobiliário brasileiro tem como principal característica a sua versatilidade, uma vez que é possível encontrar imóveis de quase todos os tipos, principalmente nos maiores centros urbanos. A casa geminada, por exemplo, é uma dessas opções interessantes para quem deseja alugar, comprar ou construir um imóvel para conseguir uma renda extra.

O conceito de casa geminada é bem popular no Brasil e muitas pessoas já ouviram falar ou até mesmo moraram em residências assim. Contudo, nem todo mundo sabe o que é esse tipo de construção.

Trata-se de uma boa alternativa para diferentes perfis de moradores, especialmente para quem visa economizar um pouco na compra ou locação e não têm problema em dividir as paredes e/ou áreas comuns com os vizinhos.

Quer saber mais sobre a o que é casa geminada e se vale a pena para você? Então, continue a leitura para entender melhor o que é esse tipo de imóvel, vantagens e desvantagens e também os cuidados necessários na regularização.

O que é casa geminada?

A casa geminada, também conhecida como casa conjugada, é uma construção de duas ou mais propriedades ligadas umas às outras, dividindo de maneira proporcional o mesmo lote.

A palavra geminada tem a ver com a ideia de gêmeos, sendo usada para caracterizar algo que está duplicado, lado a lado e que seja idêntico a outra coisa. Dessa forma, fica mais fácil entender melhor o que uma casa geminada representa.

Nesse tipo de imóvel, as construções são simétricas e compartilham as mesmas estruturas, telhado e parede, podendo também ter uma disposição interna de cômodos igual ou espelhada em relação à casa gêmea – embora isso não seja uma regra.

Leia também: Etapas de uma obra: guia completo para uma obra de sucesso

Ferramentas

Para quem elas são indicadas

Como vimos, as casas geminadas possuem características específicas, por isso, antes de investir nesse tipo de imóvel é importante saber alguns pontos.

Em geral, elas são indicadas para pessoas com um orçamento menor, pois são mais em conta que outras opções, sendo excelentes para quem está buscando pelo primeiro imóvel para enfim começar a construir um patrimônio.

Contudo, é importante ficar atento ao imóvel, pois nem sempre a construção e o acabamento são de qualidade por conta dessa produção em série. Outro ponto é que como a maioria dessas moradias estão em condomínios, é normal também que haja áreas comuns que tenham que ser compartilhadas com os vizinhos.

Como fazer plantas de casas geminadas

O primeiro passo para fazer plantas de casas geminadas é entender qual é o estilo de vida dos moradores, pois assim é possível atender todas as necessidades dos moradores.

Além disso, essas plantas também devem levar em consideração o tamanho do terreno disponível para idealizar projetos maiores ou menores de casas geminadas, podendo inclusive, desenvolver um projeto de sobrado quando for necessário ou quando pedido pelos donos da casa.

As plantas das casas devem ser feitas por arquitetos ou engenheiros, e uma dica é que o futuro morador acompanhe o projeto, para assim, conhecer melhor as desvantagens e vantagens deste tipo de construção e procurar soluções que amenizem esses pontos de atenção.

Vantagens das casas geminadas

Vantagens da casa geminada (Foto: Total Construção)

Quer saber se vale a pena investir em uma casa geminada? Então, veja abaixo uma relação das principais vantagens deste tipo de construção!

1. Preço mais acessível

Sem sombra de dúvidas, a maior vantagem das casas geminadas é o preço mais acessível, principalmente quando comparado a outros imóveis. Aliás, é perfeitamente possível investir nesse imóvel com um preço mais barato sem comprometer a qualidade de vida ou a localização da residência.

Isso ocorre pois o custo de construção dessas casas é menor, uma vez que as despesas com a fundação, estruturação das paredes, telhados, instalações elétricas e hidráulicas são divididas entre os outros imóveis geminados.

2. Terreno

Como a casa geminada compartilha de uma mesma estrutura, como parede e telhado, é possível construir mais de uma casa em um único terreno, sendo uma ótima forma de aproveitar ao máximo o espaço que você possui.

Vale destacar que o desmembramento legal do terreno ou imóvel é um direito previsto na Lei 6.766/179. De acordo com a legislação, a propriedade pode ser dividida em duas ou mais frações contanto que tenha aproveitamento do sistema viário.

3. Economia na construção

Além do preço mais acessível de compra, a construção e reforma de casas geminadas também são mais econômicas, pois os imóveis compartilham a mesma rede elétrica, tubulações de água e esgoto, reduzindo assim, os custos de obra.

4. Manutenção

A manutenção também tende a ser mais econômica, afinal, esses reparos podem ser compartilhados entre os vizinhos, como consertos no telhado, corte de grama, pintura de fachada, etc.

5. Segurança

Devido a proximidade dos imóveis, roubos e furtos são menos comuns em casas geminadas quando comparado às residências independentes. Em outras palavras, a presença de vizinhos tão próximos podem inibir atitudes mal intencionadas.

Se você procura ainda mais tranquilidade para a sua casa, vale destacar que os custos de instalação de sistemas de segurança em casas conjugadas são compartilhados entre os moradores dos imóveis, barateando assim o seu valor. Algumas construções, inclusive,  já trazem esse tipo de comodidade, assim como os imóveis conjugados localizados dentro de condomínios.

E as desvantagens?

Mesmo com esses pontos positivos, é preciso destacar que existem sim algumas desvantagens que devem ser analisadas na hora de escolher morar ou não em uma casa geminada. Explicamos cada um deles, confira:

1. Fachada uniforme

As casas geminadas contam com a mesma configuração nos acabamentos, o que pode deixar o imóvel com uma estética muito padronizada. Assim como ocorre em alguns prédios, nem sempre uma casa conjugada pode ter diferenciação na fachada externa entre um espaço e outro.

Contudo, é importante frisar que isso não é uma regra, sendo possível encontrar projetos de casas geminadas que apresentam semelhanças, mas as fachadas trazem elementos mais relacionados aos gostos dos proprietários. Portanto, caso seja possível, invista em paisagismo ou use cores e acabamentos diferentes do vizinho para trabalhar seu estilo pessoal na casa.

2. Iluminação solar

As paredes de casas geminadas ficam grudadas, por isso é comum que um dos imóveis não receba tanta luz solar e, consequentemente, fique mais frio. Além disso, a falta de sol em determinada parte da casa pode provocar problemas com infiltrações.

3. Ventilação

Assim como a iluminação, a ventilação também pode ser comprometida em uma das casas. Em resumo, é possível que uma das residências tenha menos circulação de ar do que a outra, pois um dos lados do imóvel não possui espaço para grandes janelas.

4. Falta de privacidade

Embora a presença de vizinhos tenha o seu aspecto positivo, ela também traz uma desvantagem: falta de privacidade.

Além das paredes compartilhadas, não é incomum moradores de uma casa geminada saibam o que o morador ao lado esteja fazendo, ouvindo, conversando ou até mesmo cozinhando. E isso é um grande problema para quem realmente gosta de privacidade.

Também existem exemplos de casas conjugadas que compartilham espaços comuns, como áreas de lazer, de serviço ou estacionamento. O segredo para resolver esse inconveniente é sempre prezar pelo bom relacionamento entre os moradores.

5. Barulho

Por fim, o barulho é mais um dos desafios de quem mora em casas geminadas. Como as casas são ligadas umas às outras por uma parede compartilhada, se o isolamento acústico não for dos melhores, todo barulho mais elevado no imóvel ao lado será ouvido por você e vice-versa. Caso o incômodo seja recorrente, o ideal é conversar com o vizinho.

Como legalizar casas geminadas

Como legalizar projetos de casa geminada

Se depois de conhecer as vantagens e desvantagens das casas geminadas, você decidiu comprar esse tipo de imóvel, saiba que existe um cuidado legal que deve ser seguido referente a regularização do local.

No momento de regularizar no cartório de registro de imóveis, será preciso realizar o registro como um “mini” condomínio, permitindo assim, a coexistência de duas ou mais casas, ou dividir o lote e transformar em mais de uma matrícula.

Esse ponto é fundamental para evitar problemas no futuro, pois é assim que se determina claramente qual parte é área comum e qual parte é área privativa. Somente com essa separação é possível definir qual parte é de quem, uma vez que cada comprador precisa ter um imóvel que é só dele, para regularizar e responder pelo imóvel, inclusive caso ele decida alugar, vender ou hipotecar.

Vale a pena investir em casa geminada?

Antes de tomar a decisão de investir em uma casa geminada, é crucial analisar diversos aspectos para garantir que essa seja a melhor opção para você e sua família.

A primeira coisa a se avaliar é o local da propriedade. Para isso, avalie a proximidade de comércios, escolas, transporte público, áreas verdes e outros pontos de interesse. Além disso, é importante avaliar a necessidade de privacidade e um ambiente mais tranquilo ou um local com mais movimento e interação social.

Outro fator importante está relacionado ao espaço. A casa geminada oferece espaço suficiente para você e sua família? Características como design, acabamento e segurança também devem ser avaliados.

Avalie também o potencial de valorização do imóvel no futuro, considerando fatores como a localização e o desenvolvimento da região.

Lembre-se: Cada indivíduo possui prioridades e necessidades diferentes. Investir em uma casa geminada só vale a pena se ela atender às suas expectativas e requisitos específicos.

Conclusão

Ao longo deste conteúdo explicamos melhor o que é casa geminada e por que esse tipo de imóvel é uma opção vantajosa dentro do mercado imobiliário.

Como vimos, existem vantagens e desvantagens relacionadas ao investimento nas casas conjugadas, sendo fundamental uma análise criteriosa para evitar surpresas desagradáveis após a compra ou locação. Se você procura um imóvel com preço mais acessível elas são uma excelente opção, mas lembre-se que em alguns casos será preciso compartilhar áreas comuns de convivência.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de material de construção para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Ricardo Cícero

    Com uma ampla carreira no setor de materiais de construção e varejo, se destaca como um estrategista experiente e inovador. Com mais de 20 anos de atuação, liderou diversas mudanças onde atuou. Atualmente, como Gerente de Compras e Produtos na Obramax desde abril de 2016, Ricardo tem sido peça fundamental na construção e consolidação de um novo modelo de negócios de revenda de materiais para construção.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *