Melhor Climatizador de Ar de 2024 🥇 Confira o ranking

Melhor climatizador de ar

O começo do ano é marcado, sem dúvidas, pelo calor intenso ao redor do Brasil. No final do ano passado, especialistas em clima já previam que o verão 2024 seria um dos mais quentes das últimas décadas e já é possível perceber que eles estavam certos.

Diante deste cenário, as pessoas começaram a procurar soluções para enfrentar as ondas de calor, desde itens mais simples como ventiladores até opções robustas como o ar condicionado. No entanto, você sabia que existe um equipamento de climatização que pode ser uma boa alternativa a esses dois principais tipos de produtos? O climatizador de ar!

Basicamente, esse equipamento tem como função amenizar a temperatura, melhorando assim, a qualidade do ar e a sensação de conforto no seu ambiente. Escolher o melhor climatizador de ar não é uma tarefa complicada, mas é importante entender como esse aparelho funciona, as suas vantagens e indicações de uso para uma compra assertiva.

Quer melhorar a qualidade do ar e se refrescar do forte calor? Então, continue a leitura e veja como os climatizadores de ar são uma excelente solução para o seu dia a dia!

O que é climatizador de ar?

Antes de falarmos sobre o melhor climatizador de ar, é importante explicar melhor o que é esse equipamento e suas diferenças em relação aos outros aparelhos de climatização.

Não tem muito mistério: o climatizador é um dispositivo que resfria, umidifica e ventila o ambiente.Ou seja, usando a própria umidade do ar, ele reduz a temperatura ambiente e melhora a qualidade do ar.

Essas características se assemelham ao ar condicionado, contudo, é válido ressaltar que a mudança de temperatura e o consumo elétrico são menores.

Para ilustrar, o climatizador funciona à base de água e ventilação: com um reservatório de água, o aparelho puxa o ar externo, resfria e lança gotículas desta água evaporada no ambiente, deixando o ambiente mais fresco.

Sendo assim, podemos concluir que, a umidade relativa do ar no ambiente é peça-chave para a eficiência do aparelho. De maneira geral, quanto menor for a umidade relativa do ar, maior será a redução de temperatura no ambiente.

Informação importante: para não se frustrar com o investimento, saiba que o climatizador não resfria como um ar condicionado e não ventila forte como um ventilador. Porém, ele é ideal para locais de clima seco ou poluído, uma vez que umidifica o ambiente (aliás, existem até modelos que purificam o ar) e apresentam um consumo energético menor.

Leia também: Climatizador ou Ventilador? Qual é a melhor escolha para o verão?

Ferramentas

Melhor climatizador de ar do mercado

Mas com tantas opções chegando todo dia, escolher o climatizador ideal pode ser um desafio e tanto, não é? Não se preocupe, estamos aqui para descomplicar essa missão! Montamos uma lista com os melhores climatizadores de ar para você arrasar em 2024:

Elgin

Climatizador de ar Elgin

A Elgin é uma das marcas mais reconhecidas no mercado quando o assunto é climatização de ambientes. Desde a sua fundação, a empresa busca inovação, qualidade e conforto para todos os seus clientes.

Índice Reclame Aqui:
8.6/10

Dicas de produtos da marca:

Ventisol

Climatizador de Ar Ventisol

Outra marca tradicional no mercado de climatização é a Ventisol. Com uma trajetória sólida e anos de experiência, os seus produtos conferem soluções inovadoras para conforto térmico em residências, escritórios e ambientes comerciais.

Índice Reclame Aqui: .7.3/10.

Dicas de produtos da marca:

Praxis

Climatizador de ar Praxis

A Praxis faz parte de um grupo empresarial que está entre os maiores fabricantes de peças em termoplásticos do país. Com parque fabril situado em Cachoeira de Minas (MG), conta com 50.000 m² de área, máquinas e tecnologia de ponta para a produção de soluções eficientes para a demanda do público.

Índice Reclame Aqui: 8.3/10.

Dicas de produtos da marca:

Como escolher o melhor climatizador de ar

Agora que conhecemos algumas opções de climatizadores e separamos dicas de equipamentos, para finalizar o conteúdo listamos aspectos técnicos que devem ser levados em consideração para uma boa compra:

Potência

A potência representa a força que o aparelho terá para ventilar/refrescar o ambiente. Quanto maior a potência, melhor será a sua capacidade. Em questão de desempenho, os aparelhos com mais de 100 watts são considerados os mais potentes.

Vale ressaltar que sim, eles tendem a consumir mais energia que versões menos potentes, porém, ainda são econômicos, principalmente quando comparados a um ar-condicionado.

Vazão de ar

Diretamente relacionado à potência, a vazão de ar, por sua vez, indica a quantidade de ar que o aparelho purifica e joga no ambiente. Em outras palavras, quanto maior a vazão, maior será a quantidade de ar fresco no local.

Tamanho do reservatório

Para o seu correto funcionamento, o climatizador depende do reservatório, que pode ser enchido com água gelada, gelo ou bolsas de gel.

Em relação a performance, um reservatório de 6 litros conta, em média, com autonomia de 8 horas. Ou seja, ele é capaz de garantir uma noite de sono agradável sem preocupação com reabastecimento. Por outro lado, se você visa um uso contínuo, priorize reservatórios com mais de 10 litros.

Eficiência energética

Embora seja um aparelho mais econômico que o ar condicionado, ainda assim vale a pena pesquisar por aparelhos com boa eficiência energética para não sofrer com variações bruscas no consumo de energia.

Filtro de ar

Lembra que falamos sobre modelos capazes de purificar o ar? Então, para garantir esse benefício, procure por climatizadores que apresentem o modo ionizador. Esse modo além de purificar o ar, também elimina microorganismos prejudiciais à saúde.

Ao ter filtro de ar, você consegue conservar a saúde da sua família, manter o ar mais limpo e reduzir o acúmulo de poeira no ambiente.

Capacidade de ventilação

Há modelos de climatizadores que apresentam velocidade variável, proporcionando um controle maior do nível do ventilador. Então, se isso for um ponto importante para você, busque por essas opções .

Informação importante: se pretende comprar um climatizador de ar para usar em variados ambientes, use o maior cômodo do imóvel como referência para a sua compra.

Leia também: Como umidificar o ambiente: melhores produtos e soluções

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, falamos sobre como escolher o melhor climatizador de ar e as principais marcas disponíveis no mercado, como Ventisol, Elgin e Praxis. Cada uma dessas marcas apresenta vantagens distintas, desde a eficiência energética até a capacidade de cobrir áreas variadas.

A Ventisol se destaca pela sua durabilidade e eficiência na refrigeração de espaços amplos, proporcionando um ambiente mais agradável em pouco tempo. A Elgin, por sua vez, conquistou reconhecimento pela inovação em tecnologia, incorporando recursos inteligentes e sustentáveis em seus produtos. Já a Praxis se sobressai na oferta de soluções acessíveis sem comprometer a qualidade, tornando-se uma opção atrativa para diversos consumidores.

Dessa forma, ao investir em um climatizador que atenda aos critérios que explicamos e previamente definidos por você, é possível desfrutar de um ambiente mais agradável, promovendo o bem-estar e o conforto em sua residência e/ou espaço de trabalho.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja com os melhores climatizadores de ar para comprar a solução perfeita para a sua casa!

Autores

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.

  • João Fernandes

    Experiência em 23 anos na área de gestão comercial de diversas categorias de produtos, em empresas renomadas no mercado. Atua na Obramax como líder de produto no departamento de Climatização e Iluminação.