Não importa quão elegante e moderna seja a proposta de decoração do projeto da obra: a presença de mofo na parede é capaz de estragar qualquer visual.
Além de deixar a estética das paredes com aspecto sujo e desleixado, a presença do mofo é um fator de risco que pode agravar problemas respiratórios, sendo um pesadelo para quem convive com alergias e doenças crônicas.
Ou seja, prevenir o mofo na parede é sinônimo de obra de qualidade e mais saúde no dia a dia para os moradores.
Confira nesse artigo algumas dicas de como fazer a limpeza ou pintura das paredes com mofo e como se livrar desse problema em sua obra.
Tudo que você precisa para sua obra aqui na Obramax
O que é mofo na parede?
O mofo na parede é uma espécie de fungo que se desenvolve em ambientes úmidos e fica acumulado nas superfícies deixando o local com aspecto sujo e manchado.
É um tipo de patologia que acomete as estruturas das edificações por consequência da infiltração ou em ambientes muito quentes e úmidos com baixa ventilação (como banheiros que não dissipam o vapor do chuveiro).
A infiltração é o líquido que entra pelos poros da edificação, podendo ocorrer por vazamentos na caixa d’água, problemas no encanamento, falha na cobertura do telhado ou telhas, má instalação de manta para telhado e outras situações.
O que causa
Dependendo da localização do mofo na parede, é possível ter um indício da origem desse problema. Mofo na parte superior da parede, próximo ao telhado, pode indicar problemas de infiltração por conta de falhas no telhado e caixa d’água, por exemplo.
Já o mofo na parede próximo ao chão, é conhecido por ser de origem de umidade por capilaridade (de baixo para cima), o que pode ser por consequência de uma má impermeabilização desde a fundação da construção.
No conteúdo abaixo, do canal Obra é compromisso da Obramax, você confere também porque o mofo na parede é considerado um tipo de patologia e os impactos da umidade na parede:
O que o mofo na parede pode causar à saúde?
Além de melhorar a estética da casa, a remoção do mofo da parede ajuda a preservar a saúde dos moradores.
Isso porque os esporos produzidos pelo mofo são agentes que podem ficar livres pelo ar causando ou agravando problemas como alergias respiratórias, asma, rinite, sinusite, irritação na garganta, pneumonia, bronquite etc.
Crianças, idosos e gestantes, por exemplo, costumam ser os grupos mais prejudicados pela presença do mofo e por esses prejuízos à saúde.
No inverno, com dias mais frios, as pessoas costumam deixar os ambientes mais fechados e isso é um risco ainda maior desse problema se agravar, já que o mofo gosta de se instalar em ambientes quentes e úmidos.
O banheiro, por conta do vapor do banho quente, é um local que precisa ser constantemente vigiado para prevenir o mofo, pois é bastante úmido. No inverno, por conta do frio e chuva, ele tende a ficar ainda mais.
Além de tratar a origem da infiltração, para evitar crises e agravamento de problemas respiratórios por conta do mofo, é recomendado deixar a casa bem ventilada.
Deixe entrar o sol e mantenha a limpeza sempre em dia dos ambientes e dos armários. Antes de usar roupas e cobertores que estão guardados há muito tempo, tire-os e deixe-os expostos no varal, preferencialmente, se for possível, lave-os novamente.
Mesmo no inverno, quando é difícil manter a casa ventilada pelo frio, tente manter esse hábito.
Como evitar mofo na parede?
A principal forma de evitar mofo na parede nas construções se dá através de um planejamento correto da obra, com soluções implementadas desde a fundação até o acabamento que evitem problemas de infiltração, vazamentos, umidade excessiva ou falta de escoamento.
É importante fazer o uso de impermeabilizantes na construção toda e, em caso de reformas, ter um profissional especializado para conseguir investigar possíveis problemas presentes que possam gerar o mofo.
Outras dicas incluem:
- Utilizar janelas com boa ventilação e iluminação natural nos ambientes;
- Deixar os ambientes bem ventilados;
- Usar tintas antimofo e esperar completamente a secagem da tinta antes de organizar os móveis no cômodo;
- Evitar de deixar toalhas molhadas dentro dos cômodos, estendendo sempre no varal;
- Manter o banheiro sempre seco e bem arejado, especialmente após o banho;
- Observar locais de reincidência de mofo para manter a limpeza em dia ou corrigir a origem do problema.
Locais onde o mofo pode aparecer
O mofo pode estar presente em diferentes estruturas, superfícies e objetos de uma construção. De modo geral, qualquer local úmido, quente e sem boa ventilação pode sofrer com esse tipo de problema, mas em diferentes níveis.
Confira alguns dos ambientes em que esse problema costuma ser mais comum:
Mofo no azulejo
O mofo no azulejo, ou no rejunte do azulejo, pode ocorrer por conta da forte presença de umidade nos ambientes no qual esse tipo de revestimento normalmente é assentado.
Por ser um material para cômodos molhados da construção, como banheiros, lavanderias e cozinha, acaba ficando exposto à umidade.
Com uma boa ventilação e limpeza frequente, é possível facilmente prevenir o mofo. No entanto, se o mofo for consequência de problemas de infiltração ou vazamentos, é necessário corrigir a raiz do problema chamando um especialista.
Mofo no chão
O mofo no chão da construção pode se manifestar em obras em que o alicerce do imóvel não esteja devidamente impermeabilizado.
Se essa etapa for pulada ou feita de forma inadequada, toda a estrutura pode ficar comprometida, pois permite que a umidade da terra suba pela parede ou chão. O mofo, nesse caso, é uma consequência disso.
Para prevenir isso, é necessário o uso de impermeabilizantes, como o impermeabilizante a base de concreto ou asfáltico.
Mofo no teto
O mofo no teto pode ocorrer por problemas estruturais ou falhas no processo de construção, mas também surgir por consequência da grande umidade no ambiente, como no teto de banheiros e cozinhas.
Esse tipo de mofo pode ter como causa a presença de infiltrações, vazamentos da caixa d’água, falha na cobertura do telhado, goteiras, falta de instalação de impermeabilizantes e mantas para telhado que ajudam a proteger a laje.
Dependendo da causa, o mofo no teto pode afetar também as paredes.
Mofo na parede
O mofo na parede pode surgir por diversas causas. Muitas pessoas enfrentam esse problema em períodos chuvosos e frios, por conta da falta de ventilação.
Também é possível que o mofo surja como consequência de problemas mais graves, como vazamentos no encanamento, infiltração (que pode surgir pela parede do vizinho) e má preparação da parede no momento da pintura ou assentamento do revestimento.
Como identificar o mofo?
Embora tenha muitas aparências e colorações (acinzentado, marrom, esbranquiçado e esverdeado), a identificação do mofo é bastante fácil, por ser um tipo de problema que causa manchas, descoloração e anéis escuros na parede.
O mofo também costuma ter um cheiro muito característico, deixando o ambiente com um odor ruim. Para tirar a dúvida se a mancha na sua parede é sujeira ou mofo, borrife um pouco de água sanitária no local. Se ele começar a clarear e soltar, trata-se do mofo.
Como tirar mofo na parede: materiais necessários
Antes de começar a limpar o mofo na parede, é necessário reunir alguns equipamentos de proteção e materiais de limpeza.
Por ser um tipo de fungo que causa reação alérgica, podendo desencadear uma crise respiratória, é importante seguir alguns cuidados extras, usando máscara, óculos de proteção e luvas de borracha.
Você também deve precisar de:
- Balde;
- Pano úmido;
- Solução de água e água sanitária;
- Esponja ou escova de cerdas;
- Pulverizador (para borrifar a solução na superfície).
Como limpar mofo na parede: passo a passo
A limpeza do mofo na parede é simples, mas exige alguns cuidados. Confira:
1. Deixe o ambiente ventilado
Antes de começar a limpeza da parede, abra bem as janelas e portas, para ventilar bem o ambiente e deixar a luz natural entrar.
Quanto mais ar circulando no ambiente, melhor, pois ajuda a reduzir o risco de intoxicação na reação da solução química dos produtos com os fungos.
2. Coloque luvas e máscara de proteção
Como vimos, o mofo pode desencadear uma crise respiratória alérgica, então é importante tomar cuidados extras, usando luvas, máscaras de proteção e óculos.
As luvas são importantes também por conta do contato com produtos como a água sanitária e outras soluções caseiras que podem causar alergia na pele. Por isso, esteja protegido.
3. Faça uma mistura
O que vai te ajudar a remover o mofo da parede são as soluções de limpeza. Existem várias opções para isso, o mais tradicional é o uso da água sanitária diluída em água, mas você pode testar também soluções caseiras ou produtos industrializados próprios para remoção de mofo.
Solução para limpar mofo na parede
As principais soluções para remover o mofo são a água sanitária, o vinagre branco, álcool, água oxigenada e bicarbonato.
Esses materiais possuem em comum agentes antibacterianos e antifúngicos que ajudam a eliminar o mofo, além de componentes que ajudam a remover manchas.
Veja abaixo algumas dicas de proporção de uso:
- Vinagre, sal e bicarbonato de sódio: 1 litro de vinagre, 3 colheres de sopa de sal e 4 colheres de sopa de bicarbonato (adicionado aos poucos na mistura).
- Água sanitária: proporção de 1l de água para 1l de água sanitária;
- Água oxigenada: aplicado puro diretamente sobre o mofo;
- Vinagre branco + álcool: 10 litros de água para 1 xícara de vinagre branco e 1 xícara de álcool.
4. Aplique a mistura na superfície mofada
Escolha uma opção de mistura e aplique sobre o mofo com uma esponja ou pulverizador. Esfregue bem, se for necessário. Após borrifar o produto por toda a mancha, deixe agir por, no mínimo, 1 hora.
5. Enxague com um pano úmido e seque bem para finalizar
Enxágue a solução na parede com um pano úmido e seque bem para finalizar.
Como tirar mancha de mofo da parede?
Uma das melhores maneiras de retirar mancha de mofo na parede é com uma solução de água sanitária. Em muitos casos, aplicar esse líquido sobre o mofo, realizar uma boa limpeza, deixar agir e depois remover é o suficiente para deixar a parede bonita novamente.
No entanto, dependendo do estado do mofo na parede, talvez só a limpeza não seja suficiente. Depende muito da coloração do mofo, do tipo de parede e tinta.
Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma nova pintura da parede para deixá-la nova.
É possível pintar parede com mofo?
Se a parede estiver mofada, o acabamento da pintura não ficará bom. Por isso, antes de pintar a parede, é necessário resolver esse problema antes.
De forma resumida, esses são os principais passos para restaurar com a pintura uma parede mofada:
- Lave a parede com água sanitária e deixe a solução agir por uma hora;
- Após esse período, enxague e aguarde a parede secar;
- Se a parede mofada está com a pintura antiga descascada e deixando a parede desnivelada, o ideal é raspas essa tinta com espátula e lixar;
- Com a parede lixada, realize novamente outra limpeza com um pano umedecido para tirar o pó. Espere secar;
- Se a parede apresentar desníveis ou buracos, use massa acrílica para corrigir as imperfeições. Além de deixar a parede lisinha, esse produto ajuda a proteger a parede da umidade;
- Aplique o selador;
- Realize a pintura da parede normalmente.
Nessas dicas de como realizar a pintura estamos considerando uma parede que não tem problemas de infiltrações ou vazamentos. Se for o caso na sua obra, é necessário consertar esse problema antes da pintura.
Como tirar mofo na parede de alvenaria?
Existem várias dicas que podem ajudar você a tirar o mofo da parede de alvenaria. Como vimos, soluções como água sanitária e vinagre são ótimas opções para realizar a limpeza e remoção do mofo, pois apresentam composição antibacteriana e antifúngica que eliminam esse tipo de fundo.
No entanto, essa é uma solução temporária. Para acabar com o mofo, é necessário descobrir a origem do problema.
Se for o caso de uma infiltração ou vazamento na instalação hidráulica, você deve contar com a ajuda de um profissional para consertar o problema.
A limpeza, nesses casos, será apenas uma solução para amenizar o problema, deixando a parede esteticamente mais agradável e sem odores.
Se o mofo na parede é resultado da umidade, lembre-se de deixar o ambiente mais ventilado e com luz natural. Se for o caso, trocar as janelas por modelos mais funcionais pode ajudar.
Variedade em materiais, equipamentos e ferramentas na Obramax: tudo para a sua obra não parar!