7 tipos de escadas: quando utilizar cada modelo

Tipos de escadas

Conhecer os tipos de escadas é fundamental para uma série de projetos arquitetônicos, uma vez que trata-se de um elemento estrutural e estético muito importante para o sucesso de uma construção ou reforma.

Em projetos com mais de um pavimento ou algum desnível, por exemplo, é justamente a escada que é responsável por permitir o deslocamento entre os ambientes de maneira segura. Além disso, ela também agrega valor à decoração do local, podendo compor diversos estilos decorativos.

Ao longo deste artigo, falamos mais sobre os principais tipos de escadas e como escolher a melhor opção para o seu projeto. É válido ressaltar que a estrutura de uma escada é um ponto que merece atenção, pois ela está relacionada com o formato, o material e o resultado estético final do elemento.

Quer saber mais sobre as escadas e como utilizá-las na sua reforma? Acompanhe as nossas dicas e garanta um projeto impecável!

Elementos de uma escada

Antes de mais nada, é necessário relembrar quais são os principais elementos de uma escada:

  • Pisos: pequenos planos horizontais onde se pisa;
  • Espelhos: planos verticais que unem os pisos;
  • Degraus: junção dos pisos e espelhos;
  • Patamares: elemento que sucede o piso da escada, sendo usado comumente no meio do desnível do pé direito para facilitar a subida e o repouso temporário durante a subida;
  • Guarda-corpo e corrimão: posicionados na extremidade lateral dos degraus para proteção das pessoas que utilizam a escada.

Se quiser saber mais sobre os elementos de uma escada, não deixe de conferir o nosso conteúdo com 5 dicas para cálculo da escada ideal!

Ferramentas

Tipos de escadas e como escolher

Quando o assunto são os tipos de escadas, não tem muito segredo: elas são classificadas de acordo com o desenho formado pela estrutura, os tipos de corrimão e/ou guarda-corpo e o formato dos degraus.

Confira abaixo 7 modelos de escadas para usar no seu projeto:

1. Escada reta

Escada reta

A escada reta é um dos modelos mais tradicionais, sendo conhecida pelo seu visual compacto e comprido. Ela pode ter um ou mais lances (com patamares entre eles), mas a sua direção é somente em linha reta.

Frequentemente usada em residências, essa escada é indicada para espaços pequenos e estreitos, além disso, por sua extensão mais longa, ela é recomendada para ambientes retangulares.

Entre as suas vantagens, podemos destacar a simplicidade e praticidade na construção e o vão livre que fica abaixo da escada que pode ser usado para adicionar outros itens de decoração, como pequenos móveis.

2. Escada em L

Escada em L

Como o nome indica, a escada em L é instalada nos cantos da parede e pode ter uma virada de 90º, formando assim, a letra L. Esse modelo é perfeito para imóveis menores, como sobradinhos, uma vez que ela ocupa menos espaço que a escada reta, por exemplo.

Porém, nada impede o uso da escada em L em outros tipos de projetos, como casas com mezaninos, apartamentos duplex e inclusive casas grandes e espaçosas.

3. Escada em U

Escada em U

A escada em U tem como principal característica a presença de um patamar de descanso que separa os seus degraus.  Após o patamar, os novos degraus, vale reforçar, são invertidos, ou seja, ficam do lado contrário ao início da escada.

Sem dúvidas, a grande vantagem desse modelo é que ele pode ser construído tanto no meio da casa, para dividir ambientes, como fixo em uma parede, quando a ideia é otimizar o espaço.

Para saber mais, veja também o nosso artigo especial sobre como calcular escada em U e suas principais características.

4. Escada caracol

Já a escada caracol é projetada em curvas, ou seja, a área que ela ocupa é vertical em vez dos outros modelos que são horizontais. Devido a essa característica, a escada ocupa menos espaço e é a escolha perfeita para ambientes compactos. Ela também é chamada de escada helicoidal ou circular.

5. Escada em leque

A escada em leque é instalada no formato U e L, contudo, existe uma diferença entre esses modelos: o patamar. Enquanto nas outras escadas o patamar é reto, no caso da em leque, temos um “enchimento” que funciona como um degrau a mais e viabiliza a curva na escada.

6. Escada em cascata

Também chamada de plissada ou zigue zague, a escada em cascata é aquela em que a parte de baixo do degrau acompanha o formato da escada. Sendo assim, a principal diferença em relação aos outros modelos é a estética, uma vez que a parte inferior dos degraus fica completamente visível. Essa característica traz um ar de leveza ao ambiente.

7. Escada Santos Dumont

Por fim, vale mencionar a escada Santos Dumont que é uma mistura da escada reta e marinheiro (modelo amplamente usado em estruturas industriais e civis por oferecer a segurança necessária à transposição de níveis com elevadas alturas.).

Ela apresenta uma inclinação bem acentuada, e possui recortes nos degraus permitindo que a pessoa ande sem bater o pé no próximo. Ela é indicada para locais de pequenas dimensões que inviabilizam o uso da escada reta.

Principais materiais para acabamento e estrutura de escadas

Acabamento da escada

Caso o ambiente necessite de mais segurança devido ao moradores (idosos e crianças), é indicado o uso de materiais mais robustos, como concreto, alvenaria ou mármore.

Nesse contexto, a dica é se atentar à configuração do espaço, orçamento disponível, preferências do cliente e prazo de entrega, por exemplo.

Veja abaixo os materiais indicados para construir diferentes tipos de escada:

Estrutura da escada

A definição do sistema estrutural depende diretamente do cálculo, uma vez que ele analisa diferentes cargas e esforços internos necessários, e também da tipologia da escada; ou seja, se será armada transversal ou longitudinalmente, com mais ou menos patamares, etc.

Em geral, os materiais favoritos para a construção de estruturas de escadas são aço, madeira e concreto armado. Também é comum encontrar misturas desses componentes em projetos modernos.

Acabamento da escada

Já em patamares, bases/pisos e espelhos dos degraus, temos uma maior variedade de materiais e estilos para a decoração. Nessas superfícies, você tem a possibilidade de incluir os seguintes materiais:

  1. Pedra;
  2. Mármore/granito;
  3. Madeira;
  4. Vidro;
  5. Inox;
  6. Acrílico;
  7. Cerâmica;
  8. Porcelanato.

Entre essas opções, o porcelanato é um dos mais usados no mercado, sendo indicado para imóveis com crianças e idosos, pois o material conta com resistência ao escorregamento. Ademais, ele também consegue reproduzir o aspecto de vários materiais citados, como mármore, madeiras, metal, etc.

A madeira também é bastante procurada para projetos, pois trata-se de um material resistente, antiderrapante e que traz sensação de aconchego para o local.

Outro material natural que merece destaque é o granito, um revestimento feito em rocha natural, sendo normalmente mais barato, igualmente resistente e dispondo de uma série de acabamentos e cores.

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, explicamos melhor quais são os tipos de escadas e quando usá-las em sua reforma ou construção.

Como vimos, a escolha do modelo ideal depende diretamente das características do local de instalação e preferências do cliente. De maneira geral, as escadas não possuem tantas contra-indicações de uso, mas é essencial se atentar no uso indicado de cada modelo para garantir um projeto incrível.

Lembre-se também de investir nos melhores materiais para a construção da estrutura da escada e para o seu acabamento, afinal, trata-se de um elemento que deve fazer parte do ambiente por muito tempo.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Além disso, aproveite e compre agora mesmo os melhores materiais de construção para a sua reforma aqui na Obramax!

Autores

  • Ricardo Cícero

    Com uma ampla carreira no setor de materiais de construção e varejo, se destaca como um estrategista experiente e inovador. Com mais de 20 anos de atuação, liderou diversas mudanças onde atuou. Atualmente, como Gerente de Compras e Produtos na Obramax desde abril de 2016, Ricardo tem sido peça fundamental na construção e consolidação de um novo modelo de negócios de revenda de materiais para construção.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.