Domine a obra: como preparar argamassa com facilidade

Espátula preparando a argamassa.

Existem diferentes tipos de argamassa disponíveis no mercado e cada um deles tem sua finalidade específica. Saber como preparar argamassa, fazer a aplicação e conhecer os materiais necessários, a quantidade e qualidade é indispensável para ter um bom resultado.

Você sabe como preparar argamassa? Se você já possui familiaridade com o dia a dia de uma construção, já deve conhecer de perto a importância desse elemento em qualquer obra e, mais ainda, a importância de saber elaborá-la.

Afinal, essa mistura simples de cimento, cal, areia e água é responsável por dar acabamento e aperfeiçoar diversas etapas de uma construção. Por isso, seu preparo precisa ser feito corretamente.

Além disso, é necessário conhecer os tipos de argamassa existentes, já que eles têm finalidades e técnicas diferentes de preparo. Por isso, há métodos específicos para assentar azulejos, tijolos, pisos e revestimentos.

Então, qual a melhor para o seu projeto? Como evitar erros na argamassa e de que modo fazer a aplicação? Continue a leitura e saiba mais!

Quais são os principais tipos de argamassa e suas aplicações?

Quando usar argamassa

Os principais tipos de argamassa são conhecidos pelos nomes de reboco, emboço, chapisco, concreto e alvenaria. Eles se diferem pela proporção e variação de materiais para o preparo da massa.

Dependendo da finalidade, a consistência da argamassa precisa ser mais fina ou consistente. Essas características facilitam o trabalho do profissional na hora de preparar o produto e cumprir seu papel na construção.

Também é possível encontrar no mercado a classificação das argamassas em AC1, AC2 e AC3. Entenda, em seguida, todas essas categorizações.

AC1, AC2 e AC3

Essa classificação é feita para dividir os tipos de argamassa conforme os ambientes e etapas de uma obra em que são usadas.

Nesse caso, a AC1 é a argamassa para pisos em ambientes internos, tanto para áreas secas quanto molhadas.

A argamassa AC2 é utilizada em ambientes internos e externos, sendo bastante recomendada para revestimentos externos de fachadas e paredes, pisos em áreas externas, piscinas, área gourmet, pisos cerâmicos industriais e área pública, em geral.

Já as argamassas do tipo AC3 são indicadas para o assentamento de revestimentos de fachada e outros ambientes externos e molhados, como piscinas de água quente.

Ao comprar a argamassa pronta, sempre confira no rótulo ou com o atendente a indicação do produto.

Concreto

O concreto é preparado a partir de uma mistura de argamassa formada por cimento, areia, água e, dependendo do produto, aditivos que melhoram o desempenho da massa.

Esse é um dos tipos mais usados na construção civil para preparar argamassa e, atualmente, existem diversas variações de concreto.

Ele pode ser classificado como estrutural e não estrutural.

O concreto estrutural é o que ajuda a dar resistência para colocar uma edificação de pé, ainda na fundação.

Por sua vez, o não estrutural é usado em outras etapas da construção, especialmente em superfícies que não exigem a mesma resistência.

Reboco

O reboco, também chamado de massa fina, é uma argamassa usada para proporcionar acabamento nas paredes das construções.

Ela é usada para deixar a superfície lisa e livre de imperfeições. Por isso, prepara a parede para as próximas etapas, como aplicação de revestimento ou pintura.

Alvenaria

A argamassa de alvenaria pode ser dividida em dois tipos: de fundação e de elevação.

Na argamassa de fundação, utiliza-se a proporção de uma porção de cimento para três de areia, além dos aditivos impermeabilizantes.

Na segunda opção, na alvenaria de elevação, é feita uma mistura de uma porção de cimento, duas de cal e sete de areia. O principal uso desse tipo de argamassa é assentamentos de tijolos ou blocos, especialmente para levantar muros.

Confira as melhores opções de blocos de concreto para a sua obra!

Chapisco

O chapisco é um tipo mais fluido, feito com cimento e areia na proporção 1:3. Esse preparo de argamassa é usado nas paredes e lajes para aumentar a aderência da superfície para a aplicação das outras camadas.

O processo de aplicação do chapisco é feito de forma mais “grosseira”, no qual o pedreiro joga com força a argamassa na parede, sem se preocupar em deixar liso e livre de imperfeições.

Emboço

O emboço é o tipo de argamassa ideal para usar em paredes a fim de reparar imperfeições no nivelamento.

Seu uso ocorre após a aplicação do chapisco para preparar a superfície para os revestimentos ou para o reboco, que antecede a pintura.

Em situações no qual se torna necessário aplicar mais de uma demão de emboço, é necessário esperar, no mínimo, 24 horas para assentar uma nova camada.

Colante

Como o nome sugere, a argamassa do tipo colante é aquela que possui um grande poder de fixação. É bastante recomendada em fachadas ou para a aplicação de revestimentos de peças maiores ou em edifícios de grandes alturas, situação na qual a queda de itens pode causar sérias consequências.

A argamassa colante é vendida pronta, sendo necessário somente preparar o produto com a adição de água.

Leia também: Aditivos para argamassa: principais tipos e melhores marcas

Quais são os ingredientes para preparar argamassa?

Os ingredientes para preparar argamassa são cimento, cal, areia e água. O primeiro endurece a massa, o segundo deixa mais flexível e o terceiro dá corpo a essa mistura. Assim, consegue-se equilibrar a necessidade do trabalho com a exigência da superfície.

Nesse contexto, os ingredientes da argamassa são sempre iguais e, em alguns casos, é possível acrescentar alguns aditivos específicos. No entanto, o que leva às diferentes categorias desse produto é a proporção de cimento, cal, areia e água.

Ao modificar a quantidade de cada ingrediente, a aderência e a retenção de água também mudam. Então, fica fácil criar o chapisco, o reboco e os outros tipos.

Aqui, vale a pena destacar que a maioria dos tipos de aplicação de argamassa segue a proporção de 1 parte de cimento para 3 de areia (1:3). Porém, pode haver variações conforme as recomendações do fabricante do cimento e o tipo de obra.

Além disso, recomenda-se adicionar a água aos poucos, para alcançar a consistência esperada. O ideal é que fique úmida para facilitar sua aplicação, mas não extremamente líquida.

Assim, a regra é: se estiver muito úmida, coloque mais areia. Caso fique muito seca, adicione água.

Quantos litros de água para cada saco de argamassa?

O indicado é colocar cerca de 4 litros de água para cada saco de argamassa de 20 kg. Contudo, cada fabricante pode recomendar uma quantidade diferente.

Como fazer a mistura para argamassa?

Passo a passo de como preparar argamassa

Para cada etapa, existe um processo diferente de preparação. Por isso, a forma de como preparar argamassa para piso normalmente é diferente de fazer esse processo para reboco.

De modo geral, existem duas formas principais de preparo. A primeira é a opção mais prática, feita com a compra do produto pronto, na proporção exata e com os aditivos necessários para melhorar ainda mais o desempenho da argamassa.

A alternativa de preparo de argamassa é com a mistura dos materiais na obra. Para isso, é necessário prever no planejamento as quantidades exatas de areia, cimento, cal e água para cada fase da construção. Confira resumidamente o passo a passo de como preparar a argamassa:

1. Acrescente os materiais da argamassa corretamente

Como vimos, cada tipo de argamassa possui uma proporção diferente no preparo. É fundamental atentar às recomendações do fabricante para evitar desperdício de materiais e não comprometer a qualidade da obra.

A mistura dos materiais pode ser feita a mão, com o uso da colher de pedreiro para superfícies pequenas ou com uma enxada. No entanto, para agilizar o processo, os profissionais utilizam mais o uso de masseiras ou betoneiras.

O primeiro ingrediente adicionado é a areia, que pode variar de gramatura (fina, média ou grossa) conforme o tipo de argamassa.

Esse elemento tem um papel fundamental no preparo da argamassa para evitar patologias na obra, como fissuras e trincas. Isso porque o cimento e a água possuem juntos um poder de evaporação muito rápido.

Nesses casos, a areia entra como um ingrediente neutralizante (sem reagir quimicamente), com o papel de aumentar o volume e reter a água. Evitando rachaduras na superfície e na fundação da casa.

Em segundo, acrescente o cimento e misture bem os materiais, ainda sem água.

Se na proporção for necessário o uso do cal, jogue o material por último sobre a areia já misturada ao cimento.

2. Acrescente água na mistura

Quando todos os materiais secos estiverem bem misturados, abra um buraco no meio da mistura e vá adicionando a água gradualmente.

É fundamental fazer esse processo devagar para evitar a perda do ponto da argamassa e gerar desperdício de material.

Mexa bem até obter o ponto, que não deve ser nem muito dura e nem muito mole.

3. Misture bem a argamassa

Misture bem a massa até obter a consistência certa para usar nas superfícies da construção.

É importante prestar atenção também na quantidade de argamassa preparada. Faça a preparação sempre do total que será usado na hora, para evitar que a massa endureça e o material seja desperdiçado.

Especialmente no caso daquelas de cimento, que não levam cal, a mistura tende a secar mais facilmente.

Com a argamassa de qualidade pronta, dependendo da finalidade, você precisará de ferramentas, como desempenadeiras, colher de pedreiro ou estopa para aplicação.

Por fim, como uma das dicas de construção, você pode acrescentar aditivos para melhorar o desempenho do produto.

Um dos mais usados são os impermeabilizantes, que ajudam a reduzir o risco de infiltrações. Confira também no vídeo abaixo mais dicas sobre os benefícios do uso de aditivos.

Como preparar argamassa pronta para reboco?

Para preparar argamassa pronta para reboco, o indicado é adicionar 1 litro de água para cada 5 kg de massa. Misture bem até não ter mais pontos secos e espere 15 minutos para iniciar o trabalho. Depois de 72 horas do assentamento, pode começar o emboço. Apesar dessa recomendação, é válido verificar e seguir as instruções do fabricante.

Como preparar argamassa com água?

Para saber como preparar argamassa com água, faça a mistura de cimento, cal e areia. Depois, abra um buraco na massa e adicione a água lentamente até obter a consistência ideal.

Dicas para garantir a consistência ideal da argamassa

Uma argamassa de qualidade precisa ter a consistência ideal. Veja quais são as principais dicas para atingir esse resultado:

  • Tenha as ferramentas certas antes de iniciar o preparo. Além dos ingredientes (cimento, areia, cal e água), conte com uma pá ou colher de pedreiro, ou um equipamento para a mistura;
  • Verifique se todos os materiais estão limpos. Eles precisam estar livres de impurezas para evitar a perda da qualidade da argamassa;
  • Assegure-se da proporção correta para a massa. Para isso, analise as recomendações do fabricante e as especificações técnicas;
  • Acrescente a água aos poucos para evitar que a massa fique muito líquida. Para isso, coloque metade da água indicada e coloque o restante devagar;
  • Misture bem todos os ingredientes da argamassa para ter um resultado homogêneo. Raspe bem as laterais para incorporar os elementos e evitar grumos;
  • Assegure-se de que a massa esteja macia e maleável, a fim de ser fácil moldá-la;
  • Respeite o tempo de cura da argamassa para facilitar o seu trabalho;
  • Evite deixar a massa exposta ao vento ou ao sol durante seu uso, já que isso agiliza a secagem e há um resultado com menos qualidade;
  • Limpe bem todos os equipamentos logo após seu uso para aumentar a durabilidade das ferramentas.

Cuidados e precauções ao manusear a argamassa

Os cuidados com a argamassa são importantes para ter um resultado melhor, com mais qualidade, durabilidade e eficácia. Nesse sentido, as precauções no manuseio são:

  • Use equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas de borracha, máscara respiratória e óculos de proteção;
  • Leia todas as recomendações do fabricante para atender às características específicas do produto, como proporção e tempo de secagem;
  • Tenha cuidado com a adição de água, porque o excesso prejudica a resistência e a fixação do material;
  • Use água limpa e potável na mistura;
  • Mantenha a argamassa pronta em local arejado e seco;
  • Use o produto no prazo de validade do fabricante;
  • Evite desperdícios, fazendo apenas a quantidade necessária;
  • Descarte os resíduos corretamente por meio de empresas especializadas, que garantirão o tratamento adequado.

Como aplicar a argamassa em diferentes superfícies?

A melhor forma de saber como aplicar argamassa em diferentes superfícies é seguindo algumas dicas. A principal é manter o local limpo e livre de óleo, poeira e qualquer tipo de resíduo. Além disso, é preciso usar a técnica certa conforme o tipo de revestimento.

A limpeza da superfície é necessária para evitar o comprometimento da aderência da argamassa. Se necessário, use um pano úmido ou escova.

Já em relação aos diferentes tipos de superfície, algumas indicações são:

  • Use a técnica de assentamento para tijolos ou blocos, colocando a massa nas juntas;
  • Aplique diretamente na superfície no caso de revestimentos, como cerâmicas ou azulejos. Para ter uma camada uniforme, use uma desempenadeira dentada.

Em qualquer um dos casos, siga as recomendações de tempo de secagem. Nesse período, evite aplicar alguma carga ou mesmo tocar na argamassa para evitar problemas de resistência.

Como calcular a quantidade de argamassa por metro quadrado?

Para calcular a quantidade de argamassa por metro quadrado, use a fórmula: área total x espessura da argamassa. De toda forma, a recomendação básica é 5 kg de argamassa = 1m² de assentamento. Ou seja, um saco de 20 kg de argamassa reveste 4 m² de paredes assentando revestimentos.

Dependendo do fabricante, o rendimento da argamassa pode variar um pouco, assim como o assentamento de porcelanatos ou outros materiais. Essa é a indicação para peças pequenas e utilizando desempenadeiras de dentes pequenos.

Para iniciar o cálculo, é preciso saber a área em m² que receberá o assentamento de revestimentos.

Para saber essa informação, você deve multiplicar a altura da parede por sua largura e somar todas as paredes ao final.

Com o resultado, você pode dividir por 4, que é o rendimento de um saco de argamassa e saber então quantos sacos serão necessários para o trabalho!

De todo modo, o desperdício de materiais deve sempre ser combatido, por economia e também para favorecer a preservação do meio ambiente.

Ficou com alguma dúvida? Veja também nosso vídeo sobre como fazer essa conta e evite o desperdício em suas obras.

Erros comuns ao preparar argamassa e como evitá-los

Cuidado com o desperdício de argamassa

Os erros comuns ao preparar argamassa são os seguintes:

  • Não preparar a superfície adequadamente. Sempre tenha certeza de que ela esteja seca, limpa, sem irregularidades e nivelada;
  • Colocar uma quantidade de água inadequada. Adicione aos poucos para chegar à consistência ideal;
  • Ignorar o tempo de cura, que leva cerca de 24 horas. O recomendado é verificar o prazo indicado pelo fabricante;
  • Preparar quantidades grandes de uma só vez. Faça apenas o total que será aplicado para evitar desperdícios.

Mãos na massa

Agora que você já sabe como preparar a argamassa, conhece as proporções e os tipos, é hora de colocar a mão na massa.

É fundamental olhar com atenção para a etapa de aplicação de argamassa em uma obra, pois a execução bem feita dessa etapa reflete na qualidade e durabilidade da construção.

Mesmo em reformas, o ideal é apostar em mão de obra especializada para o resultado ser satisfatório e de qualidade.

A argamassa, como vimos, é usada em muitas etapas da construção, desde a fundação até os acabamentos.

Felizmente, hoje existem diversas opções de marcas que oferecem o produto já pronto para uso, reduzindo o risco da preparação na proporção errada e reduzindo desperdícios.

Essas argamassas prontas também costumam apresentar aditivos que potencializam a ação da argamassa numa obra, aumentando a durabilidade da construção e prevenindo rachaduras, trincas e até mesmo infiltrações.

Com o passo a passo na mão, agora é só começar! Agora, é só comprar os produtos necessários e saber como preparar argamassa para alcançar o melhor resultado para sua construção. Por isso, conte com um fornecedor especializado, que oferece os melhores itens para a sua obra.

Então, que tal comprar os melhores produtos e equipamentos para construção civil? Acesse a loja da Obramax, confira todas as opções e continue a sua obra!

Autor

  • Ricardo Cícero

    Com uma ampla carreira no setor de materiais de construção e varejo, se destaca como um estrategista experiente e inovador. Com mais de 20 anos de atuação, liderou diversas mudanças onde atuou. Atualmente, como Gerente de Compras e Produtos na Obramax desde abril de 2016, Ricardo tem sido peça fundamental na construção e consolidação de um novo modelo de negócios de revenda de materiais para construção.