A cobertura para garagem é a solução ideal para quem deseja preservar carros, motos e demais automóveis que são estacionados na área externa do imóvel. Isso porque essa estrutura minimiza os impactos provocados pela exposição às intempéries, como sol e chuva, que podem causar danos severos na pintura e no acabamento dos veículos.
Ou seja, estamos falando de uma estrutura capaz de aumentar a vida útil do seu veículo, diminuindo assim, a desvalorização natural de qualquer tipo de automóvel. Explicando melhor: quando o carro está sob a cobertura de garagem, ele está protegido de vários fatores, como ventos (que podem derrubar galhos e árvores), pancadas de chuva, poluição e sujeira, dejetos de animais, incidência de luz solar e muitas outras coisas que comprometem a pintura, a lataria e até mesmo componentes internos do veículo.
Além disso, uma das grandes vantagens da cobertura de garagem é justamente a vasta gama de materiais disponíveis, desde opções mais em conta até modelos mais caros. Ou seja, é perfeitamente possível montar a estrutura com diferentes tipos de orçamentos.
Quer saber qual é a melhor cobertura para garagem e como escolher? Continue a leitura, pois explicamos os principais materiais usados, as suas características e vantagens!
Leia também: Como escolher piso para garagem externa e interna
Quais são os tipos de cobertura para garagem?
Depois de conhecer as principais vantagens, chegou o momento de falarmos sobre o principal assunto: afinal, quais são os melhores tipos de cobertura para garagem?
Essa estrutura pode ser montada de várias formas dependendo do seu orçamento, tamanho do terreno, arquiteto responsável pelo projeto e o estilo do imóvel. Por conta disso, é comum uma certa confusão na hora de escolher o material ideal.
Pensando nisso, para te auxiliar na escolha, separamos abaixo alguns dos modelos de cobertura para garagem mais usados:
Policarbonato | Material leve, resistente e versátil |
Lona | Excelente custo-benefício |
Telha cerâmica | Visual diferenciado e conforto térmico |
Madeira | Aparência mais rústica para a cobertura |
Metal | Material leve, resistente e inoxidável |
Vidro | Visual mais sofisticado |
Alvenaria | Alta resistência e boa vedação |
Retrátil | Alternativa prática e econômica |
1. Policarbonato
Sem dúvidas, a cobertura de policarbonato para garagem é uma das mais usadas. Diferentemente do que algumas pessoas pensam, esse material é muito resistente, leve e versátil, podendo inclusive, ser instalado com outras estruturas de suporte como alumínio e madeira.
Porém, aqui cabe uma ressalva: a cobertura de policarbonato deve ser instalada e vedada corretamente por profissionais especializados, para assim, impedir a manifestação de fungos no material.
Informação importante: é comum a confusão entre o policarbonato e o acrílico, pois são dois materiais transparentes, leves e recorrentemente usados para permitir a entrada de luz natural no terreno. Contudo, o acrílico apresenta uma durabilidade menor, além de ser um material com alta inflamabilidade. Portanto, em termos de segurança, priorize a cobertura de policarbonato em vez da opção de acrílico.
2. Lona
A cobertura de lona para garagem é uma das opções mais baratas do mercado, sendo ideal para quem está com o orçamento mais curto e busca uma solução prática para proteger os veículos.
Esse modelo é comumente usado de forma temporária, principalmente por pessoas que moram em casas ou condomínios alugados, isso porque, a cobertura para garagem de lona quando não usada pode ser desmontada e levada para outro local.
Além disso, as lonas são encontradas em diferentes tamanhos e cores, são resistentes ao calor e também possuem um design que evita o acúmulo de água sob a sua superfície.
3. Telha cerâmica
Assim como o policarbonato, a telha cerâmica também é uma das opções preferidas aqui no Brasil, afinal, muitos lares já contam com esse tipo de material na composição dos telhados.
Em relação às características, podemos destacar a beleza estética que proporciona ao imóvel, boa resistência ao fogo, baixa manutenção, conforto térmico e possibilidade de construção de diversas inclinações de cobertura.
4. Madeira
Se você quer um toque rústico para a decoração do imóvel, a cobertura de madeira para garagem é uma excelente escolha.
Em termos de composição, existem projetos que contam somente com a estrutura do pergolado de madeira com algumas plantas; ou também usam a estrutura de madeira com uma cobertura de vidro ou policarbonato, por exemplo. Ou seja, a madeira é um material versátil e que permite diversas combinações estilosas para o seu projeto.
Informação importante: para evitar problemas com pragas e umidade na cobertura de madeira, é essencial escolher uma madeira de boa qualidade e que esteja devidamente tratada.
5. Metal
Muito comum em estacionamento e comércios, a cobertura metálica está conquistando cada vez mais espaço nos projetos residenciais.
O principal motivo por trás deste sucesso é que o alumínio (um dos materiais mais utilizados para esse tipo de cobertura) é um material barato, resistente, leve e inoxidável. Em geral, esse modelo pode ser usado em fachadas de casas com uma decoração no estilo industrial.
6. Vidro
Entre os materiais destacados aqui, o vidro é o que tem o visual mais elegante, principalmente ao ser utilizado em ambientes externos.
O vidro é composto basicamente por areia derretida e componentes que aumentam a sua resistência mecânica e química contra impactos e intempéries. Por conta disso, o material é mais pesado e exige uma estrutura de apoio reforçada, como aço.
Embora muitas pessoas pensem que o vidro é um material delicado, saiba que neste caso, a cobertura de vidro apresenta maior resistência à abrasão (quando comparado ao policarbonato, por exemplo), além de sofrer menos desgaste por intempéries e por limpeza.
7. Alvenaria
Muitas pessoas optam pela cobertura de alvenaria para garagem, que nada mais é do que uma laje. A alvenaria é um tipo de estrutura que usa pedras, tijolos ou blocos, sendo conhecida pela alta resistência, boa vedação, além da proteção acústica e térmica que confere ao local.
Porém, a questão estética e o trabalho na execução da mesma são pontos de atenção nesse tipo de cobertura para garagem.
8. Retrátil
Por fim, temos uma outra solução bem prática: a cobertura retrátil para garagem. Como o nome indica, ela permite a abertura e fechamento da estrutura de acordo com a sua necessidade.
Dessa forma, você pode abrir a cobertura para garagem em dias de sol ou fechá-las em dias de chuva. Feita sob medida para o seu terreno, a cobertura para garagem retrátil pode ser tanto manual como automática.
Leia também: Veja quais são os principais modelos de telhados para a sua obra
Como escolher as melhores coberturas para garagem
Agora que sabemos os principais tipos de cobertura para garagem e a sua importância, precisamos explicar quais são os critérios usados para escolher esse tipo de estrutura.
Existem 4 pontos que devem ser levados em consideração para um projeto de sucesso, veja:
Medidas do local
Naturalmente, a primeira etapa para escolher cobertura para garagem é tirar as medidas do local.
Com esses números em mãos, torna-se mais fácil delimitar um orçamento e o material mais indicado para a sua cobertura. Além disso, as medidas também influenciam no layout da estrutura.
Clima da região
Outro fator extremamente relevante é o clima da região em que você mora.
Em locais quentes e secos, por exemplo, a dica é investir em coberturas que não aqueçam tanto. Você também pode montar a cobertura mais alta para ajudar a dissipar o calor.
Por outro lado, em regiões com chuva e ventos, o ideal é escolher coberturas mais resistentes e com excelente fixação para evitar que ela “voe” durante uma tempestade.
Orçamento
Não esqueça de analisar o seu orçamento durante a escolha da cobertura para garagem. Como destacamos anteriormente, existem modelos mais em conta e também versões mais caras.
Se você deseja uma cobertura econômica, uma boa opção pode ser a feita de lona. Por outro lado, se o orçamento permitir um investimento mais alto, a de vidro é uma ótima alternativa.
Em outras palavras, pesquise com calma e lembre-se que existem coberturas para vários tipos de orçamentos.
Estilo de fachada
Por fim, o último fator para escolher uma cobertura é o estilo de fachada do seu imóvel.
Isso é muito importante, pois a cobertura fará parte da fachada, sendo assim, você deve combinar esses dois elementos estruturais.
Uma fachada rústica combina muito bem com uma cobertura para garagem de telhas cerâmicas, especialmente se o telhado da casa também tiver uma cobertura semelhante. Enquanto uma fachada moderna harmoniza melhor com uma cobertura de vidro.
Confira os modelos de telhas disponíveis na Obramax para a cobertura de garagem!
Vantagens da cobertura na garagem
Ficou interessado na cobertura para garagem, mas ainda está indeciso se o investimento vale a pena? Não se preocupe, listamos abaixo as principais vantagens desta estrutura:
- Proteção contra sol e chuva: já mencionamos no começo, mas vale ressaltar que a cobertura para garagem preserva o seu veículo de intempéries. Os raios solares, por exemplo, podem causar desbotamento da cor; enquanto a chuva pode gerar arranhões e até amassados na lataria, especialmente quando folhas, galhos e outros objetos voam durante uma tempestade. Isso sem contar as chuvas de granizo.
- Conforto térmico: só quem já entrou em um carro depois dele ficar um longo período exposto ao sol sabe como a sensação térmica é terrível. Com uma garagem coberta, você reduz esse efeito de “forno” dentro do veículo e garante mais conforto na hora de usar o carro.
- Conservação do carro: não é novidade para ninguém que todo veículo sofre com desvalorização venal com o passar dos anos. Porém, isso pode ser ainda mais acentuado quando ele estiver em um mau estado de conservação. Como falamos no parágrafo das intempéries, a cobertura para garagem é uma excelente maneira de preservar o seu automóvel.
- Valorização do imóvel: a última vantagem da cobertura não tem a ver necessariamente com a proteção do carro, mas sim com o seu impacto no imóvel. Esse tipo de estrutura valoriza a residência, uma vez que possíveis compradores ou locatários podem priorizar o investimento em imóveis com cobertura. Além disso, quando o projeto é bem feito, ele também agrega valor à fachada do local, tornando-a ainda mais atraente do ponto de vista arquitetônico.
Conclusão
Ao longo deste conteúdo, explicamos melhor quais são os tipos de cobertura para garagem e como escolher entre as variadas opções disponíveis.
Como vimos, além do seu gosto pessoal, é importante também analisar as características do local de instalação, clima da região, orçamento disponível e o estilo de fachada do seu imóvel. Seguindo esses critérios e com um suporte especializado (se necessário) será possível montar uma estrutura eficiente e preservar os seus veículos por muito mais tempo.
Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir!