Impermeabilização de terraços: como realizar e o que usar

Impermeabilização de terraço

A impermeabilização é uma das etapas mais importantes de uma obra, afinal, ela garante proteção contra as mais variadas patologias da construção civil relacionadas à umidade, como infiltrações, mofos nas paredes e teto, eflorescência e muito mais.

No caso dos terraços, essa etapa é ainda mais essencial, uma vez que esse espaço é considerado uma área molhada e, quando não impermeabilizado, aumenta os riscos de vazamentos e infiltrações em toda a estrutura, seja ela residencial, comercial ou industrial.

Além disso, em projetos residenciais é muito comum que o terraço seja uma área de convivência com a presença de diversos elementos, como playground, churrasqueiras, jardins, piscinas etc.

Tendo isso em mente, a impermeabilização de terraços possui 2 principais desafios: 1) Assegurar a estanqueidade da cobertura da edificação, ou seja, impedir que ocorram vazamentos, goteiras e infiltrações em geral; e 2) Garantir o livre trânsito das pessoas no ambiente sem comprometer o sistema impermeabilizante escolhido. Além claro, de resistir à presença de intempéries como sol, chuva e vento.

“Mas e se o meu terraço for pequeno, ainda assim preciso impermeabilizá-lo?”

Sim! Ainda que a área não seja grande, por ter contato frequente com as variações climáticas, ela sofre com movimentação estrutural significativa e isso exige o uso de um impermeabilizante como medida preventiva.

No decorrer deste conteúdo, explicamos melhor por que a impermeabilização de terraços é tão importante, como realizá-la e qual tipo de impermeabilizante indicado.

Quer uma obra de sucesso? Então, continue a leitura e acompanhe as nossas dicas!

Importância da impermeabilização de terraços

Antes de mais nada, é necessário reforçar a importância da impermeabilização em projetos de construção civil para a segurança e estabilidade das estruturas de concreto armado. Quando falamos sobre elementos estruturais, como fundações, baldrames, vigas e lajes, por exemplo, a impermeabilização é obrigatória, normatizada e deve ser realizada por profissionais e empresas especializadas.

Informação importante: ainda é comum que essa etapa da obra seja negligenciada ou feita somente quando algum problema se manifestar com o passar do tempo. Saiba que, ao ser executada durante a construção, o valor gasto é bem menor do que após a conclusão da obra, além de evitar inúmeras dores de cabeça.

Voltando para a impermeabilização de terraços, é primordial que seja aplicado o tipo correto de produto, em outras palavras, ele precisa garantir resistência à movimentações térmicas, abrasão, choques mecânicos e ter elasticidade para não surgirem fissuras.

Materiais de construção

Como impermeabilizar laje de terraço

Como impermeabilizar terraço

Como explicamos acima, a impermeabilização de terraço exige uma série de cuidados para a sua eficiência. Levando em conta esses pontos, a única opção de impermeabilizantes para essa área são os sistemas flexíveis, isso porque eles se adaptam às superfícies que sofrem contração ou dilatação térmica.

Entre os sistemas flexíveis disponíveis no mercado, o mais utilizado é a manta asfáltica. Porém, é importante ressaltar que esse tipo de impermeabilizante apresenta baixa proteção mecânica, ou seja, após a sua aplicação, é imprescindível protegê-lo com contrapiso e aplicação de um piso.

Além da escolha correta e de se utilizar materiais de qualidade, lembre-se que a impermeabilização de terraço deve ser feita por profissionais e empresas habilitadas, afinal, grande parte das falhas neste tipo de processo ocorrem por falhas na aplicação.

Na sequência, comentamos mais sobre como impermeabilizar laje de terraço e pontos de atenção para te ajudar:

1. Preparação da superfície

O primeiro passo para uma boa impermeabilização é preparar a superfície para receber o produto. Então, deixe toda a área de aplicação livre de sujeira, entulho, pó, graxas, óleos, desmoldantes e qualquer outro elemento comum em obras que possam comprometer a adesão da manta no terraço.

2. Aplicação do impermeabilizante escolhido

Com o auxílio de um maçarico, o profissional deve aplicar a manta na laje. Essa é a etapa mais importante do processo e deve seguir todos os critérios estabelecidos na ABNT NBR 9574.

É preciso atentar para os cuidados relativos à sobreposição nas emendas, de no mínimo 10 cm, juntas, rodapés, cantos, ralos e demais regiões e pontos críticos.

Para mais dicas, confira as dicas do especialista no vídeo do nosso canal Obra é Compromisso:

3. Instalação do revestimento

Após a aplicação da manta, como mencionamos anteriormente, é preciso seguir com um contrapiso e depois a instalação de um piso para proteger a superfície de todas as movimentações comuns em terraços.

Quanto custa para impermeabilizar o terraço?

Precificar a impermeabilização de terraço não é algo simples, pois varia de acordo com o sistema escolhido, a fase da edificação (durante a construção ou após) e condições do terraço (fácil acesso, risco de queda etc).

No entanto, é possível ter uma noção do investimento: as associações de aplicadores e fabricantes de impermeabilização estimam o custo da aplicação por volta de 6% do Custo Unitário Básico (CUB), isto é, para obras novas. Como falamos anteriormente, para uma reforma, o preço é de 3 a 5 vezes maior.

Para descobrir essa estimativa, siga este passo a passo:

  1. Pesquisa pela sigla “CUB” + a UF do seu estado (ex: CUB SP, CUB RJ, CUB RS, etc). Entre no site do SindusCon do seu estado;
  2. Na aba serviços, clique em CUB. Nesta nova página, aparecem PDFs referentes a diferentes períodos. Baixe o mais recente;
  3. Procure na tabela pelo código “R-1 – Padrão Normal” que corresponde a uma residência unifamiliar de padrão normal;
  4. Multiplique o valor do CUB por 6% para saber qual é o custo, em média, da impermeabilização em uma construção nova;
  5. Multiplique o resultado por 3,3 e também por 5 para ter referência dos valores da impermeabilização em uma possível reforma.

Outros sistemas terão valores (e características) diferentes, mas este já é um bom começo para ter uma ideia de qual é o valor de mercado das soluções tradicionais.

Precisa impermeabilizar outras áreas? Confira nosso Guia Completo de Impermeabilização.

Conclusão

Ao longo deste artigo, explicamos melhor o que é a impermeabilização de terraços e por que ela é tão importante em uma obra, sendo peça-chave para aumentar a durabilidade, integridade estrutural e funcionalidade destas áreas.

Como vimos, essa etapa faz toda a diferença na prevenção de problemas relacionados à umidade, como infiltrações, eflorescência e presença de mofos na parede e teto. Além disso, aprendemos que neste tipo de aplicação, a melhor alternativa são os impermeabilizantes com sistemas flexíveis, pois eles lidam bem com a contração e dilatação térmica comuns nessas áreas.

Vale reforçar que a impermeabilização de terraços é uma atividade delicada e que deve ser realizada por profissionais especializados para um resultado eficaz, seguro e de qualidade.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de impermeabilizantes para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Douglas Ferreira

    Com sólida formação e histórico de sucesso na área comercial, orientada por resultados, atuou em empresas de Comércio Exterior, Indústria Moveleira, Matéria Prima e Insumos para Indústria de Móveis e Home center. Atualmente, é gerente de produtos na seção de Materiais Básicos na Obramax.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.