A temperatura ideal para ar condicionado é motivo de muita polêmica no dia a dia, seja em casa ou escritórios comerciais. Esses aparelhos foram desenvolvidos visando maior controle e conforto térmico, principalmente no verão, no entanto, nem sempre é simples chegar à conclusão de qual temperatura definir no controle do equipamento.
É bem comum surgir impasses entre aqueles que sofrem mais com o calor e desejam o ar mais gelado; enquanto do outro lado temos pessoas que até gostam do aparelho ligado, mas detestam aquele ar exageradamente frio.
No entanto, você sabia que existem critérios específicos para escolher a temperatura ideal para ar condicionado e eles não se resumem apenas em amenizar o calor? Em um escritório, por exemplo, o ar muito frio ou quente pode afetar a produtividade; já em ambientes residenciais, podem provocar uma noite mal dormida ou até mesmo causar danos à saúde.
Quer descobrir como deixar a temperatura agradável no ambiente e aproveitar ao máximo o seu ar condicionado? A realidade é que não existe uma resposta exata, uma vez que diferentes fatores influenciam nesta decisão. Sendo assim, continue a leitura e veja como garantir a climatização ideal com ar condicionado combinando conforto térmico e eficiência energética!
Qual a temperatura ideal para ar condicionado em cada situação
Quando o assunto é a temperatura ideal para conforto térmico, não tem muito segredo: ela deve ser próxima à temperatura ambiente. A Anvisa, por exemplo, recomenda que a temperatura do ar condicionado seja de 23º C. Porém, essa pré-definição de 23º C não é uma regra.
Também é possível usar a temperatura externa como referência para configurar o seu aparelho respeitando uma variação máxima de 8º C para cima ou para baixo. Explicando melhor: se na rua estiver 30º C, a recomendação é configurar o ar condicionado no máximo a 22º C, evitando assim, um choque térmico ao sair do ambiente climatizado.
De qualquer modo, lembre-se que essa temperatura ainda sim varia de acordo com a sensibilidade de cada pessoa, ou seja, a referência que destacamos leva em consideração apenas o risco de choque térmico e bem-estar das pessoas presentes no local.
Falando sobre choque térmico, é necessário reforçar os riscos de usar o ar condicionado em temperaturas muito baixas: a diferença da temperatura interna e externa afeta a imunidade das pessoas e pode desencadear uma série de problemas respiratórios, como resfriados, gripes, etc.
Tendo isso em mente, para te ajudar a escolher a temperatura ideal para ar condicionado, destacamos alguns usos recorrentes do equipamento e a forma de realizar uma climatização equilibrada e eficiente:
Quartos e quartos infantis
Em relação aos quartos, é importante separar entre quartos de adultos e infantis. Isso porque quartos de bebês, por exemplo, até podem receber o equipamento, mas o cuidado deve ser redobrado com o recém-nascido.
Para evitar problemas, em quartos infantis a recomendação é manter a temperatura entre 23º C e 27º C e usar também um umidificador no ambiente para amenizar qualquer desconforto que possa ser causado pelo ar condicionado. Além disso, garanta que a corrente de ar não vá diretamente para o berço ou cama da criança e realize uma manutenção constante no aparelho com limpeza e troca de filtros do ar condicionado, para evitar o acúmulo de poeira.
Já para os outros tipos de quartos, a faixa da temperatura é de 23º C. Isso porque uma temperatura muito baixa, na qual a gente tenha que se cobrir com cobertores mais grossos, pode causar incômodo ao nosso corpo. Sendo assim, tenha em mente que a indicação é que a temperatura do quarto não faça as pessoas suarem enquanto dormem, pois isso atrapalha a qualidade do sono e faz o organismo se esforçar mais durante o período de descanso.
Informação importante: para casais que dividem a mesma cama, uma pessoa pode emitir, em média, 100 watts de calor em repouso. Por isso, o uso correto do ar-condicionado melhora e muito a noite de sono.
Escritórios
Sem dúvidas, os escritórios comerciais são um dos locais mais complicados quando o assunto é a temperatura ideal do ar condicionado. Independentemente do local, a faixa de 23º C recomendada pela a Anvisa continua presente.
No entanto, para esse tipo de ambiente você deve se atentar também à quantidade de BTUs do ar condicionado. Essa sigla refere-se à compatibilidade do aparelho ao tamanho do espaço, ao número de pessoas, à quantidade de aparelhos disponíveis, etc.
Confira como dimensionar ar condicionado e saber quantos BTUs são precisos para o seu ambiente.
Salas
Novamente, na sala a regra é a mesma do quarto: a temperatura pode variar até 8º C em relação à temperatura externa. Também é importante fazer a limpeza correta do seu aparelho ar-condicionado: limpar o pó, higienizar os filtros e contar com a manutenção de um profissional regularmente.
Economizar energia
Quando o assunto é ar condicionado, uma preocupação recorrente é o consumo de energia elétrica. Por isso, é importante saber qual a temperatura ideal para ar condicionado para economizar energia.
Muitas pessoas acreditam que quanto menor a temperatura, mais rápido é o processo de resfriamento, porém, isso só faz o aparelho consumir mais energia, uma vez que existirá uma diferença grande entre a temperatura natural e a temperatura fria definida no aparelho.
Por isso, para economizar energia o segredo é equiparar a temperatura interna com a externa. Aliás, é justamente devido a isso que a recomendação é manter na faixa dos 23º C.
Então, em vez de ligar o ar condicionado na menor temperatura e ativar a potência máxima do aparelho, ligue o ar condicionado e diminua a temperatura aos poucos, pois quando ela diminui gradativamente, o consumo de energia do aparelho será menor.
Informação importante: cuidado para não deixar janelas e portas abertas quando o ar-condicionado estiver ligado, pois isso diminui a eficiência do equipamento.
Outra dica bacana: aposte também nos modelos de ar-condicionado Inverter que podem economizar até 40% de energia elétrica em comparação com os aparelhos tradicionais.
Conclusão
Ao longo deste conteúdo, entendemos qual é a temperatura ideal para ar condicionado e por que esse cuidado é tão importante. Como vimos ao longo do artigo, esse ponto de atenção garante conforto térmico e eficiência energética – dois aspectos essenciais quando falamos sobre esse tipo de investimento.
Saiba que não existe uma temperatura única e perfeita para atender a todas as situações. A dica é entender as suas próprias necessidades e as condições específicas de seu ambiente. Lembre-se de que, acima de tudo, o conforto e a saúde devem ser as prioridades.
Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.
Para finalizar, aproveite a nossa loja de ar condicionado para comprar os melhores produtos para a sua reforma!