Se você já possui familiaridade com o dia a dia numa construção, já deve conhecer de perto a importância da argamassa bem feita em qualquer obra e, mais ainda, a importância de saber como preparar argamassa.
Essa mistura simples de cimento, cal, areia e água é responsável por dar acabamento e aperfeiçoar diversas etapas de uma construção. Por isso, o seu preparo precisa ser feito corretamente.
Você vai ver no texto a seguir que existem vários tipos de argamassa, com finalidades diferentes e técnicas diferentes de preparo.
Quer saber qual a melhor para o seu projeto? Continue a leitura e saiba mais!
O que é argamassa?
A argamassa é uma massa usada na construção civil para assentar tijolos, azulejos, pisos e revestimentos feita a partir de uma mistura de cimento, cal e aditivos, areia e água.
Nessa mistura, a areia é usada para dar corpo a argamassa, o cimento é adicionado para endurecer a massa e o cal e os aditivos são usados para melhorar a qualidade da argamassa. E não necessariamente os dois juntos, vai depender do seu tipo de massa.
Em mistura com a água, esses ingredientes formam uma massa que, após secar, fica dura e resistente.
Existem diversos tipos de argamassa e elas são usadas em diferentes estágios da construção, da função ao revestimento de pisos e paredes.
É possível realizar o preparo da argamassa através da mistura dos materiais ou comprar a argamassa pronta, realizando apenas a mistura do pó pronto na água.
Quando e onde devo utilizar argamassa?
A argamassa pode ser usada em diversos trabalhos e etapas de uma construção civil. Os principais usos são no assentamento de tijolos, pisos e revestimentos de paredes, em áreas secas e molhadas da construção.
Em cada uso, dependendo da finalidade, a quantidade de argamassa pode variar, assim como a técnica de assentamento também.
De modo geral, você precisará do uso da argamassa para alvenarias de fundação, elevação, paredes e lajes, em paredes irregulares e acabamento.
Em cada situação, a proporção dos materiais da argamassa mudam, para se adequar ao propósito do uso:
- Alvenarias de fundação: para o assentamento de alvenarias de fundação, geralmente se utiliza argamassa de cimento 1:3 com adição de produtos impermeabilizantes, para prevenir infiltrações. Essa proporção também pode ser aplicada em revestimentos impermeáveis e de pisos;
- Alvenaria de elevação: nessa etapa da construção, é feito o uso de argamassa de cimento, cal e areia na proporção 1:2:7 para assentamento de tijolos e 1:6 de argamassa de cimento e areia para blocos de concreto;
- Paredes e lajes: é feito o uso do chapisco para preparar a superfície, sendo o chapisco uma argamassa preparada de cimento 1:3. O pedreiro usa esse chapisco, jogando na superfície, para aumentar a aderência;
- Superfícies irregulares: nas paredes irregulares é usado o emboço, um tipo de argamassa de cimento, cal e areia (1:2:8) que ajuda a nivelar as paredes feitas de tijolos maciços ou furados, por exemplo;
- Acabamentos: a argamassa também é usada para dar acabamento nas paredes, chamada de reboco ou massa fina. Quanto maior o capricho na construção da parede na etapa anterior, menor será o uso de reboco, economizando material.
Argamassa com os melhores preços é na Obramax
Tipos de argamassa
Os principais tipos de argamassa são conhecidos pelos nomes de reboco, emboço, chapisco, concreto e alvenaria. Eles se diferem pela proporção e variação de materiais para o preparo da massa.
Dependendo da finalidade, a argamassa precisa ser mais fina ou consistente, para facilitar o trabalho do profissional na hora de trabalhar com o produto e cumprir seu papel na construção.
Também é possível encontrar no mercado a classificação das argamassas em AC1, AC2 e AC3.
AC1, AC2 e AC3
Essa classificação é feita para dividir os tipos de argamassa de acordo com os ambientes e etapas da construção em que são usadas.
Nesse caso, a argamassa AC1 é o tipo recomendado para assentamos de pisos em ambientes internos, tanto para áreas secas como molhadas.
A argamassa AC2 é utilizada em ambientes internos e externos, sendo bastante recomendada para revestimentos externos de fachadas e paredes, pisos em áreas externas, piscinas, área gourmet, pisos cerâmicos industriais e área pública em geral.
Argamassas do tipo AC3 podem ser indicadas no assentamento de revestimentos de fachada e outros ambientes externos e molhados, como piscinas de água quente.
Ao comprar a argamassa pronta, sempre confira no rótulo ou com o atendente a indicação do produto.
Concreto
O concreto é um tipo de argamassa preparada a partir da mistura de cimento, areia, água e, dependendo do produto, aditivos que melhoram o desempenho da massa.
Esse é um dos tipos de argamassa mais usados na construção civil e, atualmente, existem diversas variações de concreto.
Ele pode ser classificado como estrutural e não estrutural.
O concreto estrutural é o que ajuda a dar resistência para colocar uma edificação de pé, ainda na fundação.
O segundo, não estrutural, é usado em outras etapas da construção, em superfícies que não exigem a mesma resistência.
Reboco
O reboco, também chamado de massa fina, é uma argamassa usada para proporcionar acabamento nas paredes das construções.
Ela é usada para deixar a superfície lisa e livre de imperfeições, preparando a parede para as próximas etapas, como aplicação de revestimento ou pintura.
Alvenaria
A argamassa de alvenaria pode ser dividida em dois tipos: argamassa de alvenaria de fundação e argamassa de alvenaria de elevação.
Na argamassa de fundação se utiliza a proporção de uma porção de cimento para três de areia, além dos aditivos impermeabilizantes.
Na segunda opção, na alvenaria de elevação, é feita uma mistura de uma porção de cimento, duas de cal e sete de areia. O principal uso desse tipo de argamassa é feito em assentamentos de tijolos ou blocos, especialmente para levantar muros.
Confira as melhores opções de blocos de concreto para a sua obra!
Chapisco
O chapisco é um tipo de argamassa mais fluída, feita com cimento e areia na proporção 1:3, usada nas paredes e lajes para provocar maior aderência na superfície para as outras camadas de argamassa.
O processo de aplicação do chapisco é feito de forma mais “grosseira”, no qual o pedreiro joga com força a argamassa na parede, sem se preocupar em deixar liso e livre de imperfeições.
Emboço
O emboço é um tipo de argamassa usado em paredes para reparar imperfeições no nivelamento.
O uso do emboço é feito após aplicação do chapisco para preparar a superfície para os revestimentos ou para o reboco, que antecede a pintura.
Em situações no qual se torna necessário aplicar mais de uma demão de emboço, é necessário esperar no mínimo 24 horas para assentar uma nova camada.
Colante
Como o nome sugere, a argamassa do tipo colante é aquela que possui um grande poder de fixação.
É bastante recomendada em fachadas ou para aplicação de revestimentos de peças maiores.
Também é recomendada em edifícios, para aplicação de revestimentos em grandes alturas, situação no qual a queda de peças pode causar sérias consequências.
A argamassa colante é vendida pronta, sendo necessário somente preparar o produto com a adição de água.
Como preparar argamassa: passo a passo
Siga todas as etapas a seguir para preparar a argamassa de maneira correta. Para cada etapa, existe um processo diferente de preparação. Por isso, a forma de como preparar argamassa para piso normalmente é diferente de como preparar argamassa para reboco.
De modo geral, existem duas formas principais de preparo. A primeira é a opção mais prática, feita com a compra do produto pronto, na proporção exata e com os aditivos necessários para melhorar ainda mais o desempenho da argamassa.
A outra alternativa de preparo é com a mistura dos materiais na obra. Para isso, é necessário prever no planejamento as quantidades exatas de areia, cimento, cal e água para cada fase da construção. Confira resumidamente o passo a passo de como preparar a argamassa:
1. Acrescente os materiais da argamassa corretamente
Como vimos, cada tipo de argamassa possui uma proporção diferente no preparo. É fundamental estar atento a isso para evitar desperdício de materiais e para não comprometer a qualidade da obra.
A mistura dos materiais pode ser feita a mão, com o uso da colher de pedreiro para superfícies pequenas ou com uma enxada. No entanto, para agilizar o processo, os profissionais utilizam mais o uso de masseiras ou betoneiras.
O primeiro ingrediente adicionado é a areia, que pode variar de gramatura (fina, média ou grossa) de acordo com o tipo de argamassa.
A areia tem um papel fundamental no preparo da argamassa para evitar patologias na obra, como fissuras e trincas. Isso porque o cimento e a água possuem juntos um poder de evaporação muito rápido.
Nesses casos, a areia entra como um ingrediente neutralizante (sem reagir quimicamente) com o papel de aumentar o volume e reter a água, evitando rachaduras na superfície e fundação da casa.
Em segundo, acrescente o cimento e misture bem os dois materiais, ainda sem água.
Se na proporção for necessário o uso do cal, jogue o material por último sobre a areia já misturada ao cimento.
2. Acrescente água na mistura
Quando todos os materiais secos estiverem bem misturados, abra um buraco no meio da mistura e vá adicionando aos poucos a água.
É fundamental ir adicionando a água devagar para evitar perder o ponto da argamassa e gerar desperdício de material.
Mexa bem até obter o ponto da argamassa, que não deve ser nem muito dura e nem muito mole.
3. Misture bem a argamassa
Misture bem a argamassa até obter a consistência certa para usar nas superfícies da construção.
É importante prestar atenção também na quantidade preparada. Faça a preparação sempre do que vai ser usado na hora, para evitar que a massa endureça e o material seja desperdiçado.
Especialmente no caso das argamassas de cimento, que não levam cal, a mistura tende a secar mais facilmente.
Com a argamassa pronta, dependendo da finalidade, você vai precisar de ferramentas como desempenadeiras, colher de pedreiro ou estopa para aplicação.
Por fim, como dica extra, você pode acrescentar aditivos na sua argamassa, para melhorar o desempenho do produto.
Um dos aditivos mais usados são os impermeabilizantes, que ajudam a reduzir o risco de infiltrações. Confira também no vídeo abaixo mais dicas sobre os benefícios do uso de aditivos.
Como calcular a quantidade de argamassa por metro quadrado
O desperdício de materiais deve sempre ser combatido, por economia e também para favorecer a preservação do meio ambiente.
Por isso, confira uma forma simples e rápida para calcular a quantidade de argamassa necessária para assentar revestimentos por metro quadrado.
Dependendo do fabricante, o rendimento da argamassa pode variar um pouco, assim como o assentamento de porcelanatos ou outros materiais, mas no geral, para peças pequenas e utilizando desempenadeiras de dentes pequenos, podemos considerar:
5 kg de argamassa = 1m² de assentamento
Ou seja, um saco de 20 kg de argamassa reveste 4 m² de paredes assentando revestimentos.
Para iniciar o cálculo, é preciso saber a área em m² que receberá o assentamento de revestimentos.
Para saber essa informação, você deve multiplicar a altura da parede por sua largura e somar todas as paredes ao final.
Com o resultado, você pode dividir por 4, que é o rendimento de um saco de argamassa e saber então quantos sacos serão necessários para o trabalho!
Ficou com alguma dúvida? Veja também nosso vídeo sobre como fazer essa conta e evite o desperdício em suas obras.
Fique de olho no desperdício
A principal forma de evitar o desperdício de argamassa é sabendo a quantidade ideal de argamassa por m² e a proporção correta da mistura dos materiais.
Também é importante ter um capricho em todas as etapas de construção, a fim de evitar o uso exagerado de argamassa para cobrir imperfeições e desníveis.
Na hora de preparar a argamassa, siga a dica de preparar apenas o que será usado na hora, para não ter o risco de secar a argamassa e acabar perdendo o material.
Além disso, para evitar o desperdício, procure trabalhar com profissionais especializados, que tenham experiência na produção e assentamento da argamassa.
A mão de obra especializada também ajuda a evitar desperdício, além de tornar a qualidade da obra ainda maior.
Argamassa com os melhores preços é na Obramax
Agora que já aprendeu como preparar argamassa, mãos na massa!
Agora que você já sabe como preparar a argamassa, conhece as proporções e os tipos, é hora de colocar a mão na massa.
É fundamental olhar com atenção para a etapa de aplicação de argamassa em uma obra, pois a execução bem feita dessa etapa reflete na qualidade e durabilidade da construção.
Mesmo em reformas, o ideal é apostar em mão de obra especializada para que o resultado seja satisfatório e de qualidade.
A argamassa, como vimos, é usada em muitas etapas da construção, desde a fundação até os acabamentos.
Felizmente, hoje existem diversas opções de marcas que oferecem o produto já pronto para uso, reduzindo o risco da preparação na proporção errada e reduzindo desperdícios.
Essas argamassas prontas também costumam apresentar aditivos que potencializam a ação da argamassa numa obra, aumentando a durabilidade da construção e prevenindo rachaduras, trincas e até mesmo infiltrações.
Com o passo a passo na mão, agora é só começar!